Regras para o cultivo de glicínias na Rússia central

Contente
  1. Espécies e variedades adequadas
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Visão geral da revisão
  7. Exemplos em paisagismo

Uma das plantas mais extraordinárias e luxuosas que adornam qualquer canteiro de jardim são as glicínias. Sua beleza durante o período de floração é lembrada por qualquer pessoa. É quase impossível ver as folhas verdes através das flores delicadas. A planta parece estar se formando em uma cúpula viva, e esta é realmente uma visão inesquecível. A terra natal das glicínias é a América do Norte e o Leste Asiático, o que significa que a planta adora crescer em climas quentes. Mas também existem variedades resistentes à geada que podem ser cultivadas até mesmo na região de Moscou. Vamos falar sobre as regras para o cultivo de glicínias na Rússia central.

Espécies e variedades adequadas

Wisteria (seu outro nome é wisteria) é uma liana perene da família das leguminosas. Galhos fortes podem atingir um comprimento de 10-11 m. Eles se espalham em diferentes direções, se apoiados, giram no sentido horário. Os caules jovens têm uma pele fina e caída.

Com os devidos cuidados e poda oportuna, será possível cultivar glicínias de 20 metros de altura com uma cúpula expansiva. As folhas das glicínias são pinadas, podendo consistir em 9-20 lobos ovais.

Por sua natureza, a videira glicínia tem uma atitude positiva em relação ao calor. Ela adora crescer em climas subtropicais. Mais frequentemente encontrado nas margens de rios e em matagais de floresta. Variedades de glicínias de jardim crescem na costa do Mar Negro e na Crimeia. Na Rússia central e na região de Moscou, espécies de glicínias resistentes à geada podem ser cultivadas.

  • Glicínias chinesas "Blue Sapphire". Esta variedade distingue-se pelos ramos folhosos. Na natureza, a planta pode crescer até 20 m de comprimento. As placas das folhas são grandes, pinadas. Os brotos jovens afundam fortemente, mas com o tempo eles sobem e se tornam um com os ramos adultos. As flores das lianas são de cor púrpura pálida.
  • Wisteria "Blue Moon". Uma variedade resistente à geada com a capacidade de tolerar facilmente as baixas temperaturas do ar e uma chegada aguda de clima frio. E não é cerca de -10 graus. "Blue Moon" pode facilmente suportar -40 graus de geada. Além disso, a variedade apresentada apresenta vinhas caducifólias de rápido crescimento, com cada haste atingindo 8 m de comprimento.
  • Floribunda Wisteria. Uma característica distintiva desta planta é a floração abundante e um grande número de flores. Com os cuidados certos, o cultivo de floribunda produzirá resultados surpreendentes. A planta crescerá até 10 m de altura e cada vez durante a floração atrairá os olhares entusiasmados de outras pessoas.
  • Wisteria "Alba". Uma variedade perene de uma planta caducifólia que cresce livremente nas condições frias da região de Moscou. O comprimento dos rebentos que fluem para baixo chega a 25 m. Os caules são maciços, o seu diâmetro varia entre 30-35 cm.

Com os devidos cuidados, o crescimento dos brotos jovens pode ser direcionado na direção desejada. Uma vez que os caules tenham endurecido, será impossível mudar sua forma.

  • Wisteria "Cascata de Verão". Uma majestosa videira que adorna o jardim em qualquer época do ano. Tolera facilmente o frio até -35 graus. As inflorescências múltiplas em rebentos jovens revelam toda a beleza da planta em junho. As flores jovens apresentam inicialmente uma pronunciada cor azul-púrpura, mas após várias semanas ao sol, a suculência da cor desaparece, o que não afeta a beleza natural da planta.

Aterrissagem

Um dos fatores importantes no plantio de glicínias é o lugar certo. Deve ser lembrado que as glicínias requerem atenção. Deve estar sempre diante dos olhos do jardineiro para que o processo de crescimento e posterior desenvolvimento da planta esteja sob controle constante.É melhor observar a parte ensolarada da área do jardim de modo que os raios brilhantes da luz natural cubram as glicínias por pelo menos 7 horas por dia. O solo para o plantio deve ser fértil e úmido.

Você pode plantar glicínias perto da entrada do jardim ou perto da varanda. A planta ficará bem perto de um gazebo decorativo.

O principal é lembrar que na hora de crescer deverá colocar suportes especiais que darão suporte às vinhas. Esses mecanismos de retenção devem ser feitos de material durável.

A época ideal para o plantio é no outono e na primavera. Antes do plantio, o solo da parte selecionada da horta deve ser drenado para que a água possa penetrar facilmente. Em seguida, um buraco é cavado, o diâmetro do qual é várias vezes a bola da raiz da muda. O solo escavado é misturado com composto e preenchido com uma pequena quantidade de fertilizante mineral com alto teor de nitrogênio. A raiz da muda é colocada no centro do buraco colhido de forma que a base do caule fique nivelada com a superfície do solo. Terra fertilizada é borrifada por cima.

Cuidado

O cuidado adequado com as glicínias plantadas consiste no umedecimento e afrouxamento oportuno do solo próximo ao tronco da planta. Além disso, as glicínias devem ser alimentadas e podadas. Não cumprindo as condições de cuidado especificadas, você obterá uma planta que pode não crescer adequadamente e, em certas circunstâncias, simplesmente morrerá.

Pode parecer a alguns que é quase impossível desenvolver glicínias por conta própria. No entanto, muitos jardineiros provaram pelo seu próprio exemplo que essa opinião está errada.

Regar e alimentar

É necessário regar as glicínias quando o solo, próximo ao sistema radicular, secou 4-5 cm de profundidade. Esta videira adora umidade, mas isso não significa que a planta precisa ser derramada. A água estagnada nas raízes das glicínias pode levar a consequências desagradáveis.

A cobertura de glicínias é realizada várias vezes durante a estação de crescimento. Não deve haver nitrogênio sozinho no fertilizante. Todos os membros da família das leguminosas absorvem a quantidade necessária de nitrogênio do ar. E seu excesso afetará negativamente a floração.

Com o início da primavera, o composto é colocado sob a planta. Uma camada de 5 cm de cobertura morta é colocada no topo. Essas ações ajudarão a reter a umidade e permitirão que você controle o crescimento de ervas daninhas. A maioria dos jardineiros gosta de ver as glicínias florescer naturalmente; no entanto, o processo pode ser acelerado e tornado mais ativo. Para fazer isso, na primavera, você precisará fertilizar o solo ao redor das glicínias com farinha de osso e, no outono, adicionar um pouco de fosfato ao solo.

Poda

O principal segredo de uma floração bonita e de alta qualidade das glicínias é a poda oportuna da planta. A poda primária é feita no final do período de inverno, os brotos do ano passado foram cortados quase pela metade. O restante deve conter vários botões jovens.

Para criar uma copa compacta, o procedimento de poda é realizado não só no final do inverno, mas também no verão, assim que termina a floração. Rebentos fortes muito extensos devem ser aparados uma vez a cada 2 semanas antes do final do período de verão. No outono, a planta não deve ser perturbada.

Formação

Alguns jardineiros removem as tiras inferiores das glicínias, prendendo apenas a haste principal. Assim, eles formam a copa da planta em forma de árvore.

E isso tem suas vantagens, a principal delas é a ausência da necessidade de construir estruturas maciças de sustentação de vinhas pesadas.

Wintering

Uma glicínia adulta não precisa de abrigo contra o frio do inverno. Em geral, é impossível escondê-lo do frio do inverno, pois a planta já tem dimensões decentes. Mas as mudas jovens em termos de clima frio têm muito mais dificuldade.Não toleram queda de temperatura, razão pela qual o jardineiro nos primeiros anos de vida das glicínias precisa retirar as vinhas dos suportes, colocá-las no chão, cobri-las por cima com ramos de abeto ou folhas que tenham caído no outono. UMA com o início dos dias quentes de primavera, você terá que se apressar e remover o cobertor quente das vinhas, caso contrário, as glicínias começarão a apodrecer.

Métodos de reprodução

Hoje Existem 4 formas de propagação de glicínias: estratificação, estacas, sementes e enxertia. No entanto, o último método é usado apenas em viveiros de plantas. Os métodos restantes são praticados por jardineiros comuns. Neste caso, o método com estratificação assume um período de primavera-verão, sendo as estacas e a propagação das sementes utilizadas exclusivamente na primavera.

Sementes

A semeadura do material de plantio ocorre em casa de vegetação nos últimos dias de novembro ou nos primeiros dias de dezembro. Não tendo tempo com a semeadura de outono, pode-se realizar o procedimento na primavera, nos primeiros dias de março, mas já em campo aberto, o que é muito melhor para a planta. A mistura de solo para plantações de outono é colhida de acordo com uma determinada fórmula.

Pegue 4 partes de solo frondoso e misture com 1 parte de solo de grama e areia. Os primeiros brotos aparecerão 25-30 dias após a semeadura. Uma semana depois, os brotos jovens são expostos em uma área iluminada, mas não sob a luz solar direta.

Assim que 2 folhas aparecem nas mudas, as mudas são transplantadas para os canteiros. No inverno, as mudas jovens certamente vão se proteger. Recomenda-se transplantar uma planta para um local permanente não antes da próxima primavera.

O processo de cultivo de glicínias a partir de sementes é considerado o mais longo. Só será possível ver a beleza da floração após 15 anos.

Estacas

Para a propagação de glicínias por meio de estacas, serão adequadas partes cortadas de ramos de plantas anuais, cujo comprimento é de cerca de 20 cm. Para enraizar o broto, você precisará preparar um substrato especial, que contém 3 partes de solo de grama, 1 parte de areia, 1 parte de húmus e 1 parte de turfa. Na parte inferior da estaca selecionada, as folhas são removidas, apenas 2-3 folhas permanecem na copa.

Em um recipiente com mistura de solo, é feito um buraco com 5 cm de profundidade e nele é instalado um talo. O solo ao redor do buraco é compactado. De cima, o broto é coberto com um saco plástico ou um recipiente de plástico cortado. O caule plantado é colocado em local iluminado.

De vez em quando é necessário verificar o solo, umedecer se necessário. As raízes das mudas começarão a formar 5-8 semanas após o plantio. Após 5 anos, as glicínias farão as delícias do jardineiro com deliciosas inflorescências com um aroma extraordinário.

Camadas

Um dos fortes brotos perenes é selecionado como uma camada adequada. Um corte oblíquo é feito no meio. Um pote de solo fértil é colocado sob a incisão. O broto é fixado no recipiente com grampos e depois polvilhado com terra. O topo do ramo incisado é levantado e fixado no suporte.

Durante todo o período de verão, a planta deve ser hidratada. E nos últimos dias de agosto, a muda cortada tem sistema radicular próprio. O corte germinado é separado da vinha materna e transplantado para residência permanente.

Doenças e pragas

Os principais inimigos das glicínias são: pulgões, vermes da folha, cochonilhas e besouros japoneses. Todo jardineiro pode se livrar da maioria das pragas apresentadas. Isso não requer conhecimento especial e ações radicais. Mas no caso do besouro japonês, tudo é muito mais complicado. No mundo científico, o besouro japonês é conhecido como besouro japonês (Popillia japonica). Essas pragas são perigosas porque roem túneis na parte lenhosa das glicínias, interrompendo o suprimento de umidade e nutrientes da planta.

Acontece, nematóides aparecem nas raízes de glicínias... Sua atividade vital contribui para o surgimento de nós de raiz.Além disso, a planta pode ser infectada com infecções fúngicas, que atacam principalmente o sistema radicular. Se a planta não for tratada, ela murchará gradualmente e acabará morrendo.

Visão geral da revisão

Com base no feedback de jardineiros que vivem na Rússia central e na região de Moscou, podemos dizer com segurança que o processo de criação e plantio de glicínias não é difícil. O cuidado posterior é tão fácil quanto com outras espécies de plantas. A única experiência surge com a chegada do frio. Mas não se preocupe, as variedades de glicínias resistentes à geada estão prontas para resistir até mesmo a uma geada de 40 graus.

Quanto às doenças e pragas, como dizem os jardineiros, que cultivam glicínias frutíferas em seu próprio terreno, se você cuidar bem da planta, nenhuma infecção irá pegá-la.

Exemplos em paisagismo

Ao projetar um canteiro de jardim onde crescem glicínias, você pode usar muitas soluções interessantes. Poucas pessoas prestaram atenção, mas a extensa glicínia é combinada com sucesso com tulipas brancas ou narcisos que crescem no sopé do tronco do cipó. O florescimento do verão é um dos períodos mais exclusivos da vida das glicínias. Hibiscos e lírios de jardim ajudam a enfatizar a beleza e o charme desse processo.

Muitos paisagistas se oferecem para organizar videiras de glicínia na forma de uma cascata ao longo da fachada de um edifício residencial. Por um lado, essa ideia pode parecer absurda; na verdade, será exatamente o oposto.

O principal é lembrar que os galhos das glicínias ficam mais pesados ​​com a idade e podem danificar os canos.

Para informações sobre como cultivar glicínias, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário