Características do crescimento de glicínias

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Seleção de assento
  3. Como plantar?
  4. Regras de cuidado

Wisteria é uma flor muito brilhante e expressiva nativa dos trópicos. Esta planta parece bonita mesmo quando comparada a outras árvores ornamentais. Os jardineiros perdem muito se não entendem como cultivar adequadamente essa cultura.

Datas de desembarque

O cultivo de glicínias é muito dificultado pela excepcional termofilicidade da planta. Ele se desenvolverá com força total apenas nas regiões do sul da Rússia e na Transcaucásia.

O segundo nome da cultura - glicínias, foi dado a ela em homenagem ao descobridor da espécie. Por muito tempo, foi ele que dominou a literatura botânica e os manuais de jardinagem. Em terreno aberto, a cultura geralmente é plantada nos meses de primavera, esperando o solo aquecer completamente; qualquer gelo pode danificá-lo.

Se não foi possível plantar glicínias no início da estação de crescimento, você pode encontrar um momento adequado no outono. Mas isso só pode ser feito nas regiões do sul. Já nos subúrbios, essa manobra dificilmente dará um bom resultado.

As glicínias se desenvolvem normalmente apenas em uma temperatura de pelo menos 10 graus. Portanto, os especialistas aconselham a escolha de um plantio de primavera.

Seleção de assento

Liana é muito exigente com as condições de desenvolvimento. Para ela, são adequadas apenas áreas abertas, onde o sol brilha pelo menos 6 a 7 horas por dia. Ao mesmo tempo, o fato de o site estar aberto não significa que a proteção contra rascunhos possa ser ignorada. Claro, você precisa levar em consideração as características de design de um determinado local. Uma coisa é se a glicínia cresce sozinha, e outra é usada para decorar a parede de uma casa.

Solo nutritivo e solto permite os melhores resultados. A fraca alcalinidade do solo também é crítica, uma vez que a deflexão excessiva em ambas as direções é prejudicial. É até aconselhável adicionar ocasionalmente uma certa quantidade de cal. Em outros solos, o crescimento será menos ativo.

Uma boa drenagem é desejável, pois as glicínias sofrem com o acúmulo de água.

Como plantar?

As glicínias são altamente suscetíveis à poluição do ar por gases de escapamento. Portanto, a cultura pode se desenvolver de forma otimizada apenas em locais com uma situação ecológica ideal. Pode ser plantada em covas pré-preparadas com dimensões de 0,6x0,6x0,5 m. É aconselhável encurtar os rebentos das glicínias para conseguir a floração mais generosa. Normalmente, os galhos devem ter até 0,3 m de comprimento.

Para plantar uma videira corretamente, você precisa colocar composto imediatamente no buraco. Imediatamente após o plantio, as glicínias são regadas o mais abundantemente possível. No início da adaptação, a cultura para de crescer, o que é normal. Assim que esse tempo acabar, a taxa de crescimento surpreenderá agradavelmente os produtores. Muitas vezes, as glicínias são plantadas com camadas.

Os rebentos do ano passado também podem ser usados. No início da primavera, eles são cuidadosamente colocados na superfície e cobertos com terra. Plantar as camadas corretamente significa dar aos brotos pelo menos um ano para o enraizamento completo.

Às vezes, a glicínia também é cultivada a partir de sementes. Você não pode plantá-los diretamente em terras livres - as plantações vão congelar. A semeadura para mudas é aconselhada em novembro e na primeira década de dezembro. Para fazer isso, uso um substrato baseado em:

  • 4 pedaços de terra frondosa;
  • 1 pedaço de terreno arborizado;
  • 1 parte de areia.

É melhor cobrir as sementes recém-plantadas com uma camada fina (0,1-0,2 cm) da mesma areia. É muito importante: então, eles são abundantemente pulverizados com um borrifador. O recipiente é coberto com vidro ou polietileno durante todo o período de germinação para manter um microclima ideal. O recipiente deve ser guardado onde a temperatura não seja inferior a 22 e não superior a 25 graus. Teremos que monitorar constantemente o conteúdo de umidade da terra.

Você pode esperar que as primeiras fotos apareçam em 20-28 dias. No final do primeiro mês, o recipiente com as mudas é levado para um local bem iluminado e não exposto à luz solar direta. Assim que as 2 primeiras folhas aparecem, as mudas mergulham. Ao mesmo tempo, eles são transplantados com um caroço para outro recipiente.

A liana transplantada deve ser derramada imediatamente com uma solução insaturada de permanganato de potássio.

É útil considerar algumas outras sutilezas. Então, o uso de estacas é popular devido à preservação de todas as características valiosas do espécime original... Com o início da primavera, perto de alguns (não todos de uma vez, é claro) dos brotos do ano passado, eles cavam uma fileira de 0,2 m de profundidade. Lá eles colocam solo saturado de nutrientes e o derramam completamente com água. Claro, o terreno deve ser cuidadosamente verificado e descontaminado.

O rebento logo acima dos botões é ligeiramente incisado e colocado no buraco. Você pode evitar o aumento das camadas fixando. Certifique-se de também borrifá-los com terra. Os topos das rodinhas não são cobertos para fornecer ventilação. Eles são amarrados apenas verticalmente a um pequeno suporte.

Em seguida, você precisa observar como o enraizamento está ocorrendo nos nós folha. Dependendo disso, a filmagem pode ser separada após 12-18 meses. Com um bom desenvolvimento do sistema radicular, as camadas são imediatamente transplantadas para o local designado no jardim. Mas às vezes as raízes se desenvolvem muito mal. Então a planta não é mantida no mesmo local por mais de 18 meses, mas é cultivada em vasos.

Os floristas podem usar glicínias e estacas lenhosas para propagação. Eles devem ser cortados nos meses de outono, retirando material de plantio das seções intermediárias dos brotos maduros. Todos os galhos adequados devem ter pelo menos alguns botões em uma área de 0,05-0,08 m de comprimento. As estacas plantadas no solo são mantidas a uma temperatura de 3 graus até o início do calor da primavera. Em abril ou maio (quando o risco de geadas noturnas desaparece), as mudas são transplantadas para recipientes cheios de terra de jardim.

Polvilhe com areia umedecida antes de plantar. As estacas devem ser plantadas estritamente na vertical até uma profundidade de 0,04 m. A distância entre as mudas adjacentes é de 0,1 m. Na primavera, elas deverão ser transplantadas para ervilhas para posterior cultivo. Após 12 meses, as glicínias são plantadas em um local permanente no jardim.

Às vezes, enxertos de raiz de inverno são usados. Este método é notável por sua complexidade aumentada, mas permite transmitir todas as características-chave da variedade. No outono, você precisa cavar mudas estranhas e separar o sistema radicular (desde que a espessura da raiz seja de pelo menos 0,06 m). As mudas são transplantadas para recipientes com areia e mantidas no escuro e fresco. Você precisa levá-los para um lugar quente em dezembro ou janeiro.

Após 12-14 dias, devem ser enxertadas estacas com 0,06 m de comprimento, material de plantio varietal com duas gemas. Exatamente sob a parte inferior deles, uma incisão é feita em um ângulo agudo. A mesma incisão é preparada no porta-enxerto para que eles se toquem com mais força. Os locais de vacinação são cuidadosamente fixados com um gesso de jardim.

As mudas assim preparadas são colocadas em um recipiente contendo um substrato nutritivo. O local de vacinação não deve ser enterrado. O recipiente deve ser coberto com vidro. Deve ser mantido a uma temperatura não inferior a 15 graus e a uma umidade de 80%. Com a abordagem certa, os brotos devem aparecer em 14-15 dias; quando as vinhas se enraízam, são transplantadas para o solo.

Regras de cuidado

Rega

É impossível cultivar glicínias de maneira adequada sem irrigação sistêmica. A planta precisará de irrigação durante os meses de primavera e verão. O solo deve ser mantido úmido continuamente e o transbordamento deve ser cuidadosamente evitado. A irrigação reforçada é necessária quando ocorre uma seca, caso contrário, as flores se desintegrarão.

A rega de 12 a 15 de setembro deve ser feita com menos frequência, caso contrário, as glicínias não conseguirão hibernar totalmente.

Apoio, suporte

Esta planta é caracterizada pelo aumento do vento (exposição ao vento). Portanto, é pelo menos possível cultivar glicínias ao ar livre no jardim durante o primeiro ano apenas com suporte. A liga de rebentos jovens deve servir por muito tempo e resistir com sucesso a ventos fortes. Se você apenas colocar um suporte, a videira se enrolará caoticamente e será muito difícil removê-lo para se preparar para o inverno.

As plantas que crescem sem suporte se enrolam umas nas outras ou acabam na primeira superfície dura que encontram.

Top curativo

Se o solo for fértil o suficiente, o fertilizante deve ser aplicado no máximo 2 vezes por mês. A alimentação de glicínias é praticada apenas na primavera e no verão. Imediatamente após o plantio, a planta raramente é alimentada. Sujeito à tecnologia de plantio, não deve faltar nutrientes. Se ficar claro que a árvore florescerá em breve (mas ainda não está florescendo ativamente), misturas minerais prontas devem ser usadas.

As preparações líquidas contendo potássio e fósforo são usadas 3 vezes por mês em intervalos regulares. Os compostos de nitrogênio devem ser usados ​​apenas no início da primavera, quando é necessário aumentar a massa verde. Os especialistas aconselham a alternância de formulações complexas e alimentação orgânica. Na maioria das vezes, usa-se verbasco diluído 20 vezes com água. Uma vez no verão, arbustos de glicínias são derramados com uma solução de giz (0,1 kg por 12 litros).

Uma vez por mês, durante o período de cultivo, são usados ​​fertilizantes com uma pequena quantidade de nitrogênio. A alimentação excessiva com eles levará à diminuição da floração e ao aumento do desenvolvimento da parte verde das plantas. As composições minerais devem ser colocadas no solo apenas após rega intensiva. Uma solução extremamente concentrada pode queimar raízes em solo seco. As glicínias não podem ser alimentadas durante os meses de inverno.

Poda

A poda oportuna leva à perda de uma forma atraente de videira. Ele crescerá caoticamente e as flores perderão sua beleza. Normalmente, a planta é encurtada 2 vezes por temporada. Eles escolhem o momento certo no início ou no meio do verão, e na segunda vez o procedimento é realizado após o final da queda das folhas. Ao mesmo tempo, os brotos laterais são removidos em primeiro lugar, pois podem interferir no crescimento de novas flores.

Às vezes, é necessário alterar o comprimento ou a geometria da bucha. Não há nada de errado com o cultivo adicional. As glicínias deixarão de produzir flores por apenas um ano. Se feito corretamente, a floração será retomada.

Com uma poda sistemática competente, o desenvolvimento a longo prazo das glicínias é garantido e nem mesmo requer rejuvenescimento.

Você pode cortar a safra regularmente a partir de 2-3 anos de desenvolvimento. A poda deve ser feita em agosto pela primeira vez. Os crescimentos frescos devem ser cortados em 3-4 botões. Na primavera, é aconselhável eliminar os rebentos congelados, secos ou excessivamente refinados. Alguns jardineiros encurtam no inverno:

  • fuga principal;
  • ramos cortados no verão;
  • tiros laterais.

Forma-se a videira padrão, dando preferência a um rebento desenvolvido. Outros ramos são removidos impiedosamente. Com uma floração muito pobre, parte do sistema radicular é cortado. É cortado com uma pá a uma profundidade de 0,3-0,4 m. É necessário recuar 1,5-2 m do tronco principal.

Preparando-se para o inverno

As glicínias (mesmo as variedades resistentes à geada) são preparadas para a estação fria, eliminando as flores secas e os brotos para começar. O próximo passo é remover os galhos dos suportes e colocá-los em volta do tronco. Os brotos devem ser cobertos com agrofibra e filme plástico. Recomenda-se preencher o terreno com a parte superior. Os espécimes jovens de glicínias são cobertos ainda mais completamente, borrifando o tronco com terra ou cobrindo-o com ramos de abeto.

As nuances de cuidar desta planta na área do jardim também dependem da região de cultivo. Nos subúrbios, você pode se limitar à escolha de um terreno ensolarado e drenagem do terreno. A profundidade recomendada para covas de plantio é de 0,25 a 0,3m, deve ser feito abrigo para o inverno. Nos Urais, devido ao clima mais frio, você terá que cuidar da planta com mais cuidado. Lá, ele deve ser cuidadosamente protegido de correntes de ar. Com a aproximação do inverno, o sistema radicular é coberto com um aterro de turfa esmagada. As condições na Sibéria são ainda mais difíceis, uma vez que as glicínias podem não sobreviver às longas e severas geadas. Normalmente, nas regiões da Sibéria, esta planta não é cultivada ao ar livre. É cultivado em banheiras e levado para a rua apenas quando o calor começa a ficar estável.

Na faixa do meio, a abordagem para o cultivo de safras é a mesma que na região de Moscou. Mas devemos levar em conta o risco de um longo tempo frio. Portanto, em vários lugares você tem que fazer um abrigo muito sólido. Solo arenoso para glicínias na faixa do meio precisa ser fertilizado, e solo argiloso deve ser misturado com serragem, húmus e casca de árvore esmagada. O cumprimento dessas regras permite garantir uma floração longa.

Na região de Leningrado, apenas áreas bem iluminadas são adequadas para glicínias. É aconselhável adicionar areia misturada com superfosfato às covas de plantio. A muda deve ser enterrada no solo escavado delas. As condições de estufa para mudas são criadas usando capuzes. Eles terão que ser abertos regularmente para ventilar e regar as glicínias.

Na região de Rostov, em contraste com a região de Leningrado, podem ser usadas variedades chinesas e com várias flores. No norte, essa videira cresce muito raramente e, mesmo que não morra, ficará muito pouco apresentável devido à sua fraca floração. No sul, as chances são muito melhores. E ainda assim, a glicínia é aconselhada a ser totalmente isolada quando o inverno se aproxima.

Para simplificar a invernada de um hóspede exótico na região de Moscou, nos Urais e em lugares mais severos, pode-se usar um contêiner caseiro. Seu volume deve ser de pelo menos 40 litros. Qualquer banheira ou barril de jardim é adequado para essa finalidade. No outono, a videira é transferida para uma sala aquecida. Lá ele é regado 1 vez em 7-8 dias e fornece iluminação por 6 horas todos os dias, pelo menos.

Para mais informações sobre as características do cultivo de glicínias, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário