Wisteria macrostachia "Blue Moon": descrição, plantio e cuidados
Uma das plantas preferidas dos jardineiros é a glicínia macrostachia "Lua Azul". Esta planta é uma videira perene. À noite, as inflorescências de lavanda têm uma tonalidade prateada, então a flor é chamada de "Blue Moon", que significa "Blue Moon" em inglês. Perene é adequado para criar sebes e altanka. E como plantar e cuidar dessa planta interessante, consideraremos com mais detalhes no artigo.
Descrição
A glicínia da lua azul é uma planta decídua ornamental. Uma liana adulta pode crescer até 7 metros de altura. A forma das inflorescências é bastante invulgar e a sua tonalidade depende da variedade. Normalmente as flores são pintadas de um azul delicado, lavanda com uma tonalidade azul ou roxa. A área do pescoço das flores é amarela. As inflorescências são coletadas em pequenos cachos, seu comprimento pode chegar a 30 centímetros. Folhas brilhantes e pinadas de uma rica cor verde, seu comprimento pode ser de 30 centímetros ou mais.
As folhas novas são ligeiramente pubescentes. O sistema radicular das glicínias é bastante poderoso, os frutos leguminosos parecem feijão.
A variedade Blue Moon é considerada o híbrido mais resistente ao inverno de seu tipo. Essa videira pode suportar até geadas de 40 graus. Por muito tempo, os jardineiros não conseguiram obter resultados na criação desse tipo de glicínia. No entanto, os especialistas conseguiram fazer uma planta resistente à geada de cipó.
Outra característica dessa cultura é a floração, que pode ser observada até 3 vezes por temporada.
Aterrissagem
Para o plantio de vinhas perenes, você precisará de 2 mudas, cujo sistema radicular deve ser fechado. Esse fator afeta a adaptação da planta, tornando-a menos dolorosa. As glicínias podem ser cultivadas em qualquer solo. É melhor plantar em um local ligeiramente alcalino. Também é recomendável adicionar húmus ao solo e drená-lo bem. Solo de turfa fortemente ácido não é adequado para o cultivo de videiras.
Antes de plantar glicínias, cave um buraco com 25 centímetros de profundidade e encha-o com fertilizante orgânico. Humus funciona melhor. Você pode preparar uma mistura de folhagem aquecida, areia de rio e solo argiloso. A planta é plantada pelo método de transbordo, sem aprofundar a área do colo da raiz.
O assento deve ser bem iluminado. COs ramos das glicínias precisam da luz solar para o desenvolvimento normal. A planta também precisa se defender bem durante a estação fria. Portanto, a presença de uma parede perto do assento ajudará a proteger contra correntes de ar e vento. Devido às peculiaridades da glicínia, recomenda-se plantá-la em local calmo e aquecido. Os rebentos da planta são fortemente entrelaçados, por isso necessita de suportes, que se instalam junto às vinhas.
Cuidado
A variedade de glicínias da Lua Azul é bastante despretensiosa no cuidado. Para garantir um bom crescimento da planta, recomenda-se seguir regras simples para sua manutenção.
Regime de temperatura
Este tipo de videira pode suportar qualquer temperatura, mesmo as mais baixas. No entanto, o clima quente será mais favorável para a floração. Durante o crescimento e desenvolvimento ativo das glicínias, é necessário receber uma quantidade normal de luz solar e calor, para que a temperatura do ar não caia abaixo de +20 graus. No inverno, a planta resiste a geadas até -40 graus Celsius.
O solo
A planta adora solos leves, cujo teor de umidade deve ser relativamente baixo. O solo também deve ser altamente permeável. Durante o plantio, é aconselhável preencher a cova com uma mistura de solo adquirida em loja especializada ou preparada por você.
Regras de rega
O solo alagado afeta negativamente as glicínias. Para evitar isso, você deve pulverizar sistematicamente a planta. A rega regular do cipó é necessária durante o período de rápida floração, bem como no crescimento. Neste caso, a flor de glicínia deve ser regada uma vez por semana.
No outono, o número de procedimentos de água é reduzido, no inverno a planta não precisa deles de forma alguma.
Poda
Este processo afeta diretamente a floração das videiras perenes. Portanto, é importante podar duas vezes por ano.
Transferir
Videiras jovens com um sistema radicular frágil e fraco podem ser replantadas anualmente. No entanto, deve-se ter em mente que as flores de glicínias não toleram bem este processo. Após o plantio da trepadeira em um novo local, ela fica em repouso por um longo período.
Se a planta cresceu fortemente, o transplante é proibido.
Top curativo
A cobertura é necessária para tornar as folhas e flores ricas e coloridas. As glicínias são alimentadas com composto, fertilizantes minerais e solução de giz.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar as glicínias da Lua Azul. O mais popular deles é a propagação por camadas de ar e usando estacas. Pelo menos, recorrem à propagação por sementes da vinha, uma vez que este processo é demorado e não preserva as características varietais da casta.
Estacas
Os rebentos são colhidos na primavera. As hastes anuais jovens são selecionadas. Uma pequena incisão oblíqua deve ser feita na parte central do broto. Em seguida, o material de plantio é colocado no solo nutriente. O aprofundamento é feito ao nível do entalhe. No outono, quando as raízes das mudas estão suficientemente fortes, é realizado o transplante das mudas.
Camadas
Este método é ótimo para propagar glicínias. Depois que as folhas caem, é necessário enraizar a planta. Isso geralmente é feito na segunda metade do outono. A parte inferior dos brotos deve ser cuidadosamente inclinada e cavada. O enraizamento completo da videira só acontecerá após um ano.
Quando as raízes aparecem nos brotos, elas podem ser separadas umas das outras e transplantadas para um terreno aberto.
Propagação de sementes
Se você estiver colhendo sementes de glicínias para mudas, é melhor começar em dezembro. Se as sementes forem colhidas para semeadura em campo aberto, esse processo deve começar em março. As sementes são semeadas em pequenos recipientes, que são preenchidos com uma mistura especial de solo. Pode ser preparado em casa, para isso é necessário misturar na proporção de 1: 2: 1:
- areia;
- solo frondoso;
- terra sod.
O solo deve ser umedecido e, em seguida, as sementes devem ser colocadas nele. O material de plantio é coberto com areia. Você também pode usar cinzas de madeira. Depois, para a semeadura, é preciso fazer uma pequena estufa. Você pode construí-lo com vidro ou filme. A estrutura deve ser armazenada em local escuro por duas semanas. Após o aparecimento dos primeiros rebentos, o recipiente com as sementes é colocado à luz.
Depois que as mudas estiverem totalmente crescidas, você pode plantá-las em terreno aberto.
Doenças e pragas
As glicínias se distinguem por um alto grau de resistência a vários vírus, além disso, raramente são afetadas por pragas. Se as regras de tratamento da planta forem violadas, existe o risco de infecção das vinhas. Os problemas geralmente podem ser causados por vários parasitas.
- Pulgão verde. Essa praga suga o suco das folhas das glicínias, o que a prejudica muito. Para curar a planta, os jardineiros recomendam o uso de inseticidas.
- Ácaro do trevo. O aparecimento deste parasita não é difícil de notar. As folhas da trepadeira adquirem uma cor bronze. O carrapato não estraga apenas a aparência decorativa da planta, mas também afeta negativamente sua saúde.Não é difícil curar as glicínias desta enfermidade, basta aplicar qualquer acaricida.
- Lagartas. É importante observar cuidadosamente a planta para notar o aparecimento de uma praga como a lagarta. Se você não tomar medidas para tratar a videira, ela pode ser completamente destruída. Os insetos se alimentam de folhas perenes, que mais tarde se tornam semelhantes a uma peneira.
Para evitar o aparecimento de lagartas, as glicínias são pulverizadas de vez em quando com preparações biológicas especiais.
Como cultivar glicínias, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.