Glicínias chinesas: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

A graciosa glicínia chinesa é um adorno para qualquer canteiro de jardim. Suas longas inflorescências em tons de lilás ou branco e grandes folhas são capazes de esconder qualquer estrutura feia e dar até o gazebo mais comum um visual fabuloso. No entanto, a glicínia ainda não pode ser chamada de planta despretensiosa. Além disso, para o inverno, a cultura deverá fornecer um abrigo confiável.

Peculiaridades

As glicínias chinesas, cujo nome em latim soa como Wisteria sinensis, é uma videira ornamental pertencente à família das leguminosas. O representante do gênero glicínia tem superfície lenhosa e atinge altura de 20 a 25 metros. Os rebentos torcem-se naturalmente contra o seu eixo e os ramos jovens, além disso, são cobertos por uma penugem branca como a neve. As placas foliares podem atingir um comprimento de quase 30 centímetros, compostas por 8-12 pequenas folhas. As inflorescências racemosas também crescem quase 30 ou até 40 centímetros. O diâmetro de cada flor varia de 2 a 2,5 centímetros.

A corola é colorida em vários tons de roxo ou branco. O copo em forma de sino é coberto com penugem. Os frutos da glicínia chinesa são feijões púberes, cada um contendo de uma a três sementes marrons de até 1,5 centímetros de comprimento. A cultura da floração ocorre de maio a junho, e os frutos podem aparecer do final da primavera ao final do verão. Com bom tempo, a floração secundária ocorre em setembro.

A robustez da planta no inverno é média - ela pode suportar temperaturas de apenas -20 graus, e no frio extremo ela simplesmente congela. Devo dizer que essa cultura não é cultivada apenas em campo aberto, mas também em um apartamento - neste caso, um bonsai em miniatura é formado a partir de uma longa trepadeira.

Variedades populares

As glicínias chinesas existem em muitas variedades. "Alba" caracteriza-se pela presença de grande número de rebentos cadentes de tonalidade branca como a neve, embora existam híbridos de cor rosada ou lilás. O diâmetro das hastes chega a 30-35 centímetros. Com o tempo, eles endurecem, portanto, a formação e direção de crescimento da videira na direção exigida é realizada enquanto a glicínia é jovem. Alba floresce duas vezes por temporada - na primavera e no final do verão. Uma vez que a variedade tem baixa resistência de inverno, é mais fácil cultivá-la na região de Rostov ou na Crimeia.

Variedade "Blue Sapphire" chama a atenção por suas inflorescências azul-púrpura. Como regra, os botões abrem em maio, mas às vezes ocorre a floração secundária em julho. Lindas flores de tonalidade delicada têm um cheiro doce e levemente açucarado. Eles formam escovas alongadas de até 25 centímetros de comprimento. A altura da videira é de 6 metros.

Variedade "Ametista" produz inflorescências roxas a partir da segunda quinzena de maio. A floração continua quase até os últimos dias de agosto. A característica desta variedade pode ser chamada de aroma mais brilhante e forte em comparação com o resto das glicínias chinesas.

"Prolífico" caracterizado pela presença de belas flores azuis. Os primeiros botões aparecem no terceiro ano após o plantio, e em um ano a videira se alonga cerca de 2 metros. A cultura desenvolve-se rapidamente em solo bem hidratado e solto, e com suportes especiais em pouco tempo cria uma decoração para o jardim.

Wisteria Southern Belle coberto com longos pincéis de tons de branco e lilás. Seu cheiro é doce, mas ainda suave. A floração começa na última semana de maio e dura até cerca de julho. Esta variedade se desenvolve melhor em áreas abertas e bem iluminadas.

Wisteria Texas White é uma variedade anã e, portanto, sua altura não ultrapassa 2,5 metros. Esta variedade floresce uma vez por temporada, coberta por cachos brancos como a neve de até 35 centímetros de comprimento. É importante esclarecer que a cor muda de branco para creme no final do período de floração.

Como plantar?

Como a glicínia chinesa adora luz e calor, seu plantio deve ocorrer levando em consideração esses requisitos. Para fazer isso, você precisa escolher um local bem iluminado por pelo menos 6 horas. Além disso, a proteção contra correntes de ar é importante. Idealmente, é melhor plantar uma videira perto do lado sul do edifício com a altura necessária. Não devemos esquecer o comprimento da raiz, que pode chegar a cerca de 2 metros. O local de pouso deve ser imediatamente permanente, já que as glicínias chinesas toleram muito mal o transplante.

O solo pode ser quase qualquer, mas é melhor escolher um solo fértil, leve e bem umedecido. É importante que a mistura de solo passe bem o ar e a umidade. O substrato ideal para o cipó é constituído por 3 partes de solo frondoso, parte de húmus e a mesma quantidade de areia de rio.

É melhor pousar na primavera, quando todas as geadas acabaram. As mudas devem ser adquiridas de tamanho médio, sempre com sistema radicular fechado e com pelo menos dois anos de idade.

O plantio propriamente dito começa com a aplicação de fertilizantes minerais na área selecionada, e um metro quadrado exigirá de 20 a 30 gramas de substância. Além disso, todo o solo é cavado. Você pode retirar o orifício principal com dimensões de 50x50x40 centímetros. A drenagem é feita no fundo do furo, em regra, a partir de pedaços de tijolo e argila expandida. Em seguida, um cipó é localizado dentro, a depressão é coberta com terra e completamente umedecida. De cima, a superfície é coberta com pedaços de casca de árvore.

Deve-se acrescentar que, antes do procedimento, é melhor manter os brotos em água por 30 minutos. No plantio de glicínias chinesas, é necessário manter uma folga de 30 cm em relação ao suporte ou parede do prédio. É importante mencionar que a variedade e a época de plantio devem ser escolhidas levando em consideração a zona climática disponível. Por exemplo, para a região de Leningrado a "lua azul" é mais adequada, nos Urais e na região de Moscou você pode cultivar diferentes variedades, mas é melhor fazê-lo em um recipiente. Na Sibéria, as glicínias chinesas, muito provavelmente, não conseguirão sobreviver ao inverno e, portanto, seu cultivo não é incentivado.

Como cuidar bem dele?

Cuidar das glicínias chinesas em casa é bem simples, pois essa planta nem precisa ser podada. Os fertilizantes minerais complexos são usados ​​duas vezes: quando os botões começam a se formar e quando eles se abrem. A irrigação deve ser regular, pois o solo deve permanecer sempre ligeiramente úmido. Em junho, a árvore pode ser transferida para a varanda, e no inverno é imperativo garantir o sossego a uma temperatura de 6 a 8 graus. É melhor se as glicínias forem cultivadas no parapeito de uma janela voltada para o sul. Se as folhas de uma planta doméstica empobrecem, talvez o problema resida na acidificação excessiva do solo. Você pode eliminá-lo com sais de ferro.

Rega

Se o cultivo de glicínias ocorre em campo aberto, é melhor focar na condição do solo. O excesso de umidade levará à decomposição do sistema radicular, mas a falta de umidade será crítica. Quando começa a formação ativa de botões, faz sentido realizar adicionalmente o procedimento de pulverização. No início de setembro, a rega é reduzida a quase um mínimo.

Fertilizante

Uma vez por estação, as glicínias chinesas devem ser fertilizadas com uma solução de giz, para cujo preparo devem ser diluídos 100 gramas da substância em 10 litros de líquido. Além disso, quando a formação dos botões começa, um complexo mineral e matéria orgânica devem ser adicionados na forma de esterco de vaca, parte do qual é dissolvido em 20 partes de água. O mesmo acontece durante o período de floração. É importante lembrar que todos os curativos são realizados um após o outro.

Poda

A poda formativa é realizada no segundo ou terceiro ano de vida da planta. O procedimento é realizado no verão. Os rebentos saudáveis ​​são encurtados por 3-4 botões e os secos ou estragados são completamente removidos. Na primavera, no início da estação, também faz sentido fazer um tratamento semelhante para livrar as glicínias dos brotos que não sobreviveram ao inverno.

É importante mencionar que quanto mais velha for o cipó, mais longas serão as raízes, então replantá-la será uma tarefa quase impossível... Portanto, um habitat permanente deve ser escolhido com cuidado. As glicínias crescem necessariamente com o uso de um suporte, pois é recomendável tirar pérgulas fortes de madeira ou metal de uma ou mais fileiras. No inverno, a cultura precisa fornecer um abrigo seguro.

Para isso, a videira é retirada do suporte, após o que é fixada no escudo de apoio. No topo, tudo pode ser coberto com muita folhagem seca. Se a neve não é esperada, então faz sentido usar agrotex.

Métodos de reprodução

Para a propagação de glicínias chinesas, sementes são usadas ou um método vegetativo adequado é escolhido. Devo dizer que caminho da semente recomendado apenas para especialistas qualificados. Em primeiro lugar, o material tem uma germinação deficiente e, em segundo lugar, o cuidado neste caso é bastante difícil. Tudo começa com o fato de as sementes serem plantadas em recipientes, que ficam localizados em uma sala onde é quente, mas moderadamente úmido. Para que os rebentos eclodam mais rapidamente, é necessário cobrir as plantações com uma folha de vidro ou película aderente.

A irrigação é melhor feita pulverizando-se as plantações. Por 30 dias, o plantio deve ser mantido desta forma, sendo então exposto à luz. Assim que os brotos eclodirem, é necessário mergulhar as glicínias, mantendo o caroço de terra.

Durante o plantio, os recipientes e as próprias plantas devem ser tratados com permanganato de potássio. No entanto, o método da semente fornece apenas um quarto das plantas adultas, e algumas delas nem florescem, então esse método não pode ser considerado o mais bem-sucedido.

Reprodução de glicínias chinesas com sucesso usando camadas uma planta adulta. Você precisa escolher um ramo bastante forte de um ano de idade e, na primavera, fazer um corte oblíquo no meio. Em seguida, o local do corte tratado com um estimulador de crescimento é polvilhado com uma mistura de argila e grama. Se possível, ele é colocado em um recipiente cheio de terra. Por volta do final do verão, as mudas darão raízes e podem ser transplantadas para um habitat permanente. Se as estacas forem escolhidas para reprodução, os galhos de 25 centímetros de comprimento terão que ser cortados em março ou abril. As estacas resultantes são processadas com um estimulador de crescimento e colocadas em um substrato coletado de turfa, areia, húmus, bem como três partes de território.

Doenças e pragas

A glicínia chinesa sofre de clorose, mas como ocorre devido ao aumento da acidez, o problema pode ser eliminado pela introdução de sais de ferro na zona da raiz. De insetos a planta é mais frequentemente atacada por pulgões, ácaros ou ácaros do trevo... Em todas essas situações, é melhor usar inseticidas.

Uso em paisagismo

As glicínias chinesas são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos. Claro, na maioria das vezes é escolhido para o projeto de superfícies verticais - paredes de casas, terraços, varandas, varandas ou molduras de qualquer formato.

Muitos jardineiros cultivam glicínias como uma árvore padrão.

A cultura é mais harmoniosamente combinada com narcisos, jacintos e tulipas.

2 comentários
Vorotilov Anton 12.03.2020 17:52
0

Na Vila A glicínia de Angarsk tem crescido desde os tempos soviéticos - o tamanho é gigantesco.

0

Se crescer no seu país, em Stavropol, acho que também vai sobreviver, vou comprá-lo.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário