Tudo sobre gladíolos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Flores semelhantes a gladíolos
  3. Revisão de espécies e variedades populares
  4. Seleção de assento
  5. Características de pouso
  6. Regras de cuidado
  7. Reprodução
  8. Lindos exemplos no jardim

Os gladíolos são considerados os reis dos canteiros de jardim, mas poucos dos floristas novatos sabem como são os bulbos no espeto, como propagá-los e preservá-los no inverno. Para que esta planta se sinta verdadeiramente confortável na vastidão da faixa do meio e em outras zonas climáticas, é necessário abordar cuidadosamente o seu plantio. Com a abordagem certa, de espetos e outras flores semelhantes ao gladíolo, você pode criar composições incrivelmente belas no jardim e, em seguida, desfrutar de seu esplendor durante a estação quente.

O que é isso?

Gladiolus, ou espeto, é talvez a planta mais popular em canteiros de jardim. Este nome espécies de representantes perenes da família da íris recebido graças ao formato xifóide das folhas. Antigamente, as armas frias eram chamadas de gládio. Como resultado, o nome obtido dele ficou tanto na classificação botânica oficial quanto na língua russa. Esta erva para terreno aberto também é chamada de espeto por analogia com uma variedade de lâminas, uma vez que parece muito característica.

A geografia do crescimento dos gladíolos é bastante extensa. A terra natal da planta é considerada a zona tropical e subtropical da África, a costa mediterrânea... Na natureza, é encontrado na Eurásia, na Rússia - na Sibéria Ocidental. As primeiras menções ao espeto podem ser encontradas em fontes da época da Roma Antiga. A planta foi comida, usada como talismã.

Na cultura do jardim, tornou-se mais difundido já no final do século XVI. Os gladíolos cresceram em popularidade no século 17, quando as espécies sul-africanas dessas plantas foram introduzidas na Europa.

Todas as variedades modernas de espetos de jardim são híbridos, Gladiolus x hybridus hort... Os gladíolos pertencem à categoria dos rebentos - a reprodução ocorre mais frequentemente com a ajuda de rebentos subterrâneos. O rizoma de crescimento perene é renovado anualmente, "crianças" crescem nele. A casca do cormo tem uma estrutura escamosa, a gama de cores vai do branco ao cereja escuro, quase preto.

A estrutura dos gladíolos implica a presença de uma haste reta, direcionada para cima, que cresce até 150 cm de altura. Uma roseta de folhas é formada em torno dela, fechando em torno da haste principal. Esta estrutura dá força, permite que você suporte cargas significativas quando inflorescências em forma de espinhos são formadas. As folhas do espeto são densas, de cor verde acinzentada, têm formato xifóide ou linear mais estreito, atingem 80 cm de comprimento.

As primeiras variedades de gladíolos florescem no final da primavera, as tardias mantêm seu efeito decorativo até o final do outono. Acredita-se que as plantas se regeneram e polinizam novamente, perdendo sua identidade varietal, mas, na verdade, a trituração ou descoloração está mais frequentemente associada ao envelhecimento do material de plantio. Isso pode ser evitado atualizando as lâmpadas em tempo hábil, substituindo-as por "crianças" - tubérculos. Os frutos da planta têm a forma de caixas com 3 válvulas, no seu interior encontram-se pequenas sementes castanhas de forma arredondada.

O tipo de flor tem uma inflorescência característica: em forma de espiral ou ponta dupla, crescendo até 80 cm de comprimento. Sua densidade varia de baixa a alta. As flores possuem pétalas fundidas na base, formando um funil, lóbulos de tamanhos desiguais.Sua cor depende da espécie e variedade, muito diversa.

As inflorescências de espeto são usadas para cortar e formar buquês, os caules separados da planta-mãe permanecem por até 12 dias.

Flores semelhantes a gladíolos

Todas as flores da família da íris são bastante semelhantes entre si. Não é novidade que muitas vezes são confundidos com gladíolos. Existem várias espécies, ao encontrar as quais pode-se decidir que se trata de um espeto.

Entre os produtores de plantas, muitas vezes enganosos, estão os seguintes.

  • Ixia... Este representante da família da íris pertence à categoria de híbridos cultivados artificialmente. Ixia também possui folhas características, se propagam por bulbos e apresentam uma cor variada de pétalas. As regras de cuidado e plantio para essas espécies são idênticas, mas o tempo de floração para um hóspede exótico nos jardins russos é muito mais curto, as flores têm forma de estrela, a espiga é formada apenas no topo do caule.
  • Snapdragon... Este tipo de herbácea perene é mais frequentemente confundido com gladíolos devido à sua altura, formato do caule e flores semelhantes. O Snapdragon, devido à sua baixa resistência ao frio, é mais frequentemente cultivado como uma planta anual. Após uma inspeção mais detalhada, a diferença na forma da inflorescência torna-se óbvia, mas à primeira vista é realmente fácil de confundir.
  • Tigridia... Ela também pertence à família da íris, ao mesmo tempo se parece com uma íris e um narciso. Tigridia tem folhas xifóides características e caule ereto, se propaga por bulbos e é caracterizada por um longo período de floração.

Também existem diferenças - principalmente no que diz respeito à inflorescência. Situa-se no topo, e não em forma de orelha, única, as pétalas voam cerca de 8 a 10 horas após a abertura do botão.

  • Malva... Esta planta não tem nenhuma relação com o espeto, no entanto, é frequentemente considerada uma das muitas variedades de gladíolos. Na verdade, as malvas são stockroses, na maioria das vezes cultivadas em uma base de dois anos, com floração apenas 2 anos após o plantio. É difícil distingui-los visualmente de um espeto, mas aqui há uma forma e disposição das folhas completamente diferentes, além disso, os botões não estão localizados em uma espiga, mas individualmente, o número de pétalas neles varia de 5 a 15 peças.

Deve-se notar que, apesar de um número suficiente de espécies semelhantes, o gladíolo permanece único em muitos aspectos. Ele é sempre maior e mais maciço do que seus companheiros, tolera facilmente uma onda de frio.

Revisão de espécies e variedades populares

O espeto é uma planta amplamente representada na natureza, mais de 200 de suas espécies são conhecidas e descritas. Os mais bonitos e decorativos são usados ​​em paisagismo. Os gladíolos ficam ótimos em slides alpinos e composições de paisagens, eles criam canteiros de flores espetaculares com eles. Entre os híbridos estão veludo e plantas comuns, felpudos e pétalas lisas... O esquema de cores também é bastante diversificado, especialmente as plantas favoritas de flores cinza esfumaçado e roxo, framboesa, rosa e pêssego.

Até os nomes das variedades parecem incrivelmente poéticos. "Light Breath", "Rowan na neve", "Golden Antelope", "Love Potion", "Afrodite", "Silver Stream" - esta é apenas uma pequena parte dos nomes amados por milhões de cultivadores de flores. Não é surpreendente que possa ser muito difícil optar por uma coisa. Para cultivadores de flores iniciantes, as seguintes variedades populares de espeto podem ser recomendadas.

  • "Porque gladíolo"... Uma variedade com flores fortemente onduladas de uma cor incomum de dois tons - bordas amarelas, fundo rosa-lilás. Os botões são de tamanho médio, parecem muito impressionantes, de 20 em uma orelha, até 8 deles podem ser abertos.
  • "Respiração fácil"... Uma luxuosa variedade de cor lilás-carmesim com uma borda brilhante ao longo da borda, tem grandes flores onduladas de até 16 cm de diâmetro. A variedade é resistente ao sol forte e outros fatores climáticos. Floresce cedo.
  • "Sadko"... Alto - até 180 cm, uma variedade com uma poderosa espiga de duas fileiras e flores densamente distribuídas.A tonalidade das pétalas é dourada no centro, depois lilás, com debrum pronunciado e renda com babados na borda.
  • "Pedra branca de Moscou"... Uma variedade altamente ondulada da seleção russa, que se distingue por grandes flores brancas como a neve, cresce até 150 cm.
  • Pérola do Dragão... Uma variedade incomum com pétalas pretas e cor de vinho e elegantes franjas nas bordas.

Ela pode florescer em 1 ano de plantio.

  • "Alegria inesperada"... Uma variedade incrivelmente popular de gladíolos terry amarelos com tons de limão e rosa.

Uma das opções mais persistentes, é protegido de pragas e doenças.

  • "Topázio azul"... Uma verdadeira joia de jardim com um caule de tamanho médio e flores de um azul profundo, altamente onduladas.

A variedade floresce precocemente, mas é bastante sensível às condições de plantio.

Ordinário

O tipo mais comum de gladíolos, plantados como parte de rabatki e mixborders, possivelmente cultivo em estufas. O tamanho das flores individuais chega a 4 cm, o caule é longo, até 1,5 m, o tom das pétalas é roxo claro. A resistência à geada da planta é alta, o espeto comum hiberna bem mesmo sem abrigo, mas não tolera o plantio em solos argilosos.

Ladrilhado

Aparência natural, especialmente bom quando usado em mixborders. O Gladiolus em mosaico cresce até 80 cm, não possui flores muito grandes, coletadas nas espigas. As cores são predominantemente roxas, do claro ao escuro, onde são encontradas variantes albinas.

Este tipo de espeto é altamente resistente ao inverno e pode funcionar sem abrigos artificiais. A planta é sensível à intensidade da rega, floresce cedo, de junho a julho.

Muriel

Planta pertencente ao gênero Acidantera há muito tempo. Foi classificado como gladíolo já no século XX. O caule do espeto Muriel cresce até 1 m de altura, complementado por 2 folhas, em uma espiga de até 10 flores grandes de até 8 cm de diâmetro. Os botões florescem no final do verão e permanecem decorativos até o outono.

Para o gladíolo Muriel, uma cor bicolor é característica, as bordas das pétalas são sempre brancas como a neve. A parte central pode ser preta, púrpura, carmesim profundo.

Esta espécie é cultivada como planta de jardim, é caracterizada pela baixa resistência à geada - no inverno, os rebentos devem ser transferidos para um local seco e protegido da geada.

Pântano

Espécies naturais, caracterizadas pelo aumento do teor de umidade. É especialmente popular entre os amantes das paisagens alpinas, se encaixa bem com o design de jardins ornamentais e escorregadores. Com a ajuda de um espeto de pântano, você pode efetivamente decorar as margens dos reservatórios... A espécie difere de suas contrapartes cultivadas pela pequena altura do caule - não mais que 30-60 cm, flores de até 3 cm de diâmetro.A tonalidade de seus botões é sempre roxa escura.

Ao plantar gladíolos de pântano, é importante escolher solos altamente umedecidos para ele. Esta é uma boa opção para o plantio em áreas úmidas ou baixas.

A planta floresce no meio do verão, não muito abundantemente. Corms não precisam de proteção adicional, eles têm uma concha densa.

Afinar

Espécies naturais, referem-se a plantas com flores repetidas. O comprimento do caule pode chegar a 70 cm; espigas unilaterais de 2 a 12 flores são formadas nele. A tonalidade das pétalas varia do rosa ao roxo escuro. O espeto fino é encontrado na Europa Oriental, no sul da Rússia. A planta é caracterizada por alto teor de umidade, floração precoce - começa em maio. É uma das espécies naturais mais raras de gladíolo, listada nos Red Data Books regionais como ameaçada de extinçãoprecisam de proteção.

Seleção de assento

No plantio de gladíolos, o local correto é de grande importância. Variedades híbridas e cultivadas precisam de áreas ensolaradas bem protegidas do vento e outras influências negativas... As flores dão uma sensação óptima ao plantar meio-fios ao longo de vedações, sebes, podem ser plantadas contra a parede da casa ou ao longo dos caminhos. As espécies selvagens preferem solos pantanosos ou bem irrigados... Para eles, eles escolhem locais em terras baixas ou em torno de corpos d'água.

A fotofilia dos gladíolos é tão alta que suas variedades tardias podem simplesmente não florescer quando plantadas à sombra. Para os primeiros usuários, esse fator não é tão sensível, eles toleram sombra parcial. Mas o momento do início da floração também será alterado. Além disso, a proteção contra o vento não deve ser total: sem ventilação, formam-se no solo condições favoráveis ​​à reprodução das plantações de fungos.

Ao escolher um local, vale a pena considerar quais plantas foram colocadas nas cristas ou canteiros de flores mais cedo.

Para o espeto, leguminosas e outras culturas vegetais, as plantas perenes herbáceas serão os melhores predecessores. Você não deve plantar cormos no solo depois de ásteres, raízes.

Características de pouso

Gladíolos gostam de solo que é bem solto e facilmente saturado com umidade. É importante que o gramado do país seja rico em húmus e fértil. A acidez ótima é próxima do neutro.

Além disso, as seguintes diretrizes devem ser consideradas.

  1. Na primavera, antes de introduzir os bulbos no solo, a área destinada ao plantio é cuidadosamente desenterrada, acrescentando-se fertilizantes. Composto ou húmus em um volume de 12 kg por metro quadrado é adequado. Também será útil adicionar complexos de flores minerais na quantidade recomendada pelo fabricante.
  2. Se houver um grande volume de argila na composição do solo da área, seu cultivo adicional é necessário. Para tornar o solo mais fértil, recomenda-se a aplicação de uma mistura de areia grossa, cascalho e cinza de madeira (a partir de 500 g por m²).
  3. Ao plantar gladíolos varietais cultivados em áreas com terras baixas ou alta umidade do solo, deve-se tomar cuidado para formar aterros com boa drenagem. É neles que as flores serão plantadas. A altura dessas cristas deve ser de pelo menos 30 cm.

O processo de plantio não é difícil para um residente de verão experiente. Na primavera, os cormos são retirados da área de armazenamento e submetidos a um exame minucioso. Para o plantio, apenas aqueles que mantiveram estrutura densa são adequados, não apresentam manchas, úlceras e áreas úmidas na superfície. São retirados 7 dias antes de serem enterrados e deixados em local iluminado para o surgimento dos brotos. Esta abordagem ajudará a rejeitar material de plantio não viável.

Na véspera do plantio, é importante embeber os rebentos em solução de manganês ou antifúngicos especiais.... Após esse tratamento, eles não terão medo do desenvolvimento de doenças. A melhor época para plantar um espeto em campo aberto é na 2ª ou 3ª década de maio, quando o solo adquire uma temperatura estável de +10 graus ou mais.

É importante formar uma almofada de areia com espessura de 10-20 mm em cada furo. Os cormos são plantados a uma profundidade de 8-12 cm, este indicador depende exclusivamente do diâmetro do rebento em si. A distância entre as plantas é de 25-40 cm, e quanto maior a variedade, maior ela é. Após o término do plantio, o solo é regado, a água deve estar morna.

As mudas aparecerão após 1-2 semanas. Se já houver brotos nos rebentos, o processo será mais rápido. Se o solo estiver quente o suficiente, geadas de curto prazo não prejudicarão a planta. É importante lembrar que gladíolos não podem ser plantados em um lugar por mais de 2 anos... Além disso, crianças e cormos adultos não são colocados nas proximidades.

Ao plantar material de seleção holandesa, vale a pena considerar que a floração exuberante e abundante declarada pelo viveiro será única - dentro de 1 ano após o plantio.

Regras de cuidado

Bom crescimento e floração abundante na época certa para os gladíolos proporcionam o cuidado adequado. Em primeiro lugar, quando surgem os rebentos, o solo é coberto com cobertura morta assim que os rebentos atingem uma altura de 10 cm. A espessura da camada de cobertura de 50 mm no primeiro mês permitirá que as variedades com medo de geada sobrevivam à queda na temperatura.No futuro, esse tipo de cama tornará o microclima na zona da raiz o mais confortável possível e fornecerá nutrição adicional.

Dentre as recomendações para o cuidado com os gladíolos, os seguintes pontos também podem ser destacados.

  • Liga... Durante a floração, os espetos começam a encostar no chão, precisam de suportes ou apoios para manter o caule reto. A liga é feita imediatamente após a formação dos botões nas flechas. Após a abertura, as flores que começaram a murchar são necessariamente cortadas. Isso deixará a planta com muito mais energia para formar vagens de sementes.
  • Rega... Gladioli são plantas que gostam de umidade. Mas isso não significa que eles precisem ser regados com freqüência. O esquema usual é uma vez por semana, de manhã ou à noite, num volume de 10 litros por m², no calor começam a adicionar líquido com mais frequência, a cada 3 dias. Isso é especialmente importante durante o período de formação dos botões, para que floresçam na hora certa e não desbotem.
  • Remoção de ervas daninhas... A capina do local é realizada mensalmente a partir do momento do plantio. Ao aplicar cobertura morta, o crescimento das ervas daninhas não será muito intenso, mas elas ainda aparecerão. ...

É ideal que se dê atenção máxima à remoção de ervas daninhas desde o início da formação do botão até o final da floração.

  • Fertilização... É produzido de acordo com um esquema estritamente estipulado. Compostos nitrogenados são introduzidos na primavera, quando surgem 3 folhas verdadeiras, garantindo saturação suficiente do solo com as substâncias necessárias para o crescimento da massa verde. Depois que 6 folhas são liberadas, um fertilizante complexo de potássio-nitrogênio-fósforo é aplicado. 3 a alimentação é realizada durante a formação dos botões, são utilizados cloreto de potássio e superfosfato.
  • Colheita de cormo... Ocorre de 35 a 45 dias após o término do período de floração. Nesse momento, escamas fortes aparecerão nos rebentos e nas crianças prontas para a colheita. Eles são dragados em tempo seco, começando com as variedades precoces e terminando com as tardias. A massa verde pode ser cortada antecipadamente ou posteriormente com tesouras de poda.

Ao escolher um local para o plantio antecipado, o preparo do solo no outono é necessário. Fertilizantes de potássio e fósforo são introduzidos nele, então o solo é desenterrado e deixado para o inverno. Na primavera, o solo fica saturado com potássio, formulações sem cloro são adequadas. A profundidade de escavação será menor, cerca de 10 cm.

Reprodução

As espécies selvagens de espetos se reproduzem principalmente por sementes. Mas se você cria para reprodução, os cultivares são melhor formados por divisão. É esse caminho que permite à prole preservar completamente as características da planta-mãe. "Raízes" de gladíolos - cormos, dão botões (ou bebês) anualmente, no montante de 1 a 20 peças, dependendo da variedade.

Não é preciso muito esforço para propagar uma planta vegetativamente. Basta coletar o tubérculo do bulbo no outono e secá-lo por 2 a 3 semanas. Em seguida, é feita a triagem do material de plantio, retirando as crianças sem sinais de deterioração, apodrecimento, encaminhadas para secar em caixas de madeira, cobrindo-as com jornal... Após 1,5 mês, você pode embrulhá-los em papel e colocá-los na gaveta de vegetais da geladeira para armazenamento. Preparados desta forma para o plantio, eles permanecerão viáveis ​​pelos próximos 2-3 anos.

Para obter as mudas, resta apenas soltar os bulbos da casca, mergulhá-los em água morna por 24 horas e depois plantá-los em um recipiente em solo de flores. Após a germinação, o cuidado dos gladíolos é semelhante ao das plantas adultas. Só é importante não esquecer de cortar os pedúnculos, para que a planta deixe todas as forças entrarem na raiz..

Você também pode propagar o espeto dividindo as lâmpadas. Para isso, são adequadas formações de 2 a 3 anos de vida, que são divididas em 2 a 3 partes antes do plantio, sendo os cortes processados ​​com carvão ou canela. As fatias são colocadas no chão, de baixo para cima.

Ao escolher um método de propagação de sementes, você precisa germinar o material de plantio na primavera ou no final do inverno.As sementes coletadas são colocadas em um recipiente, sob uma lâmpada especial, após serem embebidas em um estimulador de crescimento.

Em casa, o cultivo é feito até o final de maio, depois as mudas são transferidas para campo aberto ou deixadas na varanda, ao ar livre em vasos.

Lindos exemplos no jardim

Em paisagismo, composições espetaculares com gladíolos são muito populares. Com a ajuda de vasos de flores com eles, você pode decorar um terraço ou varanda. É bom que as plantas de cores diferentes sejam coletadas em um recipiente., dando o brilho e a riqueza de cores necessários. Este elemento de decoração combina bem com paralelepípedos e paredes de tijolo, laje, hera encaracolada como pano de fundo.

Em um canteiro de flores, os gladíolos estão em harmonia com outras plantas em mixborders. Ao decorar uma composição, é importante que as flores altas fiquem no fundo, sirvam como fundo, mas não se projetem para a frente. Essas combinações parecem especialmente impressionantes quando cercadas por um gramado verde.

Ao formar composições de paisagens com gladíolos, é importante ressaltar a realeza desse representante da família da íris. Uma plantação varietal monocromática fica bem em grupo, contra o fundo de coníferas e cravos mais curtos. Esse conjunto vai decorar facilmente a fachada da casa e a vista da janela.

Para obter informações sobre como plantar gladíolos corretamente, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário