Gladíolos em vasos: variedades, plantio e cuidados
Gladioli são flores graciosas e muito vistosas. Muitos decoram seus jardins com eles. No entanto, se desejar, a cultura também pode ser cultivada em casa em um vaso. O principal é escolher a variedade certa e seguir as regras simples de plantar e cuidar da planta. O artigo falará sobre as características dessa criação de gladíolos.
descrição geral
Gladiolus é uma cultura perene bulbosa. Ela pertence à família íris. Existem milhares de variedades de gladíolos. A variedade de formas e cores lindas é simplesmente incrível. Apesar de as flores serem muito decorativas, crescem bem na natureza. Eles podem ser encontrados na Ásia, África do Sul, em alguns países europeus.
As flores são geralmente altas (podem crescer até 1,5 m). O caule da planta é liso e ereto. As folhas são alongadas, bastante grandes (até 80 cm). A principal decoração da cultura são as flores. Os botões em forma de funil se reúnem em inflorescências em forma de espinhos. Cada um inclui 6 pétalas. As cores são diferentes. As flores podem ser brancas, brilhantes ou rosa pálido, carmesim, coral, amarelo, roxo, bordô. Existem variedades com pétalas bicolores.
Gladioli se sente bem ao ar livre no clima russo, portanto, muitas vezes podem ser vistos em chalés de verão. Mas mesmo em vasos, eles crescem notavelmente. Uma característica distintiva da cultura é um longo período de floração. Portanto, é perfeito para decorar sacadas, varandas, casas particulares e apartamentos.
Visão geral das espécies e variedades
A cultura tem uma raiz longa e poderosa. Além disso, está crescendo rapidamente. Por causa dessas nuances, nem todas as variedades podem ser cultivadas em recipientes. Para o plantio em vaso, um gladíolo não superior a 60 cm é considerado ideal. Considere variedades compactas populares adequadas para cultivo doméstico.
- Sininho. Esta bela variedade com pétalas duplas tem uma cor incomum. As flores amarelas são emolduradas por uma borda laranja brilhante, tornando qualquer dia sombrio mais divertido. A altura das plantas varia de 50 a 70 cm.
- Georgette. Outra variedade "ensolarada". As flores são amarelo-avermelhadas. A variedade é igualmente boa para envasamento e plantio. O crescimento da cultura é médio (até 70 cm).
- "Pedra branca de Moscou". Este híbrido espetacular branco como a neve cresce até 60 cm e as pétalas são onduladas, razão pela qual a planta se assemelha a uma nuvem leve e fofa. A floração é exuberante e muito "elegante", pois cerca de 35-40 botões são formados em um caule.
- White City. Como o próprio nome indica, esta variedade também apresenta uma cor branca. Porém, ao contrário da anterior, suas flores não são duplas, mas comuns. No entanto, isso não diminui a beleza das plantas elegantes com botões delicados que se destacam expressivamente contra o fundo de folhagem verde.
- Bow Peep. Normalmente as plantas desta variedade são pequenas. No entanto, às vezes eles crescem até 70 cm Pétalas de Terry. As cores são alperces suaves.
Condições de cultivo adequadas
Local e iluminação
É melhor escolher um local bem iluminado. No entanto, os raios do sol não devem ser direcionados diretamente para a flor. Melhor que a luz seja difusa. Também é importante que a planta seja exposta a feixes de luz por 12 horas diárias. No inverno, é melhor usar lâmpadas para manter o regime. Na estação fria, a flor é mantida dentro de casa e, no verão, costuma ser levada para o jardim ou para uma varanda aberta.
Regime de temperatura
A temperatura ideal para a cultura é considerada cerca de 20 graus Celsius. A planta deve ser protegida de correntes de ar durante o período de frio.... Ao mesmo tempo, também não vale a pena mantê-lo no calor.
No verão, certifique-se de ligar o ar condicionado ou ventilar regularmente o ambiente (se o gladíolo permanecer na casa).
Priming
O solo no recipiente deve ser solto e fértil. Durante o período de rápido crescimento e formação de botões gladíolos requerem nutrientes.
Uma boa solução seria comprar uma composição pronta adequada para plantações de flores.
Panela
A escolha do recipiente para o plantio também deve receber muita atenção. O material pode ser qualquer coisa. As flores crescem bem em vasos de cerâmica, plástico e barro. Mas o tamanho do contêiner é importante.
Mesmo as variedades anãs são bastante massivas. Portanto, recipientes com menos de 7 litros nem vale a pena considerar. O diâmetro mínimo do vaso é de 30 cm. Quanto à profundidade, o mínimo aceitável é de 40 cm. Claro que quanto mais fundo o recipiente, melhor será para a flor.
Alguns produtores plantam várias plantas em um vaso de uma vez. Isso permite uma composição exuberante e eficaz. Nesse caso, o recipiente deve ser ainda maior.
A drenagem também não deve ser esquecida. A estagnação da umidade no sistema radicular da flor é inaceitável. Portanto, é aconselhável fazer pequenos furos na panela. Para não manchar o chão, é colocada uma bandeja sob o recipiente com o gladíolo, para onde flui o excesso de água.
Regras de pouso
A escolha do material de plantio
Como já mencionado, a planta deve ter flores curtas, médias ou pequenas. Além disso, ao comprar, você deve examinar cuidadosamente o cormo. O material de plantio deve ser saudável. Espécimes podres e fracos não são adequados para o plantio. Não deve haver manchas suspeitas, secura excessiva.
O tamanho ideal do tubérculo é de 3-4 cm.
Preparação
Os bulbos devem ser preparados antes do plantio. Primeiro, você deve remover as escamas secas. Isso é necessário para garantir que não haja sinais de doenças bacterianas ocultas sob eles.
Depois disso, as lâmpadas são desinfetadas. O tratamento com uma preparação fungicida confere às futuras plantas imunidade a vários fungos. O mais comumente usado "Cytovit". O material de plantio é embebido nele por 10-12 horas. Pode-se segurar os bulbos por 10 minutos em uma solução de "Karbofos" ou "Fufanon" a 3% (após este tratamento, eles são lavados e secos).
A preparação começa com antecedência (2 ou 3 semanas de antecedência). Após a desinfecção, o material de plantio é dobrado em sacos de papel e colocado em local fresco. Quando chega a hora do plantio, os primeiros brotos já podem ser vistos em exemplares sãos. Qualquer lâmpada que não brotar pode ser jogada fora. Nada vai crescer fora deles de qualquer maneira.
Tempo e processo
A melhor solução é plantar flores na primavera, apesar de crescerem dentro de casa. Isso geralmente é feito de março a meados de maio.
Um ralo é colocado no fundo do recipiente. Você pode usar cascalho, argila expandida. Cerâmicas quebradas também servem. Como os orifícios de drenagem, a drenagem ajuda a proteger as raízes da planta do excesso de umidade. O solo preparado é colocado em cima. A rega é realizada. O bulbo é enterrado 10-12 cm. Se várias flores são plantadas em um recipiente, uma distância entre os espécimes de cerca de 6 cm é observada.
Após o plantio, polvilhe os bulbos com uma pequena camada de terra. O solo é compactado. O recipiente é colocado em local adequado (sem correntes de ar e com boa iluminação). Anteriormente, foi dito que no verão você pode levar vasos de flores para o jardim. No entanto, isso não se aplica ao período de germinação.
Em um estágio inicial de desenvolvimento, a cultura deve ser protegida da água da chuva.
Recursos de cuidados
Rega
Os gladíolos cultivados em vasos requerem regas mais frequentes do que os cultivados no local.Recomenda-se umedecer o solo 3 vezes por semana. Se o verão for quente e o ar estiver muito seco, você pode aumentar o número de procedimentos para 4.
Ao regar, é importante garantir que a umidade não toque nas folhas e pétalas. Caso contrário, haverá risco de apodrecimento da planta. Quando se trata de qualidade da água, isso importa muito.
Use apenas água suave e estável à temperatura ambiente.
Top curativo
Os fertilizantes ajudam a cultura a crescer bem e garantem uma floração exuberante. Pela primeira vez, uma flor em um vaso é alimentada após o aparecimento da primeira folha. Recomenda-se o uso de formulações de nitrogênio-potássio. Quando a quarta folha aparece, a planta é fertilizada uma segunda vez. Aqui, novamente, o potássio com nitrogênio é usado, mas um pouco de ácido bórico é adicionado. A formação da sexta folha sinaliza a necessidade de uma terceira alimentação. Desta vez, são adicionados 10 g de nitrogênio e 15 g de potássio.
Quando uma cultura está florescendo, formulações complexas vendidas nas lojas podem ajudar. Após a floração, o gladíolo se delicia com fósforo e potássio. Esses elementos ajudam a lâmpada a recuperar a força. Entre outras coisas Estimulantes de crescimento são usados 2 vezes por temporada... Normalmente é "Epin" ou "Zircon".
Tratamento do solo
O afrouxamento é um procedimento obrigatório. Faz-se depois de regar, mas não imediatamente, mas depois de algum tempo, para que o solo tenha tempo de secar ligeiramente. Isso ajuda a melhorar o fluxo de oxigênio para o sistema radicular da planta.
Para evitar que a umidade evapore rapidamente da superfície do solo em dias quentes, você pode usar cobertura morta. A turfa e o húmus são de boa qualidade. Além de reter a umidade, eles também nutrem a cultura.
Liga
Mesmo as variedades anãs às vezes precisam de suporte. Isso geralmente acontece se a cultura está crescendo em uma área sombreada. Por falta de luz, os caules tornam-se fracos e quebradiços. Você precisa amarrar uma flor com cuidado e cuidado. Não aperte as hastes.
Poda
A poda não é realizada imediatamente após a floração. Você precisa dar à planta algum tempo para se recuperar. Se você se apressar, não receberá material de plantio para o ano que vem. Quando a massa verde secar sozinha, você pode iniciar o processo. Ao mesmo tempo, restam cerca de 6-10 cm da parte aérea da flor.
Wintering
Após a poda, o recipiente com a cebola é colocado em local escuro e fresco. No outono, os tubérculos são retirados do solo e seu estado é verificado. Se houver pequenos danos ou pelo menos dúvidas sobre a sua saúde, procede-se à desinfecção e tratamento fungicida. Em seguida, os bulbos são secos e colocados em caixas de papelão. Em seguida, são removidos para um local frio. O porão pode ser usado. Uma geladeira também serve. Lá o material de plantio fica todo o inverno.
Métodos de reprodução
Sementes
Este método raramente é usado por floristas comuns. O processo é longo, traz muitos problemas, e muitas vezes o resultado não coincide com o que se esperava. Normalmente, a propagação de sementes de gladíolos é usada por criadores para obter novas variedades de gladíolos. O fato é que uma nova planta pode ser muito diferente da mãe tanto na cor quanto no tamanho. mas se você ainda quiser tentar, pegue sementes de cores sólidas... Nesses casos, as chances de sucesso aumentam.
Tubercuffs
Eles também são chamados de bebês. Estas são escamas espessas encontradas no caule. De uma planta, você pode coletar de 10 a 100 peças. O diâmetro ideal do material de plantio é de 1 cm. Se houver falta de tamanho, você pode mergulhar os tubérculos no solo nutriente por um tempo.
O plantio é feito na primavera. Primeiro, os filhos são colocados em um recipiente comum. O recipiente é coberto com papel alumínio, criando um ambiente de estufa. De vez em quando, as flores futuras são ventiladas e hidratadas. Um mês depois, as plantas jovens são colocadas em vasos separados. A floração pode ser esperada no final da temporada.
Corms
Este método é considerado o mais popular e eficaz. O cormo está localizado na 2ª camada do sistema radicular da planta. Se for grande, você pode até dividi-lo em partes.Assim, você receberá vários novos gladíolos de uma vez. Nesse caso, todas as características da planta-mãe serão preservadas.
Doenças e pragas
Uma flor cultivada em um recipiente pode ser contraída com os mesmos riscos que um gladíolo crescendo em uma área. Embora, é claro, em salas fechadas, os problemas acontecem com menos frequência.
Se o gladíolo não florescer, você precisa procurar o motivo. Na maioria das vezes, isso se deve a tecnologia agrícola inadequada (alagamento ou secagem excessiva do solo, falta de fertilizantes, ignorando o procedimento de afrouxamento). Pode afetar a formação de flores e doenças.
A flor pode sofrer uma infecção fúngica ou uma doença viral. No segundo caso, a planta é destruída imediatamente. As doenças fúngicas são tratadas com medicamentos apropriados. Por exemplo, a solução "Fundazol" é usada tanto para profilaxia como para resolver um problema que já apareceu.
Dentre as pragas, os ácaros, pulgões e tripes são especialmente perigosos. A luta contra eles é realizada com inseticidas (Karbofos, Aktellik, Aktara). Também é desejável realizar pulverizações preventivas.
Polvilhar a terra do vaso com lascas de tabaco ou mostarda seca pode ser útil.
Você pode aprender a preparar bulbos de gladíolo para o plantio assistindo ao vídeo abaixo.
Nunca plantei gladíolos em vasos. O artigo me interessou. Com certeza vou tentar. Obrigado.
O comentário foi enviado com sucesso.