Sementes de Gladiolus: sua aparência, coleta e cultivo

Contente
  1. Como são as sementes?
  2. Como montar?
  3. Como propagar?
  4. Cuidados básicos

Os gladíolos são flores de jardim muito bonitas que ficam muito bem em um canteiro de flores ou em um buquê. Você pode cultivar gladíolos de diferentes maneiras: semeando, por crianças, dividindo o bulbo. A propagação de sementes não é o método mais fácil, mas jardineiros experientes que não têm medo de experimentação podem tentar.

Como são as sementes?

Via de regra, todos conhecem os bulbos ou bebês das plantas, mas nem todo residente de verão tem que lidar com as sementes dessa cultura. A semente se parece com pequenos discos achatados e marrons. O tamanho das sementes é de no máximo 2 mm. Se você olhar atentamente para a casca, poderá ver o embrião através dela. Normalmente, uma caixa de sementes contém 180-200 dessas sementes.

Sua característica é a boa preservação quando armazenados em casa.

Como montar?

As flores cultivadas no local não são polinizadas por conta própria. O pólen amadurece mais tarde do que o pistilo se abre. A polinização só é possível por causa de insetos ou vento, mas há pouca esperança para fatores naturais, porque então o cruzamento de espécimes indesejados pode ocorrer. Portanto, é melhor assumir o processo de polinização em suas próprias mãos ao propagar gladíolos por sementes. A polinização pode ser feita da seguinte maneira.

  1. Separe os estames dos espécimes paternos.

  2. Espalhe os pedaços cortados em um pedaço de papel e deixe amadurecer.

  3. Depois que o pólen secar, colete-o com cuidado.

  4. Corte as anteras das plantas-mãe. Enrole as flores em gaze e espere o pistilo abrir.

  5. Aplique o pólen do pai no estigma do pistilo e embrulhe-o de volta na bolsa de gaze.

  6. Assim que as vagens das sementes se formarem nas flores, os sacos podem ser removidos.

As sementes amadurecem em cerca de 35-40 dias. Se a caixa estiver pronta, ela começa a ficar amarela e marrom, às vezes rachaduras são visíveis nela. Se os meteorologistas relataram uma onda de frio inesperada, mas as sementes ainda não amadureceram, os pedúnculos podem ser cortados com cuidado, colocados em um recipiente com água e deixados em casa. Em condições ambientais, a caixa amadurece bem e, em seguida, precisa ser arrancada e armazenada.

Como propagar?

A propagação de sementes é bastante arriscada, trabalhosa e cara, mas alguns jardineiros ousados ​​que estão prontos para experimentar ainda preferem esse método. O principal problema do cultivo é que as características varietais da planta-mãe muitas vezes se perdem e o resultado é imprevisível. Normalmente, este método é realizado pelos criadores ao redigir artigos científicos ou para criar novas variedades. A semeadura em terreno aberto é possível se as seguintes condições forem atendidas.

  1. A semente é plantada em fevereiro na estufa. Aqui, as mudas jovens poderão se enriquecer com força para transplantar em campo aberto.

  2. Antes da semeadura, as sementes devem ser mantidas em solução fraca de humato de sódio ou em heteroauxina por 2,5-3 horas.

  3. Um substrato favorável para sementes é uma mistura de húmus e areia na proporção de 2: 1.

  4. A semeadura é feita superficialmente, de cima o local de plantio é borrifado com terra leve.

  5. A humedecimento do local da sementeira é efectuada em simultâneo com a fertilização, sendo utilizadas soluções à base de preparações minerais.

O plantio pode ser realizado não apenas em estufa, mas também em caixas ou em ambientes ambientes, porém, deve-se organizar uma iluminação de alta qualidade. Se não for possível instalar dispositivos de iluminação, as sementes devem ser plantadas até fevereiro. O cuidado adicional não difere muito do cultivo de outras safras.

Com a chegada do calor, as caixas com mudas são colocadas em uma estufa, onde ficam abertas o dia todo, criando uma sombra pela primeira vez sob o sol forte. Se houver probabilidade de geada, recomenda-se cobrir as plantas durante a noite. Assim, em caixas ou em uma estufa, as mudas são cultivadas até o outono, após o qual são transplantadas para uma cabana de verão.

Antes que o tempo frio chegue, as lâmpadas em miniatura devem ser desenterradas e armazenadas.

É comum armazená-los em sacos de gaze em uma sala fria. Para uma boa ventilação, recomenda-se pendurar os sacos ou colocá-los numa caixa, dobrando-os no máximo 4-5 cm. Se o jardineiro tiver seguido todas as regras de propagação das sementes, no ano seguinte as plantas híbridas resultantes podem florescer.

Cuidados básicos

Ao cultivar uma cultura, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.

  • Rega. É importante umedecer regularmente o canteiro de flores. A profundidade de umedecimento recomendada é de 30-35 cm, é neste nível que as raízes estão localizadas principalmente. A irrigação de superfície deve ser evitada, pois tal procedimento pode provocar o desenvolvimento ativo de plantas daninhas e danos aos tecidos dos tubérculos radiculares. A rega é realizada na quantidade de 1-1,5 baldes por 1m2. É melhor regar a planta em sulcos ou corredores.

  • Afrouxamento. Depois de cada rega, é importante soltar o solo, essa manipulação evitará a formação de crostas e manterá uma boa ventilação, o que é muito importante para as raízes, e uma distribuição uniforme da umidade no solo. Depois de soltar, você deve triturar levemente a cultura com terra e fazer sulcos para irrigação. A planta precisa ser afrouxada após a precipitação e, em média, o procedimento é realizado uma vez a cada 10 dias.

  • Mulching. Este processo protege as plantas das intempéries, retém a umidade pelo maior tempo possível e reduz a frequência de afrouxamento. Jardineiros experientes recomendam o uso de uma mistura de húmus, turfa, composto, agulhas de pinheiro, grama ou palha como cobertura morta. A cobertura morta é realizada com o crescimento das mudas na altura de 10 cm.

  • Remoção de ervas daninhas. Com afrouxamento regular e cobertura morta, este representante da flora precisa de apenas 3-4 vezes durante o verão. O procedimento é realizado como profilaxia contra ervas daninhas. Procure evitar o desenvolvimento de ervas daninhas sob as flores, remova os brotos a tempo, pois a cultura apresentada não tolera a rivalidade que é inevitável quando adjacente a ervas daninhas. A remoção oportuna de ervas daninhas evitará o risco de pragas e doenças.

  • Top dress. Esta planta acumula nutrientes no bulbo desde o início da floração até o final da estação de crescimento. Durante o período vegetativo, no início do desenvolvimento do rebento floral, recomenda-se fertilizar a cultura com uma mistura de fósforo e potássio. O fósforo promove uma floração abundante e exuberante, e o potássio é necessário para a rápida formação de um grande tubérculo. É muito importante evitar ao alimentar compostos contendo nitrogênio, que retardam a floração e embotam o desenvolvimento dos tubérculos.

O preparo de gladíolos para o plantio é apresentado no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário