Gladiolus "Priscilla": descrição, plantio e cuidados

Gladiolus Priscilla: descrição, plantio e cuidados
  1. Descrição da variedade
  2. Aterrissagem
  3. Como cuidar?
  4. Reprodução
  5. Exemplos em paisagismo

Entre os gladíolos, existem cerca de 8.000 variedades. Uma das mais populares é a "Priscila", apreciada pelos seus botões grandes e originais. Basta um galho para criar um lindo buquê.

Descrição da variedade

O Gladiolus "Priscilla" distingue-se por grandes flores de forma triangular. As pétalas de veludo têm bordas onduladas e uma cor gradiente - do branco no meio ao rosa ou carmesim nas pontas.

A flor é poderosa, alta, com até 15 botões em um pedúnculo. Para evitar que o gladíolo se quebre, é necessário amarrá-lo a um suporte.

Floresce após o plantio em 2,5 meses. Em regiões com climas frios e temperados, esse período aumenta para 85-90 dias. A planta é caprichosa de cuidar.

Aterrissagem

Os bulbos adultos devem ser preparados um mês antes do plantio, crianças - 2 semanas. Eles devem estar sentados separadamente, inclusive no solo. Os gladíolos adultos têm um sistema radicular mais poderoso e começarão a receber nutrientes dos "jovens".

Os bulbos devem ser descascados e imersos em solução de permanganato de potássio por alguns minutos. (0,5 g de permanganato de potássio por 1 litro de água). Isso os protegerá de tripes e fungos. Em seguida, coloque em uma caixa e deixe em um local bem iluminado.

Para os gladíolos, recomenda-se preparar uma área em local ensolarado, mas sem corrente de ar. É melhor plantá-los no antigo canteiro de zínias, dálias, malmequeres ou em um antigo canteiro de alho, cebola, legumes.

Em nenhum caso, deve-se plantar no solo onde antes cresciam ásteres, solanáceas e raízes.

O terreno deve ser bem solto até 40 cm de profundidade, deve-se aplicar fertilizante e cobertura morta. Se o solo for muito ácido, adicione cascas trituradas de ovos de galinha crus (fervido não vai funcionar) ou giz... Em solo alcalino, a planta vai doer. Solo ligeiramente ácido é recomendado. Dos fertilizantes, é imperativo adicionar nitrogênio - eles são responsáveis ​​pelo crescimento ativo. Ao mesmo tempo, é importante não exagerar, caso contrário, o gladíolo dará muitos topos e florescerá mal.

Os bolbos são plantados a uma profundidade de 10 cm a uma distância de 10-15 cm um do outro.Como já referido, os bolbos adultos e os bebés são plantados em filas separadas.

Como cuidar?

Assim que surgem as primeiras lâminas de "Priscila", além dos fertilizantes nitrogenados, é necessário aplicar fertilizantes potássicos. Eles são responsáveis ​​pelo metabolismo, aumentam a resistência a baixas temperaturas e fortalecem o sistema imunológico. Os gladíolos devem ser alimentados regularmente, 2 vezes por mês.

Quando a 6ª folha aparece, fertilizantes de fósforo são adicionados ao revestimento superior. É o fósforo o responsável pela formação dos botões e floração. Com sua falta, os caules das flores são fracos, há poucos botões e florescem mal. Assim que a planta florescer, você deve parar de aplicar fertilizantes de nitrogênio.

É melhor fertilizar gladíolos à noite ou de manhã cedo, quando não há sol ativo, seguido de rega obrigatória. Para melhor assimilação do revestimento, é necessário afrouxar o solo entre as fileiras a cada década. A rega sozinha é suficiente uma vez por semana ou a cada 2-3 dias em clima quente.

Se chover após a alimentação, uma semana depois os fertilizantes são reaplicados. Os sedimentos levam os nutrientes para longe ou os carregam para o fundo do solo, onde os rizomas do gladíolo não podem alcançar.

No início de setembro, assim que os gladíolos murcharam, é necessário cortar os talos das flores. Durante este período, os bebês são formados e as verduras podem extrair nutrientes. Os fertilizantes com fósforo devem ser excluídos e os fertilizantes com nitrogênio devolvidos.

Os bulbos de gladíolo Priscilla não passam o inverno ao ar livre.Antes de uma onda de frio, eles devem ser desenterrados, secos e armazenados durante todo o inverno em um local fresco e escuro. Na primavera, recomenda-se plantar a planta em uma nova área, deixe o máximo para o segundo ano.

Reprodução

Os gladíolos se reproduzem por meio de lâmpadas. Também existe um método de semear e dividir o bulbo, mas eles praticamente não são usados. Com a propagação de sementes, os criadores não garantem que uma flor com o mesmo conjunto de genes apareça. Isso é verdade para variedades híbridas, que incluem "Priscilla". Mas, por uma questão de experiência, você pode tentar.

No primeiro ano, são plantadas sementes, que devem se transformar em pequenos bulbos. Em seguida, eles são desenterrados e secos. No segundo ano, eles são plantados novamente para que se transformem em bulbos de pleno direito. E apenas no terceiro ano os gladíolos florescerão. Acontece que o método de semente é demorado e não dá um resultado garantido.

A divisão dos bulbos também raramente é utilizada, pois existe o risco de estragar o material de plantio. Portanto, criar os filhos é a opção de criação mais rápida e eficaz, em que todas as características da variedade são preservadas.

No final de agosto - início de setembro, os tubérculos começam a se formar na base de um bulbo maduro. Portanto, desenterre os bulbos maduros com cuidado. Os bebês são separados, secos e armazenados separadamente.

Exemplos em paisagismo

Como os gladíolos de Priscila são altos e os caules são regulares, eles formam lindos corredores. As plantas podem ser plantadas ao longo de caminhos de jardim ou transformadas em sebes.

Gladíolos em vasos de flores parecem originais e esplêndidos. Este último deve ser profundo para que as lâmpadas não fiquem apertadas.

Se você criar ilhas de flores, os gladíolos serão colocados no centro do canteiro de flores ou no fundo. Eles se sentem muito bem ao lado de plantas perenes, em particular com dálias.

Veja o vídeo abaixo para o gladíolo de Priscila.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário