Gladíolos após a floração: como cuidar e o que fazer a seguir?
Gladíolos são flores mágicas com as quais estamos tão acostumados no outono. É com eles que os alunos muitas vezes correm para o Dia do Conhecimento. E para muitos cultivadores de flores inexperientes, permanece um mistério o que fazer com essas plantas depois de terem murchado. Na verdade, é necessário realizar um conjunto de atividades, quais descreveremos em nosso artigo.
Época de floração
O período de floração dos gladíolos depende diretamente da variedade. Além disso, a época do plantio é de grande importância, assim como as peculiaridades do clima de uma determinada área. As primeiras variedades encantam os jardineiros com flores lindas e brilhantes no final de julho. O final de agosto e o início de setembro são os períodos de floração de meados do início ao final do período. Finalmente, as variedades tardias são completamente outonais e produzem hastes de flores em setembro e outubro.
O período de floração depende muito de quão cedo os gladíolos foram plantados. Se este procedimento for realizado tarde demais, o jardineiro não pode esperar pelas flores nesta estação. Além disso, as condições meteorológicas são de grande importância. Em alguns casos, será necessário muito esforço. No entanto, como cuidar dos gladíolos após a floração é absolutamente independente de sua época. O conjunto de medidas é o mesmo em todos os casos.
O que fazer antes de colher os bulbos?
Os gladíolos são mais frequentemente cultivados ao ar livre, em um jardim ou casa de campo. Depois que eles desbotam, o produtor precisa decidir o que fazer a seguir. As plantas terão que ser cuidadas antes da colheita dos bulbos. Depois que as flores caem, os pedúnculos não parecem muito limpos e organizados. Cortar as hastes é a solução certa. Sua altura deve ser de no máximo 30 centímetros do nível do solo. Após o procedimento, a área ficará mais bem cuidada. Também ajudará a preparar as próprias lâmpadas para o inverno.
Para a cebola amadurecer, ela precisa de nutrientes. Depois que os caules são cortados, os minerais começarão a se acumular diretamente nos próprios tubérculos. Além de aparar o tronco e as folhas, os gladíolos também precisam ser alimentados com compostos úteis e tratamento com preparações especiais, que ajudarão a protegê-los de várias doenças.
Poda de pedúnculo
Não é difícil cortar o pedúnculo corretamente para o inverno. No entanto, um certo esquema ainda deve ser seguido. Em primeiro lugar, é necessário cortar o rebento de floração. Deve-se usar uma faca afiada ou um podador. Isso é feito à noite, porque à noite, quando está frio lá fora, o corte vai apertar melhor. O coto do pedúnculo deve ter cerca de 4 centímetros. As folhas são cortadas em um nível. Se estamos falando de variedades de flores grandes, deve ter pelo menos 20 centímetros. No caso das variedades em miniatura, é o suficiente para deixar 10 centímetros.
Rega
Com o início do outono, a rega é necessária apenas para variedades de gladíolos com floração tardia. É realizada quando o tempo está quente e ensolarado. A água deve ser aquecida e defendida com antecedência. Para 1 metro quadrado, 2 baldes são suficientes, talvez um pouco menos. Você precisa saturar o solo em um quarto de metro. Além de regar, você precisará afrouxar o solo ao mesmo tempo. As ervas daninhas também são removidas e os gladíolos são colocados na terra. No entanto, depois de meados de setembro, a rega para e as plantas começam a se preparar para o inverno.
Top curativo
Depois que os pedúnculos e a folhagem são cortados, a planta joga toda sua força na formação do bulbo.Para para obter a quantidade máxima de nutrientes, a altura do caule deve ser superior a 20 centímetros... A cobertura é realizada no início de setembro. Ao mesmo tempo, serve como desinfecção. Os jardineiros recomendam o uso de permanganato de potássio. Para 1 metro quadrado de terreno, 5 gramas da composição dissolvida em um balde d'água serão suficientes.
Além do mais, no outono, é necessário preparar o próprio terreno, onde ficará o jardim de flores na primavera... Para começar, as ervas daninhas são removidas, depois o solo é desenterrado. Terá de ser desoxidado, para isso basta adicionar turfa com areia ou lima ou farinha de dolomita. Se o solo for arenoso, a areia é substituída por húmus. O esterco fresco deve ser descartado, pois pode causar a disseminação do fungo. No outono, fertilizantes à base de potássio e fósforo devem ser aplicados no solo.
Lavoura
Um ponto importante é a lavoura. Torna-se a prevenção de várias doenças. Você precisa prestar atenção na remoção oportuna de ervas daninhas e na escavação. O afrouxamento melhora o acesso do ar às raízes. Para para desinfetar o solo no outono, durante a escavação, deve-se regar com solução de sulfato de cobre a 2%... Você pode substituí-lo por Tiazon. Antes de plantar flores, o solo deve ser regado com solução de Fitosporin. O permanganato de potássio também não dói. Depois disso, a areia é adicionada aos sulcos, e os tubérculos já são plantados. Eles também devem ser borrifados com areia primeiro e só depois com terra.
Quando e como cavar?
Você pode desenterrar os bulbos 21 dias após o corte dos caules das flores. No entanto, é melhor tomar o seu tempo e iniciar o procedimento em 4-6 semanas. Isso não é difícil para variedades de floração precoce. Quanto às variedades de floração tardia, você deve se concentrar nas condições climáticas. Este período permite que o novo bulbo e os bebês se formem totalmente. Na maioria das vezes, a escavação é feita no final de setembro. Isso é verdade para a maioria das regiões do nosso país. É melhor recusar-se a usar uma pá, pois os garfos são muito mais adequados. O procedimento deve ser realizado em tempo seco.
Devo dizer que as crianças não estão presas à lâmpada com muita segurança. A este respeito, a escavação deve ser feita com muito cuidado para que não fiquem no jardim. As crianças conseguem sobreviver com bastante conforto ao ar livre no inverno e, já no próximo ano, escalar nos lugares mais inesperados. É necessário juntar a cebola com um torrão de terra e, em seguida, sacudi-la suavemente sobre qualquer recipiente. Na maioria das vezes, há muitas crianças nele. O caule é cortado quase completamente, sendo permitido deixar apenas 1 centímetro.
No caso de a cebola estar totalmente madura, a velha separa-se facilmente e sem muito esforço. Em outras situações, é melhor esperar algumas semanas, então será mais fácil se livrar dele. É melhor remover a sujeira principal imediatamente. Às vezes, isso pode ser feito enxaguando o bulbo em água pura.
Depois de desenterrados, os bulbos devem ser preparados para armazenamento. Em primeiro lugar, é realizada uma inspeção visual. No decorrer disso, fica claro se os tubérculos estão finalmente maduros. O amadurecimento dá um escurecimento das escamas do bulbo. Nesse caso, os bebês são facilmente separados. O cuidado com os tubérculos e com as crianças é o mesmo. Os floristas observam que, no caso de chuva, manchas acastanhadas podem aparecer nas folhas. Este é um sinal para uma escavação anterior. Se você ignorar esse fato, os bulbos podem ser atacados por podridão ou botrytis. Um forcado é usado para o procedimento. Eles protegem as lâmpadas contra danos. Os tubérculos são retirados com o solo e limpos à mão. A inspeção é realizada e as cópias danificadas são necessariamente descartadas. Estes incluem aqueles que não tiveram tempo de amadurecimento, muito pequenos, assim como aqueles que são afetados por doenças e pragas.
Após a lavagem, os bulbos devem ser tratados com permanganato de potássio. Para isso, é preparada uma solução fraca do medicamento, onde o material de plantio é imerso por 10 minutos. Depois disso, você pode começar a secar.
Quanto à secagem, os bulbos são colocados exclusivamente à sombra. Ao sol, eles murcham com bastante rapidez. A temperatura ambiente mais confortável. Os bulbos são secos por pelo menos 14 dias, após os quais são dispostos para armazenamento e mantidos em local fresco e seco. A temperatura de armazenamento deve ser de no máximo +5 graus. Você também deve cuidar da baixa umidade, caso contrário, os tubérculos podem começar a germinar antes do tempo.
Recomendações
Se você deixar os gladíolos no solo durante todo o inverno, eles podem congelar. Portanto, você definitivamente deve desenterrá-los. Os especialistas recomendam realizar o procedimento não antes de 3 semanas após o desbotamento da planta. É melhor adiar totalmente o processo, então haverá mais tempo para amadurecer. Floristas aconselham substituir a pá por um forcado. Além disso, existe a opinião de que é necessário desenterrar os gladíolos depois da colheita das batatas, mas antes mesmo que o repolho seja retirado.
Se infecções fúngicas se tornam visíveis nas folhas, os brotos são cortados imediatamente. O próprio bulbo é armazenado separadamente para não entrar em contato com espécimes saudáveis.
Recomenda-se o corte de folhas e caules de flores que ainda estão em campo aberto. O fato é que, quando removido dele, é muito fácil danificá-los. Se a escavação for realizada de forma incorreta, existe o risco de perder crianças. Quando as crianças não são necessárias, elas também devem ser retiradas do solo para que no próximo ano não interfiram nas safras plantadas e não as oprimam. Se a haste for quebrada em vez de cortada, existe um sério risco de danificar o bulbo. Portanto, isso é fortemente desencorajado. Para que as raízes se separem melhor, você deve esperar de 5 a 7 dias. É melhor armazenar as lâmpadas em materiais que respirem. Pode ser, por exemplo, palha seca, disposta em uma caixa de papelão ou uma caixa de madeira. Armazenar as lâmpadas na geladeira não é a pior opção. Para fazer isso, você pode selecionar a prateleira inferior ou uma gaveta separada.
As floristas dizem que cuidar dos gladíolos depois de murcharem não é tão difícil. Resumindo, pode-se notar que as principais atividades são a poda oportuna dos caules das flores, a alimentação, a garantia do amadurecimento do bulbo, a escavação, a inspeção, a limpeza, o beneficiamento e a secagem. A organização correta do armazenamento também é um ponto importante. A implementação dessas medidas simples permitirá que você obtenha material de plantio saudável. Já na próxima temporada, o jardim estará decorado com flores lindas e brilhantes que farão as delícias dos olhos.
Para informações sobre como cuidar adequadamente dos gladíolos após a floração, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.