Gladiolus Muriel: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Plantar e sair
  3. Reprodução
  4. Doenças e pragas

Gladiolus Muriel é um excelente exemplo de uma planta ornamental atraente. Esta cultura é relativamente rara na jardinagem doméstica. Porém, tem todas as chances de sucesso, você só precisa se familiarizar com as nuances de seu cultivo.

Descrição

Os biólogos classificaram Acidantera bicolor na categoria de plantas de espargos monocotiledôneas da família Iris. Eles são considerados parte do gênero espeto. O nome Muriel gladíolo foi dado em homenagem ao descobridor da espécie. Em algumas fontes de língua russa, uma transcrição diferente do nome também pode ser usada (Muriel, Muriel, Muriel).

Biólogos profissionais pararam de identificar o gênero acidanter há muito tempo. Mas a literatura de horticultura às vezes também menciona sua existência. Em alguns casos, o nome Acidantera Muriel também é encontrado. Área natural de povoamento - África. Mais comumente, as plantas herbáceas bicolores ao ar livre são encontradas em:

  • Tanzânia;
  • Moçambique;
  • Burundi;
  • Malawi;
  • Etiópia.

Os Gladioli Muriel são cormos de até 1 m de altura, às vezes um pouco mais altos. Cada espécime possui um par de folhas xifóides alongadas. O comprimento de cada uma delas é de aproximadamente 0,6 m. O diâmetro das flores varia de 0,05 a 0,08 m. É comum um bicolor formar de 8 a 10 flores por arbusto. Cada botão contém 6 pétalas em forma de triângulo com uma ponta afiada. Na base, as pétalas têm cores ricas em carmesim, quase preto ou púrpura escuro. Seu lado externo é branco como a neve.

A flor do gladíolo Muriel cai nos últimos dias do verão e no início do outono. Um atraente aroma doce é característico. Não é muito forte, mas ainda atrai alguns insetos. A planta goza de uma merecida popularidade no exterior.

A resistência à geada da cultura não é alta, portanto é necessário arrancar os rebentos no outono e mantê-los em locais secos antes do início do calor.

Plantar e sair

É possível cultivar um acidificador de duas cores apenas em solo bem drenado. Se essa condição for atendida, não há requisitos especiais para sua composição. Os especialistas recomendam colocar essas plantas no lado ensolarado. Caso contrário, existe um grande risco de a planta não florescer. Isso é especialmente verdadeiro se a área for caracterizada por um clima frio. Então é aconselhável plantar os rebentos na primavera. Esperar o aquecimento do solo (geralmente em março, em condições desfavoráveis ​​ou no norte - em abril). Nas regiões do sul do nosso país, o plantio de gladíolo Muriel é possível no outono. E a segunda opção é preferível lá, especialmente ao sul de Volgodonsk. As sementes são plantadas a uma profundidade de 0,1 m; deve haver cerca de 0,2 m entre as mudas.

O armazenamento de bulbos antes do plantio só é possível após uma seleção cuidadosa e rejeição de espécimes ruins. O material de plantio selecionado é desinfetado com fungicidas. Caso contrário, depois de algum tempo, a planta plantada será afetada pela podridão das raízes. Mantenha as lâmpadas a 22 graus por pelo menos 14 dias. Antes do plantio propriamente dito, o material de plantio é tratado com um acelerador de crescimento por 2 a 4 horas, escolhendo o medicamento a seu critério.

Para o gladíolo perfumado, a qualidade da drenagem é crítica. É muito útil escolher um solo leve e fértil com uma reação neutra ou ligeiramente ácida. Em diferentes condições, a planta também se desenvolverá, mas será mais difícil cultivá-la e o resultado será pior. O cultivo de gladíolo em sombra parcial é permitido.A profundidade de plantio do bulbo no solo é de 0,1 cm; recomenda-se colocar uma pequena quantidade de areia de rio nos buracos.

Os gladíolos recém-plantados devem ser bem regados. Às vezes, os bulbos germinam antes do plantio. Graças a esta técnica:

  • a cultura se torna mais forte e mais duradoura;
  • a floração mais cedo é fornecida;
  • a duração total da floração aumenta;
  • será possível inicialmente classificar as cópias por características.

Eles geralmente tentam germinar o material de plantio no início de março. Para fazer isso, use copos de turfa com 0,15 m de largura. A profundidade do marcador é 0,03-0,04 m. Na maioria das vezes, 1 cebola é usada para 1 comprimido. Mas se o diâmetro for 0,15 m, você pode colocar 3-5 lâmpadas de uma vez. Os comprimidos são colocados em uma área quente e bem iluminada. Na faixa do meio, a iluminação adicional é altamente recomendada. É necessário cultivar e cuidar das mudas de gladíolos Muriel da mesma forma que as mudas de outras culturas. As mudas jovens são regadas com um método de gotejamento sistemático.

O ar fresco é definitivamente necessário, mas não deve haver correntes de ar. A planta deve ser adaptada às condições externas no último mês antes do plantio. Assim que o calor estável chegar, você pode transplantar gladíolos diretamente no solo. Isso deve ser feito sem afetar o sistema raiz. Mesmo que não seja o mais suave, o risco de atrapalhar o desenvolvimento ainda é grande. Acidantera precisa de rega abundante, mas não muito poderosa. Simplificando, ele precisa de muita umidade. Mas, ao mesmo tempo, a umidade excessiva é extremamente perigosa.

O estado da Terra deve se tornar o principal ponto de referência. É aconselhável levar em consideração o clima atual.

Durante os períodos de seca, às vezes você terá que regar o gladíolo diariamente. A secagem fora do círculo tronco provoca uma rápida secagem dos bulbos. Logo a planta ficará mais fraca. A irrigação é reduzida durante a floração. Esta técnica permite obter maior brilho e contraste das flores. O controle de ervas daninhas deve ser o mais regular possível. Por causa deles, muitas pragas podem se espalhar. A terra terá de ser solta sem falha, caso contrário, mesmo uma rega ideal não impedirá que o solo seque. Mulching é justificado. Graças a ele, as ervas daninhas são eliminadas e a umidade do solo é preservada, assim como um efeito de design atraente é alcançado.

Como cobertura morta, você pode usar:

  • pinhas apodrecidas ou esmagadas;
  • casca de árvore;
  • turfa;
  • pedra britada de tamanho médio;
  • lascas de granito.

A exatidão do gladíolo Muriel para alimentação não é muito grande. Ao plantar em vegetais frescos ou solo de jardim com boas propriedades nutricionais, não há necessidade de adicionar mais nada. Mas se o solo for francamente pobre, você terá que usar fertilizantes. A determinação do tempo entre os curativos fica a seu critério. Em uma terra relativamente fértil, o procedimento é realizado mensalmente, e em uma terra pedregosa, isso é feito uma vez por década.

A dosagem ideal está indicada na embalagem do fertilizante. A sobrealimentação leva ao aumento do desenvolvimento da parte verde das plantas em detrimento das flores. Cortar inflorescências vazias ajudará a estender o período de floração. Se chegar o outono chuvoso e cedo, os gladíolos devem ser desenterrados mais cedo do que o normal. Você pode se recusar a cavar apenas em regiões relativamente quentes.

Reprodução

Métodos vegetativos, bulbosos e de sementes são adequados para este procedimento. As crianças são separadas durante os meses de outono. Eles devem ser plantados com o início da primavera, usando simultaneamente com espécimes adultos. Eles devem ser selados a uma profundidade igual à altura das lâmpadas. A distância entre os plantios deve corresponder ao diâmetro dos bulbos.

É impossível contar com o aparecimento de flores nos primeiros anos. A floração começará na temporada 3 ou 4. Recomenda-se a remoção de flores isoladas que aparecem prematuramente. Então a planta acumulará mais força e se desenvolverá com mais sucesso.

O método da semente é trabalhoso, mas permite que você obtenha as melhores qualidades em tais espécimes.

Doenças e pragas

Perigoso para o gladíolo Muriel ácaro do bulbo, pulgão, tripes, lesmas... De doenças - ferrugem, oídio e podridão da raiz... As plantas afetadas por fatores desfavoráveis ​​estão mais frequentemente doentes. O principal método de controle é o uso de tecnologia agrícola. É indesejável plantar flores perto de plantações afetadas por pragas comuns e infecções por gladíolos.

No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre o gladíolo Muriel.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário