Como fazer crescer um gladíolo de um bebê?
Gladioli são considerados flores nobres e orgulhosas. Eles decoram muitos canteiros de flores e gramados. Eles fazem buquês requintados. É uma pena que cuidar deles seja um pouco incômodo. Muitos jardineiros estão convencidos disso. Você pode plantar um bulbo e depois de alguns meses admirar a planta que cresceu a partir dele, e no próximo ano você não vai esperar a tão esperada floração. E então eu quero olhar para a beleza incomum a cada estação. O que fazer para tornar seu desejo realidade? Basta aprender todos os truques para cultivar essas lindas flores.
O que é isso?
A reprodução de gladíolos não é uma tarefa fácil, mas bastante viável. Normalmente, os gladíolos se reproduzem com bulbos e os chamados bebês. Quais são as últimas? O bebê se parece com um pequeno tubérculo de casca densa e seca, que protege o interior deste aparelho de fatores externos durante o repouso. Cada uma dessas unidades, semelhante às pequenas batatas, tem seu próprio tamanho específico. No entanto, é necessário começar a história sobre a reprodução de gladíolos com rebentos. E você precisa saber que seu florescimento subsequente depende dos parâmetros do cormo do gladíolo. Considere esses mesmos tamanhos e descubra como eles afetam a beleza futura e o tamanho da flor.
- Só aquele cormo que tem o tamanho mais de 3 centímetros de diâmetro, pode dar vários pedúnculos de uma vez. As flores serão grandes e lindas, pois se abrirão completamente. Sua cor o surpreenderá com sua riqueza.
- A mesma unidade, apenas ligeiramente menor - 2 a 3 centímetros, é considerado da segunda classe. Dela, você também vai esperar por uma floração exuberante.
- Além disso, o tamanho apenas diminui. Pequenos espécimes com tamanhos de 1,5 a 2,5 centímetrossão considerados uma boa opção. Mas eles começam a florescer muito mais tarde do que os anteriores, cerca de 2-3 semanas. Além disso, as flores não abrem com tanta intensidade.
- As unidades da quarta análise são consideradas de qualidade inferior. Eles têm tamanhos de 1 a 1,5 centímetros... Essas migalhas florescem tarde e florescem muito mal. Mas se você mostrar perseverança, poderá obter bons resultados com essas amostras.
Ao desenterrar um cormo, você pode notar bobinas muito pequenas em sua base - são tubérculos ou os chamados bebês. Imagine que eles também tenham seus próprios tamanhos e sejam divididos por parâmetros.
- As crianças em primeiro lugar têm tamanhos de 6 a 11 mm. Com os cuidados subsequentes, eles podem produzir cormos de primeira classe. Com a ajuda deles, a planta é fácil de se propagar.
- Os tubérculos de segundo grau têm dimensões de 2,5 a 5 mm. Deles você receberá pequenos cormos.
O gladíolo bebê promove a reprodução vegetativa. Essas unidades retêm muito bem todas as suas qualidades durante o período de inverno durante o armazenamento. Portanto, sua taxa de germinação é sempre 100%. As crianças têm as seguintes vantagens.
- Eles podem ser multiplicados para o estado de flores. É assim que o fundo pessoal de sementes é preservado.
- Você obterá uma planta 100% saudável, pois os bebês cresceram em seu solo, que possui características próprias.
Quando coletar e como armazenar?
Definitivamente, após o período de verão, os cormos são desenterrados com os filhos dos gladíolos. É necessário realizar este processo quando estiverem totalmente maduros. Como determinar o vencimento total no primeiro ano? Pessoas experientes fazem a contagem regressiva do final da floração. Pode demorar cerca de um mês. Se variedades tardias crescerem em seu local, esse período pode ser aumentado para 1,5 meses.
O que fazer depois de serem desenterrados? É necessário enxaguar e secar os rebentos. O mesmo é feito com os filhos de gladíolos. Quando, depois de secar, você começar a separar a semente, tente não jogar nada fora. Melhor distribuí-los por tamanho. Então você obtém uma grande quantidade de material de plantio. E lembre-se, os bebês sobrevivem muito melhor do que as próprias lâmpadas.
No entanto, é preciso criar condições para eles. A sala deve ser ventilada e a temperatura não deve exceder 8 graus. Lembre-se de que o material de plantio deve ser visto no inverno (descartando espécimes podres e ressecados) e mudado de tempos em tempos. E antes disso, os filhos de gladíolos devem ser tratados com preparações especiais que preservam o material de plantio.
Portanto, você precisa aprender duas regras.
- No outono, as crianças são desenterradas, separadas, secas e colocadas no armazenamento de inverno. Lembre-se que o rizoma verde tem uma cor cinza claro e os maduros têm a casca marrom (se fundem com a cor do solo, por isso é difícil retirá-los).
- Na primavera, as crianças saem e começam a se preparar para o plantio. E este período é o mais problemático. Deve ser levado a sério.
Como se preparar para o pouso?
Depois do inverno, os bebês dos gladíolos estão prontos para plantar. Você precisa pegá-los e fazer algumas manipulações que permitirão que você obtenha flores exuberantes no futuro. Em primeiro lugar, considere o material de plantio. Você verá que cada bebê está usando uma concha bem justa. Retém substâncias úteis, protege o aparelho de fatores nocivos, ao mesmo tempo, esta concha pode contribuir para que o seu bebé não germine bem.
O que fazer para evitar que isso aconteça? É necessário quebrar ligeiramente a casca densa. Claro, esse processo é muito difícil. É muito difícil destruir manualmente uma concha forte. Além disso, você pode danificar o interior ou até mesmo esmagar a amostra. No entanto, você ainda precisa realizar essas ações.
Se, após a escavação, você não recebeu uma parte tão grande do material de plantio das unidades, o processo de quebra da densa casca não será tão trabalhoso. Se você tem um grande número de crianças disponíveis, então você tem que fazer alguns truques. Uma forma eficaz e natural é germinar o material de plantio. Esse tipo de trabalho pode ser feito em casa. Para isso, cerca de um mês antes do plantio, os filhos do gladíolo são colocados no chão, que fica em um local quente e iluminado por 3 semanas.
Depois disso, os filhos devem ser separados e decompostos por tamanho e grau em recipientes separados. Para fazer isso, você pode usar sacos plásticos ou copos descartáveis (eles são cobertos com papel celofane). Depois de espalhar o material de plantio nos recipientes, um pouco de água deve ser despejada neles (é aconselhável adicionar um pouco de permanganato de potássio na água para que fique levemente rosado). Lembre-se de que os frascos ou sacos não podem ser fechados com muita força. É necessário certificar-se de que o ar está fluindo constantemente para eles.
Separadamente, deve ser dito sobre a água. Não deve haver muita umidade. Caso contrário, seu material de plantio começará a se deteriorar e apodrecer. Se você fizer tudo corretamente, em 2 semanas seus bebês irão liberar pequenas raízes e dar os primeiros brotos. Alguns produtores, se não tiverem muito material de plantio, colocam sacolas com crianças na geladeira. O efeito supera todas as expectativas. Este método promove o rápido crescimento da planta e uma boa floração subsequente.
Como cultivar mudas?
No inverno ou no início da primavera, você pode usar gladíolos infantis como mudas. Observe que os maiores podem ser usados para cultivar bulbos maiores. Tudo isso pode ser feito em casa e você terá sucesso.Esteja ciente de que isso levará muito mais tempo, mas o resultado irá agradá-lo. De modo geral, isso se refere a quantos jardineiros plantam tomates para fazer mudas a partir de sementes. Somente em vez de sementes você "semeará" futuros gladíolos. Para fazer isso, você precisa fazer isso.
- Após a germinação, cada bebê individual deve ser plantado imediatamente em um pequeno recipiente separado (é melhor levar um copo de plástico). Como resultado, você não danificará as raízes ao replantar os jovens no campo aberto. Embora você possa plantar em uma caixa. Só neste caso, você precisa ter cuidado ao fazer o transplante.
- As mudas devem ser mantidas em uma sala onde a temperatura seja mantida entre 10-15 graus. O porão é mais adequado para a germinação de gladíolos.
Coloque os copos ou cassetes com as futuras mudas em um palete grande. Despeje água nele. Isso irá garantir uma rega adequada. Certifique-se de fornecer luz às suas mudas, caso as mantenha no porão. Para fazer isso, você pode usar lâmpadas economizadoras de energia. Então você pode obter bons tiros.
Transplante para abrir terreno
Local de entrega
Os gladiadores amam o sol. Portanto, para o seu plantio, escolha as áreas mais iluminadas. Se você plantar esta flor em uma parte escura do espaço, seu animal de estimação não florescerá abundantemente. Além disso, você não pode plantar uma flor caprichosa o tempo todo no mesmo lugar. Os locais de pouso precisam ser trocados a cada 3 anos. Os gladíolos crescem melhor em canteiros onde os vegetais costumavam crescer. Em geral, qualquer solo é adequado para eles. Se o solo estiver muito solto, regue com mais frequência, e se o solo for pesado, afrouxe com mais frequência.
Instruções
Em geral, plantar gladíolos se assemelha a plantar batatas.
- Um buraco separado deve ser cavado para cada unidade. O diâmetro do furo é selecionado de acordo com seu tamanho. Se a amostra de semente tiver um diâmetro de mais de 3 cm, o orifício deve ter 10 cm de diâmetro.
- Tente plantar o bulbo o mais fundo possível. A floração depende disso. Além disso, a areia deve ser despejada no buraco, enchido com água com esterco diluído nele e tratado com "Fitosporin".
Assim você obterá excelente floração e muitos bebês de gladíolo. Portanto, a distância mais correta entre as covas deve ser superior a 20 cm, cobrir o local de plantio com terra e polvilhar com serragem por cima. Então eles agem assim.
- No outono, o solo sob os gladíolos deve ser desenterrado. Se o solo for argiloso, adicione areia. Caso contrário, acrescente argila. O solo precisa ser fertilizado. Aplique fertilizantes de fosfato de potássio.
- Desenterre o solo adicionalmente na primavera. Faça uma cama com cerca de 10 cm de altura. Antes de plantar gladíolos, trate o solo com Fitosporin.
Cuidados de acompanhamento
A rega excessiva para os gladíolos é prejudicial, especialmente se o verão for chuvoso, caso contrário, seus gladíolos apodrecerão. Portanto, garanta a drenagem do solo próximo às raízes. Como todas as plantas, os gladíolos precisam ser alimentados com fertilizantes (esterco, composto). Essas flores requerem afrouxamento regular do solo. Precisamos lutar ativamente contra as pragas. Todas as tarefas principais começam em cerca de 2 semanas, quando aparecem os primeiros rebentos.
A partir daí, os brotos precisam ser regados abundantemente até a impregnação de 4 cm de profundidade. É necessário fazer isso uma vez por semana. Assim que os brotos ficam mais fortes, a flor precisa ser alimentada com verbasco. A primeira alimentação deve ser feita no final de maio, depois em julho (fertilizantes podem ser potássio, fósforo e nitrogênio) e em agosto (alimentados com fertilizantes potássio-fósforo).
A doença é melhor prevenida. Portanto, trate suas flores com fungicidas. O principal inimigo dos gladíolos são os tripes. Para este problema, os gladíolos devem ser processados com antecedência - quando você vir as primeiras 3-4 folhas danificadas. Soluções químicas ajudam, mas se você não as aceitar, trate suas flores com várias decocções de celidônia ou mil-folhas. Este método não é muito eficiente, mas pode ajudar.
Quando os gladíolos ganham força e dão brotos persistentes, devem ser amarrados para não se quebrarem com rajadas de vento. Após o início da floração, quando as primeiras 3 flores desabrocharem, corte o rebento. Coloque na água. O resto das flores desabrochará sozinhas. Lembre-se de que o corte de gladíolos deve ser adequado. Antes de cortar a filmagem, você precisa desinfetar a faca. Mergulhe em permanganato de potássio. Em seguida, conte cerca de 6 pares de folhas e pique com uma faca. Em seguida, desenrosque o caule da flor.
Para obter informações sobre como cultivar adequadamente um gladíolo desde um bebê, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.