Quando desenterrar gladíolos e como armazená-los?

Contente
  1. Por que desenterrar?
  2. Tempo ideal
  3. Como cavar certo?
  4. Preparando as lâmpadas para armazenamento
  5. Como salvar?

Os Gladioli literalmente cativam todos que olham para eles. Mas essas flores precisam de cuidados adequados. E, acima de tudo, talvez, as questões sejam causadas pela escavação sazonal dessa cultura.

Por que desenterrar?

Os gladíolos devem ser removidos de áreas abertas no inverno por várias boas razões. A primeira delas é a suscetibilidade dessas plantas à geada. A hipotermia é extremamente perigosa para eles. É altamente provável que mesmo espécimes aparentemente bem invernados não floresçam na primavera.

Os gladíolos colhidos no outono, se armazenados corretamente, não serão atacados por pragas e doenças perigosas. Além disso, aqueles que necessariamente removem os gladíolos a cada ano serão capazes de selecionar os espécimes mais fortes e resistentes entre eles. Esta propriedade é muito importante para o cultivo posterior da cultura.

Mas o material de plantio dos gladíolos é muito suscetível a todos os tipos de doenças das flores. Fungos patológicos freqüentemente o afetam. Mesmo uma invernada cuidadosamente organizada não exclui o perigo de infecção. Se os gladíolos estiverem infectados, eles não germinarão ou germinarão, mas não florescerão. O perigo só pode ser evitado cavando e depois separando.

Tempo ideal

Especialistas apontam que A melhor época para desenterrar os gladíolos (ou melhor, seus bulbos) é no mês seguinte à floração. Variedades tardias às vezes são desenterradas muito mais cedo ou mais tarde. Mas não é recomendável se desviar muito do prazo padrão em qualquer caso. O tempo máximo de escavação é até o frio chegar (menos de +10 graus). Com a correta execução da obra e cumprimento dos prazos para a próxima safra, você poderá desfrutar do belo visual das flores.

Na zona intermediária da Federação Russa, a época ideal para escavar gladíolos geralmente cai no primeiro mês do outono. Isso geralmente ocorre em meados e na segunda quinzena de setembro.

Importante: se as flores foram cortadas no início de setembro, a época ideal vai passar para meados de outubro. Mas a região onde as plantas são cultivadas também afeta o período específico. Na região de Moscou, é melhor fazer esse trabalho em meados de setembro.

No entanto, não se deve esquecer que, depois de escavada, a cebola deverá amadurecer por cerca de 30 dias. Devido ao clima severo, requisitos mais rigorosos são feitos pelos gladíolos na Sibéria. A recomendação padrão de esperar 30-50 dias após a floração pode ser muito ruim. Mesmo uma curta geada noturna é suficiente para que as lindas flores sejam irremediavelmente danificadas. Você tem que confiar na intuição e na experiência da horticultura.

Às vezes, só depois de cavar fica claro que os bulbos estão danificados pelo gelo.

Quanto mais precoce for a variedade, mais cedo será necessário extrair o material de plantio para o próximo ano. Por último, mas não menos importante, eles trabalham com plantas cultivadas desde crianças. As condições de trabalho nos Urais são praticamente as mesmas. Você terá que monitorar constantemente o clima, pois ele pode apresentar muitas surpresas desagradáveis.

Como cavar certo?

Não pense que tudo se resume a cumprir prazos. A colheita de tubérculos e bebês de gladíolos requer conhecimento da tecnologia de trabalho. Especialistas e agrônomos aconselham aguardar o tempo ensolarado e quente. Quanto mais alta a temperatura do ar e mais longas as horas de luz do dia, menos os bulbos colhidos terão de ser secos. Você pode cavar não apenas com pás de baioneta, mas também com um forcado.Eles começam com um desvio da haste de pelo menos 0,2 m. No ponto desejado, os garfos ou baioneta da pá são cravados verticalmente no solo.

Com movimentos cuidadosos e não agudos do instrumento (quando parece balançar), eles levantam o caroço com as raízes. Importante: é aconselhável dispor sobre uma lona previamente estendida. Eles colocam o caroço com cuidado, não é absolutamente necessário quebrá-lo. Os arbustos são escavados gradual e metodicamente ao redor do círculo. Recomendação: em vez de uma pá, às vezes são utilizadas algumas pás de jardim e, a julgar pelos comentários, com elas acaba-se por colher os tubérculos de forma muito mais rápida e agradável.

Mas não se pode limitar apenas o trabalho de terra. Se o gladíolo for desenterrado, todas as partes restantes do solo serão simplesmente cortadas. Quanto mais próximo o caule for cortado do bulbo, melhor. Às vezes, eles tentam separar o novo tubérculo do original; no entanto, alguns especialistas acreditam que é mais correto fazer isso após a secagem.

Preparando as lâmpadas para armazenamento

Tratamento contra doenças e pragas

Faz sentido fazer algo com os bulbos de gladíolos apenas quando o solo aderido às raízes secar pelo menos um pouco. Portanto, nos primeiros 10-30 minutos você pode relaxar ou fazer outras coisas. A terra seca é sacudida com as mãos. Só depois disso, as lâmpadas coladas são separadas e as crianças colocadas separadamente. O corte das hastes é feito a uma altura de 0,05 m acima do bulbo.

Tubérculos doentes e simplesmente muito velhos são eliminados. Para que os gladíolos não adoeçam no futuro, eles devem ser tratados com solução de Fitosporina. A partir das ferramentas disponíveis, uma solução de sal e refrigerante é recomendada (0,15 kg e 0,15 kg por 10 litros de água limpa). Apenas tubérculos devidamente decapados podem ser separados e secos.

Para efeito adicional, após a secagem principal, o material é embebido em uma solução de "Fundazol" (0,1%) e permanganato de potássio (0,3%).

Esses dois métodos de processamento não se substituem, mas são aplicados sequencialmente. O tempo de espera em cada uma das soluções é de pelo menos 30 minutos. Alguns jardineiros recomendam processar adicionalmente o material de plantio com "Karbofos" muito fortemente diluído. Isso fornece uma garantia adicional de proteção contra doenças. Mas não importa quantos tratamentos tenham sido feitos, 2 ou 3, uma secagem adicional é sempre necessária antes do armazenamento.

Secagem

É melhor secar o material de plantio de gladíolos em caixas em que são feitas covas. Essas caixas são colocadas em um local quente onde será garantido que esteja seco. É muito importante que a temperatura do ar não desça abaixo de 24 graus. O tempo total de secagem é de 40-45 dias. Em seguida, eles removem:

  • "Crianças";
  • lâmpadas velhas;
  • tudo o que resta das raízes e caules.

Como salvar?

Todos os agrônomos e jardineiros concordam que os cormos devem armazenar em local fresco e seco. As caves normais sem a impermeabilização adequada não são adequadas para este fim. E mesmo em um porão bem preparado, valeria a pena monitorar constantemente a aridez do ambiente e a segurança do próprio material de plantio.

Para combater as pragas, é aconselhável colocar o alho próximo aos bulbos. Drogas de fábrica também podem ajudar nessa questão. Na maioria das vezes, "Inta-Vir" é usado. 1 comprimido é consumido por 10 litros de água. Demora cerca de 30 minutos para processar lâmpadas de plantio nele. Em seguida, eles são secos novamente.

Você pode remover o material para um local onde as seguintes condições são fornecidas:

  • temperatura do ar estável não inferior a 4 e não superior a 7 graus;
  • umidade relativa de 65 a 75%;
  • escurecimento completo (mesmo uma leve contraluz provoca a germinação dos rebentos);
  • ventilação sistemática da sala.

O cuidado antes do plantio na primavera significa, antes de tudo, uma inspeção regular de cada espécime. Mesmo com uma corrosão cuidadosa, o perigo de infecção por pragas ou doenças não pode ser completamente descartado. Todas as lâmpadas danificadas devem ser destruídas imediatamente e o local onde estão armazenadas deve ser desinfetado. O cumprimento cuidadoso de todas as recomendações permitirá que você guarde a preciosa flor para o próximo ano. O florescimento não perderá seu esplendor e beleza.

Surgem problemas para aquelas pessoas que não podem usar os porões ou porões. Uma excelente solução é armazenar as lâmpadas no solo. Observe que este método protege automaticamente o material de plantio da luz solar. Algumas pessoas guardam lâmpadas na geladeira ou na varanda.

Os recipientes de armazenamento também merecem atenção. Nesta capacidade, é útil:

  • sacos de polietileno;
  • collants de nylon;
  • jornais velhos;
  • Sacolas de papel;
  • caixas de madeira.

Independentemente de como são armazenadas, as lâmpadas precisam de ventilação. Sem acesso ao ar, eles são afetados por um fungo ou apodrecem completamente. Maneiras originais de preservar os rebentos de gladíolos para o inverno:

  1. colocá-los no poço da escada ou no patamar inferior sob a escada;
  2. no banheiro perto de canos de água fria;
  3. entre velhas molduras de madeira;
  4. em uma despensa isolada não aquecida.

Mas todas essas opções têm várias desvantagens. Assim, ao colocar o material de plantio na escada ou em outro local da entrada, é fácil enfrentar o seu furto. No banheiro, próximo aos canos, você terá que proteger as lâmpadas da umidade, e protegê-las com seriedade - para que nem mesmo o rompimento do cano os molhe.

Obviamente, este método não é adequado se as tubulações quentes e frias forem colocadas lado a lado. As velhas molduras de madeira foram substituídas quase em todos os lugares por "plástico". E armários sem aquecimento são muito caprichosos em termos de manter a temperatura ali.

Onde quer que seja decidido armazenar o material de plantio de gladíolos, é necessário verificar cuidadosamente se todos os parâmetros necessários estão suportados ali.

Loggia (varanda fechada) é mais adequada para isso. Mas se a temperatura cair abaixo do nível permitido, você precisará embrulhar as caixas ou outros recipientes em material agrícola protetor. Você também pode usar um cobertor normal. Em qualquer caso, o controle da temperatura será uma das principais preocupações do produtor.

Em varandas e galerias, é aconselhável colocar rebentos em caixas de espuma. Furos são feitos no contêiner para acesso do ar. As sacadas e galerias são aconselhadas a serem equipadas com termômetros estacionários. Com o início do clima frio severo, o isolamento do material de plantio é importante mesmo em galerias isoladas. Não há menos sutilezas ao armazenar tubérculos em porões e porões. Eles devem ser mantidos longe de vegetais e frutas.

Idealmente, é melhor evitar colocá-los na mesma sala. Muita umidade evapora dos vegetais, incluindo raízes, durante o armazenamento. Bulbos de gladíolo delicados podem sofrer com isso. A embalagem ideal é aquela com fundo de rede.

Não é aconselhável colocar as caixas diretamente no chão. É muito mais correto colocá-los nas prateleiras do rack. Isso protegerá de forma confiável o material de plantio da umidade. Você pode enterrar os cormos na areia. Então, no início da primavera, eles estarão cobertos de "filhos", e com certeza haverá material de plantio suficiente. É verdade que no primeiro ano as crianças não darão flores e, além delas, terão que ser preservados tubérculos comuns.

Em condições urbanas, muitas vezes é necessário armazenar material de plantio na geladeira. Esta opção funcionará apenas para um pequeno número de lâmpadas. Levando em consideração a provável umidade na geladeira, todas as cópias são embaladas em papel. Esses espaços em branco são colocados apenas nas prateleiras inferiores. Nos últimos dias de fevereiro ou início de março, a absorção de umidade pelos futuros gladíolos atinge o máximo. Portanto, neste momento devem ser retirados, secos e embrulhados em papel novo. As peças são colocadas novamente nas prateleiras com temperatura baixa, mas não negativa.

Se o material de plantio congelar depois disso, não dará 100% de cor. No entanto, é mais comum armazenar lâmpadas fora da geladeira. Permite um maior controle sobre as condições de sua estadia.

Na grande maioria dos casos, o material de plantio é colocado em caixas. Geralmente são feitos de madeira, já que os espaços entre as placas fornecem proteção contra umidade e ventilação ao mesmo tempo. Recipientes plásticos especiais para vegetais podem ser considerados uma boa alternativa.

Se a sala onde se decide o armazenamento dos tubérculos estiver suficientemente seca e com ventilação adequada, não é necessário embrulhar em papel ou plástico adicional. Em cada caixa, os espaços em branco são colocados apenas para um grau, e um pedaço de papel com a inscrição correspondente é colado em fita transparente.

Se não houver porão, você pode usar collants ou meias de náilon. Você terá que selecionar cuidadosamente as lâmpadas. De fato, neste caso, basta um espécime infectado para que a infecção afete todas as mudas em contato com ele. Durante o armazenamento, é aconselhável verificar a segurança dos tubérculos pelo menos duas vezes. Aqueles que amolecem ou endurecem além da medida devem ser removidos imediatamente - eles não são mais adequados para o desembarque.

    Você pode enterrar as lâmpadas no solo em locais com clima ameno e congelamento raso. A água subterrânea deve ser o mais profunda possível. Eles cavam uma vala com 0,8 m de profundidade e 0,7 m de largura. Os brotos de plantio são transferidos para caixas de madeira. Eles são polvilhados com serragem ou areia calcinada.

    Depois de instalar a caixa na vala, polvilhe com folhas. Polietileno é puxado sobre eles para salvar os futuros gladíolos da precipitação. Esse enchimento de vala pode ser enterrado até a primavera. Mas é preciso estar firmemente convencido de que o inverno não será muito frio. Portanto, este método ainda é bastante arriscado.

    Para obter informações sobre como cavar corretamente as cebolas de gladíolos e guardá-las, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário