Como armazenar lâmpadas de gladíolo?
O Gladiolus pertence às plantas de jardim perenes da família da íris, que hoje são cultivadas exclusivamente para fins ornamentais. Ao contrário de outras plantas perenes, os rebentos de gladíolos não toleram geadas prolongadas e, portanto, precisam de abrigo para o inverno. Este artigo irá discutir como armazenar corretamente as lâmpadas de gladíolo.
Por que cavar para o inverno?
Esta pergunta geralmente é feita apenas por residentes de verão inexperientes - jardineiros experientes sabem que, para um gladíolo, o processo de desenterrar tubérculos é bastante natural e até obrigatório. Tudo se explica pela baixa resistência dessas plantas a temperaturas abaixo de -3 graus Celsius. É esse indicador considerado crítico para os bulbos de gladíolo - se a temperatura do solo for mais baixa, eles morrem, tornando-se totalmente inadequados para novos plantios.
Para que os rebentos durante o período de inverno fiquem preservados e não apodreçam, costumam ser armazenados em casa - em local arejado - até a próxima primavera.
Tempos de limpeza ideais
Para preservar os tubérculos dos gladíolos, é importante, antes de tudo, retirá-los do jardim na hora certa. Acredita-se que a melhor época para desenterrar os bulbos seja de 1 a 1,5 meses após o início do período de floração. Normalmente, dependendo do tipo de flor, isso ocorre no outono - final de setembro e início de outubro. Não é recomendável atrasar a escavação dos tubérculos, pois o período de outono é caracterizado por mudanças bruscas de temperatura que podem ter um efeito prejudicial no estado dos bulbos.
E também o momento da colheita pode ser adivinhado pelo estado externo dos rebentos - por exemplo, se escamas características são visíveis no bulbo, então o tubérculo é imediatamente retirado.
Os jardineiros aconselham desenterrar os gladíolos depois que as batatas forem colhidas na horta, mas o repolho ainda não foi colhido - infelizmente, esse conselho é muito aproximado, já que cada residente de verão usa diferentes variedades dessas hortaliças com um período de colheita diferente.
Preparando as lâmpadas antes do armazenamento
O processo de preparação dos cormos antes do armazenamento em casa inclui vários estágios separados.
Coleção
Para colher os bulbos corretamente, você precisará de uma pá de jardim grande e um podador desinfetado. Além disso, não se esqueça de preparar um grande recipiente para coletar as lâmpadas. Durante o processo de escavação, preste atenção a vários fatores.
- É melhor desenterrar os bulbos em clima quente e seco - nessas condições, você pode puxar facilmente os tubérculos do solo. A secura do solo é especialmente importante ao desenterrar crianças, uma vez que é problemático coletá-las em solo úmido. E se eles ficarem lá para o futuro e sobreviverem ao inverno, isso pode levar ao cruzamento de variedades de gladíolos no canteiro de flores. Além disso, se os bulbos forem colhidos molhados, é provável que apodreçam.
- Para não danificar os bulbos durante a colheita, afaste-se cerca de 15-20 cm do local pretendido de coleta dos rebentos. Ao cavar, segure levemente a bola de terra com as mãos - geralmente há muitas crianças por baixo, o que será uma excelente semente no futuro.
- Após a escavação, cada bulbo, assim como suas raízes, são sacudidos do chão e o caule da planta em si é encurtado para uma altura de 15-20 cm.Se a remoção de toda a sujeira do bulbo não sair, limpe-a com água em temperatura normal de verão.
Seleção de material de plantio
A próxima etapa é a remoção de todos os bulbos afetados, estragados ou danificados com uma pá. É melhor isolá-los das plantas e queimá-los. Preste atenção especial aos tubérculos afetados por larvas e vermes - podem ser vistos pelos movimentos característicos das lâmpadas.
Cormos que foram danificados durante o processo de escavação podem ser tratados com uma solução de permanganato de potássio, bem como cinza de madeira. Isso impedirá que as lâmpadas apodreçam durante o armazenamento.
Secagem
Muitos jardineiros recorrem à secagem adicional dos tubérculos de gladíolos antes do armazenamento - isso permitirá que os bulbos sobrevivam melhor no inverno e destruirá algumas pragas que podem entrar na casca. Normalmente, os recipientes escuros especiais são escolhidos para a secagem - as caixas padrão para a coleta de vegetais e frutas são as mais adequadas para isso.
A temperatura na sala de secagem não deve cair abaixo de +22 graus - aproximadamente nessas condições, as lâmpadas terão de repousar por cerca de um mês (às vezes um e meio). Depois disso, a pele velha é retirada dos bulbos, e as laterais dos filhos e raízes também são separadas. A haste do gladíolo pode ser torcida ou aparada. Antes do plantio da primavera no solo, os bulbos são colocados em sacos de papel ou caixas de papelão.
Tratamento
O processamento do bulbo é um procedimento de recomendação antes de armazenar os tubérculos de gladíolos. Ele permite que você proteja os tubérculos de doenças fúngicas que podem ser transmitidas durante o armazenamento por outros vegetais.
Antes de finalmente enviar os tubérculos para armazenamento, eles são tratados com desinfetantes como Inta-Vira, Maxim ou Homa. Após o processamento, os tubérculos recebem um pouco de tempo para se assentar e, em seguida, são colocados em uma área de armazenamento.
Como salvar?
Existem várias opções comuns para preservar os bulbos de gladíolos durante o inverno. Na maioria dos casos, os jardineiros preferem armazenar os tubérculos em um apartamento ou ambiente interno, ou em um porão / porão. A seguir, consideraremos os recursos, prós e contras de cada uma das opções de armazenamento.
No apartamento
Se você deseja armazenar tubérculos de gladíolo em um apartamento na cidade existem várias áreas convenientes e áreas de armazenamento:
- no banheiro próximo a tubulações e comunicações que fornecem água fria;
- na loggia, que deve ser envidraçada para não deixar entrar ar frio;
- em um armário ou em um mezanino sem elementos de aquecimento, mas com boa ventilação;
- calçadas;
- a opção clássica são as aberturas em janelas ou portas.
Independentemente de qual local de armazenamento você escolher, certos requisitos devem se aplicar a ele.
- Ausência total de correntes de ar e ar frio. É por isso que opções como galerias abertas ou peitoris de janela perto de molduras de madeira não são adequadas aqui.
- Nível de temperatura estável, que não oscilará muito em torno de 5 a 7 graus.
- A umidade interna deve ser mantida em 60-75%. Por conta disso, os tubérculos não são recomendados para serem armazenados em banheiros ou salas de vapor, bem como na cozinha, próximo a pias e fogões.
- A área de armazenamento deve ser ligeiramente sombreada e seca, mas também bem ventilada.
- Se uma gaveta padrão for selecionada para armazenamento, ela não deve ser colocada simplesmente no chão da sala. Painéis feitos de placas são instalados sob a caixa, o que fornecerá uma boa ventilação. Se você escolheu sacos de papel para armazenamento, será necessário fazer vários orifícios neles para a circulação de ar.
- Quando armazenadas em recipientes sem furos, as cebolas são dispostas sobre uma camada de papel limpo e a seguir polvilhadas com areia, previamente desinfetada no forno.
Se houver uma queda acentuada da temperatura no ambiente onde os tubérculos são armazenados, o recipiente com as lâmpadas pode ser equipado com uma caixa isolada especial. Para controlar a temperatura ideal, um termômetro é instalado na caixa. A opção mais simples para isolar uma caixa com gladíolos seria simplesmente cobrir o recipiente com tubérculos com roupas quentes ou casacos de pele. Nesse caso, o recipiente, novamente, deve ser ventilado.
Durante o armazenamento, não se esqueça de monitorar o estado dos tubérculos de vez em quando. - os bulbos que começam a apodrecer ou bolor devem ser retirados imediatamente do recipiente. Se os danos ou manchas nos tubérculos forem pequenos, deve-se fazer a poda com poda desinfetada. Ao mesmo tempo, todos os pontos de corte são tratados com solução de permanganato de potássio para não provocar o apodrecimento.
Armazenar rebentos na geladeira é considerado por alguns jardineiros a melhor opção por vários motivos.
- Você pode visualizar as lâmpadas a qualquer momento e avaliar seu estado.
- Em uma geladeira com termorregulação, é possível aproximar mais sutilmente o ajuste de temperatura. Além disso, nunca haverá flutuações de temperatura aqui.
- Para adequar os tubérculos ao plantio em campo aberto, a temperatura na geladeira pode ser abaixada gradativamente, endurecendo os bulbos de gladíolo.
Normalmente, os tubérculos são armazenados nos compartimentos de vegetais da geladeira. Nesse caso, os bulbos são divididos em variedades e acondicionados em jornais. Todos os meses, o estado das lâmpadas é verificado e o jornal congelado ou danificado é substituído por um novo.
Nunca guarde lâmpadas no compartimento do refrigerador em recipientes de plástico lacrados. As bactérias acumulam-se regularmente ali e não há ventilação.
No porão
Se não houver um local adequado no apartamento para o plantio de tubérculos de gladíolos, os jardineiros podem recorrer ao uso de um porão ou adega. Algumas condições também são impostas a este método de armazenamento.
- A adega não deve ser apenas fria, mas também seca - opções embutidas não são adequadas aqui, onde a umidade se acumula constantemente no chão.
- Além dos bulbos de gladíolos, nenhum outro vegetal deve ser armazenado na adega. Batatas, beterrabas ou cenouras, que normalmente são armazenadas em porões, são capazes de liberar uma grande quantidade de umidade, causando o apodrecimento dos gladíolos.
- Como no caso de armazenamento em um apartamento, o nível de temperatura no porão não deve exceder + 4 ... 7 graus Celsius. As leituras de umidade também são idênticas - de 60 a 80%. As únicas exceções neste caso são crianças e lâmpadas jovens - apenas ambientes frios com um nível de umidade ainda mais alto são mais adequados para armazená-los.
- A ventilação é o principal fator que afeta a adequação da adega. Se a sala for ventilada regularmente e o recipiente de armazenamento estiver equipado com orifícios ou uma rede na qual as lâmpadas são colocadas, esta opção de porão será ideal.
Em alternativa à adega, uma garagem normal pode tornar-se um local de armazenamento de tubérculos.
Como proteger os tubérculos de doenças e pragas?
A melhor maneira de proteger os tubérculos de gladíolo de doenças e pragas é examinar cuidadosamente os bulbos durante a colheita, bem como fazer exames preventivos regulares durante o armazenamento. Isso eliminará os bulbos de flores doentes nos primeiros estágios de armazenamento.
Na maioria das vezes, ao armazenar bulbos de gladíolo, os jardineiros enfrentam apenas duas dificuldades. O primeiro é o denominado bolor cinzento - exprime-se no aparecimento de manchas cinzentas características com penugem nos tubérculos das flores, que aumentam de tamanho muito rapidamente. Ao mesmo tempo, os tubérculos perdem peso e tornam-se viscosos. A causa desta doença é um nível muito alto de umidade, falta de secagem de qualidade ou ventilação irregular.
O aparecimento de tripes (ou minúsculos insetos pretos) nos tubérculos dos gladíolos é a segunda complicação possível, que geralmente se manifesta na secagem completa dos bulbos e no aparecimento de passagens escuras nos tubérculos. Tubérculos afetados por essa praga podem ser difíceis de identificar durante a coleta dos bulbos - as larvas dos tripes são levadas para baixo da própria casca dos bulbos, onde hibernam com eles até a primavera. Em condições favoráveis, os insetos acordam e começam a simplesmente beber o suco do bulbo.
Para evitar o aparecimento de tripes, os tubérculos devem ser tratados com inseticidas antes do armazenamento. Um bom remédio para tripes será espanar os bulbos com pó de baratas comuns. Este procedimento pode ser realizado 2 vezes - a primeira vez antes do armazenamento de inverno, a segunda vez na primeira semana de janeiro. Alternativamente, os tubérculos podem ser tratados com uma solução como o Tom.
Se os tubérculos dos gladíolos já estiverem infectados com tripes e as pragas não puderem ser removidas manualmente, você pode recorrer a um tratamento e cuidados mais radicais. Por esta tubérculos infectados são colocados em um recipiente selado separado. Em seguida, coberturas de plástico são colocadas sobre eles e, sobre eles, algodão embebido em uma solução de álcool medicinal (o melhor de tudo, 96%). Este procedimento é melhor realizado 2 vezes com um intervalo de 4 dias. Após essa desinfecção, os tubérculos não apresentarão mais nenhum perigo - são secos e colocados ao lado do restante dos bulbos.
Erros freqüentes
Jardineiros novatos, ao armazenar rebentos de gladíolos, às vezes cometem certos erros que podem afetar a imunidade das flores ou mesmo levar à sua morte. As situações de erro típicas serão discutidas abaixo.
- Arrecadação numa casa de banho. Alguns produtores consideram o banheiro o local ideal para armazenar os tubérculos de gladíolos - nesses cômodos, de fato, nota-se o regime de temperatura ideal, porém, com o nível de umidade, nem tudo é tão simples. Com o uso regular do banheiro, a umidificação do ar pode aumentar e diminuir drasticamente, o que acabará por levar ao apodrecimento dos rebentos.
- Coleção irregular. Durante a colheita do material de plantio da horta, é necessária a coleta de bulbos maduros e prontos para esta coleta. Normalmente os jardineiros não se importam e escolhem tubérculos de absolutamente todos os gladíolos do local, sem levar em consideração os períodos de floração individuais das diferentes safras varietais. Para não se confundir com a variedade varietal, é melhor plantar gladíolos em um canteiro de flores em grupos varietais separados. Do início do florescimento do gladíolo à coleta dos bulbos, devem se passar pelo menos 30 dias.
- Removendo a casca. Ao cavar tubérculos de gladíolos, muitos moradores de verão preferem retirar a casca dos bulbos, sem considerar que isso protege a planta do frio e evita que os bulbos sequem. A casca só é retirada após a secagem, se simplesmente ficar pendurada nos tubérculos ou se os rebentos forem tratados com parafina.
- Armazenamento em sacos de embalagem. Conforme já mencionado, o recipiente para armazenamento dos bulbos de flores deve ser constantemente ventilado. Mesmo que sejam feitos orifícios nas sacolas plásticas para permitir que o oxigênio escape, devido à estrutura dessas sacolas, eles não proporcionarão uma boa passagem de ar. Como resultado, as lâmpadas sofrerão de falta de oxigênio.
- Luz do sol direta. Quem prefere guardar os tubérculos de gladíolos nos peitoris das janelas do lado sul da casa está cometendo um grande erro. Os bulbos dessas flores realmente adoram uma iluminação boa e constante, mas a luz não deve ser direcionada - os raios diretos do sol simplesmente os secarão e os tornarão completamente inadequados para o plantio.
- Armazenamento em um recipiente. Um dos erros mais sérios é o armazenamento de diversos bulbos de gladíolos em um único recipiente. Nesse caso, o jardineiro corre o risco não só de confundir as variedades de gladíolo, mas também de provocar a rápida disseminação de um fungo ou vírus de um tubérculo para todos os outros.
- Ignorando os sinais da doença. A seleção inescrupulosa de material de plantio adequado e saudável é uma das causas mais importantes do apodrecimento do bulbo nos jardineiros.
Lembre-se de que a infecção não pára e se desenvolve muito rapidamente, mas as pragas perigosas podem não apenas danificar o bulbo, mas também ser portadoras de vírus perigosos que não podem ser curados.
A seguir, assista a um vídeo com conselhos de especialistas sobre quando desenterrar e como armazenar lâmpadas de gladíolo.
O comentário foi enviado com sucesso.