O que fazer para fazer os gladíolos florescerem mais rápido?

Contente
  1. Como preparar o material de plantio?
  2. O que adicionar ao solo antes do plantio?
  3. O que e quando regar depois?
  4. Recomendações

Lindos e amados por muitos, os gladíolos cresceram originalmente nas margens do Mediterrâneo e no continente africano. Agora, as flores crescem em quase todos os pátios da Rússia. Muitos jardineiros apreciaram a beleza desta planta durante o período de floração e se perguntaram o que fazer para fazer os gladíolos florescerem mais rápido?

Como preparar o material de plantio?

Para a floração acelerada, apenas tubérculos jovens de variedades precoces que floresceram algumas vezes são escolhidos. Os bulbos devem ser saudáveis, com 5-6 cm de altura e cerca de 2 cm de diâmetro, estes têm botões bem desenvolvidos nas paredes laterais. Para que o gladíolo floresça mais rápido, você precisa começar a se preparar um mês e meio antes do desembarque. Todo o processo se resume em três etapas:

  • limpeza;
  • tratamento de solução;
  • armazenamento até o desembarque.

Limpeza

Primeiro, as lâmpadas são retiradas das escamas, com muito cuidado, de modo a não danificar o rim central, que deve ser deixado, e cortar o resto... Isso irá acelerar o processo de floração precoce do gladíolo, já que toda a força da planta virá apenas para ele, sem ser distraída por outros processos.

Tratamento de solução

Em seguida, vale a pena preparar uma solução na proporção de 1 litro de água por 1 cápsula de "Epin", colocar os rebentos nela por 24 horas. Ou prepare outra solução de permanganato de potássio (manganês) de uma cor rosa saturada e mergulhe o material de plantio nela por 12 horas.

Armazenamento até o desembarque

Além disso, os tubérculos secos devem ser colocados com brotos e removidos para uma sala quente com uma umidade de 60-80%, não mais, caso contrário, novas raízes frágeis irão crescer, que irão quebrar no plantio, o que claramente não contribui para o início floração, porque a planta precisará se recuperar de lesões. Também não deixe os tubérculos em local com ar excessivamente seco, existe o risco de ressecar as raízes. A temperatura deve estar entre 24 e 27 graus. É melhor levar caixas de plástico com fundo de rede. Como alternativa, você pode colocá-lo em caixas de papelão rasas, nas quais você pode fazer orifícios de ventilação na parte inferior.

Vale a pena manter os rebentos desta forma imediatamente antes do plantio em terreno aberto. Existe outra forma de acelerar a floração. O preparo do material é o mesmo, só que não só deve ser dobrado em caixas, mas plantado no solo. Na época do plantio no local, os gladíolos já apresentam caules e folhas de até 100 cm de altura.

Muitos jardineiros gostam mais deste método, pois dá uma floração mais precoce e abundante.

O que adicionar ao solo antes do plantio?

Para o plantio de gladíolos, o solo começa a ser preparado com antecedência, ainda no outono, para que floresçam no início da primavera. Cave bem o solo com 40-50 cm de profundidade, remova todas as ervas daninhas e adicione fertilizante superfosfato a uma taxa de 70-100 gramas por 1 sq. m. Além disso, os fertilizantes à base de potássio são uma boa cobertura. Na primavera, fertilizantes de potássio são aplicados, mas sem cloro. Por exemplo, sulfato de potássio ou magnésio potássio. Siga as instruções cuidadosamente. Imediatamente antes de plantar os bulbos no solo, preencha o fundo dos sulcos com uma solução do preparado "Maxim" na proporção de 20 ml de adubo por 10 litros de água.

Então no fundo vale a pena derramar um punhado de areia com espessura de 1-2 cm, cebolas na areia e novamente cubra com areia por cima. A farinha de limão é adicionada a solos ácidos e, para diluir o solo argiloso, é necessário misturar turfa com areia em uma quantidade de 3 a 5 baldes. Uréia, cinzas de madeira, fertilizantes potássicos e fertilizantes fosfóricos são adicionados ao solo com uma pequena quantidade de nutrientes.

Em nenhum caso, não fertilize matéria orgânica fresca. Isso causa várias doenças fúngicas em gladíolos.

O que e quando regar depois?

A rega deve ser iniciada após o aparecimento dos primeiros rebentos. Lembre-se de afrouxar e remover ervas daninhas do solo sistematicamente. Os gladíolos não suportam regar com água fria, portanto, coloque a água em baldes ao sol. A rega também deve ser feita antes de cada curativo superior. Quando aparecer a segunda folha, vale alimentar a planta com salitre (diluir 15-20 g de nitrato de cálcio em 10 litros de água). Para fazer os gladíolos florescerem mais cedo, uma semana após a primeira alimentação, regamos a planta com uma solução que consiste nos seguintes microelementos:

  • permanganato de potássio - 2-3 g;
  • ácido bórico - 2-3 g;
  • sulfato de magnésio - 4-5 g;
  • sulfato de zinco - 1-1,5 g;
  • molibdato de amônio - 1,5-2 g;
  • nitrato de cobalto - 1-1,5 g;

A segunda rega com esta composição deve ser feita após 21 dias e num total de 4 vezes. Quando aparecerem 4 folhas, é necessário regá-las com uréia e sulfato de potássio, cada 30 g por 10 litros de água por 1 sq. m. Quando aparecerem as seguintes folhas, pode-se adicionar fertilizante orgânico a essa composição, diluído na proporção de 1: 20. Durante o crescimento da flecha do pedúnculo e o desabrochar dos botões, vale a pena regar com nitrofosfato, diluindo 30 g por 10 litros de água. Também é calculado para 1 sq. m. solo.

Para que os bulbos sejam maiores para o plantio no próximo ano, é necessário, quando o gladíolo florescer, regar a planta com ácido bórico diluído em água na proporção de 2: 10. No início de setembro, todas as plantações de uma planta podem ser regadas com permanganato de potássio na proporção de 5 g por 10 litros de água. E depois disso, toda alimentação deve ser completamente interrompida.

Recomendações

    Para a floração abundante de gladíolos, você pode usar o truque. Plante o alho entre as fileiras. Ele mata todos os micróbios que podem causar doenças dos gladíolos, respectivamente, tem um bom efeito no florescimento da planta. Não plante no mesmo local. A cada 3 anos vale a pena trocar o local de plantio das flores. É melhor plantar gladíolos em um local ensolarado, onde as plantas estarão bem protegidas do tempo e do vento.

    Veja os segredos da exuberante floração de gladíolos abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário