Sutilezas de instalação de painéis de gesso 3D
Painéis de gesso cartonado volumétrico são um material popular com o qual você pode criar uma decoração de parede interior surpreendente em qualquer espaço residencial e de escritório. Devido à textura variada das placas de gesso, é obtido um efeito diferente que é aceitável para o estilo de interior escolhido. Conhecendo os requisitos de instalação, todos podem criar de forma independente uma atmosfera requintada de sua casa com a ajuda de painéis 3D.
Vantagens e desvantagens
O material de gesso tem suas próprias vantagens e desvantagens, que você precisa saber ao planejar a instalação de painéis em seu apartamento ou casa. Vantagens dos acabamentos decorativos:
- combinação com outros materiais;
- a possibilidade de processamento adicional por envernizamento e coloração;
- boas características de isolamento térmico dos produtos;
- alto desempenho de isolamento acústico;
- baixa inflamabilidade e extrema resistência a danos quando exposto a altas temperaturas;
- a solidez, a integridade da conexão dos painéis, as costuras são invisíveis a olho nu com a instalação adequada;
- segurança para a saúde - sem emissões prejudiciais e odores irritantes;
- aumento do nível de resistência à umidade;
- imunidade ao estresse mecânico e danos;
- longa vida útil (não inferior a 50 anos);
- facilidade de manutenção - o pó dos painéis pode ser varrido uma vez por semana, não se acumula no material.
Também vale a pena mencionar as vantagens da decoração de paredes de gesso cartonado como um grande número de opções de design e a capacidade de alterar de forma independente sua cor e até mesmo textura.
Mas os produtos de parede de gesso também têm suas desvantagens:
- A maior desvantagem é seu peso impressionante: mesmo os pequenos painéis 50X50 pesam cerca de 10 kg e, claro, isso os torna difíceis de instalar. Este fato deve ser levado em consideração e apenas fortes paredes externas e internas devem ser escolhidas para o revestimento.
- Na compra de painéis feitos sem a observação da tecnologia, podem ocorrer defeitos significativos: danos à superfície, incompatibilidade do ornamento, até mesmo vapores perigosos, se componentes desconhecidos forem incluídos na composição.
- Problemas com a aparência de drywall também surgem como resultado de instalação inadequada e, então, as lacunas são visíveis entre as placas, o padrão geral pode ser perturbado. É necessário colocar os painéis com conhecimento do assunto e, antes disso, realizar um tratamento minucioso da base.
O que é necessario?
Para realizar a instalação de produtos a granel, as seguintes ferramentas e materiais relacionados devem estar disponíveis:
- Serra de gesso especial com dentes grandes (lima, ferramenta eléctrica);
- 3 espátulas - borracha normal, ranhurada de 10 mm, estreita;
- 2 brocas adaptadas ao tamanho dos parafusos e buchas;
- pano abrasivo de grão fino;
- cola projetada para drywall;
- rolo e pincel para a mistura de primer;
- linha de prumo / nível de construção (laser, normal);
- mecanismo de impacto para perfuração;
- chave de fenda de perfuração;
- parafusos de cortiça e plástico;
- primário e argamassa de enchimento para vedação de juntas entre painéis.
O fato de que nenhum equipamento complicado é necessário para o trabalho é uma certa vantagem da instalação de painéis 3D, e as ferramentas listadas são encontradas em quase todas as casas.
Como corrigi-lo?
Se você vai instalar painéis volumétricos de drywall com suas próprias mãos, você precisa seguir o algoritmo exato de trabalho e seguir as regras do processo tecnológico. A instalação das placas de gesso estampadas é realizada em 2 versões. É permitido fixar os painéis com buchas - é muito mais fácil e durável, mas o aspecto geral das paredes pode sofrer. O método sem costura envolve o plantio das placas sobre cola, o que garante a solidez da tela resultante.
Um guia passo a passo o ajudará em seu trabalho.
- Em primeiro lugar, deve preparar tudo o que é necessário, incluindo um número suficiente de painéis de gesso 3D com a espessura, formato e textura exigidos, tendo em conta a utilização de rodapés - nesta situação terá que cortar o material.
- Segue-se uma marcação minuciosa - se não houver habilidade no assentamento, os especialistas recomendam primeiro marcar a superfície das paredes e espalhar os painéis no chão, determinando sua posição correta. Você precisará da ajuda do nível eletrônico.
- A placa de gesso é colocada quase da mesma forma que os ladrilhos de cerâmica, portanto, você precisará instalar batentes de base, que se tornarão a base para a instalação de placas de gesso. Para isso, utiliza-se uma barra de reforço metálica ou uma barra normal de madeira, que é fixada às paredes com parafusos na linha da segunda fila de painéis.
Eles começam a montar as telhas a partir da segunda fileira e os painéis inferiores - bem no final, para não danificá-los.
Agora com mais detalhes sobre o próprio processo usando cola ou uma opção alternativa - unhas líquidas:
- os painéis volumétricos são colocados sobre uma superfície plana seca já processada, previamente preparada, mas também pode colar o material no papel de parede;
- a cola é aplicada com espátula e uniformemente distribuída na área onde serão instaladas as placas;
- uma folha de drywall deve ser fixada na parede, prensada e posicionada de acordo com as marcações, isso é feito a partir da borda esquerda;
- toda a segunda fileira e as subsequentes são instaladas da mesma forma, e o excesso de cola é removido imediatamente, será difícil se livrar dela na forma endurecida, você pode danificar os painéis;
- se necessário, o corte das telhas é feito com serra ou serra fina, o corte é lixado com esmeril de grão fino;
- é possível desbastar as costuras com um método sem costuras no final da instalação com talocha de borracha e massa para gesso.
Um método simplificado é encaixar as placas em cavilhas (Molly, Driva). Para isso, é necessário fazer furos em drywall, fazer um chanfro de até 3 mm de profundidade e 2 mm maior que o tamanho do colar de fixação. Para paredes de tijolos e concreto, são usados pregos galvanizados. Ao mesmo tempo, cola à base de gesso também é aplicada na área de instalação dos painéis. As juntas são preenchidas com massa e, após a secagem, o excesso também é removido com lixa.
Como pintar?
Após a conclusão da instalação, é realizada a pintura, cujo objetivo não é apenas dar aos produtos um aspecto agradável, mas também protegê-los de influências externas. Qualquer tinta decorativa com bom desempenho pode ser utilizada como revestimento.
Passos a serem dados:
- antes de cobrir a superfície das placas com a composição desejada, para ótima adesão, um primer com inclusões anti-sépticas é aplicado nas mesmas;
- pode-se pintar as paredes acabadas com rolo de pintura para painéis com um relevo mínimo, ao desenhar com detalhes muito salientes, é melhor usar pistola;
- transições suaves e graduais são alcançadas com uma esponja, com a qual a solução é esfregada na superfície.
Para drywall, é melhor usar composições de painel especiais que sejam altamente resistentes, duráveis e fortes.
Basicamente, diferentes tipos de corantes são adequados para colorir: látex, texturizado, à base de água. Para a informação de quem decidiu utilizar este maravilhoso material: poderá repintar os painéis sem perder o seu aspecto e indicadores de qualidade mais de 20 vezes.
Belos exemplos
No design de interiores, os painéis de gesso volumétrico são montados tanto nas paredes quanto no teto, mas é importante não se confundir com a textura, cor e conformidade com a direção do estilo.
- Para uma sala de estar em estilo minimalista, você pode escolher uma textura e cor incomuns de lajes volumétricas.
- A utilização deste material permite criar um design futurista extraordinário, mas a instalação de complexos, incluindo ornamentos ondulados, requer a ajuda de um profissional.
- Painéis 3D em tons pastel claros tornarão um pequeno quarto mais espaçoso e arejado. Além disso, o material combina perfeitamente com superfícies lisas.
- Placas de gesso com diferentes texturas na forma de um painel separado podem decorar a cozinha e a sala de jantar.
Ao escolher imagens tridimensionais para suas paredes, você deve saber que os ornamentos transversais expandem visualmente o espaço da sala, enquanto os designs verticais dão o efeito de altura e aumentam visualmente os tetos.
O comentário foi enviado com sucesso.