Tudo o que você precisa saber sobre painéis de gesso
Os painéis de gesso 3D se tornaram, se não um avanço na indústria do design, definitivamente uma tendência da moda neste segmento de mercado. Por não parecerem triviais, são acessíveis e a qualidade ambiental de sua produção atende à demanda do consumidor da época. É errado pensar que o lugar para tais painéis é apenas em uma grande e luxuosa casa de campo. E em um apartamento padrão, eles podem se tornar uma inclusão interior requintada.
Peculiaridades
Painéis tridimensionais de gesso são placas quadradas ou retangulares nas quais uma impressão, estrutura, algum tipo de padrão pictórico é repetido. Na parte frontal do painel de gesso pode haver praticamente qualquer ornamento, imitação de diferentes materiais. E a parte de trás dessa placa geralmente é plana. É verdade que é possível que cada vez mais placas, volumosas dos dois lados, estejam à venda - também há pedidos para isso. Até agora, não há muitos deles, mas algumas técnicas de design exigem exatamente essas soluções.
Os painéis surgiram em 2008 nos EUA e muito rapidamente se tornaram solicitados na Europa e em nosso país. Em 2011, a produção nacional já estava estabelecida. O elemento de acabamento é surpreendentemente simples em sua tecnologia, o que só aumenta seus pontos. A argamassa de gesso é misturada em equipamentos especiais na oficina. O material G-16, que se distingue por sua plasticidade e não combustibilidade, é considerado ótimo. E para que o novo produto seja durável e resistente a choques, plastificantes de fibra de fibra podem ser adicionados à mistura de gesso na produção. Mas tal aditivo, como você pode imaginar, reduzirá a compatibilidade do produto com o meio ambiente.
A criação de formulários para painéis merece uma menção especial. Primeiro, um modelo 3D é criado em um programa especial. Designers e artistas estão diretamente envolvidos nisso. Em seguida, o modelo criado em um computador é recortado em uma máquina especial e modificado à mão, se a ideia do artista assim o exigir.
Durante o derramamento, a matriz vibra um pouco: como foi concebido, graças a isso, a mistura se espalha de forma mais uniforme, excluindo-se a formação de vazios no painel. Em seguida, a etapa de secagem deve ser totalmente mantida: isso ocorre em uma sala onde a umidade e os indicadores térmicos são rigorosamente controlados. E somente após a secagem final, o painel pode ser considerado pronto para uso na decoração de interiores. Todas as etapas do processo produtivo são automatizadas, para que o consumidor possa contar com um alto nível do produto acabado.
Sem dúvida, uma nova tendência no mercado de design de interiores também suscita a vontade de artesãos privados de repetir o produto fora da escala industrial... Na verdade, um painel de gesso pode ser feito em condições bastante modestas. Se o mestre entender claramente o processo tecnológico, tiver os materiais, ferramentas e equipamentos necessários, ele obterá um produto não pior do que um de loja.
Principais características dos painéis 3D:
- a resistência à umidade é moderada, em todas as áreas da casa, exceto no banheiro, você pode usar os painéis com segurança;
- o material é fácil de restaurar, para o qual se utiliza massa de gesso;
- os painéis aumentam o isolamento acústico e térmico;
- quedas bruscas de temperatura não afetam a qualidade do material;
- com o uso adequado, a vida útil dos painéis é longa;
- os painéis são limpos de poeira com rapidez e facilidade;
- peso aproximado - uma laje de 50 x 50 cm pesa menos de 5 kg.
A principal vantagem do acabamento de gesso é segurança para a saúde, ausência de inclusões nocivas, cumprimento do conceito de design de espaço amigo do ambiente.
Formulários
Hoje, o principal objetivo dos painéis de gesso - para colocar acentos no interior, destacar zonas... Basicamente, os painéis para uso interno continuam mais procurados, mas as opções de fachada também encontram seu comprador.
Onde os painéis volumétricos são usados?
- Revestimento da parede da sala... Os painéis de parede são a opção mais comum. Eles podem embainhar a parede inteira, e isso se tornará um destaque na sala. Você só pode embainhar uma seção de uma parede para destacar uma área específica. Acontece também que os painéis volumétricos se tornam um adorno de todas as paredes da sala. Isso acontece com menos frequência e, na maioria das vezes, não em uma sala de estar, mas, por exemplo, no estúdio de um fotógrafo, etc.
- Para o teto. Painéis de teto são menos comuns do que painéis de parede. Mas esta opção de decoração pode ser considerada levando em consideração todos os cálculos de engenharia. Com grande probabilidade, essa área de aplicação se desenvolverá, com o advento de formas mais leves e compactas, os painéis de mistura de gesso serão uma alternativa séria aos tetos tensos muito menos ecológicos.
- Para partições. Uma das opções de maior sucesso. Se, por exemplo, uma cozinha e uma sala de estar são combinadas em uma casa, algum tipo de zonador ainda permanece no quarto. Ele deve atrair a atenção para si mesmo, e os painéis de gesso irão decorar com bastante sucesso essa parede ou divisória. Ao mesmo tempo, o design do painel pode ser escolhido de forma que a partição pareça visualmente leve.
Muitas vezes surge a pergunta - os painéis são usados como espaços em branco para a pintura? Obviamente, esta opção é possível porque pintar um painel de gesso não é difícil. Isso resolve alguns problemas de design e aumenta a demanda por uma nova geração de materiais de acabamento decorativo.
Visão geral do formulário
A escolha da forma é um verdadeiro prazer para o amante das transformações de interiores... Deve-se destacar que as formas são inventadas por especialistas, artistas e designers específicos. Cada formulário do vendedor deve ser notarizado e certificado.
Em geral, todas as formas de painéis de gesso podem ser divididas em grupos. O primeiro grupo terá ondas e linhas - e esta é a categoria de painéis mais exigida. Formas suaves e fluidas harmonizam o interior (especialmente em salas menores). A direção das ondas e linhas pode ser horizontal e vertical, bem como diagonal. Eles recriam as curvas suaves deixadas pelas ondas na areia quente. Este formulário é considerado o mais adequado para destacar a zona de relaxamento.
O segundo grupo é o favo de mel. É considerada a melhor opção para um corredor ou corredor. Os favos de mel são feitos tanto com células grandes como com células pequenas, hexagonais ou ligeiramente alongadas, quase lisas e “recuadas” em relação ao plano.
O terceiro grupo é a pedra. É difícil fugir deste tema, é um dos mais populares do design. Os tijolos podem ser lisos e gofrados, podem repetir um tabuleiro de xadrez ou disposição perpendicular. Populares e painéis que imitam gesso rachado, superfície rugosa de granito ou até casca esponjosa. Esta é uma opção discreta e muito natural para o interior.
O quarto grupo de formas é uma imitação de tecido e materiais semelhantes. Esses elementos imitam perfeitamente o tecido do estofamento e, o que é muito bonito, têm até os mesmos botões que enfeitam os sofás de couro. Às vezes reproduzem uma estrutura amadeirada, o mesmo couro natural, tapeçaria. No interior de uma biblioteca ou escritório, esta opção terá um sucesso especial.
O quinto grupo é a abstração. Em alta tecnologia, loft e minimalismo, esses painéis são o lugar certo. E o número de padrões usados não é imediatamente calculável. E diamantes e labirintos intrincados e triângulos fantasiosamente arranjados, tranças e papel amassado - muito interessantes e realmente na moda.Ornamentos como estes dão vida à vida e personalizam o interior.
Sexto grupo - esferas e bolhas... Um pouco de tema espacial, associações inesperadas, mas mesmo esse design para alguém será uma solução de interior ideal. Formas interessantes que lembram gotas de chuva na parede. E embora as placas de gesso não sejam frequentemente encontradas em um banheiro clássico, existem painéis modernizados e resistentes à umidade que são adequados precisamente para uma área úmida, também devido às esferas e bolhas em seu design.
Finalmente, o sétimo grupo é um ornamento floral. São flores de todas as formas e tamanhos, com tramas lindas e delicadas. São folhas de tamanhos diferentes, orquídeas enormes, margaridas, hera - seja o que for. Esses painéis são tão poderosos que podem supersaturar um interior já colorido. É por isso eles precisam ser determinados em uma sala onde a dosagem de elementos brilhantes é observada.
Variedade de padrões e texturas
Os painéis decorativos são interessantes pela sua variedade. Este ou aquele desenho, impressão, textura ficam interessantes com retroiluminação, com detalhes interiores laminados. É sempre curioso como o painel vai se habituar ao interior já existente.
Exemplos de texturas.
- Kant - uma das formas mais simples e concisas.
- Alomite - um polígono no topo da composição, uma reminiscência de um mosaico muito grande.
- Conceito - na base da forma está algo que se assemelha a tijolos alongados.
- Resumo - cria um padrão que se parece com um papel de parede volumétrico.
- Aphelia - um desenho interessante para interiores sofisticados.
- Multicolorido - um tópico mais complexo com elementos distorcidos.
- Rail - alonga visualmente a parede.
- Trilho diagonal - define a dinâmica da sala.
E existem muitas dessas opções. As lajes são usadas para criar uma parede, seu fragmento, a decoração da divisória, que parece convincente em qualquer interior pensado.
Use em salas diferentes
No interior, um painel de gesso pode fazer parte de qualquer ambiente, mesmo em um banheiro, opções resistentes à umidade alteram seriamente o espaço.
Na sala de estar
A sala de estar ou hall é a área mais procurada para painéis de mistura de gesso. Nesta sala, é importante criar um ambiente de relaxamento, agradável para a reunião de toda a família à noite. As placas se adaptam facilmente a qualquer estilo da sala de estar, sem conflito com outros elementos internos. Se a sala de estar for de estilo clássico, os painéis são escolhidos de forma a que surja uma associação com o estuque.
Relevos com elementos ondulados, formas geométricas, abstração são desenvolvidos em modernos interiores de salas de estar. A escolha do padrão e da forma deve estar subordinada às condições interiores já criadas. Se a sala tem muitos motivos vegetais, formas sofisticadas, placas com geometria clara e rígida dificilmente estarão em sintonia com a imagem da sala. Mas cada caso é individual, portanto você precisa tentar, experimentar, arranjar "encaixe" em programas especiais. Às vezes, até mesmo soluções paradoxais acabam sendo as mais bem-sucedidas.
A área do espaço a ser projetada também é uma questão individual. Alguém decide decorar apenas a zona de mídia com painéis, deixando-a leve e texturizada. E geralmente essa é a melhor solução. Alguém acentua toda a parede. Não tenha medo da variedade de cores.... Uma parede de gesso preto pode ser mais interessante do que uma parede branca e adicionará profundidade extra ao ambiente.
No quarto
Mais frequentemente no quarto, a área na cabeceira da cama é composta por painéis. Existem também amplas oportunidades em cores: tudo depende das preferências do proprietário, alguém dorme bem apenas em um quarto claro com detalhes em textura clara, alguém precisa de escuridão, profundidade de sombras para um sono reparador. E os painéis estão prontos para qualquer opção.
Se o quarto for grande, você pode criar um estilo antigo nele, que é perfeitamente construído devido a elementos decorativos como painéis de gesso. Mas é indesejável que o relevo dos painéis do quarto corte literalmente os olhos. O melhor é um projeto em que o design esteja subordinado ao uso de tonalidades da mesma cor ou de cores adjacentes.... Acredita-se que para o sistema nervoso, essa é uma ótima ideia de interior.
Na cozinha
No espaço da cozinha, os painéis de gesso são usados com menos frequência, uma vez que predomina a alta umidade... Mas, em primeiro lugar, você pode usar painéis com impregnação resistente à umidade e, em segundo lugar, remover os painéis da zona de cozinhar tanto quanto possível. E se decorarem a parede da sala de jantar, e mesmo numa cozinha muito espaçosa, será uma opção interessante e com estilo. Se os painéis forem revestidos com tintas de esmalte da tonalidade desejada, podem ser limpos com um pano úmido. Qualquer forma para um grande número de pessoas, essa opção é muito mais interessante do que um ladrilho enfadonho.
No corredor
Se o corredor for pequeno e estreito, os painéis de gesso podem não criar raízes aqui - eles enfatizarão ainda mais o tamanho modesto do espaço. Mas há uma solução: são painéis que imitam um acoplador de carro. Em um corredor clássico, essas placas parecem muito orgânicas e elegantes. É difícil entender imediatamente se esta é uma gravata de couro real ou uma imitação dela.
Regras de instalação
Se você decidir fazer a instalação sozinho, precisará preparar as ferramentas de acordo com a lista. E isto: os próprios painéis (segundo cálculos preliminares), um primer para as paredes, cola de gesso, lixa, uma serra de metal com pequenos dentes, tinta, uma espátula grande de borracha, um rolo / pincel / pistola.
As etapas de instalação das placas são assim.
- As paredes precisam ser limpas de poeira e sujeira, acabamento antigo. É mais conveniente iniciar o trabalho de instalação a partir do canto inferior esquerdo ou direito da parede.
- É aplicado nas paredes composição do solo penetração profunda, necessariamente - 2 camadas. A superfície posterior dos painéis também é preparada.
- Enquanto o revestimento do solo seca você pode fazer a marcação usando um nível.
- O perfil do guia está sendo instalado, no qual a primeira fila de painéis é fixada.
- Antes de instalar os painéis eles precisam ser colocados no chão para combinar com o padrão - isso dará uma ideia de como toda a composição ficará na parede.
- Na superfície do painel com uma espátula pente cola é aplicada, é aplicado à parede ao longo das linhas de marcação. A cola vai endurecer rapidamente, então você não precisa diluir muito antes.
- As costuras do interpainel estão obstruídas com massa... Você precisa esperar até que seque e aplique outra camada de massa.
- Pontos da maneira usual sobrescrito lixa.
- Superfície de lajes preparado pistola de pulverização ou rolo.
- Você pode começar a pintar: é melhor fazer isso com tintas acrílicas solúveis em água ou compostos de látex. A tinta é aplicada em 3 camadas com pistola ou rolo simples. A superfície pode ser envernizada sobre a tinta, mas é opcional.
Se houver alguma dúvida de que a instalação dos painéis pode ser realizada por conta própria com alta qualidade, profissionais farão isso... Embora não haja nada complicado na instalação inicialmente, é apenas que esta ainda não é a frente de trabalho mais familiar para muitos.
Os painéis de gesso são uma versão moderna da transformação do espaço, interessante, ecológica, simples na sua ideia, mas ainda longe de ser típica. Definitivamente, vale a pena considerar antes de uma próxima renovação.
O vídeo a seguir explica como instalar painéis de parede.
O comentário foi enviado com sucesso.