Tipos e variedades de gipsófila
Gypsophila, ou Kachim, pertencente à família Clove, não é tão incomum de se encontrar em um terreno pessoal. Ela é capaz de decorar até o canteiro de flores mais chato. Eu me apaixonei pela cultura por sua simplicidade em crescer e por sua aparência linda e delicada. Durante a floração, as flores em miniatura lembram gotas de orvalho. A planta é especialmente confortável no sul quente e árido, já que na natureza a gipsófila cresce em solos montanhosos e de estepe pobres.
Paniculata gypsophila e sua descrição
Gypsophila paniculata refere-se a uma cultura herbácea perene, destinada a crescer em campo aberto como um arbusto de floração ornamental. Dependendo da variedade, a altura varia de 50 a 100 cm.O formato da copa é esférico, por isso a vista tem um nome diferente - "mato". Os caules crescem em ângulos retos, que são cobertos por uma casca lisa e dura de cor cinza-esverdeada.
O crescimento anual dos rebentos é elevado, formando inflorescências paniculadas. Formam-se poucas folhas nos caules, são pequenas, lanceoladas, de raro arranjo. As flores são formadas por 2 tipos: simples e duplas, em forma de sinos, na sua maioria brancas. A floração ocorre em meados do verão e dura até o início do outono.
A planta é autopolinizada. Após a floração, os frutos aparecem em forma de bola com um grande número de pequenas sementes. A gipsófila paniculada tem um sistema radicular bem desenvolvido, que atinge 80 cm de profundidade. Deve-se notar que esta variedade é exigente quanto à composição do solo e os possíveis vizinhos. A planta não se dá bem com todas as espécies biológicas.
A cultura prefere crescer em áreas abertas e ensolaradas, sem sombreamento, pois a duração e a intensidade da floração dependem da duração da luz solar. Prefere crescer em solos argilosos ou arenosos e respiráveis. O morro rochoso é o lugar mais confortável para essa cultura.
Antes de plantar gipsófila paniculada em sua área, você deve levar em consideração seu intenso crescimento em largura... Restam 70 cm entre as linhas e pelo menos 100 cm entre as plantas Em pleno vigor, o arbusto floresce por 3 anos de plantio. O arbusto é plantado no final de maio, em área previamente preparada.
Em um local, sem transplante de gipsófila, ela pode crescer por pelo menos 15 anos, desde que receba os devidos cuidados. A rega é moderada, pois o coma de terra seca, com um pouco de água, só na raiz. O solo deve ser solto e coberto com cobertura morta. A cobertura é aplicada 2 vezes por temporada. Na primavera, a cultura precisa de fertilizantes contendo nitrogênio, e no outono, após a floração - matéria orgânica, adubo podre é usado. Composto não é usado.
Quando a planta floresce, os caules são cortados, deixando os brotos de 6 a 7 cm acima do solo.O arbusto deve estar preparado para o inverno. Para isso, batem com cuidado, colocam uma camada de cobertura morta e cobrem com agrofibras ou galhos de coníferas.
Gypsophila tem forte imunidade às principais doenças. Como medida preventiva, durante o período de brotação, os arbustos são borrifados com sulfato de cobre.
"Floco de neve" - um pequeno arbusto de até 50 cm de altura, no qual se forma um grande número de pequenas flores duplas de cor branca como a neve. A variedade é resistente à seca e à geada.
"Flamingo" - um arbusto ornamental, atingindo uma altura de 120-140 cm, folhas densamente frondosas, estreitas e longas de cor verde claro. Floresce profusamente com grandes inflorescências duplas de tom rosa pálido. A planta floresce no início de junho.
"Mirabella" - arbusto fortemente ramificado. Folhas pequenas e finas e muitas flores pequenas e brancas conferem à cultura uma leveza. Esta variedade é amplamente utilizada na floricultura no desenho de buquês. Além disso, a planta pode se tornar uma verdadeira decoração de um canteiro de flores.
"Paniculate White" - o arbusto é curto, com cerca de 100 cm e 80 cm de diâmetro.A planta é de ramificação média, que cresce na parte superior. Floresce profusamente com pequenas flores, coletadas em inflorescências paniculadas. A floração é longa, começando no final de junho e durando cerca de 2 meses.
Características da gypsophila arecii
Gypsophila areciiform - um convidado raro no quintal. A pátria desta espécie são as regiões montanhosas do Irã. A planta é subdimensionada, a altura máxima não ultrapassa os 3 cm, coberta por folhagem verde-acinzentada e flores brancas do tipo sedentário. A floração ocorre em julho. O arbusto é solto, em forma de almofada. A peculiaridade da espécie é o crescimento muito lento.
A cultura prefere crescer em solos calcários, lugares abertos e ensolarados. Ou seja, em solos ricos em cálcio, portanto, na maioria das vezes esta planta pode ser encontrada em áreas onde o calcário prevalece no solo. A variedade pode suportar mudanças bruscas de temperatura.
Por sua vez, a gipsófila areciforme não tolera umidade excessiva, especialmente no inverno, por causa da qual o arbusto pode congelar completamente. A planta pode ser propagada por sementes ou estacas.
Outras variedades populares
Qualquer jardineiro pode escolher um ou outro tipo de gipsófila para si, já que esta cultura possui cerca de 100 variedades de arbustos perenes e anuais. Apesar de a planta ser conhecida há vários séculos, no nosso país a flor é mais utilizada como flor seca na criação de composições de bouquet, conferindo-lhes um toque de leveza e leveza. No entanto, a cada ano a gipsófila está ganhando cada vez mais popularidade como uma flor de jardim que não requer cuidados especiais, mas pode se tornar uma verdadeira decoração do jardim.
Rastejante
A miniatura da gipsófila rastejante rosa tem um charme especial. Um arbusto herbáceo, não ultrapassando 15 cm, durante o período de floração transforma-se numa verdadeira bola de flores devido ao grande número de inflorescências. Além disso, essa variedade não exige cuidados, e é por isso que é tão popular entre os jardineiros.
A gipsófila rastejante, ou campo, compensa sua baixa estatura com brotos rastejantes e uma copa que se espalha. As folhas lanceoladas em miniatura são de cor cinza-esverdeada. O caule central altamente ramificado cresce sem folhas.
A floração começa em junho e dura cerca de 2 meses com pequenas flores rosadas, que são coletadas em inflorescências soltas. Há tantas flores no arbusto que parece uma nuvem rosa vista de longe. Nas regiões do sul, a cultura pode florescer novamente em setembro, mas não tão abundantemente.
Jascolkovid
Arbusto herbáceo perene anão, atingindo uma altura de 15-30 cm, de diâmetro até 40 cm, que cresce rapidamente. As folhas são arredondadas, com flores brancas brilhantes com nervuras rosa. Esta variedade é amplamente utilizada em jardins de rochas rochosas como uma cultura de cobertura do solo. A planta fica especialmente atraente em vasos e recipientes pendurados. A floração mais cedo começa em maio.
Gracioso
Espécie anual, de forma esférica, que atinge 40-50 cm de altura, pequenas folhas lanceoladas e flores de tamanho médio em tons de rosa, branco ou carmim formam-se em ramos altamente ramificados. Infelizmente, a exuberante floração dura pouco. Variedades comuns:
- "A Rosa" - inflorescências rosa;
- "Carmim" - as inflorescências são vermelhas;
- "Double Star" - as inflorescências são rosa brilhante.
Pacífico
Grande variedade de gipsófilas, podendo chegar a 90-120 cm, o aspecto da colheita é muito atraente, e a altura permite o uso de talos cortados no desenho de buquês. Folhas largas, azul-acinzentadas, crescem em brotos fortemente ramificados. Durante o período de floração, os arbustos estão repletos de um grande número de inflorescências duplas ou simples de tonalidade branco-rosa.
muro
Um pequeno arbusto, com não mais de 30 cm de altura, pode florescer durante todo o verão. A cultura é especialmente apreciada pelos jardineiros por sua alta adaptabilidade a várias condições. Pequenas flores rosa, lilás, roxas e brancas são coletadas em panículas soltas.
"Miragem"
Cultura do mato, atingindo cerca de 20-30 cm de altura, a variedade chama a atenção com densas inflorescências rosadas, semelhantes a uma grande bola. A floração é muito exuberante e duradoura.
"Rosenschleier"
Uma variedade híbrida que combina as qualidades varietais da gipsófila rasteira e paniculada. A cultura Ampel não ultrapassa 40 cm de altura e 100 cm de diâmetro, mas cresce bem em largura. A planta parece especialmente atraente ao longo dos caminhos quando floresce com pequenas flores brancas, especialmente porque "Rosenschleier" floresce por mais tempo do que outras espécies e variedades de gipsófila. Em um lugar, o arbusto cresce sem transplante por cerca de 10 anos.
O comentário foi enviado com sucesso.