Tudo sobre gipsófila branca

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Nuvens delicadas e arejadas de arbustos verdes com muitas flores brancas pequenas, que os floristas costumam usar em buquês, podem crescer bem em um jardim comum. Esta gipsófila é uma planta charmosa e ao mesmo tempo despretensiosa que se enraíza bem em nosso clima.

descrição geral

Gypsophila (kachim) é um arbusto herbáceo anual, bienal ou perene da família Clove. Este arbusto tem forma esférica e cresce, via de regra, em campo aberto.

Os caules da gipsófila são finos, ramificando-se densamente desde a base. As folhas são linear-lanceoladas ou lanceoladas, sésseis no próprio caule, apresentam uma tonalidade verde-azulada. As bordas das folhas são sólidas, com ponta pontiaguda e nervuras facilmente distinguíveis. A cor e a forma das inflorescências dependem da espécie específica, mas as flores em si são sempre modestas em tamanho.

A Gypsophila é uma planta de flor seca, o que significa que suas flores, após a secagem, não perdem o atrativo, por isso os floristas costumam utilizá-las para decorar buquês.

Variedades populares

No total, são mais de 150 variedades de kachima, incluindo as silvestres. Todos eles podem ser divididos em quatro tipos principais.

Paniculata

As espécies mais comuns, que se distinguem pelo tamanho maior das flores e do próprio arbusto. Essa planta perene parece uma grande bola aberta com inflorescências paniculadas cobrindo os caules. Variedades populares de gipsófila paniculada são o terry, "Snowflake", "Bristol Fairy".

Gracioso

Um arbusto anual de tamanho mais modesto, cujos caules ramificam-se ligeiramente mais do que os das espécies paniculadas. Possui panículas tireoidianas abertas de inflorescências, que, infelizmente, têm um período de floração curto.

A variedade mais popular de gipsófila graciosa é “Véu de Noiva”.

Rastejante

Os arbustos baixos de até 30 cm têm a ramificação mais densa, o que permite o uso desta espécie como cobertura do solo. As folhas são de cor mais escura, devido ao qual os pequenos botões brancos como a neve se destacam ainda mais brilhantes contra o fundo. A variedade mais popular de gipsófila rasteira é a Monstroza.

Jascolkovid

Uma espécie rara de kachima rastejante do Himalaia, que tem a menor altura dos arbustos - apenas 10 cm. Ele cria raízes com bastante força na faixa do meio e não floresce nos primeiros anos. Mas se um jardineiro experiente conseguir preservar essa gipsófila, o tom exótico de branco-rosa das pétalas com listras brilhantes encantará os olhos dos outros por muito tempo.

Aterrissagem

Apesar da despretensão da gipsófila, o local de plantio deve ser escolhido com sabedoria. Uma área de jardim aberta e bem iluminada com solo leve e fértil é mais adequada para isso. É bom que a água subterrânea vá fundo o suficiente neste local e o solo seja completamente solto com antecedência. Solo de calcário, franco-arenoso ou até mesmo argiloso é o ideal.

É melhor germinar as mudas em um vaso ou estufa na primeira metade da primavera e é recomendável transplantar a gipsófila para o solo no início do verão.

Mas você também pode fazer com o plantio direto de sementes no solo, enquanto as perdas não serão muito fortes.

Cuidado

Kachim é resistente à geada e à seca, não requer atenção especial do jardineiro e se contenta com os cuidados básicos.

  • A rega é necessária apenas no clima mais quente, não mais do que uma vez a cada 5-7 dias, e é feita conforme o solo seca usando o método da raiz.

  • Gypsophila é alimentado 2-3 vezes por temporada com estrume ou composto, e apenas se parecer fraco ou doente. A matéria orgânica fresca não pode ser usada como fertilizante.

  • Antes do inverno, a gipsófila é cortada em pequenos tocos e o solo acima das raízes é polvilhado com palha ou folhas. Com neve suficiente, ele sobreviverá até mesmo às geadas mais severas.

Reprodução

Gypsophila é propagada:

  • sementes;

  • divisão;

  • estacas.

As sementes são melhor semeadas em abril sob uma película protetora. As estacas são cortadas de caules jovens, nos quais as flores ainda não se formaram, em abril ou maio.

E o arbusto abundantemente coberto pode ser dividido em várias partes em março ou em setembro.

Doenças e pragas

Kachim freqüentemente sofre de doenças fúngicas e flor marrom, especialmente se a estação for chuvosa. Para se livrar desse problema, você precisa borrifar ou regar com fungicidas, por exemplo, "Oxyhom" ou sulfato de cobre.

Dos insetos nocivos, o arbusto é mais frequentemente incomodado pelo nemátodo, cuja luta requer a pulverização com "Fosfamida". Se a "Fosfamida" não ajudar, você pode desenterrar a gipsófila e enxaguar suas raízes em água quente (pelo menos 40 graus).

Aplicação em paisagismo

Gypsophila parece harmoniosamente ao lado de uma variedade de cores brilhantes ou pastel e como um elemento decorativo independente. É por isso que o escopo de sua aplicação em paisagismo é bastante amplo.

Em primeiro lugar, serve como um excelente pano de fundo para outras plantas em vários canteiros de flores, jardins de rosas e até jardins abertos de pedras. Além disso, pode ser usado como um destaque central da composição da paisagem.

Com sua ajuda, você pode organizar todos os meios-fios, caminhos e recantos do jardim.

Variedades rasteiras podem cobrir áreas vazias, cobrir aterros baixos e montes.

E também a gipsófila pode ser usada como jardinagem vertical de uma varanda ou gazebo. Claro, não será capaz de substituir completamente a videira ou o lúpulo, mas ficará muito mais original do que a trepadeira comum.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário