Quais são as formas do gesso e como trabalhar com elas?

Quais são as formas do gesso e como trabalhar com elas?
  1. descrição geral
  2. Visão geral da espécie
  3. Que outras formas existem?
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Como usar corretamente?

O gesso é conhecido como um material obediente, grato, maleável no processamento. Quem trabalha com ele conhece essa magia de transformar a mistura em algo belo e, o mais importante, feito pelo homem. E formas para gesso de diferentes tipos e variações aumentam as possibilidades criativas do mestre que trabalha com este material.

descrição geral

Gesso - um material acessível vendido em qualquer mercado de construção, é barato e, portanto, mesmo que algo não funcione ao ser trabalhado, não vai atingir o bolso com força. Mas para que esses erros não aconteçam, é preciso estar imbuído da tecnologia de trabalhar o gesso e descobrir o que ajuda a transformar o pó em elegantes objetos de decoração. São, em primeiro lugar, formas para fundição de gesso.

Esses moldes são feitos de uma grande variedade de materiais, da madeira ao cimento. O processo de fundição do gesso é realizado em várias etapas. É a moldagem em moldes que dura alguns minutos, mas os procedimentos preparatórios e os subsequentes após o escoamento de tempo e esforço demoram muito mais. Primeiro, você precisa fazer um modelo do produto, depois projetar e fabricar o molde e, em seguida, preparar os materiais para fundir e lubrificar o molde. É importante que a contagem durante o casting aconteça literalmente por minutos, e quando o processo já tiver começado, tudo deve estar à mão, qualquer atraso pode significar falhas.

O frasco (molde) é lubrificado antes da fundição, a solução é misturada e vertida no molde com um jato muito fino, permitindo que o ar escape. Após o preenchimento, o formulário deve ser girado, agitado um pouco, para que a solução alcance pequenos detalhes em relevo. Em seguida, o produto será seco da maneira que você quiser. Em seguida, o molde é desmontado e, caso não consiga se afastar do produto, pode ser batido com um martelo de borracha. O jito é removido e a peça finalizada.

Se o formulário for usado novamente, ele precisa ser limpo.

Visão geral da espécie

Existem muitos tipos de formas e cada uma é atraente à sua maneira. Por exemplo, a versão com cola é feita de gelatina (uma alternativa pode ser a cola para madeira). Primeiro é feita a cola: 7 kg de gelatina são despejados com meio litro de água morna, essa composição é mantida por meia hora, esperando que inche. Um pedaço de cola de madeira deve ser quebrado em pequenos pedaços com um martelo e depois embebido em água por 24 horas, mudando a água de tempos em tempos. Ao final do dia, adiciona-se 1,5 litro de água quente e a composição é cozida em banho-maria. Neste caso, o pote de cola é fechado hermeticamente, no final do processo, 300-350 ml de água e meio quilo de glicerina especial são adicionados.

Que outras formas existem?

  • Silicone. O recipiente é feito de um material rígido, como aglomerado ou fibra de vidro. As fissuras no recipiente são excluídas, todas as partes da carcaça são coladas. Em seguida, você precisa de plasticina para esculturas, coloque uniformemente até a metade do recipiente. A superfície de plasticina deve ser lisa. E agora o modelo é pressionado na plasticina, os orifícios são feitos em volta com um lápis para que outras partes da forma não se movam. Em seguida, o volume do material é medido - algo que flui livremente é despejado no recipiente e, em seguida, enviado para o recipiente de medição. E a superfície do modelo precisará ser lubrificada com um agente desmoldante.
  • Plástico (formoplasto). A vantagem dessas formas é que a rigidez da matriz se alia à finura das paredes e também repetem os contornos dos fragmentos. Essas formas não são caprichosas no cuidado, não têm medo da exposição a reagentes químicos.Os moldes de plástico para fundição são feitos usando a tecnologia de fundição a quente e prensagem, isto é feito em equipamentos profissionais. Em casa, isso é quase impossível.
  • Borracha. São feitos por polimerização a quente, estritamente sob pressão. Esses formulários são feitos automaticamente, ou seja, é necessário equipamento profissional. Essas formas demonstram alta resistência à abrasão, são duráveis ​​e são capazes de transmitir a textura da pedra natural de forma quase perfeita.
  • Poliuretano. Esses moldes se distinguem pela elasticidade, resistência ao desgaste, também não requerem nenhuma manutenção especial e demonstram resistência aos álcalis. Para obter uma forma de poliuretano, um polímero modificado e um endurecedor são misturados. O poliuretano é considerado o tipo de molde mais popular, adequado para fundição não só de gesso, mas também de concreto e cimento.

Com a ajuda de tais formas, você pode fazer figuras de jardim, vasos, artesanato, azulejos decorativos, etc.

Como fazer isso sozinho?

Nas condições de uma oficina em casa, é perfeitamente possível lidar com o design do formulário.

Ferramentas e materiais

Tanto o processo preparatório quanto o próprio procedimento de fundição estão associados à grande formação de poeira. Portanto, na sala onde é realizada a fundição deve-se estabelecer a ventilação e, em seguida, a limpeza do espaço. E se houver alérgicos na casa, você terá que procurar outro local para trabalhar. Vale lembrar também que uma mistura de poeira e ar, se atinge certa concentração, é explosiva. Portanto, uma lareira nesta sala é a proibição mais estrita.

O principal equipamento para a fundição é o molde, mas o modelo do produto o precede. Aqui a argila ou a plasticina vêm em socorro, enfim, qualquer material com características semelhantes.

E se for preciso fazer uma cópia do produto, o original servirá de modelo.

O que mais você precisa levar:

  • um recipiente no qual água e gesso se misturam;
  • um copo com bico para despejar o próprio gesso;
  • faixas elásticas para apertar as partes do formulário;
  • escovas de graxa;
  • broca para fazer furos;
  • facas e espátulas;
  • fita adesiva e papelão.

Se você correr um pouco à frente, vale a pena contar sobre o gesso. Deve ser de uma composição de alta qualidade, não deve haver concessões. A menos que, se você tomar alabastro de construção, apenas necessariamente peneirado por uma peneira de 0,2 mm. O alabastro deve se tornar, por assim dizer, felpudo, sem impurezas estranhas.

Comprar um lubrificante para o molde não é problema, mas em casa tudo também é feito de forma rápida e barata: ralar sabonete infantil, colocar água e óleo vegetal ali. Para trabalhar na obtenção da forma, você precisa de uma mesa plana ou um piso plano, bem como de madeira compensada lisa ou aglomerado. Os lados de 5 cm serão fixados ao fundo deste contraplacado, e isto formará uma caixa para verter.

Tecnologia

Consiste em várias etapas. O primeiro é fazer uma matriz. Sem uma matriz, é impossível conseguir que o material líquido cure adequadamente.

As características de fabricação são as seguintes.

  1. Formação de um grande relevo. Para que a textura seja grande, você precisa de uma pedra. Por um lado, deve ser plano e, por outro, gofrado. Marga e granito servem. Você pode fazer uma superfície de relevo de arenito, pedra natural, mas não apenas deles. Hoje você pode comprar amostras especiais em mercados de construção. E agora a pedra selecionada é experimentada em uma placa e colocada de forma que restem dois centímetros da parede de madeira compensada. E entre esses fragmentos no layout deve haver um intervalo de centímetros. As pedras precisam ser contornadas a lápis. Uma cola universal é aplicada na parte plana, o silicone também é adequado. Os lugares que permanecem entre as irregularidades e a superfície são preenchidos com selante acrílico. Os restos dele terão que ser removidos com cuidado.
  2. Formação de relevo rasa. Primeiro, você tem que fazer uma caixa com as dimensões de um elemento com lados de 2 cm. É conveniente criar uma pequena textura de arenito ou comprar uma amostra pronta, novamente, em um mercado de construção.Após compor os desníveis, aplique parafina especial no relevo formado. É derretido com um secador de cabelo de construção. A cera derretida fluirá pelas aberturas, enchendo o fundo da pequena caixa. Quando a parafina tiver endurecido, as laterais da caixa pequena serão removidas, o modelo será removido e colocado na caixa grande. Você precisa instalar o modelo resultante na cola.
  3. As etapas a seguir são adequadas para moldes de silicone e poliuretano. As laterais da caixa devem ser fixadas com parafusos auto-roscantes. As juntas precisam de vedação. As pedras, assim como o interior da caixa, devem ser lubrificadas com óleo de máquina (você pode usar vaselina derretida). Esta será a composição de separação.
  4. Além disso, de acordo com as instruções da embalagem, é preparada uma mistura de silicone ou poliuretano. Mexa até ficar homogêneo.
  5. A caixa deve ser preenchida com a composição. No caso do poliuretano, a mistura após o vazamento é aquecida com um secador de cabelo de construção, em seguida, o excesso de bolhas de ar sai da superfície.
  6. Após o tempo necessário para a solidificação da composição, a caixa é desmontada. E a forma permanece.

Aproximadamente de acordo com esta instrução, eles fazem formas para modelos 3D e outras estruturas que ajudam a criar coisas bonitas e graciosas.

O mini-tutorial a seguir ajudará os iniciantes a aprender como trabalhar com moldes de silicone.

  1. Deve-se preparar o próprio selante de silicone, uma faca, um recipiente lacrado para uma matriz para futuro enchimento, sabão ou água com sabão, objeto original a partir do qual será feito o molde.
  2. A superfície do original deve ser preparada - limpa se houver sujeira, massa se a superfície for porosa. Você também precisa se certificar de que o recipiente está bem apertado, que geralmente é feito de algo rígido, como aglomerado ou fibra de vidro.
  3. Para fazer a forma unilateral, o original deve ser colocado em um recipiente, tratado com óleo ou creme e preenchido com silicone. Se for usado muito selante, o silicone é aplicado em camadas, com uma pausa de quinze minutos entre as camadas. É especialmente importante que a camada superior saia uniformemente.
  4. Espere até que o silicone esteja seco, e o tempo de secagem é sempre indicado nas instruções do selante. Em seguida, o recipiente é desmontado, a peça de trabalho é retirada.

Pronto, o molde de silicone está pronto. Se não for uma forma unilateral, mas tridimensional, então uma plasticina escultural é colocada no fundo do recipiente e o original é colocado lá na metade. A segunda metade do original é preenchida com silicone. Em seguida, a metade com silicone é removida, a plasticina é removida, a camada de silicone é colocada. Uma camada de creme ou óleo é aplicada na metade onde a argila estava anteriormente. A segunda metade do original é preenchida com selante. E após o endurecimento, a fôrma é cortada com uma faca e a peça pode ser removida sem problemas.

Como usar corretamente?

Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como usar os moldes de plástico. Por falta de experiência, os iniciantes ainda não entendem bem como o gesso agarra, e esse processo é muito rápido. Quando o gesso se expande com liberação significativa de calor, o molde "forma uma cunha".

Para evitar que isso aconteça, você precisa usar um quadro.

O que mais é importante:

  • use um separador - se o molde não for lubrificado, o gesso grudará;
  • ao remover o painel do molde, você precisa ter muito cuidado - se você expor demais, o painel também pode emperrar com força;
  • deve ser retirado no momento em que começa o aquecimento, mas isso pode depender do tipo de gesso;
  • para obter o painel, você precisa caminhar com uma lâmina fina em torno do perímetro entre ele e a forma para obter uma lacuna na qual o ar penetrará;
  • depois de retirado o painel, deve-se colocá-lo na secagem final, somente sobre superfície plana;
  • lavar o molde após a fundição é considerado a regra número 1 - enxágue primeiro e depois de 20 enchimentos e lave-o bem;
  • é impossível deixar a forma suja durante a noite, porque pela manhã tudo vai grudar e será extremamente difícil arrancá-lo, e não está claro como separá-lo;
  • se o gesso já aderiu ao molde, somente uma solução potente de ácido cítrico diluído em água em uma proporção tal que a solução seja vigorosa o ajudará;
  • os moldes de plástico, dos quais mais de uma vez foi possível derramar gesso, muitas vezes enrugam, por isso precisam ser armazenados à vontade, não se pode pressioná-los com nada pesado.

A moldagem de gesso permite mesmo em casa, nas condições mais modestas, criar decorações de interiores exclusivas, fazer uma decoração em maior escala - esculturas e até estátuas. O gesso faz brinquedos muito bons. Com a ajuda de moldes de construção de silicone, os ladrilhos decorativos são feitos de material natural, que são ativamente usados ​​na concepção de apartamentos.

Você pode aprender a fazer moldes de gesso no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário