Tudo sobre prensas hidráulicas
A hidráulica pode fazer muito mais que a mecânica: recuo mais alto, chegando a até 90% e um pouco mais alto, modulação sutil dos movimentos, capacidade do artesão de "sentir" as unidades que substituíram a mecânica "limpa", que funciona exclusivamente nos dentes e rolamentos .
O que é isso?
Conhecida como um dispositivo separado desde 1795, a prensa hidráulica é baseada na possibilidade de criar um efeito compressivo significativo através do uso de uma coluna de líquido como substância de transferência. Em termos de resistência (quilogramas de esforço por centímetro quadrado da peça), uma prensa puramente mecânica é visivelmente inferior a uma prensa hidromecânica: a eficiência da mecânica está entre 60-80%. O dispositivo e o princípio de operação da unidade são os seguintes.
- Para medir a pressão, o reservatório da prensa hidráulica é conectado a um manômetro, que exibe o valor da pressão real do líquido. Basicamente, o óleo industrial ou de transmissão é usado como tal - análogos do fluido de freio, como aqueles usados, por exemplo, em pastilhas de freio.
- Na seção horizontal, uma simples prensa inclui dois vasos cilíndricos comunicantes. Os diâmetros dos pistões nesses vasos são diferentes. No caso mais simples, os cilindros são enchidos com água, mas para aumentar a durabilidade (utiliza-se aço enferrujado como material principal), costuma-se utilizar óleo (óleo de freio, transmissão, industrial ou de transformador).
- Com base no padrão identificado por Pascal, eles são guiados pelo seguinte fato: a pressão em qualquer ponto do espaço preenchido com um líquido estacionário não difere, e as forças que atuam sobre os pistões são proporcionais às áreas destes. Uma prensa hidráulica sem desvantagens tem uma força adicional igual à proporção das áreas dos pistões. Ao atuar em uma pequena parte dos pistões, a força transmitida pelo óleo aparecerá sob ambos os pistões.
O objetivo de qualquer prensa é comprimir as peças que estão sendo formadas.
No caso mais simples, uma prensa hidráulica é usada para fazer blanks de materiais prensados. Por exemplo, o uso de uma prensa hidráulica na indústria de alimentos envolve prensar sementes de girassol inteiras misturadas com melaço de açúcar em blocos separados - kozinaki. A “prensa de manteiga” também é usada para espremer o óleo das sementes do mesmo girassol. Na metalurgia, trata-se, por exemplo, da prensagem de pó de aço sinterizado em alta temperatura (por exemplo, o menor desperdício após perfuração, serragem, ondulação de peças de aço é combinado em um bloco).
Visualizações
A prensa de vulcanização funciona da seguinte maneira. Os moldes de prensagem são colocados nas plataformas de trabalho do dispositivo, nas quais a borracha bruta é colocada. As plataformas comprimem o material, por isso as formas assumem uma posição fechada. Em comparação com a borracha vulcanizada, a borracha bruta é distribuída nos espaços do molde devido à sua maior fluidez. Em seguida, os moldes são aquecidos e a borracha aquece com eles - endurecendo, ela assume sua forma agora inalterada. Ao término do intervalo de produção, durante o qual os produtos de borracha estão sendo preparados, os moldes liberam o conteúdo “sinterizado”. O funcionamento das unidades de prensagem é controlado por tecnologia informática.É necessário colocar a borracha crua e remover manualmente a acabada.
Uma prensa industrial, por exemplo, para prensar óleo de sementes de girassol, tem uma rosca. Aqui, o mecanismo de operação principal, além das placas quadradas, redondas ou retangulares, também são consideradas as guias ao longo das quais a plataforma móvel é baixada para uma fixa e sobe para trás, bem como um ou mais parafusos poderosos, aos quais buchas deslizantes são anexadas. Este último pode ser implementado nos mesmos rolamentos potentes para garantir uma rotação suave do parafuso, evitando que ele se enrosque na própria placa. Mas a prensa pode ser feita na base de um macaco, a regra principal é que o dispositivo de compressão para a obtenção de produtos líquidos de produção deve ser localizado de forma que as placas móveis e estacionárias fiquem paralelas ao horizonte da terra, e a câmara de compressão tenha um tubo de saída, do qual consiste o canal de saída (saída).
Prensa de chão - geralmente um dispositivo não móvel, para o transporte do qual (reparo do dispositivo, realocação da produção ou outro) você precisará de um carro.
Colocado no chão ou sobre uma bancada de trabalho potente - em geral, sobre uma base previamente preparada, que deve ser reforçada.
Enfardadeira - um dispositivo projetado para empacotar, por exemplo, resíduos. É feito na base de macaco ou torno em ambiente de garagem. É utilizado para o descarte de garrafas plásticas (embalagens PET). A prensa enfardadeira pode facilmente comprimir e embalar resíduos de papel, embalagens e sacos, brinquedos velhos de plástico e borracha, pneus usados e câmaras perfuradas em muitos lugares.
A prensa de válvula pode ser equipada com um motor de válvula, o que a torna rápida de usar. O motor de válvula é considerado o mais potente - de dezenas de quilowatts, e é usado principalmente na esteira de produção, onde o volume de produtos é maior. Um quarto de revolução do motor é suficiente para empurrar um dos pistões com a força certa, e o efeito desejado é obtido imediatamente.
A unidade de puncionamento (recorte, estampagem) é utilizada na produção de peças de metal e ligas por estampagem a quente e a frio. Está estruturado da seguinte forma: as placas móveis (e fixas) são equipadas com recessos e saliências que formam chapas em forma de perfil aberto (de seção transversal aberta), todos os tipos de componentes que não apresentam grande comprimento. Com a ajuda de uma prensa de puncionamento, são feitos um perfil em forma de U dobrado, grampos, laços, juntas de aço com lacunas tecnológicas de uma forma arbitrária (especificada).
Por arranjo de cilindros
A disposição vertical dos cilindros (recipientes com óleo), em que os pistões retrocedem, dependendo da força aplicada de fora, é uma versão clássica. O cilindro vertical é instalado em dispositivos como superior ou inferior.
O arranjo horizontal dos pistões é usado, por exemplo, em salas com tetos baixos, em condições de espaço limitado na parte superior, necessário para o funcionamento normal da máquina de prensagem. A vantagem das prensas horizontais é o amortecimento das vibrações, melhor manobrabilidade durante a compressão. O arranjo angular dos cilindros fornece cilindros verticais e horizontais.
Pelo número de cilindros
Uma prensa hidráulica não tem mais do que alguns cilindros. No entanto, na prática, as pessoas "feitas em casa" usam principalmente unidades de um e dois cilindros.
As unidades de produção possuem recursos mais avançados, por exemplo, a presença de três ou quatro cilindros.
Por design
A estrutura do pórtico é um tipo de prensa fechada, adequada para cravar peças de pequena secção (largura e altura). O quadro aberto é adequado para peças grandes - por exemplo, para prensar chapas de aço de 1 m de largura em um perfil complexo (estampagem).
A prensa de coluna se assemelha a uma estrutura móvel movendo-se sobre quatro guias de seção transversal circular. Pode haver um ou dois grupos de colunas - até certo ponto se assemelha a uma estrutura telescópica. Dois conjuntos de colunas (4 cada) podem exigir duas plataformas móveis para pressionar peças altas. Você pode parar o mecanismo de movimento a qualquer momento - em alguns estágios, são necessárias pausas tecnológicas.
A estrutura da mandíbula é como uma ferramenta de crimpagem, ampliada dezenas e centenas de vezes, na qual a parte superior - ou ambas as partes - é móvel. A prensa de mandíbula é um pouco semelhante a um alicate gigante, mas com bordas de pressão suaves. No entanto, as prensas de estampagem têm bordas nervuradas, dependendo dos tipos e variedades de produtos de estampagem.
Por tipo de unidade
O acionamento manual é acionado por parafuso convencional com botão ou por meio de alavancas. A eletromecânica, por outro lado, transmite energia ao sistema hidráulico por meio de um motor. Por exemplo, um motor de passo ou válvula é usado como um acionamento, operando a partir de uma tensão constante pulsada fornecida pela placa eletrônica do acionador do comutador para determinados enrolamentos. Aqueles, por sua vez, gerando um campo magnético em determinados momentos, interagem com seu próprio campo a partir dos ímãs no rotor. Como resultado, o rotor gira para o ângulo desejado, ou faz um certo número de revoluções, cuja energia é usada para mover os pistões a uma certa altura.
O motor elétrico pode ser substituído por um motor de combustível líquido.
A vantagem dos motores e das instalações a diesel é a alta potência - de dezenas de quilowatts - com custos de combustível relativamente baixos.
Peças sobressalentes e componentes
Para manutenção (e reparo) da máquina de prensa, as seguintes peças sobressalentes e peças são usadas, que são substituídas se algum componente quebrar. RA reparação realiza-se substituindo as peças sobressalentes por peças iguais com contornos, folgas e dimensões semelhantes.
Os componentes mais simples para a prensa incluem pistões com gaxetas, molas, parafusos, porcas, arruelas de prensagem e ranhura, alavancas, um motor elétrico, peças de engrenagens (usadas em prensas combinadas). Como a prensa universal é dobrável - pode ser facilmente montada, bem como desmontada e transportada para outro local - as placas de compressão e guias são feitas na forma de peças destacáveis. Apenas a moldura é feita inteira (soldada), o resto das juntas e fixações podem ser feitas usando conexões aparafusadas de M-14 a M-20. Não é recomendado o uso de tamanhos menores (diâmetros da parte de trabalho) dos parafusos, pois para uma força de até 30 toneladas, os parafusos M10 e M12 obviamente não serão suficientes, e o dispositivo irá falhar regularmente no máximo "carregado ", momentos críticos.
Para manutenção e reparo (substituição de componentes) de prensas próprias, pode-se usar um macaco - inteiramente quando a prensa é construída na sua base - e o macaco anterior falhou, por exemplo, um cilindro rompido ou uma haste quebrou. O reparo parcial do macaco também é possível, por exemplo, trocando o óleo, trocando as juntas do pistão que alivia a pressão da válvula.
Prensas industriais requerem peças altamente especializadas: mandris, matrizes, válvulas, pontas de cilindros, retentores de diferentes diâmetros, alças para alavancas, jumpers de quadro, conectores de bomba para manivela, bem como kits de reparo prontos (mais simples). Nos últimos 20 anos, a unificação e padronização da maioria das prensas foi observada, sua compatibilidade de reparo é garantida - por exemplo, prensa-cabos e conectores podem ser adequados para linhas de modelos de diversos fabricantes.
Dicas de Seleção
A prensa é uma ferramenta superpesada tanto em termos de peso quanto de pressão. O protótipo da prensa é um torno e uma pinça, mas, via de regra, na prática, eles não fornecem uma força superior a algumas toneladas. Para começar, uma prensa para um esforço de 10, 12, 20 toneladas é adequada. No decorrer do domínio das operações de produção, aumentando o rendimento do seu ponto de produção, faz sentido vender esta prensa - e comprar uma instalação para 30, 40, 50 ou 100 toneladas.
Alguns artesãos usam uma prensa de moldura aberta - para a fabricação de pivôs, extrusão de elementos de apoio.
O tamanho do equipamento é determinado pelo tamanho do local de produção.
Por exemplo, para uma garagem com tamanho de 36 m2 (o espaço é um e é uma oficina), você pode comprar ou montar uma prensa para uma força de 30 toneladas, o que exigirá vários metros quadrados de espaço para trabalhar (o a instalação em si leva, por exemplo, 2 m2 - 1x2 m) ...
Formulários
A prensa hidráulica é usada para os seguintes tipos, tipos e variedades de trabalho:
- prensagem de rolamentos;
- briquetagem de resíduos - serragem, resíduos sintéticos, resíduos de papel, resíduos de madeira (plantas);
- prensagem de óleos comestíveis, sucos;
- para furos - por exemplo, é necessário pressionar (empurrar) furos em uma seqüência estrita em uma folha de alumínio ou plástico, o que facilita a cópia de peças uniformes e semelhantes;
- cravação, moldagem de perfis, grampos por métodos a quente e a frio.
Existem dezenas de tipos de trabalho em que não é apenas difícil fazer sem uma impressora, mas é completamente impossível. Cada uma dessas variedades tem suas próprias especificidades. Por exemplo, espremer óleo vegetal leva em média 12 minutos por sessão e, na maioria das instalações caseiras, um lote de 7 kg de sementes cruas não descascadas (não descascadas) é espremido durante esse tempo.
Como usar corretamente?
Antes de usar a prensa, verifique a presença e o nível de óleo. As bolhas de ar presas na unidade devem ser ventiladas - o óleo não deve contê-las. Se forem deixados, a pressão exercida ficará longe da calculada - especialmente em instalações onde a profundidade de imersão dos pistões não é regulada pelo operador da máquina, mas é rigidamente regulada por um motor com CNC (ou sem controle computadorizado) . Se você não sangrar o ar, não adicionar óleo, então a força descendente será insuficiente, apesar do fato de que o manômetro na prensa mostra uma pressão significativamente mais baixa.
Antes de ligar e testar a prensa, uma inspeção externa pelo operador da máquina revela danos visíveis. Por exemplo, você não pode trabalhar em uma prensa na qual uma rachadura aparece repentinamente na estrutura (junta não totalmente soldada). Com o desenvolvimento da força, ela pode estourar e o operador que trabalha manualmente em uma prensa de alavanca (manual) tem maior probabilidade de se ferir devido a uma perda repentina de controle.
Para maior segurança de uso, as conexões de fixação são apertadas com fixadores soltos. As peças sobre as quais é produzida a pressão de trabalho, bem como os elementos móveis da máquina, são cobertos com litol ou graxa. As vedações das corrediças e válvulas são verificadas quanto a quebras e rachaduras, se necessário, são substituídas por novas. Isso permite evitar o vazamento de óleo. O próprio óleo é trocado uma vez por ano.
Os dutos, por exemplo, a comunicação de tanques de cilindros de óleo, são projetados para uma pressão de operação de cerca de 400 atmosferas: servem por um ano e meio, então, devido à fadiga do aço, devem ser substituídos.
Para economizar na troca de óleo, limpe-o de depósitos: o volume que falta pode simplesmente ser completado - de acordo com a situação. Não é recomendado encher todo o volume de óleo: cada litro conta e o óleo de motor novo não é barato. O óleo é filtrado regularmente - pelo menos uma vez por ano. As partículas de aço são limpas por meio de um tubo com imãs: depois de um tempo, essas partículas grudam nele.
Não comece a trabalhar na prensa se nem todas as peças a serem processadas estiverem presentes. O processamento em lote de lotes de peças acelera o processo de produção, dá um grande retorno. Não pressione o próximo lote de peças sem remover todas as anteriores: a re-estampagem pode rejeitar algumas delas. Em geral, para quaisquer peculiaridades dos próximos trabalhos, guie-se pela descrição da imprensa. Por exemplo, uma prensa para apertar não é adequada para estampar peças: para isso, as placas lisas removíveis são substituídas por outras perfiladas.
O comentário foi enviado com sucesso.