Como fazer uma prensa hidráulica com as próprias mãos?
Uma prensa hidráulica é um mecanismo útil na vida cotidiana, junto com uma haste, tubo e máquina dobradeira, um torno e um macaco... No caso mais simples, ele comprime o lixo orgânico em briquetes que podem ser usados para aquecer um fogão, por exemplo, em uma casa de campo.
Desenvolvimento de desenho
O elemento principal da prensa é a moldura, cujo desenho é executado estritamente de acordo com a carga planejada neste dispositivo.... A base é feita em forma de estrutura retangular, na qual existe um macaco com um componente de prensagem que comprime as peças ou peças já torneadas para dar-lhes os parâmetros especificados. A execução da cama (moldura) difere em função das tarefas enfrentadas pelo trabalhador, cuja atividade se limita ao uso da prensa e de outros mecanismos incluídos na linha de produção onde trabalha.
O principal requisito para o leito é a alta resistência à deformação. Ele é submetido a maior estresse sem perder sua forma.
A expansão é direcionada em diferentes direções - o macaco, que funciona como o principal mecanismo de operação, fica para cima e para baixo. A ação de ruptura que possui deve ser metade ou três vezes menor que o fator de segurança desta estrutura. Uma margem de segurança é necessária - sem ela, toda a instalação falhará rapidamente.
A parte inferior da estrutura é fabricada de acordo com a estabilidade aumentada de toda a cama. A largura do vão desde o interior é feita levando-se em consideração as dimensões das peças e peças que passam pelas etapas de processamento nesta máquina. Não o último lugar é ocupado pelas dimensões gerais dos componentes de toda a unidade.
Ao calcular a altura do vão interno da cama, some a altura do macaco e a elevação relativa de seu pino, a espessura da peça a ser prensada e a plataforma principal. A produção de uma prensa pode ser representada por várias etapas.
- O macaco é colocado na base inferior, a parte é muito mais alta.
- A pressão da haste do macaco à peça de trabalho é exercida pela parte dinâmica que a comprime ativamente.
A parte de trabalho (móvel) da prensa desloca-se ao longo de guias de aço, o que impede o seu desvio horizontal para o lado. Para retornar a peça de trabalho ao estado descarregado, são utilizadas molas, cujas extremidades inferiores são enganchadas na base e as extremidades superiores no plano móvel. Ao fazer seu próprio macaco, você precisa calcular com precisão a rigidez das molas: seu valor muito pequeno não retornará o site no tempo necessário, por causa do qual o processo tecnológico (produção) ficará ocioso por segundos e minutos extras. Uma mola excessivamente rígida exigirá grandes custos de energia para levar a prensa a um estado de compressão máxima da peça ou peça de trabalho. As molas devem responder com rapidez e precisão sem demora.
O segundo método, segundo o qual uma máquina de prensar, feita por um mestre com as próprias mãos, é montada, consiste em várias etapas importantes.
- A peça de trabalho é colocada na base por baixo.
- O macaco é colocado em uma plataforma dinâmica. As molas são presas a ele, conectando-o ao topo da cama.
Ambos os métodos envolvem um compartimento de entrada, pelo qual a haste do macaco parece estar presa, sem se mover devido às guias. O corte do tubo ao longo do diâmetro interno quase coincide com o diâmetro do macaco - é garantido que ele penetre neste tubo com força significativa, o que não permite que escorregue para fora dele.
É impossível ajustar a altura da área de trabalho - por isso, embora o diagrama da unidade seja simplificado na montagem, o escopo de sua aplicação é significativamente reduzido.
Uma prensa de fabricação própria adquire funcionalidade e conveniência adicionais quando o mestre implementa em seu design o ajuste do curso livre do pino. Isso permitirá que peças mais altas e grossas sejam usinadas. A sequência de ações é reduzida aos estágios seguintes.
- Na parte inferior da cama, dentro do perímetro de sua moldura, um plano adicional é colocado, movendo-se ao longo das guias ao longo de uma rosca com um componente de direção. Isso permitirá que você exponha significativamente o espaço livre para os espaços em branco a serem pressionados.
- Quando a primeira opção não couber, pode-se fazer uma parada destacável no móvel, que, na verdade, é uma plataforma dinâmica removível... Você pode corrigir essa ênfase usando fixadores aparafusados. A moldura é cortada através de orifícios para eles - a largura da indentação entre dois parafusos adjacentes não pode ser alterada. A distância entre os orifícios não é maior do que o comprimento do curso livre do pino de encaixe.
- Uma opção é possível quando espaçadores substituíveis com espessura desigual são cortados de um tubo profissional ou de uma barra de aço.
Alguns ou todos esses métodos às vezes são usados em combinação uns com os outros. Ao desenvolver um desenho por conta própria, leve em consideração as dimensões de todos os componentes detalhadamente, incluindo aluguel profissional, usado como consumível para o quadro.
Uma máquina hidráulica tem uma vantagem sobre uma puramente mecânica - sem redutor, nenhuma engrenagem retém a força do impacto com o mínimo de perdas, o que acontece apenas quando se usa a hidráulica. Isso foi comprovado pela indústria automotiva: a frenagem por sistema hidráulico é muito mais eficiente, o sistema hidráulico é menos sujeito a desgaste do que um sistema puramente mecânico, mantendo a alta eficiência.
Ferramentas e materiais
Ao fabricar uma prensa, os seguintes consumíveis são usados, bem como as ferramentas:
- inversor de soldagem e eletrodos;
- moedor e um conjunto de discos de corte;
- Jack;
- um par de molas;
- canal - "oito";
- tubos profissionais não inferiores a 4 * 4 cm;
- canto não inferior a 50 * 50 * 5 mm;
- chapa de aço (peça) 8 mm de espessura;
- tira de aço 10 mm;
- um corte de tubo de um diâmetro adequado para a haste de macaco.
Das ferramentas, você também precisará de uma broca e brocas para metal (aço rápido ou brocas revestidas de diamante).
Manufatura
Antes de iniciar a produção, verifique o macaco para possíveis avarias. Portanto, o bombeamento de ar para o óleo deve ser completamente eliminado. Não deve haver emperramento durante o funcionamento da haste, impossibilidade de ajuste da válvula, vazamentos de óleo, etc. Certifique-se de que o dispositivo está na vertical e estável - ele não deve cair para o lado em uma superfície nivelada.
Feito o desenho, verificando os valores nele indicados, marque e corte o aço em bruto. A base para a máquina de prensagem é feita da seguinte maneira.
- Solde um tubo profissional quadrado em um retângulo. Você pode usar a soldagem em um ângulo de 45 graus (cortes oblíquos) e estritamente retangular (os tubos horizontais ou verticais permanecem abertos nas extremidades).
- Solde uma placa de aço no retângulo resultante.
- Solde as laterais e a parte superior da cama, controlando a uniformidade e a esquadria das juntas... O menor desvio de um ângulo reto, pelo menos em um ou vários vértices, levará a um enfraquecimento perceptível da margem de segurança da impressora.
- Solde a estrutura resultante à base.
O quadro está montado. O componente móvel, para o qual um canal ou tubo profissional é usado, é fabricado da seguinte maneira.
- No centro da plataforma, solde um pedaço de tubo que contém o macaco.
- Faça guias com tiras de aço. Seu comprimento é igual à largura da cama.
- Mova a plataforma móvel para o interior da estrutura.
- Prenda as tiras nas laterais da plataforma móvel com parafusos.
- Faça uma parada destacável. Para isso, faça furos nas guias opostas aos racks do quadro. A estrutura será fixada na altura que você precisa.
- Instale as molas e o macaco.
Este último não é soldado à máquina. Ele pode ser removido para executar tarefas completamente diferentes, como reparo automático.
Não use alumínio e outros metais não ferrosos como matéria-prima - eles não são duros e duráveis o suficiente.
Tentar usar uma liga de titânio fará com que o produto que você está usando seja muito caro no total. O titânio é uma ordem de grandeza mais caro do que o aço, embora combine parcialmente a leveza do alumínio e a resistência de alguns tipos de aço. Basicamente, o titânio é mais um truque de marketing: o aço para ferramentas de alta qualidade o supera significativamente em parâmetros de desempenho.
Como você pode usar isso?
O campo de aplicação mais simples para uma prensa artesanal feita em casa é a fabricação de briquetes de combustível para materiais combustíveis.... Não requer uma compressão muito forte - materiais, desde serragem a turfa, feno, papel (papel usado), papelão poroso são tão amolecidos que não é difícil amolecê-los. O "combustível" briquetado, como a lenha, elimina a necessidade de coletar tudo com uma vassoura e uma pá e colocar no fogão: basta colocar todo esse material como lenha comum.
A briquetagem de combustíveis sintéticos, desde latas de plástico e outros utensílios até, por exemplo, os restos de material de cobertura, restos de madeira deixados após as obras, exigirá vários grandes esforços. A prensa pode manusear facilmente esse tipo de material e irá atendê-lo de forma confiável por toda a sua vida.
A massa de compactação não combustível permite isolar o calor de fornos, aquecedores e câmaras frigoríficas do excesso de troca de calor - a fim de aumentar a eficiência de todas essas unidades. Para fazer isso, ele é pré-prensado e, em seguida, impregnado com compostos não combustíveis de alta temperatura. A impressora também lidará facilmente com essa tarefa.
Depois de concluir os testes mais fáceis, você pode passar para uma tarefa mais difícil. Os macacos desenvolvem um esforço de cerca de 10-20 toneladas. Se você comprou um macaco de caminhão basculante profissional, pode tentar prensar a argila em uma “panqueca” ou “tijolo” usando sua prensa. O fato é que a argila pode ser combinada em um bloco sem uma única gota de água, mas isso requer uma pressão de 200 atmosferas. É fácil calcular que um briquete com uma área de 10 * 10 cm, ao usar um macaco de 20 toneladas, experimentará apenas uma pressão de 200 kg / cm2.
De acordo com as leis da física, se você reduzir sua área pela metade, então, para cada centímetro quadrado, obterá uma pressão de 400 atmosferas. Esta prensa é capaz de suportar tais cargas: o único requisito é a resolução de potência do macaco - projetado para as mesmas 20 toneladas, não suportará 25 ... 30 toneladas de impacto.
Quanto às peças de aço do aparelho, todas são tiradas com uma margem - a espessura da parede do tubo profissional é de pelo menos 4 mm, a tira de aço é de 8 mm.
A etapa mais crítica é a estampagem de metais não ferrosos e alguns aços, incluindo o aço inoxidável.... Mas eles começam a testar metais não ferrosos e aços com crimpagem. Se a máquina tiver executado com sucesso a tarefa, eles procedem à estampagem.
Se for usado aço inoxidável para a prensa, ele pode ser usado, por exemplo, para espremer sementes de girassol ou sementes de outros tipos, por exemplo, linho, a partir do qual se pode obter óleo comestível da variedade desejada. Usar aço enferrujado, por exemplo, para extrair sucos de frutas frescas pode ser perigoso - o ferro reage com os ácidos.
A seguir, veja uma aula magistral sobre como fazer uma prensa hidráulica caseira.
O comentário foi enviado com sucesso.