Características e usos do alicate de prensa hidráulica

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Principais fabricantes
  4. Como usar corretamente?

As características do alicate de pressão hidráulica e seu uso não são imaginados por todas as pessoas. Ao mesmo tempo, esse equipamento pode ser muito útil para cravar pontas de fios e luvas de cravar. E também é necessário prestar atenção aos alicates para encaixes de canos de água, às prensas da KBT e de outros fabricantes.

O que é isso?

No trabalho doméstico e profissional, muitas vezes é necessário o uso de alicates compactadores hidráulicos. É importante usá-los para cravar terminais de fios ao conectar vários produtos de cabo uns aos outros. Não se trata apenas de fiação no sentido estrito, como muitas vezes se pensa. A mesma necessidade surge ao conectar equipamentos elétricos em indústrias, ao instalar eletrodomésticos. Alicates de crimpagem de alta qualidade ajudam a crimpar fios de várias modificações.

Mas não são apenas essas as suas principais vantagens. Freqüentemente, pinças de prensagem são usadas para prensar mangas para conexões de tubos de água. E não apenas encanamento - você pode trabalhar com sistemas de aquecimento de água e vapor. Esta abordagem permite que você execute o trabalho de instalação melhor e em menos tempo. A ferramenta de crimpagem de encanamento apareceu na década de 1950 e foi patenteada algum tempo depois.

Patentes oficiais, no entanto, só começaram a ser concedidas na década seguinte. A versão moderna do dispositivo para teste de pressão hidráulica de tubos surgiu em 1972, graças aos engenheiros da empresa Mannesmann.

Desde então, não sofreu alterações significativas. Além da ferramenta de prensagem em si, uma bomba hidráulica está incluída. A interação das peças é garantida por uma mangueira especial projetada para trabalhar em alta pressão.

A força criada pelo acionamento hidráulico foi fornecida precisamente graças a esta mangueira. O alicate apertava a parte desejada (acoplamento) e a prendia rigidamente ao tubo. Essa conexão de prensa é um excelente substituto não apenas para soldagem e brasagem, mas também para outras operações tecnológicas. Apesar da ausência de mudanças no diagrama esquemático, ajustes bastante sérios para o dispositivo e suas ações estão constantemente sendo feitos. As pinças de prensagem hidráulicas modernas podem trabalhar não apenas com metal, mas também com tubos de metal-plástico.

Nas últimas décadas, os engenheiros conquistaram, de fato, muito. Por exemplo, o atrito das peças de trabalho é visivelmente reduzido. Consumo de energia e intensidade de trabalho reduzidos. Os acessórios crimpados são “gravados”, o que permite rastrear claramente qual ferramenta foi usada. As peças são testadas em laboratórios, as juntas resultantes são verificadas quanto à sua firmeza e resistência à quebra.

Caso contrário, o trabalho com a fiação elétrica está em andamento. Nesse caso, a área de contato é fundamental para garantir sua qualidade. Ao escolher uma mandíbula de prensar para este propósito, a seção transversal dos fios é levada em consideração. As ferramentas de crimpagem com virola funcionam da mesma maneira que outros acessórios. As pontas dos fios são fixadas colocando-as dentro da manga de crimpagem.

Visualizações

As prensas hidráulicas manuais são as mais procuradas e atraentes tanto no segmento doméstico quanto no profissional. Eles permitem que você abandone a aplicação de grandes esforços físicos. Como resultado, as dimensões e o peso são reduzidos. As ferramentas hidráulicas para trabalhar com tubos de metal-plástico são projetadas para seções transversais:

  • 16;

  • 20;

  • 26;

  • 32 mm.

Nem todos os atuadores hidráulicos operados manualmente, entretanto, são projetados para o último tamanho. Às vezes, no entanto, existem modelos ainda maiores - projetados para um limite de crimpagem de até 50 mm. Ferramentas hidráulicas manuais funcionam bem em áreas de difícil acesso - precisamente por causa de seu tamanho relativamente pequeno. Modelos de alta qualidade são capazes de trabalhar com estruturas de liga de cobre e inoxidável. As prensas eletro-hidráulicas são mais como uma arma ou chave de fenda. Eles são equipados com uma bateria ou adaptador de energia substituível.

Principais fabricantes

Entre os principais modelos destacam-se:

  • Produtos Ibosad;

  • dispositivos da marca KBT;

  • Modelos abril, que são fabricados na RPC (com acionamento hidráulico dividido);

  • prensas hidráulicas avançadas da marca francesa Virax (tubos de pressão não superiores a 26 mm);

  • Ridgid RP 340-B;

  • REMS Akku-Press ACC;

  • Rothenberger Romax AC Eco Basic 15705;

  • Rothenberger Romax Pressliner Eco.

Como usar corretamente?

É muito importante medir a força aplicada e a seção da manga de encaixe... Se for grande, você terá que alongar as alças adicionando fragmentos auxiliares. Nas versões telescópicas, os fragmentos necessários são simplesmente empurrados para fora. O encaixe das paredes internas dos tubos é feito por meio de um calibrador. Quando o tamanho é selecionado, é necessário inserir o tubo na conexão por completo e até o final, que deve ser simbolizado por um clique ou pela observação do tubo de fora através das janelas da própria conexão.

Em seguida, o alicate é colocado na manga. Suas alças se juntam. O trabalho é considerado concluído quando ocorre um clique ou o contato completo é alcançado.

Em um caso específico, você também deve ser orientado pelas instruções do dispositivo. Se estamos falando de cravar a fiação, então isso deve ser feito com o máximo esforço para que o conjunto da mola funcione.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário