Prensas hidráulicas para crimpagem de terminais de cabos

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Visualizações
  3. Critérios de escolha
  4. Como usar corretamente?
  5. Cinco regras importantes para crimpagem de qualidade

A crimpagem correta dos cabos ajuda não apenas a fazer uma conexão confiável, mas também exclui o possível superaquecimento dos elementos sob a influência da corrente elétrica. Isso reduz significativamente o risco de curto-circuito, queima de contato e incêndio subsequente.

Portanto, a seleção e operação de uma prensa hidráulica para crimpagem de terminais de cabos é uma etapa muito importante e crucial na execução do trabalho. Antes de comprar e começar a usar uma prensa hidráulica, você deve estudar as instruções detalhadas e recomendações de especialistas.

Dispositivo e princípio de operação

Um mecanismo de acionamento especial está no cerne do projeto de prensas hidráulicas para crimpagem de terminais de cabo (também chamadas de crimpadoras). Seu principal componente operacional é 2 cilindros de diâmetros diferentes, conectados entre si por um tubo de plástico ou aço, e pistões móveis são instalados dentro deles. Para que o mecanismo funcione, seus cilindros são preenchidos com óleo ou outro líquido com os mesmos parâmetros e densidade.

Como em quase todos os equipamentos hidráulicos, o funcionamento do mecanismo de uma prensa de estampagem manual é construído pela lei de Pascal: a pressão que atua sobre o fluido de trabalho (neste caso, em um óleo especial) é uniforme em toda a sua área. Ou seja, quando um pequeno pistão atua (pressiona) no fluido de trabalho em um determinado ponto, a pressão, transmitida ou atuando no pistão maior, aumenta drasticamente.

Consequentemente, a força de pressão será tanto maior quanto mais as dimensões dos pistões grandes e pequenos forem diferentes.

Visualizações

De acordo com sua configuração e método de operação, os alicates de crimpagem de cabo hidráulico são divididos em em 3 tipos principais, dependendo do tipo de ação do mecanismo interno e sua configuração:

  • simples;
  • Duplo;
  • triplo.

As configurações listadas do dispositivo interno das pinças de prensar diferem umas das outras no número de elementos ou órgãos principais de trabalho - partições móveis especiais.

Uma prensa hidráulica simples possui 1 divisória móvel, mecanismos de dupla e tripla ação - 2 e 3 órgãos, respectivamente. A coerência dos movimentos realizados por mecanismos duplos e triplos é garantida por equipamentos separados, cujo trabalho é baseado em um ciclograma. Além das 3 categorias principais, as prensas de crimpagem de cabo hidráulico, ou crimpadoras, também são divididas em vários tipos de acordo com a forma de uso:

  • dispositivos horizontais e verticais;
  • instrumentos abertos e fechados;
  • prensas hidráulicas para crimpagem de peças metálicas (fios de aço);
  • equipamento para cravar elementos em material macio.

Critérios de escolha

A escolha do equipamento dependerá principalmente do tipo de trabalho executado e do material dos produtos processados. Antes de comprar mandíbulas de prensa hidráulica, os especialistas recomendam prestar atenção especial a algumas das características da ferramenta.

  • A presença de uma válvula embutida especial para controlar a força de pressão. Esta peça de ajuste serve para proteger a ferramenta de sobrecarga excessiva. Tanto a vida geral do crimpador, seu desenvolvimento e a exatidão da operação de seus mecanismos internos dependerão amplamente dele.As prensas hidráulicas que possuem uma válvula de alívio de pressão em seu projeto são consideradas mais duráveis ​​e confiáveis ​​para uso.
  • Pressionando a cabeça. Em prensas hidráulicas modernas, geralmente são instalados 2 tipos de cabeçotes de prensa: aberta ou fechada. As prensas hidráulicas manuais com cabeçote fechado são mais difíceis de operar e, portanto, não são recomendadas para uso doméstico. Uma prensa com cabeça fechada é operada em várias etapas: primeiro, é necessário retirar o retentor especial e retirar a matriz, em seguida fixar o cabo com a ponta na ferramenta e fechar o elemento de trabalho, para só então prensar a ponta . Para prensar em uma ferramenta com cabeça em C aberta, basta abrir a prensa, inserir o cabo e prensar apertando as alças.
  • Seção transversal permitida do cabo... De acordo com este parâmetro, as prensas hidráulicas são divididas em 4 tipos principais. As ferramentas manuais estão à venda hoje com a capacidade de crimpar cabos de tais diâmetros - até 70 mm 2, até 120 mm 2, até 300 e até 400 sq. milímetros.

Na escolha de uma prensa hidráulica para crimpagem de terminais de cabos, além das características básicas de desempenho, os especialistas aconselham atentar para os indicadores técnicos gerais. Por exemplo, é desejável levar em consideração o peso da ferramenta, o material de sua fabricação, a forma e o comprimento das alças, a qualidade de construção do dispositivo, sua marca, país e fábrica.

As opções de orçamento feitas na China são mais adequadas para uso doméstico ocasional. Com o uso frequente, seus mecanismos falham rapidamente, a partir de cargas pesadas no corpo do crimpador, quebras e vazamentos do fluido de trabalho são formados.

Para uso frequente, é melhor escolher produtos de produção russa ou europeia.

Como usar corretamente?

Independentemente do tipo e categoria principais, os alicates de crimpagem manuais hidráulicos são projetados para prender terminais de cabos, cuja área de seção transversal varia de 5 a 400 mm 2. Na prática, este dispositivo é usado, como regra, apenas para soldagem e o chamado trabalho correto. Instruções passo a passo para trabalhar com um prensador hidráulico para terminais de cabo:

  • instale uma matriz do tamanho necessário (de acordo com a seção transversal do cabo crimpado) na sede da barra de ferramentas;
  • instale a segunda - uma matriz de resposta - no orifício localizado na cabeça de trabalho do crimpador;
  • gire o parafuso borboleta, fixando-o na posição “fechada”;
  • inserir o material a ser processado (terminal do cabo) dentro da prensa hidráulica entre as matrizes;
  • pressionando a alça móvel, aperte o material;
  • libere a pressão do fluido de trabalho girando o parafuso do acelerador correspondente para a posição "aberto";
  • remova o terminal do cabo crimpado do crimpador;
  • se necessário, remova o brilho formado da ponta frisada.

Ao trabalhar com uma prensa hidráulica, deve-se ter em mente que um pequeno flash pode se formar no terminal do cabo durante o processo de crimpagem. Para removê-lo, é melhor usar uma lima - para moer com movimentos leves. Não é recomendado tentar cortar o alargamento com uma faca ou derrubá-lo, pois você pode danificar a integridade do material e, então, a crimpagem da ponta acabará sendo de má qualidade... Também vale a pena prestar atenção para que após a crimpagem não se formem "orelhas" muito grandes no terminal do cabo, caso contrário, o procedimento de crimpagem terá que ser executado desde o início. Normalmente, "orelhas" grandes são o resultado da seleção incorreta da matriz.

Às vezes, "orelhas" muito grandes também são cortadas com uma lima, se o tamanho permitir.Nesse caso, o principal é não exagerar e não esmerilhar o excesso de material até zero, até a base da luva, pois pode aparecer uma lacuna neste local do terminal do cabo, e o contato crimpado não será forte o suficiente: o material vai enfraquecer.

Depois de se certificar de que o processo de crimpagem é executado corretamente, no final do trabalho recomenda-se isolar o ponto de crimpagem: no ponto entre a extremidade da haste e a parte livre restante (não isolada) do núcleo do cabo. Um tubo termorretrátil especial é ideal para isso.

Cinco regras importantes para crimpagem de qualidade

Além das instruções acima, ao trabalhar com uma prensa hidráulica, os especialistas aconselham aderir a 5 regras importantes para ajudá-lo a evitar erros comuns e fazer uma crimpagem de alta qualidade:

  • escolha a ponta certa do tamanho certo;
  • é bom descascar o núcleo metálico do cabo;
  • use apenas ferramentas especializadas e peças auxiliares;
  • selecione a matriz correta para que o tamanho corresponda exatamente ao diâmetro do cabo;
  • não viole a ordem de trabalho recomendada.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário