Características e seleção de prensas hidráulicas de resíduos de papel
O trabalho da esmagadora maioria das empresas modernas está associado à formação e acumulação de vários tipos de resíduos. Em particular, estamos falando de papel e papelão, ou seja, materiais de embalagem usados, documentos desnecessários e muito mais. Tendo em conta a baixa densidade dos produtos de papel, o armazenamento de tais resíduos requer áreas bastante grandes. Em tais situações, a solução mais racional seria usar prensas hidráulicas para resíduos de papel. Conhecendo as peculiaridades da escolha e operação de tais equipamentos, é possível reduzir o volume dos materiais em questão em dezenas de vezes e, com isso, economizar significativamente o espaço ocupado do armazém.
descrição geral
Em sua essência, qualquer impressora de resíduos de papel acionada hidraulicamente é uma máquina cuja principal tarefa é compactar papel e papelão da forma mais eficiente possível. Ao mesmo tempo, muitos modelos têm a função de embalar resíduos comprimidos em fardos ou briquetes, o que por si só simplifica muito o armazenamento e o transporte. É importante ressaltar que a técnica em questão é universal, pois é utilizada com sucesso para processar não apenas resíduos de papel. Com potência e força de compressão suficientes, trata-se também de madeira, plástico e (em alguns casos) até de metal.
Como comprovado por muitos anos de prática, mesmo levando em consideração dimensões bastante grandes, a melhor opção são as máquinas com acionamento hidráulico. A lista de elementos estruturais de tais dispositivos inclui:
- moldura fechada em chapas de aço soldadas;
- cilindro de trabalho (força) - está localizado, via de regra, na travessa superior;
- êmbolo do pistão;
- guias de cremalheira formando um prisma regular (isósceles) em seção;
- bombear;
- atravesse com um atacante suave;
- câmara de trabalho (carga);
- mecanismo de ejeção;
- Sistema de controle.
Uma das principais características das prensas hidráulicas de resíduos de papel é a ausência de cilindros de retorno. O fato é que não é necessária uma força muito grande para selar os materiais descritos. O sistema de funcionamento de tais prensas é projetado de forma que o fluido de trabalho fique na parte inferior do cilindro, e quando o sentido de bombeamento é invertido, ele se move para cima.
Entre outras coisas, é importante observar que a travessia sempre tem uma direção exata. Neste caso, as guias podem ser ajustadas a qualquer momento usando parafusos de ajuste especiais. A força de compressão durante o processo de prensagem é controlada por um manômetro, que é ajustado com base nas leituras dos sensores de pressão. Levando em consideração o volume de carregamento do contêiner, ou seja, o fardo de papel compactado, a pressão no estágio final do curso transversal pode chegar a 10 atm, e o indicador mínimo é de 2,5 atm. Caso contrário, a densidade da futura embalagem será insuficiente.
A embalagem acabada após a prensagem é empurrada para fora pelo mecanismo mencionado acima. Este último pode ter controle manual e automatizado. A segunda opção fornece ativação independente da unidade depois que a poligonal atinge a posição superior.
É importante lembrar que um dos principais parâmetros de qualquer impressora para resíduos de papel é um indicador como a força de compressão (pressão).
Dado este valor, pontos importantes podem ser destacados.
- Os modelos de prensas mais simples são capazes de criar pressões operacionais que variam de 4 a 10 toneladas.Como resultado, essas máquinas só podem lidar com materiais leves.
- Amostras de equipamentos pertencentes à categoria geram média em termos de potência de 10 a 15 toneladas. Essas modificações já estão sendo utilizadas para o processamento não só de matérias-primas de papel, mas também de termoplásticos.
- Unidades profissionais (industriais) criam uma força de até 30 toneladas. Essas prensas são capazes de trabalhar com produtos de chapa metálica.
Visualizações
Os modelos de equipamentos apresentados hoje no segmento de mercado relevante são classificados de acordo com várias características-chave. Dependendo do tamanho, desempenho e princípio de operação, existem as seguintes configurações:
- compacto, caracterizado por um peso relativamente baixo;
- Móvel;
- de tamanho e peso médios;
- aplicações industriais pesadas (frequentemente de várias toneladas).
Dependendo do local de uso, do volume de trabalho realizado e, claro, do tamanho das máquinas de prensagem podem ser divididos em unidades móveis e fixas. Estas últimas caracterizam-se pela potência máxima e instalam-se, via de regra, em empresas especializadas na recepção e tratamento de materiais recicláveis.
As principais características distintivas dessas impressoras são:
- localização permanente;
- grandes dimensões;
- produtividade aumentada;
- multifuncionalidade e equipamento máximo.
Os modelos móveis são caracterizados pelo tamanho e peso pequenos, bem como pela potência e desempenho correspondentes. Essas unidades são utilizadas por empresas e organizações cujas atividades estão associadas à formação de uma grande quantidade de resíduos de papel. Também podemos falar sobre empresas envolvidas no descarte de materiais recicláveis.
Por tipo de controle e método de prensagem
As atuais impressoras de resíduos de papel (levando em consideração suas principais características técnicas) podem ser divididas em:
- mecânico;
- hidráulico;
- hidromecânica;
- enfardamento.
Como já observado, as mais eficientes são as instalações hidráulicas. Apesar de serem significativamente maiores e mais pesadas do que suas "contrapartes" mecânicas, as prensas hidráulicas são muito procuradas. Seus principais elementos estruturais são a unidade de bombeamento, mecanismo de ejeção e sistema de controle. Neste caso, a parte funcional inclui cilindros hidráulicos e guias (corrediças). Esses dispositivos no contexto da gestão do trabalho podem ser:
- manual;
- semi-automático;
- totalmente automatizado.
As máquinas hidromecânicas são equipadas com um circuito hidráulico com cilindro de trabalho, que é acoplado a um conjunto de alavancas. Nesse caso, o principal diferencial é a redução da velocidade de movimentação da placa paralelamente ao esforço repetido na etapa final do ciclo de prensagem.
Graças a este princípio de funcionamento das unidades, o consumo de energia é reduzido significativamente.
Uma categoria separada é composta por modelos de enfardamento. Com base no nome, pode-se entender que sua característica está na função de amarrar fardos compactados de papel e papelão. Essas máquinas são encontradas com mais frequência em grandes empresas e depósitos.
Pelo método de carregamento de matérias-primas
Independentemente dos parâmetros já listados, o equipamento descrito é dividido em dois grandes grupos, levando em consideração a forma de carregamento da matéria-prima, que é vertical, horizontal e até angular. A grande maioria das impressoras de resíduos de papel de pequeno e médio porte são unidades verticais. Modificações estacionárias mais poderosas e funcionais de máquinas hidráulicas têm um layout horizontal.
As unidades de carregamento horizontal oferecidas pelos principais fabricantes são geralmente máquinas bastante compactas. Eles estão convenientemente localizados, mesmo em salas relativamente pequenas. Ao mesmo tempo, essas prensas lidam facilmente com o processamento de resíduos de pequenas empresas, pontos de venda e organizações. E as principais características de desempenho do equipamento, neste caso, são as seguintes:
- compressão - cerca de 2 toneladas;
- produtividade - até 90 kg / h;
- ligação à rede elétrica - 220 V (monofásica);
- temperatura de trabalho - de -25 a +40 graus;
- área ocupada - aproximadamente 4 sq. m (2x2 m);
- janela da câmara de carga - 0,5x0,5 m a uma altura de 1 m;
- dimensões do fardo após processamento pela prensa - 0,4x0,5x0,35;
- o peso do fardo está na faixa de 10–20 kg.
Uma das principais vantagens de tais modelos é a máxima facilidade de uso. Uma pessoa pode trabalhar em tal máquina. E não há necessidade de um dispositivo de carregamento.
Modelos hidráulicos orientados horizontalmente (carregamento superior) para compactação de papel e outros tipos de resíduos - São impressoras versáteis e de alto desempenho com as seguintes características:
- a força de compressão média é de 6 toneladas;
- produtividade - de 3 a 6 fardos por hora;
- flutuações de temperatura de operação - de -25 a +40 graus;
- janela de carregamento - depende das dimensões gerais da máquina;
- peso do fardo - a partir de 10 kg.
Devido à sua alta potência, as máquinas pertencentes a esta categoria podem manusear grandes volumes de materiais mais pesados. Refere-se a plásticos, assim como metais ferrosos e não ferrosos laminados de até 1,5 mm de espessura. Uma pessoa também pode realizar o trabalho aqui, mas os mecanismos de carregamento são usados para simplificar e acelerar o processo.
Dimensões (editar)
Levando em consideração este parâmetro, todas as amostras de máquinas de prensagem disponíveis no mercado para os tipos de materiais recicláveis descritos podem ser divididas em três categorias.
- Mini-prensas, cuja instalação e funcionamento não requerem fixação rígida na superfície. Como resultado, uma das principais vantagens é a mobilidade do equipamento. Outra característica distintiva é a máxima facilidade de operação: uma pessoa pode manusear facilmente a unidade. Além disso, não é necessária a presença de treinamento especial. É importante levar em consideração que, devido à força de compressão relativamente baixa nas prensas compactas, o volume da matéria-prima é reduzido em aproximadamente três vezes. Esses modelos serão a solução ideal para residências, escritórios e pequenos armazéns e lojas de varejo.
- Equipamento de grau padrão, que é amplamente utilizado em grandes armazéns, em empresas, bem como em pontos de recepção e processamento de materiais recicláveis de papel. É importante levar em consideração que tais máquinas devem ser rigidamente fixadas em uma superfície horizontal. A potência das máquinas permite reduzir o volume de resíduos de papel e outros materiais em cerca de 5 vezes.
- Equipamento profissional de grande porte usado por empresas de impressão, bem como outras empresas cujas atividades estão associadas a grandes fluxos de resíduos de papel de várias classes. Essas instalações hidráulicas - devido às suas características - são capazes de compactar resíduos, reduzindo seu volume em 10 vezes ou mais. A instalação, operação e manutenção de tais máquinas devem ser realizadas apenas por pessoal qualificado.
Além de tudo isso, é importante notar que a compra de equipamentos de prensagem profissionais caros deve ser economicamente justificada.
Principais fabricantes
No momento, uma seleção bastante ampla de prensas hidráulicas em questão oferece planta "Gidropress"localizado em Arzamas. Os representantes da gama de modelos deste fabricante nacional estão equipados com automáticas francesas de elevada qualidade e fiáveis. Além disso, vale destacar os sistemas automatizados de carregamento de matéria-prima e descarga de fardos prensados. Um ponto igualmente importante é a possibilidade de operação completa das máquinas em temperaturas negativas.
A família de prensas verticais desta marca agora se apresenta no mercado nas seguintes modificações:
- pequenas prensas hidráulicas de resíduos de papel - até 200 kg de matéria-prima compactada com uma força de até 160 kN;
- máquinas de classe média - processando até 350 kg de resíduos com uma força de prensagem de até 350 kN;
- modelos grandes - o peso do fardo enfardado de papel e papelão é de até 600 kg com uma força de até 520 kN.
A gama de produtos da fábrica permite satisfazer as necessidades de todos os potenciais clientes, independentemente das suas necessidades, escala de produção e capacidade financeira. Ao mesmo tempo, a lista de vantagens inclui a ótima relação custo-benefício das instalações de prensagem hidráulica.
Outro grande fabricante é planta "Statico", que há 25 anos produz prensas verticais e horizontais. Além de máquinas para processamento de resíduos sólidos e resíduos industriais, a linha de modelos da empresa inclui uma gama de máquinas para compactar resíduos de papel, plástico e folhas de metal.
Os principais benefícios incluem os seguintes pontos importantes:
- garantia para corpos de prensa e hidráulica por 2 anos e 1 ano, respectivamente;
- alta qualidade dos materiais utilizados na produção, em particular, estamos falando da resistência, confiabilidade e durabilidade dos corpos das unidades de prensagem;
- equipar as linhas de produção com equipamentos alemães;
- criação de um revestimento confiável e resistente a influências externas;
- uso da tecnologia do Grupo PST;
- serviço de alta qualidade e pronta entrega em todo o território da Federação Russa.
Barinel de São Petersburgo, é especializada no desenvolvimento e produção de impressoras de alta qualidade que atendem a todos os padrões atuais. A gama de modelos da marca inclui enfardadeiras para processamento de papel, papelão, polietileno, plástico (modelos da série BRLTM) e outros tipos de resíduos. Com base no feedback do cliente, o equipamento Barinel pode ajudar a reduzir os custos de armazenamento e transporte de materiais recicláveis.
Falando em fabricantes estrangeiros, vale focar nos produtos Empresa sueca Orwak... Estamos falando de um dos líderes indiscutíveis do setor, cuja história começou em 1971. Foi então que foi desenvolvido e lançado o primeiro modelo de impressora patenteado 5030, que foi apresentado em exposições em Paris e Londres. Com apenas dois anos, a marca já entrou no mercado internacional.
Até o momento, toda uma rede de representações oficiais da empresa opera com sucesso em todo o mundo. Como resultado, o fabricante responde rapidamente a qualquer solicitação de um consumidor potencial.
Uma das principais vantagens competitivas das unidades Orwak é sua versatilidade. Assim, uma máquina permite classificar e compactar as matérias-primas.
Dicas de Seleção
Dada uma gama bastante ampla de impressoras para resíduos de papel no mercado, você pode escolher a opção mais adequada levando em consideração os principais critérios. Em primeiro lugar, é necessário determinar os volumes potenciais de resíduos reciclados e, consequentemente, as cargas. Os pontos mais importantes são:
- densidade de materiais prensados;
- desempenho da unidade;
- a potência do próprio acionamento hidráulico;
- força de compressão (pressão);
- Consumo de energia;
- o tamanho do equipamento e sua mobilidade.
Além de tudo isso, também é recomendável prestar atenção ao fabricante do equipamento. Obviamente, o lado financeiro da questão terá um papel importante para muitos compradores em potencial.
O comentário foi enviado com sucesso.