Nós fazemos uma prensa de um macaco com nossas próprias mãos
Uma prensa hidráulica feita de um macaco não é apenas uma ferramenta poderosa usada em qualquer produção, mas uma escolha consciente de um artesão ou artesão doméstico, que precisava urgentemente de uma ferramenta para criar pressão de várias toneladas em um pequeno local limitado. A unidade ajudará, por exemplo, na briquetagem de resíduos combustíveis para incineração em um forno.
Seleção de Jack
A prensa hidráulica é normalmente feita na base de um macaco hidráulico do tipo vidro ou garrafa. O uso de parafuso de cremalheira e pinhão só se justifica em estruturas que funcionam puramente na base da mecânica, cuja desvantagem é a perda de não 5% dos esforços aplicados pelo mestre, mas muito mais, por exemplo, 25% . Usar um macaco mecânico nem sempre é uma decisão justificada: ele também pode ser substituído, por exemplo, por um grande torno de serralheiro instalado verticalmente.
É preferível escolher um macaco do tipo hidráulico entre os modelos que são capazes de levantar cerca de 20 toneladas. Muitos artesãos caseiros que fizeram uma prensa de tal macaco por conta própria o pegaram com uma margem de segurança (levantamento): muitas vezes eles entraram em seus modelos manuais são suficientes para levantar um carro que não seja de passageiros, mas uma perua ou um trailer, por exemplo, da "Scania" ou "KamAZ".
Essa decisão é louvável: pegar o macaco mais potente é um negócio lucrativo e, graças à sua capacidade de carga, servirá não 10 anos, mas toda a vida futura do proprietário de uma prensa hidráulica artesanal. Isso significa que a carga é cerca de três vezes menor do que a permitida. Este produto se desgastará mais lentamente.
Maioria dos macacos hidráulicos de gama média - vaso único, com haste única. Possuem, além da simplicidade e confiabilidade, eficiência de pelo menos 90%: as perdas na transmissão de força pela hidráulica são pequenas. Um fluido - por exemplo, óleo de transmissão ou motor - é quase impossível de comprimir e, além disso, parece um pouco elástico, geralmente retendo pelo menos 99% de seu volume. Graças a esta propriedade, o óleo do motor transfere a força para a haste quase "intacta".
Mecânica baseada em excêntricos, rolamentos, alavancas não são capazes de dar perdas tão pequenas como um líquido usado como uma substância de material de transferência... Para um esforço mais ou menos sério, recomenda-se comprar um macaco que desenvolva uma pressão de pelo menos 10 toneladas - este será o mais eficaz. Macacos menos potentes, se estiverem na faixa da concessionária de automóveis mais próxima, não são recomendados - o peso (pressão) é muito pequeno.
Ferramentas e materiais
Cuide da disponibilidade de um desenho da instalação futura: existem muitos desenvolvimentos prontos na Internet. Apesar da presença de modelos ligeiramente diferentes de macacos, escolha aquele com uma grande "perna" - uma plataforma para descansar no chão. A diferença nos designs, por exemplo, com um “pé” menor (“fundo de garrafa” com uma base larga e maciça) se deve a truques de marketing: não economize no design. Se um modelo selecionado sem sucesso quebrar repentinamente no momento do mais alto desenvolvido com a ajuda de esforço, você não só perderá o atuador principal, mas também poderá se ferir.
Para fazer a cama, você precisa de um canal de energia suficiente - a espessura da parede é desejável não inferior a 8 mm. Se você pegar uma peça de parede mais fina, ela pode entortar ou estourar.Não se esqueça: o aço comum, do qual são feitos canos de água, banheiras e outros encanamentos, é frágil o suficiente quando atingido com uma marreta poderosa: devido à sobretensão, ele não apenas dobra, mas também rebenta, o que pode resultar em ferimentos ao mestre.
Para a confecção de toda a cama, é aconselhável utilizar um canal de quatro metros: na primeira fase do processo técnico será serrado.
Finalmente, o mecanismo de retorno exigirá molas fortes o suficiente. É claro que molas como as usadas para amortecer vagões são inúteis, mas também não devem ser finas e pequenas. Selecione aqueles que têm força suficiente para puxar a plataforma de prensagem (móvel) da instalação para sua posição original quando a força aplicada pelo macaco é "sangrada".
Complemente seus consumíveis com os seguintes itens também:
- tubo profissional de paredes espessas;
- canto 5 * 5 cm, com uma espessura de aço de cerca de 4,5 ... 5 mm;
- fita de aço (barra plana) com espessura de 10 mm;
- um tubo cortado com comprimento de até 15 cm - o macaco deve entrar nele;
- Placa de aço de 10 mm, tamanho 25 * 10 cm.
Como ferramentas:
- inversor de soldagem e eletrodos com seção de pino de cerca de 4 mm (deve ser mantida uma corrente máxima de operação de até 300 amperes - com uma margem para que o próprio dispositivo não queime);
- uma retificadora com um conjunto de discos de corte de paredes espessas para aço (também pode ser usado um disco revestido de diamante);
- régua-quadrada (com um ângulo reto);
- régua - "fita métrica" (construção);
- medidor de nível (pelo menos - nível de bolha);
- torno de serralheiro (é aconselhável fazer o trabalho sobre uma bancada de trabalho completa), pinças potentes (recomendam-se as já "afiadas" para manter o ângulo recto).
Não se esqueça de verificar a operacionalidade dos equipamentos de proteção - capacete de soldagem, óculos de proteção, respirador e a adequação das luvas feitas de tecidos grossos e grossos.
Tecnologia de manufatura
Uma prensa faça-você-mesmo de um macaco é feita em uma garagem ou oficina. A prensa hidráulica que você decide fazer é relativamente pequena e simples em comparação com suas contrapartes industriais.
Com uma certa habilidade no trabalho com equipamentos de soldagem elétrica, não será difícil soldar a estrutura e a ênfase recíproca. Para fazer uma grande prensa hidráulica, você tem que passar por vários estágios sucessivos.
Montagem da estrutura
Siga estas etapas para montar a estrutura.
- Marque e corte o canal, o tubo profissional e o perfil do canto de parede grossa em esboços, referindo-se ao desenho. Serre os pratos também (se não os tiver preparado).
- Monte a base: solde os espaços em branco necessários usando o método de costura dupla-face. Desde a profundidade de colagem (penetração) do chamado. A "poça de fusão" (zona de aço fundido) não excede 4-5 mm para eletrodos de 4 mm; a penetração também é necessária do lado oposto. De que lado cozinhar - não desempenha nenhum papel, o principal é que os espaços em branco sejam fixados com segurança, localizados, inicialmente pregados. A soldagem é realizada em duas etapas: primeiro, é realizada a aderência e, em seguida, é aplicada a parte principal da costura. Se não o agarrar, a estrutura montada levará para o lado, por isso a montagem torta deverá ser serrada no local de penetração, alinhada (afiada) e soldada novamente. Evite erros fatais de montagem.
- Depois de montada a base, solde as paredes laterais e a barra transversal superior da cama. Durante o processo de montagem, após cada costura, tachas, controle a esquadria. O corte das peças antes da soldagem é executado o corte de topo. Como uma alternativa à soldagem - parafusos e porcas, prensar e travar arruelas pelo menos M-18.
- Faça uma barra móvel usando um tubo profissional ou uma seção de um canal. Solde no centro do batente deslizante um pedaço de tubo que contém a haste.
- Para evitar que a haste com o batente se desvie, faça guias para ela com base em tiras de aço. O comprimento das guias e o comprimento externo do corpo são iguais. Prenda os trilhos nas laterais da parada móvel.
- Faça uma parada removível. Faça orifícios nos trilhos-guia para ajustar a altura da área de trabalho. Em seguida, instale as molas e o próprio macaco.
Os macacos hidráulicos nem sempre funcionam de cabeça para baixo. Em seguida, o macaco é fixo imóvel na viga superior, enquanto a viga inferior é usada como suporte para as peças a serem processadas. Para que a prensa funcione dessa forma, o macaco deve ser refeito para ela.
Alteração do macaco
A modificação do sistema hidráulico é realizada da seguinte maneira.
- Instale um recipiente de expansão de 0,3 L - o canal de enchimento do macaco é conectado com uma mangueira transparente simples. É fixado por meio de grampos.
- Se o método anterior não for adequado, desmonte o macaco, drene o óleo e bombeie através da unidade hidráulica principal. Remova a porca de fixação, balance o recipiente externo com um martelo de borracha e remova-o. Como o vaso não está totalmente cheio, então, ao virar de cabeça para baixo, perde o fluxo de óleo. Para eliminar esta causa, instale um tubo que ocupe todo o comprimento do vidro.
- Se, por algum motivo, este método também não for adequado para você, instale uma viga adicional na prensa... A exigência para isso é o escorregamento nas guias e a posse de um encaixe ponta a ponta, pelo que, quando a pressão aumentar, o macaco permanecerá no seu local de trabalho. Vire-o e fixe-o com parafusos M-10 no poste.
Depois de aumentar a pressão, a força descendente será tal que o macaco não voará.
Criando sapatos de pressão
A haste de elevação não tem seção transversal suficiente. Ele precisará de uma área maior de almofadas de pressão. Se isso não for garantido, trabalhar com peças grandes se tornará difícil. O bloco de pressão superior tem a capacidade de segurar a haste usando uma montagem de várias peças. De fato, faz-se um furo cego nesta parte, por onde entrará a mesma haste com uma pequena fenda. Aqui, as molas são enganchadas nos orifícios cortados separadamente. Ambas as plataformas são cortadas e montadas a partir de seções de canal ou quatro blocos de canto, resultando em uma caixa retangular com lados abertos.
A cozedura é efectuada com costuras contínuas de ambos os lados. Uma borda aberta é soldada usando um corte quadrado. O interior da caixa é preenchido com concreto M-500... Quando o concreto endurece, a peça é soldada do outro lado, resultando em um par de peças de pressão indeformáveis. Para instalar a estrutura resultante em um macaco, um pedaço de tubo é soldado no topo sob sua haste. Para manter o último ainda mais confiável, uma arruela com um orifício para o centro da haste é fixada no fundo do vidro resultante. Neste caso, a plataforma por baixo é instalada em uma barra transversal móvel. A melhor opção é soldar duas peças de canto ou peças de uma haste lisa que não permitem que a almofada de pressão se mova para o lado.
Viga de suporte ajustável
A barra transversal inferior não difere significativamente da superior - as mesmas dimensões na seção. A única diferença está no design. Para fazer isso, você precisa fazer uma plataforma de suporte. É feito de um par de seções em U viradas com o lado estriado para fora. Esses lados são fixados em ambos os lados dos batentes e soldados no centro usando espaçadores angulares ou de reforço. Uma área desocupada corre ao longo da zona central da barra - razão pela qual será necessário fazer um bloco de apoio por baixo. Ela, por sua vez, se apoia em um espaço igual à meia largura de cada uma das prateleiras. Os suportes de deslocamento são soldados no centro da peça inferior.
No entanto, a barra ajustável pode ser fixada com hastes lisas poderosas.Para implementar este método de fixação, corte uma série de entalhes localizados próximos uns dos outros nas peças do canal vertical da máquina. Eles devem estar paralelos entre si.
O diâmetro da haste, que foi cortada em espaçadores, não é inferior a 18 mm - esta seção define uma margem de segurança aceitável para esta parte da máquina.
Mecanismo de retorno
Para que as molas de retorno funcionem corretamente, aumente seu número para seis, se possível - elas vão lidar com o grande peso da almofada de pressão superior, na qual o concreto foi derramado recentemente. A opção ideal é utilizar molas para devolver a parte móvel (porta) do portão.
Se o bloco superior estiver faltando, conecte as molas ao macaco. Essa fixação é realizada por meio de uma arruela grossa com um diâmetro interno menor que a seção transversal da própria haste. Você pode consertar as molas usando os orifícios ao longo das bordas localizadas nesta arruela. Eles são mantidos na barra superior por ganchos soldados. A posição vertical das molas é desnecessária. Se forem longos, então, colocando-os sob um grau, e não estritamente reto, é possível remover esse defeito.
Configurações adicionais
Uma mini-prensa de garagem feita em casa também pode funcionar no caso em que o macaco estende a haste para uma distância menor, não menos eficaz. Quanto mais curto o curso da haste, mais rápido as peças a serem processadas são pressionadas contra a plataforma estacionária (bigorna).
- Monte um pedaço de tubo retangular ou quadrado na bigorna. Não é necessário soldá-lo "firmemente" lá - você pode fazer um incremento removível do site.
- A segunda maneira é a seguinte... Coloque um suporte inferior com altura ajustável na prensa. Deve ser preso às paredes laterais com conexões aparafusadas. Faça orifícios na parede lateral para esses parafusos. A altura de sua localização é selecionada com base nas tarefas.
- Finalmente, para não remodelar a prensa, use placas substituíveis, desempenhando o papel de juntas de aço adicionais.
A última versão da revisão da máquina é a mais barata e versátil.
Para obter informações sobre como fazer uma prensa de um macaco com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.