Plantar e cuidar de jacintos ao ar livre
A primavera, um feriado maravilhoso para todas as mulheres, já ficou para trás, e no parapeito da janela está um jacinto maravilhoso doado recentemente. Logo ela vai murchar, deixando para trás apenas uma pequena cebola em uma panela. O que fazer? Você não deve tomar decisões precipitadas e jogar fora a flor, porque ela pode agradar com uma floração exuberante não só no próximo ano, mas também por muitos anos. Um tal presente pode dar vida a um canteiro de flores inteiro! Vamos dar uma olhada mais de perto em como cultivar jacinto em um vaso, como plantar e cuidar de uma planta, como escolher o material de plantio.
Peculiaridades
Jacintos são plantas herbáceas perenes de primavera pertencentes à família Asparagus, embora tenham sido anteriormente classificados como Liliaceae, e antes disso eles eram mesmo separados como uma família separada.... No século 16, eles foram trazidos da Ásia Menor para o norte da Itália, onde começaram a ser cultivados como decoração para jardins de aristocratas e pessoas ricas. No século XVIII, os criadores holandeses, fascinados pelo aroma maravilhoso e pela floração brilhante, começaram a criar seriamente novas variedades desta flor, e o próprio país recebeu o título de "centro jacinto". Assim surgiram as flores lilases, rosas, brancas, azuis, amarelas e até pretas. Jacintos selvagens ainda crescem livremente em prados e encostas de montanhas nos países mediterrâneos e no sul da Ásia.
Esta flor recebeu este nome em homenagem ao mítico jovem da Grécia Antiga, filho do rei de Esparta chamado Hyacinth. Ele era extraordinariamente bonito e inteligente. O deus Apolo era amigo do jovem e muitas vezes descia do céu para ensiná-lo a arremessar discos. Um dia o príncipe quis devolver seu disco a Apolo, mas o deus do vento, que era apaixonado por Hyacinth, matou o jovem por ciúme.
O aflito deus da luz criou uma linda flor com o sangue do jovem falecido, imortalizando o nome de seu amigo fiel.
A planta é formada por um bulbo esférico multicamadas, consistindo de muitas escamas suculentas, sob as quais se originam densas folhas brilhantes. Idealmente, as folhas são verticais e circundam o caule da flor simetricamente. No início da primavera, uma flecha começa a aparecer no tubérculo, a partir do qual uma haste cresce cerca de 15–40 cm de altura e 5 mm de diâmetro. Em seu topo, uma inflorescência-escova de 20-35 botões coloridos é formada. A floração agrada aos proprietários de jacintos por cerca de 2 semanas. Após a floração, as folhas e o caule antes suculentos secam no jacinto, e um botão é formado na borda da lâmina superior da folha, que florescerá no próximo ano. A planta é considerada adulta apenas por volta dos 4-6 anos, quando começa a florescer.
As flores com até 2 cm de comprimento podem ser afuniladas, tubulares ou em forma de sino, com as bordas das pétalas dobradas. São regulares e terry, tendo sempre um aroma agradável muito rico. A planta tem um fruto com três ninhos, cada ninho contém 2 sementes. Alguns cientistas acreditam que o gênero de jacintos tem mais de 30 espécies distintas, outra parte enfatiza que existe apenas uma espécie que forma muitas variedades. Por cor, eles são classificados em vários grupos.
- Jacintos azuis incluem variedades como:
- floração tardia Perle brillante com uma cor azul clara;
- grau médio Rainha do blues com flores azuis, exalando aroma mais fraco;
- floração precoce Marie com botões azuis escuros pintados com uma faixa longitudinal lilás.
- Jacintos lilás incluem as seguintes variedades:
- Indig King (atrasado) - inflorescências roxas escuras brilhantes;
- Blue Magic (médio) com flores púrpura-púrpura;
- Bismarck (cedo) com botões roxos claros, que são decorados com uma rica faixa longitudinal lilás nas pétalas.
- Jacintos rosa incluem variedades como:
- Gertruda (atrasada) e seus botões rosa escuro;
- Anna Marie (média) com uma cor rosa claro;
- Mreno (cedo) em uma cor rosa carmesim e uma faixa longitudinal mais escura nas pétalas.
- Jacintos vermelhos incluem as seguintes variedades:
- floração tardia Hllyhock com flores duplas vermelho-carmesim;
- Escarlate de Tubcrgen - grau médio com cor vermelha profunda;
- floração precoce La Victire com pétalas vermelho-rosadas brilhantes.
- Jacintos brancos incluem as seguintes variedades:
- Terry tarde Cristal Snw e meio Madame Sophie;
- floração precoce cremosa Arentine Arendsen.
- Jacintos amarelos e laranja incluem variedades como:
- grau médio Martelo amarelo com ricas pétalas amarelas que murcham no final da floração;
- Oranje Bven com flores de damasco-salmão e uma borda rosa escura;
- floração tardia City f Haarlem com flores amarelas que se transformam em creme com o tempo.
Importante! As variedades de floração mais antiga e mais longa são consideradas azuis, depois brancas com flores rosas, vermelhas e lilases.
Muitas variedades de jacintos foram cultivadas, que diferem no comprimento do caule, época de floração e outras características. Jacinto de ametista é uma planta despretensiosa adequada para jardineiros iniciantes que desejam decorar sua pequena área com flores brilhantes. A variedade de plantio mais comum é a oriental, que inclui inflorescências em tons de vermelho, rosa, branco e azul, adequadas para decorar qualquer tipo de paisagem.
É importante lembrar que todas as partes constituintes do jacinto contêm um alcalóide venenoso. Seu uso em qualquer forma pode causar distúrbios gastrointestinais, cujos sintomas podem incluir náuseas, vômitos, diarreia e outros. Em caso de ingestão acidental de um alcalóide no interior, é urgente consultar um médico.
A escolha do material de plantio
Você não precisa ser um jardineiro profissional para escolher o material de plantio certo. Se você não tem mais lâmpada do jacinto que lhe foi dado, então não se desespere, mas vá ao mercado ou à loja, onde você mesmo escolherá a futura planta. Um bom bulbo para o plantio de ametista ou jacinto oriental deve ter as seguintes características:
- formato esférico correto e pescoço proeminente;
- tamanho médio ("canteiro de flores") - cerca de 4-6 cm de diâmetro;
- não se deve escolher uma cebola que secou por dentro (será mais leve em comparação com uma sã), deve ser elástica e pesada;
- consiste em 7 a 10 escamas internas densas e suculentas e várias escamas externas finas e secas;
- lâmpadas da mesma classe devem ser da mesma cor, tamanho e formato;
- devem estar livres de danos mecânicos, mofo, assaduras ou áreas soltas;
- na parte inferior existem rudimentos de raiz milimetrados;
- o volume inferior é uma vez e meia ou duas vezes menor do que a própria lâmpada.
Os tubérculos de Terry e as variedades de jacinto amarelo são menores.
Se as lâmpadas adquiridas estiverem em uma embalagem lacrada, é necessário retirá-las o mais rápido possível e colocá-las em um saco de papel ou caixa.
Quando e como plantar corretamente?
Para manter uma floração exuberante e duradoura, os bulbos devem ser desenterrados para o verão todos os anos e plantados novamente no outono. Vale a pena seguir as regras de plantio de bulbos de jacinto em campo aberto.
- Quando. Para que a planta não cresça muito cedo e não congele, nas regiões da região de Moscou, nos Urais e em outras regiões não muito frias, ela é plantada nos últimos dias de setembro - início de outubro. Na Sibéria, o plantio é realizado no início de setembro.
- Escolhendo um lugar. Um local calmo e bem iluminado, longe de arbustos e árvores para que não captem umidade e nutrientes.
- Preparação. Quando as folhas e pedúnculos começam a amarelar e murchar, você pode desenterrar o bulbo. Os bulbos retirados são embebidos por 10 minutos em garrafa térmica com água + 50 ° C e, em seguida, secos, livres de escamas e crianças, retirados o material de plantio em local ventilado, acondicionados em caixas em uma camada ou em sacos de papel.Nos primeiros 2 meses, eles são mantidos a uma temperatura de + 25 ° C, e no terceiro mês a temperatura de armazenamento é reduzida para + 18– + 20 ° C. No final de agosto, é preciso soltar e fertilizar a terra. Mergulhe o bulbo na solução fungicida por 30 minutos antes de plantar.
- Priming. Deve ser solto, bem drenado, de preferência misturado com turfa ou areia de rio. A acidez do solo deve ser de pelo menos 6,5.
- Umidade. É melhor colocá-lo em um escorregador ou colina para garantir o escoamento do derretimento e da água da chuva.
- Como plantar. Fazemos um buraco com uma espátula com profundidade de 3 diâmetros do bulbo, o fundo é feito com uma camada de areia de 3-4 cm (se o solo não foi fertilizado antes, então a areia é misturada com húmus), após o que o bulbo é colocado com o fundo para baixo, pressionando um pouco na areia, depois coberto com areia até o topo, e o espaço restante é preenchido com terra. É o método denominado "jaqueta de areia", que evita a estagnação da água e o apodrecimento do bulbo. Se o solo estiver seco, deve ser regado após o plantio. A distância entre os furos em uma fileira deve ser de cerca de 15-20 cm, e entre as fileiras - cerca de 20-30 cm.
Para o inverno, os locais de plantio são cobertos com turfa, serragem ou folhagem, e no início da primavera a cobertura é removida.
Como cuidar?
Jacintos são plantas caprichosas e caprichosas, portanto as regras para cuidar deles devem ser estritamente observadas.
Rega
Você não deve apenas regar as flores, apenas durante uma seca anormal, porque na primavera a terra fica úmida com a água do degelo. Se houver essa necessidade, você precisará regar para que 15-20 cm de solo fiquem molhados. Várias vezes por temporada, o solo precisa ser afrouxado alguns centímetros. É imperativo garantir que os jacintos não fiquem cobertos de ervas daninhas, portanto, a remoção de ervas daninhas deve ser feita constantemente e em tempo hábil.
Top curativo
Para cultivar uma flor saudável e vibrante, você precisa fertilizá-la bem. A cobertura é feita 3 vezes por temporada, a saber:
- assim que os primeiros brotos aparecem, 15–20 g de superfosfato e 20–25 g de nitrato de amônio são adicionados ao solo por 1 m²;
- assim que os botões começarem a se formar, adicionar 30–35 g de superfosfato e 15–20 g de sulfato de potássio ou cloreto de potássio por 1 m²;
- assim que a planta terminar de florescer - 30–35 g de superfosfato e sulfato de potássio por 1 m².
Os fertilizantes são introduzidos secos, simplesmente espalhando-se no solo, ou na forma de solução, diluindo os nutrientes com água. Na hora de fazer uma solução, a dose de cada fertilizante por 1 m² é reduzida em 5 g, aplicando-se o adubo de cobertura nos corredores ou entre as flores, cobrindo-o em 10-15 cm, e em seguida o solo é regado.
Reprodução
Depois que o jacinto agradou seu dono com a floração, não o despreze, porque mesmo com uma planta doada em um vaso, você pode cultivar várias dezenas de novas flores. Essas plantas se reproduzem por filhos ou sementes, mas também é possível cultivar novos bulbos de folhas e escamas. Vamos considerar cada método separadamente.
Sementes
O cultivo de jacintos a partir de sementes é um processo longo. As sementes são semeadas em uma caixa com solo misturado com húmus, areia e solo frondoso. Depois disso, as caixas são colocadas em uma estufa fria e as flores são cultivadas por 1,5–2 anos, após o que os bulbos crescidos podem ser plantados em terreno aberto. Ao semear em terreno aberto, o jacinto floresce somente após 7–8 anos.
Com este método de propagação, a planta não retém as características varietais da flor-mãe, portanto, este método é mais frequentemente usado para criar novas variedades.
Crianças
Criar bebês é o método mais comum. Sem qualquer manipulação, de 1 a 3 crianças podem se formar sob as escalas em um ano e, se estiverem bem separados, podem ser plantados no solo e cultivados. Jardineiros experientes pegam uma cebola já adulta e, com um artifício astuto - uma colher de chá estéril com ponta pontiaguda - fazem uma incisão cruciforme ou cortam totalmente o fundo e as bases das folhas.Em seguida, o corte do tubérculo é tratado com fungicida ou carvão ativado triturado e, em seguida, o bulbo é colocado de cabeça para baixo em uma caixa com areia e mantido a uma temperatura de + 20– + 22 ° С.
Após 2-3 meses, de 20 a 40 bebês são formados em cada bulbo, que atingirá cerca de 1 cm de diâmetro, mas eles florescerão somente após 3-4 anos. Esse ninho é plantado em um vaso e aspergido com terra para cobrir um pouco as crianças. Se esse procedimento foi feito nos primeiros meses do verão, no outono as crianças podem ser plantadas no solo e cobertas com palha. Se posteriormente, os tubérculos são colocados no solo e escondidos em um porão frio ou mesmo em uma geladeira, e na primavera são plantados no local.
Estacas
Para este método, você precisa esperar até o período de ovário dos pedúnculos começar e cortar algumas folhas na base. Em seguida, as folhas são tratadas com uma solução de "Heteroauxina", que estimula a formação de raízes, e plantadas em uma tigela com areia ou perlita por 2-4 cm. Cubra o recipiente por cima com um saco plástico, após o qual é retirado para uma sala com iluminação moderada e alta umidade e cultivada a uma temperatura de +12 - + 17 ° C por 1–1,5 meses. Durante este tempo, os rudimentos dos bulbos são formados nas estacas, e após mais 3 meses - pequenas raízes e folhas. Essas plantas podem ser plantadas no solo.
Balanças
Uma cebola adulta é cortada em 4 partes, desmontada em escalas... As superfícies cortadas devem ser polvilhadas com carvão ativado amassado ou tratadas com fungicida. Em seguida, eles pegam um saco plástico e despejam perlita ou uma mistura de areia e turfa no fundo, onde são colocadas as escamas. A bolsa é inflada, amarrada e colocada em um local moderadamente iluminado com uma temperatura de + 19– + 23 ° С durante os primeiros 2 meses, então a temperatura é reduzida até + 12– + 18 ° С e armazene por mais 1,5 meses. Durante este tempo, pequenas lâmpadas aparecerão nas escalas na base.
Em seguida, eles são retirados do saco e plantados em caixas com a balança elevada para o crescimento.
Doenças e pragas
O jacinto plantado em terreno aberto raramente é afetado por doenças. Na maioria das vezes, flores de estufa e para destilação sofrem com isso. Dos motivos que podem levar a problemas com a planta, podem ser os seguintes:
- material de plantio inicialmente doente;
- solo insuficientemente drenado e, como resultado, água estagnada;
- aumento da acidez do solo;
- excesso ou quantidade insuficiente de fertilizantes, alimentando-se de substâncias orgânicas frescas;
- não foi realizado curativo preventivo das lâmpadas;
- plantar plantas muito próximas umas das outras e de outras plantas;
- entupido com ervas daninhas.
Os sinais de danos a uma flor podem ser os seguintes:
- nanismo;
- curvatura do caule;
- murcha precoce;
- defeitos no material de plantio;
- defeitos de inflorescências e botões.
A doença mais comum que afeta a plantação de tubérculos de jacintos é podridão bacteriana. Nesse caso, o bulbo amolece, transformando-se gradativamente em muco, exsudando um odor pútrido extremamente desagradável. Durante a estação de crescimento, deve-se prestar atenção ao aparecimento de listras e manchas no caule e nas folhas, a presença de áreas em decomposição e o retardo do crescimento. Nesse caso, a planta, junto com o bulbo, é descartada e o buraco é feito com água sanitária. Prevenção: antes do plantio trate a cebola com fungicida e o solo com solução de formol a 5% ou água sanitária.
A próxima doença em termos de frequência de danos é a penicilose ou "Vault podre" é uma doença fúngica. Tubérculos que foram mantidos por muito tempo em temperaturas abaixo de + 16 ° C em alta umidade estão infectados. Ao mesmo tempo, manchas marrons claras são encontradas nas escamas internas dos bulbos, e então as escamas adquirem completamente a cor marrom, tornam-se macias. Tais plantas crescem muito lentamente, mal formam um sistema radicular, observa-se secagem característica das pontas das raízes, os caules tornam-se quebradiços. Prevenção: armazenar o material de plantio em local bem ventilado, onde a umidade não seja superior a 70%, em caso de regeneração precoce das raízes, os bulbos devem ser plantados no solo.
Importante! Freqüentemente, os jardineiros enfrentam problemas como a queda espontânea das inflorescências. Este fenômeno está associado ao aumento da pressão radicular devido ao excesso de umidade no solo, plantio precoce de bulbos ou temperaturas de armazenamento muito baixas.
Várias pragas podem causar grandes danos aos jacintos. O parasita mais popular é larvas de flor mosca, que comem as bases das folhas, roendo assim o fundo das plantas. Remédios eficazes para guardar flores - "Tabazol", "Mukhoed" e "Aktara".
Muito dano também pode ser feito ácaros da cebola, a luta contra o qual é espalhar a terra ao redor das flores. Mas o oponente mais difícil é o urso. O pico de sua atividade cai no mês de maio, quando a terra se aquece e os parasitas começam a comer os bulbos já plantados. Para combater as pragas, são cavados poços rasos no local, preenchidos com esterco como isca e cobertos com um grande pedaço de ardósia ou tábua. Após 2-4 semanas, o urso deve ser gravado com meios como Beardrops, Boverin, Grizzly ou Medvetox.
Exemplos em paisagismo
O plantio próximo de flores permite que você crie perfeitamente a partir de jacintos canteiros de flores, meios-fios, gramados e outros modismos da paisagem... Eles costumam ser combinados com outras flores da primavera, como tulipas, narcisos, prímulas ou amores-perfeitos. Botões altos também funcionam bem contra culturas de baixo crescimento, como margaridas e margaridas. A variedade de cores permite fazer canteiros de flores e composições compostas apenas por jacintos. "Tapetes" monótonos dessas cores não parecem menos bonitos.
Para informações sobre como plantar jacintos corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.