Jacinto em vaso: plantio e cuidado

Contente
  1. Como escolher?
  2. Aterrissagem
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Temperatura
  5. Reprodução
  6. Pragas e doenças
  7. Pragas

As lojas de jardinagem oferecem uma grande variedade de plantas que podem ser cultivadas em casa. A planta de casa ideal combina fácil manutenção, tamanho compacto e aparência atraente. Essas são as características do jacinto. Esta flor pertence à família dos espargos. A floração exuberante e vibrante é acompanhada por um perfume agradável e encantador.

Como escolher?

O sucesso do cultivo de flores em um vaso depende do tipo de semente que os jardineiros escolhem. Para escolher o caminho certo, você deve seguir certas recomendações. Os especialistas aconselham a escolha de lâmpadas com diâmetro mínimo de 5 centímetros. Se você planeja cultivar jacintos em um jardim (em uma área aberta), pode colher bulbos menores. O tamanho da semente depende da variedade, a taxa permitida é de 4 a 6 centímetros de diâmetro.

Observe atentamente as lâmpadas. Eles devem estar livres de danos, apodrecimento e mofo. Escolha lâmpadas lisas e inteiras, livres de doenças e danos causados ​​por insetos. Sua estrutura deve ser densa e forte. Ao escolher bulbos para germinação, os especialistas aconselham prestar atenção à relação entre o diâmetro da semente e a parte inferior do bulbo. As proporções ideais são 1,5-1,6: 1. Você pode comprar lâmpadas em lojas especializadas em qualquer época do ano. É necessário armazená-los antes do desembarque em uma sala fria a uma temperatura de 6 a 9 graus. Essas condições retardarão o processo de crescimento e darão origem a um estado de dormência. Ao comprar lâmpadas em recipientes cheios de terra, coloque-as em local bem iluminado.

Você também pode comprar jacintos já crescidos e em flor em uma floricultura. Nesse caso, você não precisa perder muito tempo germinando o bulbo, mas apenas cuidar bem da planta.

Ao comprar uma planta adulta, muitos se perguntam se é necessário transplantar uma flor para um novo local. Jardineiros profissionais estão divididos sobre este assunto. Alguns têm certeza de que o transplante é estressante para a planta e, no processo de trabalho, a flor pode ser danificada. Outros acreditam que plantar em um novo recipiente não prejudicará a planta, mas você pode ter certeza da qualidade de uma mistura de solo preparada pela própria pessoa.

Aterrissagem

Para que a flor agrade com uma cor exuberante em casa, é necessário preparar bem o bulbo para o plantio. Este processo só se aplica a sementes que foram extraídas do solo. As lâmpadas compradas na loja são pré-preparadas (se estamos falando de um produto de qualidade). Os bulbos para brotar flores são escavados em meados do verão. Depois são cuidadosamente limpos dos restos de terra e mantidos por 2 semanas em uma sala com alta umidade. A temperatura ideal do ar é de 30 graus Celsius. Com o tempo, a temperatura é reduzida em cerca de 5 graus. Nessas condições, as lâmpadas são mantidas por mais 14-15 dias. Poucos dias antes do plantio, a temperatura é reduzida para 17 graus.

O período de enraizamento da semente depende da sua qualidade e da variedade específica. A média é de 6 a 10 semanas. Para obter flores no início da primavera, o plantio é realizado no final do segundo mês de outono. Se houver necessidade de flores para o Ano Novo, os bulbos são plantados na primeira quinzena de setembro.

Para o plantio de plantas, os recipientes devem ser preparados. Copos de plástico descartáveis ​​são ótimos para isso.Esta é uma opção simples e prática. Frascos, potes e outros recipientes fundos também são usados. Não se esqueça de colocar uma camada de drenagem de 1-2 centímetros no fundo do recipiente. Jardineiros experientes aconselham o uso de pequenas pedras intercaladas com areia. Em seguida, uma camada de terra é colocada. Solo com alto teor de ácido não é adequado para jacintos. A melhor opção é uma mistura de grama, solo folhoso e composto em diferentes proporções. Um pouco de turfa e areia também são adicionados a ele. Outra receita para uma mistura de solo é areia grossa e turfa baixa em uma proporção de 50x50. Você também pode comprar solo pronto em lojas de jardinagem. Para prevenir os processos de decomposição e formação de mofo, 5 a 7 milímetros de areia são despejados sobre o substrato.

Para destilação, recomenda-se escolher potes com altura de 14 a 20 centímetros. À medida que crescem, os bulbos de flores crescem constantemente e começam a se projetar acima do solo. Pensando nisso, os bulbos não devem ser plantados na borda do solo, mas sim no terço superior do recipiente. No momento do plantio, o bulbo não deve ser aparafusado, caso contrário existe um grande risco de danificar a semente. É cuidadosamente pressionado no solo, após o que é cuidadosamente borrifado com solo, deixando sua parte superior acima da camada de terra. Você pode cobrir a área protuberante com serragem fina. Ao plantar vários bulbos, não os coloque lado a lado. A distância necessária entre eles é de 2 a 2,5 centímetros.

Após a conclusão do plantio, a planta precisa de descanso. Para que o plantio dê excelentes resultados, é necessário criar certas condições para as flores. A temperatura ideal para eles é de 5 a 7 graus. É necessário manter a umidade normal no ambiente e umedecer periodicamente o solo quando as camadas superiores secarem. Para proteger a planta, uma solução de permanganato de potássio é adicionada ao solo e polvilhada com cinza de madeira. Os vasos de plantio podem ser guardados em qualquer lugar fresco, até mesmo na geladeira.

Após 2 meses após o plantio, o recipiente deve ser verificado regularmente para ver se há mudas. Quando as mudas atingem 2,5 centímetros de altura, o recipiente é transferido para um novo local - iluminado e fresco. Um peitoril de janela é perfeito para isso. Nessas condições, as flores duram um mês.

Como cuidar bem dele?

O processo de cuidar de um jacinto em um vaso é muito semelhante a cuidar de uma planta ao ar livre. Se é necessário cultivar uma flor linda e exuberante em casa, são criadas certas condições para isso, com foco nas estações.

  • Outono. Este período é considerado o momento ideal para o plantio. Os bulbos, plantados em recipientes separados, são enviados para uma sala escura antes que os primeiros brotos apareçam.
  • Inverno. Se o trabalho foi feito de acordo com todas as regras, os primeiros brotos serão notados já no inverno. Durante este período, você deve aumentar cuidadosamente o horário de verão. As primeiras variedades são colocadas no parapeito da janela para que se deliciem com botões brilhantes para o feriado de 8 de março.
  • Primavera. Com o início da estação quente, a planta inicia o processo de floração. É nessa época que a flor precisa de muita rega e fertilização. Os híbridos e as espécies de jacintos tardios terminam a floração no final de maio. Os bulbos são preparados gradualmente para o descanso.
  • Verão. Nas estações quentes e ensolaradas, a planta repousa. É necessário transferir as lâmpadas para um local frio (uma geladeira é ótimo para isso) e guardá-las lá até o outono. Sem frio durante o período de dormência, a planta não dará uma cor exuberante e espessa.

Top curativo

Os fertilizantes são essenciais para a maioria das plantas cultivadas em casa, e o jacinto não é exceção. Os nutrientes devem ser adicionados durante a floração e o crescimento ativo da flor. Quando a flor entra no período de dormência, a quantidade de alimento é reduzida significativamente. Os produtores de flores profissionais aconselham a aplicação de fertilizantes a cada 10-15 dias. A sua quantidade depende do estado do jacinto e da época. A primeira vez que a planta é fertilizada é quando é transferida de uma sala escura para uma área iluminada.São utilizadas composições à base de fósforo. Este é um elemento importante para o desenvolvimento normal e o florescimento de uma cultura.

Na segunda vez, alimentam a flor no início do desenvolvimento ativo do pedúnculo, de modo que o jacinto floresce de forma magnífica e colorida. Curativos com fósforo e nitrogênio são adicionados ao solo. Durante a floração, a planta perde muita força, então você não pode ficar sem nutrição adicional. Pela terceira vez, a alimentação é realizada no final do período de floração. Como recarga, formulações com potássio e superfosfato são ótimas. Recomenda-se afrouxar o solo após a fertilização. Isso contribui para uma melhor penetração dos nutrientes no solo.

Rega

Assim que a planta estiver coberta de botões, é necessário regá-la com freqüência e em pequenas porções. Este representante da flora prefere solo úmido. No processo de rega, você deve cumprir duas regras básicas:

  • certifique-se de que o líquido não entre no caule, folhagem e botões da planta;
  • a água não deve estagnar no vaso, caso contrário, o processo de decomposição das flores começará.

Recomenda-se colocar o líquido em uma bandeja e colocar um recipiente com uma flor. Lembre-se que o fundo da panela deve ter furos e uma camada de drenagem. Você também pode adicionar água, despejando-a suavemente nas laterais da panela.

Iluminação

A luz é uma parte importante do cuidado compacto do jacinto. Conforme já mencionado, após o plantio dos bulbos das plantas no solo, o recipiente com o material de plantio é colocado em uma sala escura por cerca de 2 meses. Tais condições são indispensáveis ​​para o pleno desenvolvimento do sistema radicular da flor. Mudas jovens precisam de luz natural. À medida que crescem, a quantidade de luz deve ser aumentada gradualmente. Demora cerca de 3 meses para a flor crescer até 2,5 centímetros. Depois disso, os vasos são transferidos para sombra parcial.

Assim que os botões aparecem no caule, a planta é transferida para a luz. As melhores condições para isso são a luz difusa que ilumina suavemente as plantas. A luz solar direta prejudica a folhagem e as flores. Apenas as plantas maduras podem ser expostas ao sol e apenas no início da manhã ou no final da tarde. Hyacinth é deixado sob o sol por apenas algumas horas.

Temperatura

Para cultivar jacintos, você precisa manter a temperatura ambiente em torno de 20 graus Celsius. A planta não tolera mudanças bruscas de temperatura. Como outras plantas de interior, o jacinto deve ser protegido de correntes de ar. Dispositivos de aquecimento também têm um efeito prejudicial sobre ele. Com o início de um clima estável e quente, os vasos de flores podem ser levados para uma varanda, loggia ou rua. O ar fresco será útil para a planta. Durante o crescimento da flor, a temperatura máxima do ar deve ser de cerca de 15 graus. Quando a planta está totalmente formada (aparecem botões), ela é transferida para outro local com temperatura mais alta.

Reprodução

Em condições naturais, o jacinto se reproduz com a ajuda de crianças. O período de crescimento das lâmpadas leva muito tempo - de 3 a 5 anos. Este método não é inteiramente adequado para reprodução em casa, mas alguns jardineiros continuam a usá-lo. Os criadores também usam outros métodos de criação (estacas, cortes de fundo, escamas ou sementes).

Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.

  • Estacas. Eles são preparados durante a formação dos botões. Os produtores escolhem folhas saudáveis ​​e fortes com estacas e cortam-nas cuidadosamente no caule. É imprescindível processar o corte com compostos desinfetantes e substâncias que estimulam o crescimento. As mudas são colocadas em um recipiente preparado e cobertas com uma película espessa. As raízes aparecerão em algumas semanas. Os primeiros brotos serão visíveis após 50-60 dias. As lâmpadas não devem ser escavadas nos primeiros dois anos. Com o início do inverno, eles são cobertos com uma espessa camada de cobertura morta para protegê-los da hipotermia.
  • Crianças. Este método de criação é considerado o mais produtivo.Com esse método, as primeiras flores podem ser obtidas três anos após o plantio. As características da planta-mãe também são preservadas tanto quanto possível. Para estimular a formação de crianças, a parte inferior do bulbo original é cortada transversalmente.
  • Cortando o fundo. Nesse caso, os produtores usam lâmpadas grandes. Para começar, a semente deve ser preparada. Ele é limpo de partículas de sujeira e deixado para secar por cerca de uma semana. Em seguida, deixa-se uma incisão na parte inferior do bulbo, formando um orifício em forma de cone. Uma faca afiada é usada para o trabalho. O local da incisão é processado. Recomenda-se o uso de uma solução fungicida para isso. Em casa, você também pode usar carvão picado. Os fundos preparados são dispostos com uma incisão para cima e cobertos com um filme espesso. Demorará 2 a 3 meses até que apareçam os primeiros bebês (seus tamanhos variam de 5 a 10 milímetros).
  • Dissecando a cebola (reprodução por escalas). Se você escolher este método de reprodução de flores, precisará coletar bulbos grandes com uma estrutura densa. Com uma faca afiada, são cortados em várias partes (5-6). No campo, cada fatia obtida é dividida em escalas distintas e tratada com um agente desinfetante. A semente obtida é armazenada em sacos de polietileno. No primeiro mês, você precisa manter uma temperatura de 20 a 25 graus. No segundo mês, a temperatura é reduzida para 17-20 graus. Depois as balanças são plantadas no solo e seguem as regras gerais de atendimento.
  • Sementes. Para a germinação das sementes, recomenda-se o uso de uma mistura terrestre composta pelos seguintes componentes: turfa, areia e grama em proporções iguais. Coloque também uma camada de drenagem no fundo do recipiente. As sementes são plantadas densa e superficialmente, cerca de 2 centímetros (150 a 200 sementes são utilizadas por 1 m²). O primeiro mês do outono é a melhor época para plantar. Então, novos brotos aparecerão na primavera.

No inverno, o contêiner é armazenado em uma sala fria. O solo é umedecido periodicamente quando a camada superior seca. Mudas jovens precisam de cuidados, o que deve incluir a remoção de ervas daninhas, soltar o solo, iluminação difusa e alimentação à medida que crescem (nitrato de amônio e superfosfato são adequados).

Pragas e doenças

Todas as plantas são suscetíveis a doenças e ataques de insetos nocivos. Os especialistas identificaram uma série de doenças que são mais perigosas para os jacintos domésticos.

  • Podridão amarela. Os principais sintomas desta doença são a cessação do crescimento das flores e um odor desagradável pronunciado. A podridão bacteriana liquefaz os bulbos da planta. No primeiro estágio da lesão, aparecem manchas acinzentadas nas folhas.
  • Podridão apical. A causa desta doença são microorganismos perigosos que vivem na terra. A doença se desenvolve mais rapidamente em altas temperaturas. A doença é determinada pelos seguintes sinais: apodrecimento das raízes, depressões castanhas na folhagem e pétalas, destruição da estrutura da folhagem.
  • Podridão cinzenta. Esta é uma doença generalizada que é perigosa para muitas plantas de interior. Como regra, a doença se desenvolve no início do desenvolvimento da flor. Pode ser identificada pela presença de manchas amarelas que mudam de tamanho e cor para uma tonalidade marrom. Se as drogas não forem usadas a tempo, o sistema radicular começa a apodrecer e a planta morre.
  • Mosaico. O aparecimento de manchas verdes claras na folhagem indica que a flor está doente de mosaicos. Eles estão localizados aleatoriamente em toda a planta. As áreas infectadas ficam amarelas e secam gradualmente. O desenvolvimento da flor fica mais lento.

Pragas

As plantas ao ar livre são mais frequentemente atacadas por pragas. As pragas mais perigosas para o jacinto são tripes e pulgões. Eles sugam o suco dele, fazendo com que as folhas e flores da planta sequem. Para proteger a cultura do perigo, eles são tratados com aphicides. As lojas de jardinagem oferecem uma ampla variedade de produtos para proteger as plantações de pragas de maneira segura e eficaz.

Também os nematóides são perigosos para as flores. Eles são gálicos ou com haste. O segundo tipo de parasita é o mais comum. Os nematóides atacam os caules e o sistema radicular das plantas. Nas prateleiras das lojas, você encontrará medicamentos desenvolvidos para combater nematóides. Você pode encontrar medicamentos profiláticos e medicamentos à venda. Antes do plantio, a composição em pó é derramada no solo em uma camada fina. Depois disso, o solo é misturado, aprofundando-se 5 centímetros.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente dos jacintos em uma panela, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário