Regras e métodos de criação de jacintos

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Como se propagar com lâmpadas?
  3. Melhoramento de sementes
  4. Como crescer de folhas?

Por mais de um século, os jacintos encantaram as pessoas com sua beleza. Com a ajuda deles, você pode organizar um canteiro de flores, decorar uma varanda ou terraço. Com os devidos cuidados, os jacintos também podem ser cultivados em casa. Eles atraem a atenção graças aos seus botões brilhantes e densos com um aroma agradável.

Regras fundamentais

A conveniência de criar jacintos reside no fato de que eles podem ser propagados de três maneiras ao mesmo tempo:

  • lâmpadas;
  • sementes:
  • Folha.

A escolha deste ou daquele método depende do resultado esperado, tempo e complexidade das manipulações. A propagação das sementes é uma das mais longas e trabalhosas, porque as flores das sementes só podem ser obtidas em média após 5-6 anos. Mas este método permite desenvolver novas variedades e é usado principalmente por aqueles que se dedicam ao melhoramento profissional. O método mais comum para jardineiros e amantes de flores é o método bulboso. Em princípio, a tecnologia de plantio aqui é bastante simples, se você seguir os termos e cuidar bem da planta.

Por sua vez, o método de melhoramento de folhas dos jacintos tem suas vantagens. Dessa forma, você pode obter muito mais material de plantio. Além disso, tirando um broto de uma planta já adulta, você pode ter uma ideia completa do que vai resultar no final.

Na verdade, ao comprar lâmpadas, você terá que se basear apenas em uma descrição aproximada, e as expectativas podem nem sempre ser justificadas.

Os jacintos não podem ser chamados de caprichosos, mas certos requisitos para seu cultivo ainda devem ser observados. Ao pousar em terreno aberto, deve-se levar em conta que geadas severas e um longo inverno podem prejudicá-los, mesmo que o local de pouso seja isolado para o inverno. Portanto, o plantio em vasos e a colocação em ambientes com clima constante é recomendado para as regiões do norte. O solo em ambos os casos deve ser nutritivo, com acidez neutra e boa drenagem, já que essas plantas não toleram bem a água estagnada.

E, claro, os jacintos coloridos adoram luz, então os canteiros de flores não devem ser sombreados por árvores e arbustos que crescem nas proximidades, e os vasos são colocados no lado ensolarado. Jacintos, como outras plantas, podem sofrer de doenças e pragas. Portanto, o material de plantio deve ser tratado com fungicidas e armazenado de forma adequada. Para fazer a planta se sentir bem durante o período de floração, ele precisa ser alimentado.

Como se propagar com lâmpadas?

Plantar jacintos com bulbos é o método mais tradicional. Na faixa do meio no terreno de um jardim ou em um canteiro de flores, eles são plantados no início de outubro. O principal aqui é chegar a tempo antes da geada, mas não se apresse, caso contrário, podem aparecer brotos, que logo congelarão. Este tempo é necessário para o enraizamento, pois o jacinto suportará bem o inverno e se deliciará com suas mudas na primavera.

No entanto, as flores podem ser cultivadas não apenas ao ar livre, mas também em casa. Normalmente a floração é cronometrada para algum evento. Neste caso, o período de inverno terá de ser recriado artificialmente (colocado na prateleira inferior do refrigerador por 12-14 semanas). Para facilitar o seu trabalho, você pode comprar cebolas já preparadas para forçar. Usualmente informações semelhantes são indicadas no rótulo... É imprescindível prestar atenção a isso, caso contrário, o período de floração mudará.

O processo de seleção do material de plantio não é menos importante. As lâmpadas são selecionadas com pelo menos 5-6 cm de diâmetro. Sua consistência deve ser densa e a superfície deve estar livre de danos, manchas e outros defeitos questionáveis. Você mesmo pode preparar as lâmpadas. No meio do verão, quando as folhas das plantas murchas começam a secar, novos bulbos podem ser desenterrados, limpos, secos (de preferência à sombra) e armazenados em local escuro e fresco.

E no outono podem ser plantados com segurança, previamente examinados e separados.

Via de regra, uma nova se forma ao lado da lâmpada antiga, mas há outra maneira de aumentar seu número. Cada um deles tem um fundo com raízes primordiais, se você cortar em volta da circunferência e colocar em local fresco, seco e bem ventilado, depois de algumas semanas aparecerão pequenos bulbos no local da incisão. O processo de criação dos filhos é bastante longo. Além disso, é importante separá-los corretamente para não danificá-los.

Antes do plantio, o solo deve ser desenterrado, se não estiver solto o suficiente - adicione turfa ou areia. Os fertilizantes (sulfato de magnésio e potássio, contendo nitrogênio) serão úteis, dependendo das condições do solo. Os bulbos podem ser plantados com buracos ou covas a uma profundidade de pelo menos 10 cm, com um degrau de 5 a 10 cm entre eles. De cima, para o período de inverno, o canteiro de flores pode ser isolado com palha ou ramos de abeto. A rega é necessária porque seca, no verão - todos os dias.

Para vasos, você pode comprar solo pronto ou fazer você mesmo. Uma condição indispensável é a presença de orifícios de drenagem. Quaisquer seixos são colocados no fundo do recipiente - por exemplo, argila expandida ou seixos, e então a mistura é derramada. Em casa, a profundidade de plantio pode ser menor, basta aprofundar os bulbos pela metade. Após o final da floração, o caule da floração e, em seguida, as folhas são removidos. Para recriar as condições de descanso, você deve reduzir a irrigação e afastar o vaso de fontes de luz e calor. Para forçar, os bulbos podem ser cultivados em água (um vaso estreito com gargalo largo para que não caiam).

Além dos recipientes com água, são usados ​​vasos com pedras decorativas ou hidrogel - aqui é preciso verificar se apenas a parte inferior dos bulbos está na água.

Melhoramento de sementes

Apesar de todas as dificuldades, o método de sementes para propagação de jacintos está disponível até mesmo para jardineiros amadores. Obviamente, a maneira mais segura é coletar e preparar as sementes com as próprias mãos. Para isso, é importante escolher o momento certo para a coleta - quando as caixas secaram e amarelaram, mas ainda não foram abertas. Dentro das cápsulas, nos ninhos, existem sementes arredondadas aos pares. Outro ponto importante é a cor. As sementes devem ser escuras ou claras (dependendo da variedade), mas nunca verdes. Em seguida, a semente coletada é bem seca e colocada em caixas de papel ou sachês.

  • A semeadura geralmente começa um pouco mais cedo do que o plantio de bulbos - por volta do final de agosto ou início de setembro. Nas regiões sul, pode ser plantado diretamente na rua - em canteiro preparado com terra como para bulbos. Na maioria dos casos, contêineres especialmente projetados são usados ​​para isso - contêineres largos com paletes.
  • Antes do plantio, o solo deve ser solto, despejado um pouco em um recipiente adequado. O canteiro é nivelado e, em seguida, sulcos rasos e freqüentes são feitos nos quais as sementes preparadas podem ser cuidadosamente semeadas. Esse ajuste pode ser bastante frequente, mas uniforme. A distância ideal não é superior a 1 cm. As sementes espalhadas devem ser polvilhadas com terra preparada por cima. Se a camada superior for muito espessa, os futuros jacintos podem não germinar.
  • Para proteger do frio e reter a umidade no solo, o canteiro de flores ao ar livre deve ser coberto com cobertura morta. Em casa, é melhor colocar o recipiente em condições semelhantes (por exemplo, na geladeira) ou levá-lo para a varanda (onde é necessário monitorar cuidadosamente a temperatura e a umidade).
  • Após 6 meses, se feito corretamente, as mudas vão aparecer. Eles também devem ser manuseados com muito cuidado, nenhum transplante é necessário. É melhor sombrear levemente os jacintos levantados, regar moderadamente e remover as ervas daninhas.

Nos primeiros 2 anos, os bulbos são tão pequenos e fracos que não são retirados - apenas as folhas secas são removidas após o verão e preparadas para o inverno. Então, com os bulbos crescidos, eles agem, como já descrito antes - eles desenterram, e na segunda metade do verão eles os secam, guardam para armazenamento e plantam no outono. À medida que crescem, a distância entre as plantas aumenta.

Tudo se repete até o jacinto florescer. No entanto, o resultado pode ser inesperado e as plantas resultantes muitas vezes parecem diferentes (em oposição àquela de onde as sementes foram coletadas).

Apesar do processo trabalhoso, o cultivo de jacintos pode se transformar em um hobby agradável com o tempo.

Como crescer de folhas?

    Outra maneira de conseguir muitos bebês é usar folhas. Da mesma forma, os jacintos se propagam na primavera, quando os botões se formam. Para fazer isso, você precisa seguir várias etapas.

    • Bem no fundo, na base da planta, 1-2 folhas adequadas são cortadas. Não será prejudicial se seguir as precauções. É necessário cortar com cuidado - usando uma faca ou lâmina afiada. É melhor borrifar o corte na planta com carvão moído imediatamente para que não apodreça. Se você tirar mais folhas, o jacinto pode morrer. A parte inferior e mais espessa do lençol é mais adequada para isso, embora bebês possam ser obtidos no meio. Mas a parte superior geralmente não é usada.
    • A folha, dependendo de seu comprimento, é dividida em 2-3 partes. O corte inferior de cada um é tratado com "Kornevin" ou qualquer outro meio com efeito estimulante semelhante.
    • As folhas são plantadas ligeiramente inclinadas em solo arenoso de 2 cm de profundidade, moderadamente umedecido. Você pode plantar várias fileiras a uma distância de 3-5 cm, é melhor cobrir o recipiente com uma película por cima.

    Depois de 1-2 meses, os primeiros rudimentos de cebolas bebê aparecerão. Três meses após o plantio, atingem o tamanho de uma ervilha. Em média, 3-4 crianças estão amarradas em cada corte, mas pode haver mais. Eles crescem muito lentamente e nas primeiras 2 temporadas permanecem onde foram plantados. No terceiro verão, eles podem ser desenterrados e plantados. A propagação do jacinto pelas folhas não é tão problemática como no método da semente, mas tem características próprias.

    Outra forma de criar jacintos é mostrada no vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário