Características do plantio de jacintos

Características do plantio de jacintos
  1. Tempo ideal
  2. A escolha do material de plantio
  3. Condições de cultivo
  4. Como plantar?
  5. Mais cuidados

Jacintos bulbosos são muito populares em áreas ajardinadas e terrenos privados. A flor atrai os jardineiros não só por sua aparência incrível, mas também por seu aroma mágico. Jacintos podem se tornar a decoração principal do jardim, ou podem complementar um arranjo de flores pronto. Mas para que a floração não decepcione o dono do sítio, é importante ter uma postura responsável na fase de plantio da cultura.

Tempo ideal

Acredita-se que a planta possa ser plantada a qualquer momento, porém, o período preferível é o outono, últimos dias de setembro ou início de outubro. Se você plantar os bulbos no inverno, ninguém garantirá que eles sobreviverão às geadas e, quando plantados no outono, as mudas terão tempo para criar raízes e se adaptar às novas condições. Para proteger o plantio do frio, seria correto cobrir a área com turfa.

A escolha do material de plantio

Compre lâmpadas de viveiros confiáveis ​​ou produtores responsáveis. Antes de escolher, você pode consultar agrônomos. A saúde da planta, a abundância e o esplendor de sua floração dependem da qualidade do material de plantio. As lâmpadas podem ser encontradas à venda já em agosto. Você também pode usar flores que crescem no local, neste caso, os tubérculos são desenterrados no meio do verão.

Em primeiro lugar, preste atenção às dimensões da cebola. Quanto maior for, quanto maior será o pedúnculo, mais coloridas as pétalas florescerão. O tamanho ideal da amostra é de 5 cm. A superfície da amostra deve estar seca, não deve haver manchas estranhas, danos mecânicos, defeitos que indicam a formação de processos de putrefação.

Para melhorar o desempenho, o corpo de prova selecionado é colocado em uma solução desinfetante antes do plantio e, antes disso, após a compra, é armazenado em uma sala seca e escura. Algumas semanas antes do plantio, é recomendável manter uma temperatura de +17 graus no armazenamento.

Condições de cultivo

Composição do solo

O solo para o plantio de uma cultura deve conter matéria orgânica e minerais, por isso é melhor pré-equipar o solo com fertilizantes especiais. Por exemplo, pode-se usar superfosfato, sulfato de magnésio e potássio. Se o solo for muito argiloso, recomenda-se diluí-lo com areia. Em caso de acidificação excessiva, é permitido complementar a composição com cal. A flor ficará mais confortável em solo neutro. Não use matéria orgânica fresca ao plantar uma planta.

Iluminação

A flor não gosta do vento ou da corrente de ar, também se sente desconfortável quando os raios do sol a atingem. A exposição à radiação ultravioleta afeta negativamente o colorido da floração. A cor das pétalas sob a influência do sol pode desbotar, portanto a área não deve ser muito iluminada. Escolha uma área ligeiramente sombreada.

Temperatura e umidade

A temperatura preferida para o cultivo de flores é de +20 +23 graus. As mudas começam a eclodir quando o termômetro está no nível de 5 a 10 graus acima de zero. Em abril-maio, quando o termômetro mostra + 15 + 20 graus, a floração começa. Esse período vai até o final de junho, nessa época as flores secam e as folhas ficam amarelas, e em julho você pode cortar os brotos e desenterrar os bulbos.

Para que o processo natural de formação de uma nova inflorescência comece, os bulbos escavados devem estar aquecidos a +25 graus, essas condições devem ser mantidas por dois meses. Algumas semanas antes do plantio, o material de plantio é levado para a rua.

Após o plantio de outubro, as cebolas ficarão no solo durante todo o inverno, não têm medo de temperaturas abaixo de zero.

Ao mesmo tempo, a umidade do solo deve ser moderada. Se o local selecionado para o plantio for em uma várzea ou fluxos de água subterrânea nas proximidades, isso pode provocar o apodrecimento do sistema radicular. É melhor escolher inicialmente um local que esteja a pelo menos 50 cm de distância do lençol freático.

Para reduzir o teor de umidade da terra, um sistema de drenagem completo é instalado durante o plantio. Também é recomendável colocar o canteiro de flores em uma colina.

Como plantar?

Em potes

Plantar 1-3 lâmpadas é permitido em um recipiente. O recipiente deve ter uma forma que os espécimes fiquem próximos uns dos outros - não mais do que 2 cm. Uma camada de drenagem é disposta na parte inferior, terra misturada com areia é derramada em cima e cebolas são colocadas em cima. O material de plantio precisa ser pressionado um pouco no solo, mas o topo certamente deve estar acima da superfície.

Além disso, antes de plantar, jardineiros experientes são aconselhados a expor os bulbos estratificação. Para fazer isso, eles são colocados em uma geladeira, adega ou outro lugar fresco onde a temperatura é mantida entre 6 e 9 graus sem oscilações bruscas. O objetivo deste procedimento é endurecer o material de plantio, então ele criará raízes rapidamente em um novo local e não terá medo das condições adversas.

Além disso, para o cultivo em casa, os produtores de flores são aconselhados a preparar uma versão mais complexa do substrato. Areia, vermiculita, solo, hidrogel, perlita, argila expandida, seixos e água pura são adicionados lá. Na verdade, os próprios tubérculos contêm todos os componentes nutricionais e o objetivo do substrato é fornecer um fluxo uniforme de umidade às raízes. Portanto, o solo deve ser solto e consumidor de umidade.

Depois que os bulbos são plantados em um vaso, o recipiente é removido para um local refrigerado. O período de resfriamento é determinado pelas características varietais. Em média, as primeiras raízes devem aparecer em 1-1,5 meses, o pedúnculo aparecerá em cerca de 3,5 meses.

Em terreno aberto

Plantar bulbos em uma área aberta não difere muito do plantio de outras plantas bulbosas. Antes de iniciar o procedimento, é importante revisar todo o material de plantio e verificar se todos os espécimes estão saudáveis ​​e não começaram a apodrecer. O próprio processo é o seguinte.

  1. Escolha uma crista de até 15 cm de altura para que a água não estagnasse e fosse distribuída de maneira uniforme.
  2. Afrouxe o solo a uma profundidade de 40 cm.
  3. Dilua o solo com a mistura de nutrientes. Pode ser preparado pela combinação de superfosfato, sulfato de magnésio e sulfato de potássio. O potássio pode ser substituído por cinzas de madeira. A cobertura com nitrogênio na composição não é necessária nesta fase - é melhor guardá-los para a primavera e o verão.
  4. Faça covas de plantio. A profundidade é determinada pelas dimensões do bulbo. Se for um corpo de prova padrão medindo 6 cm, então um furo de 16-20 cm é suficiente. Com um diâmetro menor, a profundidade do furo deve ser de até 15 cm. A distância recomendada entre os furos de plantio é de 25 cm.
  5. Preencher o fundo dos furos com areia com uma camada de 5 a 6 cm e, se necessário, fazer o escoamento dos tijolos quebrados.
  6. Plante seus bulbos. Se o solo estiver seco, umedeça-o.

Existe outra maneira de plantar bulbos. Este é o método denominado preguiçoso para os jardineiros que estão cansados ​​de arrancar os bolbos todas as vezes, mas ao mesmo tempo querem preservar a decoratividade das flores. Para a sua implementação, vários jornais ou papelão são dispostos no fundo das caixas plásticas de frutas, uma pequena camada de terra, alguns centímetros de areia são despejados em cima e os bulbos são colocados no topo a uma distância de 15 cm cada. de outros. Em seguida, o plantio é coberto com solo fértil e enterrado em uma caixa em um canteiro no outono.

Com a chegada do verão, no final da floração, a caixa pode ser escavada e deixada à sombra até o outono. Recomenda-se cobri-lo da precipitação, no entanto, a ventilação deve ser boa. Os bulbos ficam bem preservados até o outono nesta forma - eles serão endurecidos na caixa e ficarão protegidos do calor. No entanto, antes de plantar, ainda será útil marcar a caixa para lâmpadas danificadas ou doentes.

Às vezes, o jardineiro deseja transplantar um espécime de chalé de verão de um terreno aberto para dentro da casa e, em seguida, o tubérculo escavado deve ser mergulhado com antecedência em um recipiente com água. É melhor usar um copo normal para isso, em que a cebola não submerja completamente, mas baixe apenas a parte inferior, de onde começará a germinação das raízes. Quando o broto eclodir, você pode transplantar a planta para um vaso com solo.

Os jacintos podem ser propagados de diferentes maneiras. Por exemplo, uma cebola pode ser cortada transversalmente e plantada de volta, depois de um tempo, pequenas amostras dos bulbos podem ser observadas. A reprodução é possível por divisão, quando o tubérculo do meio é cortado em 4 partes e plantado. Neste caso, obterá 4 novos bolbos, no entanto, não deve esperar pela floração nos próximos 2 a 3 anos. O método mais raro é a propagação de sementes. Com esta tecnologia, a planta floresce não antes de 6 anos depois.

Mais cuidados

Depois de plantadas as cebolas no local, o jardineiro terá que cuidar bem delas e cuidar do seu conforto, e depois na primavera poderá assistir ao mágico florescer dos jacintos. Portanto, o critério mais importante para o bem-estar das plantas será a rega oportuna. É comum adicionar 7 a 10 litros de água por metro quadrado. O intervalo recomendado entre a umidificação é de 3-4 dias. Após a rega, é aconselhável soltar o solo. Durante a seca, as flores são regadas com mais frequência, se necessário.

Se a planta for plantada em casa, o solo será umedecido conforme necessário. Para fazer isso, o produtor deve se certificar de que o solo está bem seco. Neste caso, é utilizada água decantada à temperatura ambiente. É muito importante não permitir que ressequem durante a floração, pois as inflorescências vão cair por falta de umidade e a flor vai "adormecer" até o próximo ano.

Outro passo importante no cuidado de uma planta é a alimentação. Isso deve ser feito 2 vezes por ano. O primeiro fertilizante é aplicado na primavera, com o aparecimento dos primeiros brotos, durante este período, costuma-se usar o nitrato de amônio. A próxima alimentação é realizada antes da floração - superfosfato ou sulfato de potássio é adequado para esta fase. O fertilizante é colocado na superfície da terra e pingado no topo com solo e ligeiramente umedecido.

Após a floração, quando os caules e as folhas murcham, as flores são cortadas, os bulbos são desenterrados, limpos, tratados com as áreas afetadas, borrifados com fungicida e enviados para armazenamento até o outono. Sem este procedimento, a planta perderá seu efeito decorativo na próxima floração. Os bulbos plantados precisam ser isolados, pois o inverno os aguarda. Antes da geada, o canteiro de flores é coberto com uma camada espessa folhagem seca, serragem, turfa... Pode ser aplicado ramos de abeto ou húmus. Camada recomendada - 20 cm. Nos meses de inverno no jardim derramando neve. Essas manipulações evitarão que os bulbos jovens congelem durante o primeiro inverno.

Deve-se prestar atenção especial à proteção das plantas contra doenças e pragas. Os exemplares plantados em campo aberto se distinguem pela alta imunidade a infecções, o que não se pode dizer sobre amostras de estufa e forçantes. Em condições desfavoráveis ​​durante o armazenamento do material de plantio, sua superfície pode infectar penicilose. A doença se desenvolve se a temperatura do ambiente onde as lâmpadas são armazenadas for ajustada para abaixo de 17 graus e umidade elevada. As pontas secas das raízes indicam a doença. Tendo feito um corte ligeiramente acima do fundo, pode-se observar como o interior ficou castanho claro.

Se uma cebola infectada for plantada em um local, seu sistema radicular se desenvolverá passivamente ou nem dará raízes. Pedúnculos frágeis não sobem. Gradualmente, o fungo se espalhará por toda a planta. Como medida preventiva é importante armazenar o material de plantio em uma umidade do ar não superior a 70% e plantar imediatamente os bulbos com raízes crescidas prematuramente.

Outra doença grave da qual o jacinto pode ser vítima é a podridão bacteriana amarela. Sua presença é indicada por sinais como parada do crescimento, formação de estrias e listras e deterioração de algumas partes.

Para evitar que o apodrecimento infecte as plantações vizinhas, o espécime doente deve ser eliminado do local e destruído, e o local onde cresceu deve ser tratado com solução de formalina ou alvejante.

Quanto aos insetos, acima de tudo, eles gostam de festejar com o suco da cultura apresentada. flor voa. Meios como "Mukhoed", "Tabazol" ou "Aktara" ajudam a combater esta praga. Outro hóspede não convidado frequente no canteiro de flores é o carrapato do prado. Na maioria das vezes, aparece no final da primavera ou início do verão. É perigoso porque contém vírus incuráveis. Em espécimes afetados por um carrapato, os pedúnculos são deformados, as folhas tornam-se amarelas e secas. Na luta contra este inseto, os medicamentos "Actellik" ou "Talstar" ajudarão.

A terceira praga comum é o urso.... Os métodos populares permitirão que você se livre disso. Por exemplo, você pode cavar buracos em um canteiro de flores, colocar estrume ou palha podre no fundo e cobrir com um pedaço de tábua. Os insetos rastejam para as armadilhas para colocar os ovos e, após 3-4 semanas, os indivíduos podem ser destruídos.

Se as preparações químicas forem mais familiares, você pode usar os produtos "Medvetoks", "Beard", "Boverin", "Grizzly" ou "Thunder".

Para plantar jacintos em terreno aberto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário