Quando e como transplantar jacintos corretamente?
O transplante é uma das etapas mais importantes dos cuidados com os jacintos. A especificidade do procedimento depende de onde a planta é cultivada - em casa ou ao ar livre. O bulbo transplantado está ganhando força e pronto para agradar ao cultivador com uma nova floração exuberante. Sua abundância e beleza são determinadas pela maneira correta de realizar o transplante.
A necessidade de um procedimento
O período de floração é um momento bastante difícil na vida de uma planta. A cultura se esgota, perde força, saúde, energia, e se você deixar o bulbo no mesmo lugar, então não pode esperar uma boa floração.
O transplante permite que a planta se reúna com força, estimula o plantio de um botão de flor totalmente desenvolvido. E também "mover" reduz significativamente a probabilidade de propagação de doenças que são provocadas por bactérias acumuladas no solo.
Você pode fazer isso sem desenterrar os bulbos se uma variedade exigente for cultivada.
Para que uma flor forme um rudimento saudável de alta qualidade de um novo pedúnculo, a cultura precisa de calor. No entanto, a temperatura do solo geralmente é baixa e, se os verões são úmidos, os bulbos podem apodrecer no solo úmido. E mesmo as condições favoráveis de cultivo não serão capazes de garantir uma floração forte se os bulbos permanecerem no solo durante todo o verão.
Cronometragem
O jacinto floresce em abril - início de maio e, portanto, o transplante para o local não é realizado na primavera. Se o produtor deseja que a cultura floresça no ano do plantio, então devem ser criadas para ela condições estressantes que motivem o atamento de um botão de flor, por exemplo, enviar o material de plantio para o freezer uma hora antes do plantio.
A época mais favorável para o transplante é o final de setembro - início de outubro. Se você transplantar flores com antecedência, elas podem congelar; um ligeiro atraso não permitirá que o bulbo se adapte às novas condições antes do inverno, o que também pode levar à morte da planta.
Os bulbos são retirados apenas no final da floração - após 1,5-2 meses. Certifique-se de que as folhas estão mortas e as pontas murchas. A escavação geralmente ocorre em junho - início de julho.
Preparação
Para transplantar uma flor, é importante preparar bem o solo. Deve ser solo neutro ou ligeiramente ácido. A área selecionada deve ser bem iluminada pelo sol, mas protegida do vento e das correntes de ar. Antes de plantar, é importante cavar bem o solo, retirando as raízes das ervas daninhas. É aconselhável complementar a composição do solo com matéria orgânica, mas não fresca, caso contrário, provocará danos e morte de cebolas frágeis. Se necessário, recomenda-se adicionar farinha de dolomita ou cal, bem como uma composição mineral complexa.
A cultura não resiste ao alagamento, portanto, a área selecionada deve ser removida do fluxo de água subterrânea. Se necessário, o canteiro de flores deve ser elevado o mais alto possível para evitar a estagnação da chuva e do degelo. Se for fornecido um local para o plantio onde o excesso de umidade não seja excluído, é importante equipar uma drenagem de alta qualidade durante o transplante.
Não é recomendável plantar jacintos perto de árvores e arbustos, pois a competição por umidade e nutrientes, neste caso, não pode ser evitada e, com isso, a cultura não receberá a quantidade suficiente dos componentes necessários. O local para o plantio deve ser preparado com antecedência - em agosto ou várias semanas antes do plantio.
Os bulbos a serem transplantados são cuidadosamente removidos do solo, limpos e secos. Como medida preventiva, os jardineiros recomendam tratar as cebolas com uma solução fraca de permanganato de potássio ou fungicida.
Esquema de transplante
Considerar o processo de plantio de bulbos no jardim.
- Cave a cova de plantio 2 semanas antes da data de plantio prevista. Durante esse tempo, a Terra terá tempo para se acomodar.
- Adicione 30-50 g de fertilizante composto no fundo.
- Coloque um recipiente de treliça com uma mistura fértil em uma camada de 4 cm.
- A próxima camada é a cinza de madeira com uma camada de 2-3 cm.
- Despeje a areia do rio sob o lugar de cada cebola e aprofunde o material de plantio nela.
- Cave no topo com areia com uma camada de 1-2 cm. Este procedimento irá reduzir a probabilidade de apodrecimento com umidade excessiva.
- Despeje uma mistura de turfa e turfa sobre o solo.
- Cubra o local de plantio com serragem ou folhagem seca.
- Umedeça a área moderadamente.
Se um transplante for planejado em condições ambientais, o procedimento pode ser realizado no início da primavera ou no outono. Para este propósito, espécimes bem desenvolvidos e com uma floração luxuriante são escolhidos como o "pai". Siga esses passos:
- encontre um local quente e ensolarado na parte sul da casa;
- 2-3 semanas antes do plantio, prepare a mistura do solo, você pode complementá-lo com sulfato de magnésio e potássio, húmus, turfa;
- preparar um recipiente profundo e largo com um diâmetro de 5 a 7 cm a mais de material de plantio;
- equipar sistema de drenagem no fundo;
- Plante a cebola na mistura preparada.
Se for necessário um transplante de um pequeno recipiente para um vaso volumoso, o procedimento é realizado usando o método de transbordo cuidadoso.
Mais cuidados
Após o transplante para outro local, a planta na primavera lhe dará a oportunidade de admirar a floração brilhante, mas para isso é importante cuidar adequadamente da flor transplantada. O cuidado inclui vários pontos.
Iluminação
Se a flor é cultivada em casa, no inverno ela precisa de iluminação artificial. Além disso, para um desenvolvimento uniforme, o vaso é voltado para o sol em diferentes direções ao longo do dia.
Rega
Ao transplantar para um vaso, é importante não permitir que o substrato seque completamente. Uma planta que é cultivada em uma casa de verão geralmente se alimenta da umidade natural da precipitação, mas em épocas de seca precisa ser regada. Para 1 m2, basta adicionar 7 a 10 litros de água, a frequência de rega é uma vez a cada 3 a 4 dias. Após cada umedecimento, é aconselhável soltar o solo. Quando a floração pára, o canteiro de flores é regado por algumas semanas, após o que este procedimento é interrompido para que os bulbos sequem no subsolo antes de desenterrar.
Top curativo
A planta precisa de fertilização duas vezes por ano. A primeira cobertura é aplicada no início da primavera, quando os primeiros brotos eclodem. Nesse período, recomenda-se o uso de nitrato de amônio. Na segunda vez, nutrição adicional é aplicada antes da floração - neste momento, superfosfatos e sulfato de potássio são mais adequados. Para 1 m2, 1 colher de sopa é o suficiente. eu. misturas. O fertilizante é espalhado no solo, levemente "pulverizado" com terra e umedecido.
Preparando-se para o inverno
As lâmpadas transplantadas no outono precisam ser isoladas. Uma espessa camada de cobertura morta pode fornecer proteção contra o gelo. É melhor usar folhagem seca, serragem, ramos de abeto, turfa com húmus para isso. A espessura da camada recomendada é de 20 cm. Durante os meses de inverno, o local de plantio fica regularmente coberto de neve - também aquecerá os bulbos.
Doenças e pragas
Se transplantados incorretamente ou em condições de cultivo desfavoráveis, os jacintos tornam-se muito vulneráveis a doenças e pragas. Assim, quando o solo fica alagado, a planta fica exposta a infecções fúngicas. E a doença pode ser causada por preparação de má qualidade das lâmpadas para transplante... Por exemplo, um material de plantio que não foi tratado anteriormente com uma solução de permanganato de potássio, fungicida ou uma preparação contendo fósforo tem uma imunidade significativamente mais fraca.
Para evitar o aparecimento de podridão bacteriana, é recomendável tratar o solo com formalina a 5% ou água sanitária antes do plantio.
Alguns produtores enfrentam problemas como a perda de inflorescências. Não tenha medo e corra atrás de fungicidas, tal condição não é uma doença, mas um fenômeno provocado por forte pressão nas raízes. Isso é possível se os bulbos forem plantados muito cedo, se estiverem mal secos ou se forem plantados em uma área mal drenada. Para resolver o problema, vale a pena mudar as condições de detenção.
Dos insetos, a planta mais frequentemente é afetada por pulgões, moscas das flores, tripes e ácaros da cebola. Os inseticidas, por exemplo, "Aktara", "Medvetoks", "Fitoverm", ajudarão a combater as pragas.
A seguir, assista a um vídeo com dicas sobre quando e a melhor forma de transplantar jacintos no jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.