Selante resistente ao calor: características e escopo
Sob a palavra "vedante" é comum significar uma composição de polímero com uma consistência viscosa, que é aplicada a várias costuras e juntas para selar a estrutura. Ao realizar trabalhos de construção ou reparo, muitas vezes há necessidade de juntas vedadas que devem suportar a carga ao trabalhar em um ambiente de alta temperatura. Uma maneira de lidar com esse problema é usar selantes resistentes ao calor.
Peculiaridades
O principal ingrediente ativo do selante é um material polimérico. Dependendo da finalidade da aplicação, pode ser silicone, silicato, borracha, betume. O selante é produzido em tubos destinados ao uso manual ou usando um dispositivo de alimentação especial - uma pistola de montagem.
Dependendo de sua composição, o selante resistente ao calor é produzido em três tipos - um, dois ou três componentes.
- Selante de um componente É um produto que pode ser usado pronto, e o processo de polimerização da composição ocorre à temperatura ambiente por várias horas. Ao mesmo tempo, não é necessário aplicar um selante com uma camada espessa - uma camada com uma espessura de 2 a 10 milímetros dará conta da tarefa que lhe foi atribuída. Cada fabricante indica parâmetros mais específicos na embalagem de seus produtos e eles podem ser diferentes para marcas diferentes.
- Selante de dois componentes consiste em uma base e um catalisador. O processo de polimerização ocorre quando esses dois componentes interagem. A mistura resultante deve ser usada imediatamente, uma vez que não pode ser armazenada.
- Selante de três componentes consiste em um componente principal, um composto de cura e um catalisador que acelera o processo de vulcanização.
Os selantes para altas temperaturas se enquadram em duas categorias.
- Resistente ao calor os selantes suportam a carga de temperatura dentro de 1300 graus. Os componentes de tal selante são capazes de entrar em contato com uma chama aberta. O produto contém silicato de sódio. Por sua vez, os selantes resistentes ao calor são resistentes ao fogo ou resistentes ao fogo. A diferença entre eles está nas condições de temperatura e em uma série de características.
- Resistente ao calor selantes podem ser usados nas áreas da estrutura que não excedam a temperatura de mais de 350 graus no aquecimento. Via de regra, são elementos de juntas, juntas e fendas nas superfícies externas da estrutura.
De acordo com a composição da substância polimérica, os produtos de vedação são de vários tipos.
- Ácido - selantes que formam acetaldeído durante a polimerização. Essa substância pode destruir ou deformar a superfície que reagirá com ela. Portanto, os selantes ácidos só podem ser usados de forma limitada. Assim, por exemplo, superfícies metálicas irão corroer rapidamente, enquanto concreto ou cimento causarão oxidação em pó.
- Neutro - tipo de selante, que consiste em silicone resistente ao calor e liberta água e etanol durante a polimerização. Seu uso é seguro para todos os tipos de superfícies e, portanto, esses selantes têm uma gama bastante ampla de usos. A costura de silicone é perfeitamente restaurada após qualquer efeito deformador e sua vida útil é de pelo menos 15 anos.
Além de suas características distintas, todos os tipos de selantes resistentes ao calor compartilham propriedades comuns.
- Adesividade - os componentes de polímero que compõem todos os produtos de vedação resistentes ao calor têm boa adesão às superfícies de trabalho. Eles podem ser usados em construção de tijolo, concreto, metal, vidro, cerâmica, madeira ou plástico.
- Plasticidade - as juntas de vedação após o término do tempo de polimerização apresentam certa plasticidade. Eles não racham, são resistentes a vibrações e temperaturas extremas.
- Resistência à água - os materiais poliméricos são altamente resistentes à água e ao vapor.
- Resistente aos raios ultravioleta - os selantes de polímero não são suscetíveis às propriedades prejudiciais dos raios ultravioleta.
De acordo com o escopo de aplicação, os selantes resistentes ao calor podem ser divididos em três tipos.
- para uso em obras de construção e instalação;
- utilizado para a reparação de veículos motorizados;
- selantes para fins especiais de perfil estreito.
A escolha do selante resistente ao calor para trabalhos de vedação depende diretamente das condições de uso e das condições de temperatura. Até o momento, a composição e estrutura dos selantes é bastante diversa e atende aos requisitos das características tecnológicas declaradas.
Vantagens e desvantagens
A área mais frequente de aplicação de selantes resistentes ao calor são as juntas de alta temperatura de fogões, lareiras, caldeiras, chaminés, e eles também são usados para reparar vários sistemas dentro de automóveis e outros equipamentos.
Como acontece com qualquer produto, os materiais de vedação resistentes ao calor têm suas próprias vantagens e desvantagens.
Propriedades positivas.
- O modo de operação de uso de selante resistente ao calor está na faixa de 1200 a 1300 graus, mas sua composição é capaz de suportar um aumento no ambiente de trabalho de até 1500 graus por um curto período de tempo.
- O uso de selantes resistentes ao calor é universal - eles são adequados para quase todas as superfícies, você só precisa escolher o tipo certo de selante.
- Atualmente, os fabricantes de selantes de silicone produzem produtos com uma variedade de cores, o que simplifica muito a tarefa do comprador na hora de escolher.
- Selantes resistentes ao calor contendo silicato de sódio estão substituindo com sucesso os produtos de amianto do mercado, que são reconhecidos como cancerígenos em todo o mundo.
- O uso de selante permite aumentar o grau de proteção contra ignição de estruturas e estruturas. Freqüentemente, os selantes são usados ao instalar dutos de ventilação, organizar um piso quente e instalar folhas de porta.
Propriedades negativas.
- A grande maioria dos selantes de alta temperatura contém óxido de ferro, portanto, ao entrar em contato com as superfícies de trabalho durante o processo de polimerização, eles são capazes de pintá-los em uma cor marrom enferrujada, o que em certas condições é indesejável e não parece muito agradável esteticamente.
- O silicone, que faz parte do selante, não permite a aplicação de tinta na camada de vedação - ele não adere. Isso nem sempre é conveniente, por exemplo, ao consertar um carro.
- O selante à base de silicone seca a uma taxa de aproximadamente 2-3 milímetros por dia. Costuras grossas podem não solidificar por dentro, uma vez que o acesso ao ar é importante para o processo de polimerização.
- É possível trabalhar com selantes resistentes ao calor apenas em temperaturas acima de zero, baixas temperaturas durante o trabalho de instalação levarão a consequências desastrosas devido a uma violação da tecnologia de processo de polímero.
O uso de selantes resistentes ao calor exige o cumprimento estrito das instruções especificadas pelo fabricante, bem como o cumprimento de todas as nuances que você precisa conhecer e compreender sobre este material para evitar erros incômodos.
Visualizações
Para entender o mundo dos selantes resistentes ao calor, a maneira mais fácil é começar pelo seu principal componente formador de composição.
Selantes à base de silicone - um produto resistente à temperatura à base de borracha de silicone, que tem a capacidade de polimerizar em condições de 2 a 40 graus Celsius. Os selantes de silicone podem ser de um ou dois componentes e seu método químico de polimerização é ácido e neutro. São utilizados para construção, instalação e obras altamente especializadas. A temperatura de operação é em média 230-250 graus, mas o selante pode suportar uma carga máxima de 350 graus por um curto período de tempo.
Usado para:
- preencher lacunas na chaminé do lado da rua;
- ajuste perfeito do telhado à chaminé;
- trabalhos de instalação de chaminés;
- preencher lacunas na alvenaria pelo lado de fora do forno.
Prós:
- longa vida útil, até 15-20 anos;
- a faixa de temperatura operacional média é de menos 50 a mais 350 graus;
- boas propriedades adesivas, dependendo da tecnologia de instalação;
- facilmente aplicado a qualquer curvatura da superfície de trabalho sem perda de elasticidade.
Desvantagens:
- má adesão a superfícies molhadas;
- não retém revestimentos de tinta e verniz;
- ao colocar sobre uma camada velha de selante de silicone - má adesão da nova camada;
- corrói metal e concreto.
Antes de aplicar o selante, a superfície requer algum preparo. - limpeza de óleos, gorduras, poeira, sujeira, umidade.
Em um selante à base de tiocol, o componente principal é o tiocol químico ou, como também é chamado, borracha de polissulfeto. Disponível em formulações de dois ou três componentes. O tempo de polimerização pode levar vários dias. A composição preparada após a mistura dos componentes é adequada para operação por 2 horas. A faixa de temperatura operacional é de menos 60 a mais 130 graus.
São usados:
- para vedação de estruturas metálicas, para reparo de sistemas automotivos, montagens;
- para vedar sistemas de combustível, levando em consideração as qualidades de resistência ao óleo e à gasolina;
- devido à sua baixa permeabilidade ao gás, o produto é adequado para vedação de caldeiras a gás;
- para vedar estruturas que operam em condições de exposição a ácidos e álcalis;
- para vedação de caldeiras a vapor e água.
Prós:
- elasticidade, resistência das costuras de vedação;
- a vida útil é de até 20 anos;
- tem excelente adesão a metais e também é adequado para produtos de aço inoxidável.
Desvantagens:
- após o preparo, a composição deve ser usada rapidamente, pois começa a polimerizar após duas horas;
- quando exposto à pele, o produto tem propriedade irritante, portanto, é proibido trabalhar com ele sem o uso de equipamentos de proteção.
As superfícies devem ser limpas e desengraxadas antes do uso.
Selantes à base de betume o principal componente é o betume que, em combinação com certos aditivos, forma uma massa plástica polimerizável. O material tem qualidades de isolamento de vapor e umidade, é capaz de operar em temperaturas que variam de menos 50 a mais 150 graus.
São usados:
- para fixar materiais isolantes a vários tipos de superfícies;
- para vedar caldeiras de aquecimento e conexões roscadas em ambiente úmido;
- para vedar linhas de abastecimento de água quente e fria.
Prós:
- tem boas propriedades adesivas;
- plástico e durável, a vida útil é de até 20 anos;
- resistente a vibrações, mas apenas em um ambiente onde as temperaturas estão acima de zero.
Desvantagens:
- não adere bem a superfícies contaminadas com óleo;
- perde a resistência à vibração em temperaturas negativas;
- não pode ser usado nas juntas do encontro do telhado e da chaminé, pois o betume começa a derreter;
- quando disponível, é muito difícil de remover, portanto, requer o uso de equipamento de proteção individual;
- quando uma camada espessa é aplicada, o processo de polimerização é muito pobre.
As superfícies de trabalho devem ser limpas antes do uso. Ao usar selante em superfícies porosas, eles devem ser preparados primeiro.
Selantes de silicato de sódio - O principal componente deste material resistente ao fogo é o silicato de sódio. A composição pode ser de um ou dois componentes. Graças aos silicatos, os selantes são capazes de resistir a temperaturas operacionais de 1.200 a 1.500 graus. Eles geralmente são usados em fornos, mas esses materiais refratários podem ser usados sempre que for necessário um maior desempenho do retardador de fogo. O processo de aplicação e polimerização deve ser realizado em temperaturas positivas de até 40 graus.
São usados:
- para vedar as peças de ligação de chaminés;
- nas juntas dos elementos do contorno externo e interno da fornalha;
- para reparar o exaustor do carro;
- para vedar a junta dos cilindros do sistema de alimentação de combustível do motor;
- para vedação de juntas de estruturas de aquecimento elétrico potentes;
- para melhorar as propriedades de combate a incêndios de certas estruturas.
Prós:
- excelentes propriedades refratárias;
- a possibilidade de boa adesão a quaisquer materiais de construção;
- bem resiste à exposição a chamas abertas.
Desvantagens:
- a costura de vedação não é elástica;
- incapaz de suportar vibração e deformação da superfície selada;
- uma faixa estreita de temperaturas ideais para aplicação - as melhores condições são uma temperatura ambiente de 20 graus.
A superfície a ser tratada deve estar limpa e seca antes da aplicação do selante de silicato. Uma vez seco, algumas marcas deste selante requerem uma costura para ser tratada com um queimador de gás.
Cores
A cor de um selante resistente ao calor pode ser importante quando desempenha sua função de selar as costuras de estruturas que carregam uma carga estética - fogão, lareira, chaminé. Em outros casos, isso não é tão importante. A maior parte dos selantes, devido ao conteúdo de óxidos de ferro, tem uma cor vermelho-amarronzada. Os materiais de vedação que contêm silicato de sódio são geralmente de cor cinza ou preta. Mas eles podem ser coloridos a seu critério após a conclusão do processo de polimerização. Os selantes de silicone permitem uma ampla gama de cores e podem ser transparentes, brancos ou coloridos.
Âmbito de aplicação
A gama de aplicação de selantes resistentes ao calor é bastante ampla. Eles são usados por especialistas para realizar trabalhos de perfil restrito e consumidores comuns comuns para as necessidades domésticas. Os selantes são frequentemente usados em áreas industriais.
Os materiais de vedação são os mais procuradoscom propriedades de resistência ao fogo no setor de fornos. Eles são usados para selar vários elementos de fogões, lareiras, chaminés de fogões tanto no interior como no telhado, nas juntas com materiais de cobertura. Freqüentemente, os elementos roscados e de conexão de caldeiras de aquecimento instalados na sauna a vapor de uma banheira ou sauna e feitos de metal ou aço inoxidável são tratados com selantes.
A vedação no setor industrial cobre uma ampla variedade de aplicações, desde conexões de tubos industriais até instalações elétricas de alta potência. Freqüentemente, os selantes são necessários durante a instalação de vários painéis resistentes ao fogo, placas de circuito impresso montadas em superfície, fogões e também são usados para vedar juntas, montagens e outros sistemas tecnológicos importantes.
Os motoristas descobriram o uso de materiais de vedação resistentes ao calor para o conserto de um motor de combustão interna, coletor de escapamento, conserto de radiador, fogão de carro e outros componentes que são aquecidos durante a operação do veículo.
Consumo
Antes de prosseguir com o trabalho de vedação de uma determinada superfície, é necessário calcular quanto selante pode ser necessário para isso. Os especialistas acreditam que a largura mínima da junta deve ser de pelo menos 3 milímetros e, no caso ideal, a junta de vedação deve estar dentro de 6 milímetros. A profundidade da costura deve ser sempre a metade da largura. Idealmente, a profundidade da costura deve ser inferior a 3 milímetros. Além desses parâmetros, você precisa determinar o comprimento da costura. Dependerá do tamanho do objeto específico onde o material de vedação será colocado. Conhecendo esses parâmetros, seremos capazes de determinar a quantidade de selante consumível em medidores corridos.
Os fabricantes, para nos simplificar esta tarefa, indicam nos seus produtos o seu volume e a quantidade de medidores corridos que este volume pode cobrir. Muitos fabricantes em sites online para consumidores colocam calculadoras especiais com as quais você pode determinar o número necessário de unidades de seus produtos para os parâmetros fornecidos da área de cobertura. Além disso, os fabricantes possuem uma mesa especial, onde, dependendo da largura e profundidade da costura, é indicada para qual metragem basta uma embalagem de um ou outro selante. Por exemplo, um cartucho com um volume de 310 mililitros pode processar 13 metros corridos da superfície se a largura da emenda for 6 milímetros e a profundidade for 4 milímetros. E se tomarmos a largura da emenda igual a 12 milímetros, então com a mesma profundidade da emenda igual a 4 milímetros, o cartucho será suficiente para nós apenas 6 metros corridos.
Como usar?
Prepare a superfície de trabalho antes de usar o selante. A maioria dos selantes adere bem em superfícies secas e isentas de sujeira, graxa e óleo. Se o material for poroso, ele deve ser limpo ou lixado até o estado sólido ou bem preparado. Recomenda-se primeiro revestir a superfície da madeira com verniz ou tinta e, após a secagem, aplicar selante. Metal, vidro e cerâmica são primeiro desengordurados com líquidos contendo álcool ou acetona. Polímeros são melhor manuseados apenas com álcool.
Um material de vedação é aplicado à superfície preparada. Para fazer isso, use um cartucho com um bico especial ou um dispositivo especial na forma de uma arma de montagem. O selante é aplicado na junta de forma que a junta seja completamente fechada com um composto de vedação. São dispositivos especiais que auxiliam no alinhamento da costura, tornando-a uniforme e esteticamente agradável. Às vezes, o composto de vedação é aplicado com uma espátula de borracha, cuja largura é escolhida dependendo do objeto a ser processado.
Após a aplicação, o selante deve ter um certo tempo para curar. Portanto, o objeto tratado não deve ser usado até o final do período de polimerização.
Fabricantes
Selantes resistentes ao calor na Rússia podem ser adquiridos na produção nacional e estrangeira. De acordo com analistas, os fabricantes russos tendem a expulsar fornecedores estrangeiros nos últimos anos.
Os maiores fabricantes de selantes em nosso país, produzindo produtos com base em seus próprios desenvolvimentos ou tecnologias estrangeiras, incluem as seguintes empresas:
- Empresa Lipetsk Fenzi - a empresa produz selantes e adesivos com tecnologia italiana. Como exemplo, pode-se citar o selante de um componente "Butilver", que opera em temperaturas que variam de +120 a + 150 graus.
- Empresa bashkir "Momento" produz selantes de acordo com a tecnologia da marca alemã Henkel. Os produtos são embalados convenientemente para uso profissional e doméstico. O produto denominado "Moment Herment" é produzido à base de silicatos, os parâmetros de funcionamento para aquecimento atingem +315 graus.
- Empresa de pesquisa e produção de Vladimir "Adesivo" desenvolve e fabrica adesivos, selantes e revestimentos elastoméricos. Um exemplo disso é o selante monocomponente “Advaflex”, que funciona na faixa de temperatura de até + 90 graus.
- Empresa Nizhny Novgorod "Germast" - o fabricante desenvolve e produz selantes para diversos fins. O selante Vikar é projetado para uma ampla gama de aplicações, é produzido na forma de um cartucho de 310 ml e pode suportar temperaturas de até +140 graus.
- Empresa moscou "Sazi" - a maior empresa especializada na produção de produtos para vedação. A linha inclui todos os tipos de selantes, desde domésticos até os altamente especializados.
- Marca comercial Passatempo... A empresa "Hermetic-Trade" é sua distribuidora na Rússia e vende uma linha de selantes no mercado russo, entre os quais, como exemplo, podemos destacar o produto de vedação de silicato resistente ao calor "Hobby 1250c" utilizado para lareiras, fogões e chaminés. A composição do selante é capaz de funcionar em temperaturas de até +1250 graus.
- Marca comercial Abroindustriais - sob esta marca, uma empresa americana começou a produzir na Rússia selantes resistentes à temperatura de alta qualidade em pequenas embalagens para uso na indústria de instalação e construção e reparos automotivos.
- Marca comercial Hilti fabrica selantes que são usados em juntas e costuras de estruturas expostas a altas temperaturas. As marcas mais populares são P-301S, СР-606 - as juntas de vedação desses produtos resistem bem à deformação e podem ser pintadas.
- Marca comercial Penosil pertence à empresa estoniana Krimelte. Esta marca é especializada na produção de espumas de poliuretano, vários tipos de adesivos, selantes e outros produtos poliméricos. Os produtos da empresa são bastante populares na Rússia e são usados para necessidades profissionais e domésticas. Um exemplo de selante resistente ao fogo é o Penosil Premium Sealant + 1500c - o produto é utilizado para selar costuras de chaminés, chaminés, lareiras, caldeiras, fogões. Ele pode suportar cargas de temperatura de até +1500 graus.
Na verdade, existem algumas marcas nacionais e estrangeiras que produzem selantes resistentes ao calor, e aqui apresentamos apenas uma pequena parte deles.
dicas e truques
Especialistas experientes, ao usar um selante de alta temperatura na área de uma chama aberta, aconselham prestar atenção na escolha do grau do produto para uma indicação direta de suas propriedades refratárias. Após a aplicação do material de vedação, é necessário algum tempo para a polimerização - cada embalagem possui uma instrução com esses dados. O período de vedação deve ser estritamente observado antes de prosseguir para as etapas subsequentes do trabalho. No caso em que o trabalho deva ser realizado em condições de temperaturas negativas, o selante deve ser selecionado com as propriedades de trabalho nessas faixas de temperatura e a possibilidade de adesão em superfícies úmidas e congeladas. Se a junta vedada estiver localizada em uma estrutura que tenha certa mobilidade, escolha compostos que tenham alta elasticidade após a polimerização.
Alguns selantes domésticos podem funcionar em ambientes úmidosmas isso não significa que serão persistentes debaixo d'água. Os profissionais recomendam o uso de materiais altamente especializados que são usados na área de construção naval para tais fins. E a última coisa - ao trabalhar com selantes, tome cuidado com o equipamento de proteção individual para suas mãos. Se o selante entrar em contato com a pele, deve-se lavar imediatamente com água, pois depois de um tempo será bastante problemático fazer isso.
Para as características e escopo do selante resistente ao calor, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.