Como remover o selante de silicone das telhas?

Contente
  1. Características do material
  2. Característica do material
  3. Removendo selante de várias superfícies
  4. Como limpar silicone

Durante a reforma, muitos materiais de construção são usados. Usando selante de silicone, o trabalho pode ser bastante simplificado. Ao trabalhar com esta composição, muitas vezes surge a questão de como removê-la de diferentes superfícies.

Características do material

Ao começar a fazer reparos em uma casa, as pessoas pensam em primeiro lugar nos materiais a serem usados. O selante de silicone é uma ferramenta universal com a qual você pode fazer várias operações: costuras e juntas são tratadas com essa composição, aplicada em rodapés, despejada nas fendas entre a pia e a bancada.

Anteriormente, uma mistura à base de betume, massa caseira e mástique era usada para esses fins. Com o advento de novos materiais, o trabalho de reparo se tornou muito mais fácil.

O que é este material milagroso? Qual é a composição? O selante consiste em uma massa densa, com sua ajuda você pode isolar de forma confiável e rápida as costuras, selar as juntas.

Este material contém corantes, o que é muito conveniente para mascarar costuras em diferentes superfícies. As cores mais comuns são branco e preto e existem outras cores.

O material contém vários enchimentos: pode ser areia, vidro, pó de quartzo. Esses materiais contribuem para uma melhor adesão do silicone à superfície. Os fungicidas são usados ​​para combater o mofo e o bolor, sendo importante usá-los em ambientes com alta umidade.

Característica do material

Principais características do selante de silicone.

  • Serve para selar costuras, criando uma junta móvel. Dada a elasticidade do material, a integridade da costura não será comprometida.
  • Ele pode ser usado em temperaturas de -50 a + 200-300 graus.
  • Eles são usados ​​em diferentes condições, substâncias agressivas são usadas.
  • Aumentou a resistência à umidade após a secagem completa.
  • É caracterizada por alta adesão a muitos materiais.
  • Costuras e juntas revestidas de silicone são resistentes a mofo e bolor.

Apesar do grande número de propriedades positivas, o material também tem várias desvantagens:

  • é muito difícil processar superfícies não secas;
  • vedação confiável nem sempre é obtida em algumas superfícies como polietileno, policarbonato, fluoroplástico.

O selante de silicone é usado não apenas na construção de casas, mas também para fins industriais. Os selantes profissionais não têm essas desvantagens: eles consistem em vários enchimentos e componentes. Ao mesmo tempo, eles têm um preço alto.

Os selantes podem ter diferentes propriedades, cores e são usados ​​em diferentes áreas. Eles são divididos em duas categorias: um componente e dois componentes.

Selantes de um componente são usados ​​na vida cotidiana e em reparos domésticos. Este material está imediatamente pronto para uso: não é misturado. É vendido em tubos e pacotes de arquivo, o que é muito conveniente de usar. Assim que o selante entra em contato com o ar, ele endurece.

Os selantes também podem ser classificados como ácidos, alcalinos e neutros. Selantes de ácido não devem ser usados ​​em superfícies de metal, pois o ácido acético presente na composição irá corroer o metal. Esses selantes são marcados com a letra "A" e são baratos.

O selante neutro resiste a temperaturas muito altas: até +300 graus, portanto, é frequentemente usado ao organizar um banho ou sauna. Tem um preço alto.

Removendo selante de várias superfícies

Ao trabalhar com silicone, muitas vezes surgem situações quando ele atinge a superfície, roupas ou pele das mãos. Qual a melhor forma de remover o selante da superfície?

Existem várias maneiras de limpar o silicone da superfície: mecânica, química ou combinada. Tudo depende de qual revestimento você deseja remover o selante. Na realização de reparos, é importante observar medidas preventivas, pois existem selantes que não podem ser limpos.

Ao trabalhar com tal composição, siga as seguintes regras:

  • é imperativo usar luvas de borracha;
  • ao derramar o material, deve-se limpar imediatamente, sem esperar que endureça;
  • o excesso de selante deve ser retirado imediatamente da superfície a ser tratado com pano umedecido em vinagre;
  • para não manchar a superfície, é necessário colar fita adesiva: ela protegerá a superfície da poluição acidental.

Como limpar silicone

Ao trabalhar com o selante de silicone, manchas frescas podem ser aplicadas, elas devem ser lavadas imediatamente com água e sabão e uma esponja de cozinha. Enquanto o material ainda está macio, ele pode ser facilmente removido da superfície. O material seco não pode mais ser removido desta forma - técnicas mais rigorosas devem ser usadas.

O selante de silicone curado é removido:

  • mecanicamente;
  • químico;
  • arcaico.

Do ladrilho

Geralmente é removido mecanicamente do ladrilho. Este trabalho deve ser feito com muito cuidado para não danificar a superfície. O método mecânico é mais utilizado nos casos em que a superfície não é visível, pois durante a limpeza existe a possibilidade de danificar o revestimento.

Adequado para limpeza mecânica: uma faca suave, pedra-pomes, um pano duro ou raspador para lavar pratos. Ao limpar, tente não tocar nos ladrilhos.

Depois que a camada superior foi removida mecanicamente, a contaminação química é tratada. Remova o silicone com solventes especiais. Para isso, são adequados a gasolina, querosene ou aguarrás. Em qualquer solvente, umedeça um pano e limpe o local de contaminação com ele.

Há uma variedade de removedores de selante disponíveis na loja., eles são mais frequentemente vendidos em uma lata de aerossol ou na forma de uma pasta. Essas formulações são muito eficazes, mas ao trabalhar com elas, deve-se usar luvas de borracha para que a composição não entre em contato com a pele.

Você pode usar o método arcaico ("antiquado") e eliminar a poluição com gasolina, querosene, acetona e outros solventes. Quando o silicone estiver amolecido, remova os restos com um bastão de madeira. Desta forma, você pode remover o silicone endurecido em casa dos ladrilhos do ladrilho.

A área limpa é enxaguada; qualquer detergente de louça pode ser adequado para isso. Após a lavagem, limpe toda a superfície com um pano limpo e seco.

No banheiro

Um selante é freqüentemente aplicado nas juntas entre a banheira e a parede para evitar vazamentos. Com o passar do tempo, o selante pode mudar de cor, em alguns lugares pode se soltar. Para evitar tais defeitos, substitua o selante antigo por um novo. Para isso, nos locais onde houver oportunidade, use uma chave de fenda para levantá-lo e corte-o cuidadosamente com uma faca. As peças restantes podem ser removidas com uma pedra-pomes macia ou um esfregão rígido.

É importante não danificar a superfície durante o trabalho. Usando vinagre ou álcool, você pode remover vestígios de silicone da banheira. A superfície pode ser processada várias vezes.

Este método é adequado para sujeira fresca. Em caso de sujeira persistente, a superfície deve ser tratada e deixada durante a noite.

De roupas

E se, durante o trabalho, o silicone grudasse na roupa? Se a mancha for recente e o selante ainda não estiver completamente seco, o tecido esticará e limpará a mancha com qualquer objeto pontiagudo.Após a retirada da sujeira, a roupa deve ser lavada em água quente.

Se o silicone já estiver endurecido, devem ser usados ​​solventes. Essa contaminação é removida com álcool medicinal ou industrial, álcool desnaturado ou vodka. A mancha é umedecida em uma solução e deixada por meia hora, após o que é enxugada com uma escova dura. Quando o material estiver amolecido, remova-o com um pano macio.

Você pode simplesmente aplicar o solvente na mancha e deixar por 30 minutos, depois as roupas devem ser lavadas na máquina de lavar ou à mão.

Da pele das mãos

Uma vez na pele, pode ser difícil limpar o selante de silicone. Neste caso, é improvável que a remoção química ou mecânica seja adequada. Para remover a contaminação, você deve levar água morna e adicionar sal ou lascas de sabão em pó. Em seguida, as mãos são imersas na solução por vários minutos e o local de contaminação é limpo com pedra-pomes. Você pode realizar este procedimento várias vezes ao dia até que a contaminação desapareça completamente.

Você também pode lavar silicone com óleo de girassol: deve ser ligeiramente aquecido e esfregado na pele. Depois, pegue uma pedra-pomes e esfregue levemente as mãos, depois lave tudo com sabão em pó.

Se o silicone ainda permanecer em suas mãos, você só precisa esperar alguns dias - ele irá desaparecer por si mesmo.

Ao trabalhar com silicone, deve-se usar luvas de borracha e avental, pois é bastante difícil se livrar desse material. A fita adesiva é colada na superfície a ser tratada, com sua ajuda você pode manter o revestimento limpo. A fita adesiva deve ser removida antes que o selante comece a curar.

É muito bom usar fita adesiva ao trabalhar com ladrilhos para não limpá-los depois de trabalhar com o selante. Se, mesmo assim, o ladrilho estava sujo, usando dicas e truques, você pode resolver este problema.

Para obter informações sobre como limpar o selante de silicone dos ladrilhos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário