Selante de silicone: prós e contras

Selante de silicone: prós e contras
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Consumo
  4. Cores
  5. Como aplicar?
  6. Fabricantes
  7. dicas e truques

Durante o trabalho de reparo, muitas vezes surge uma situação em que é necessário cobrir as lacunas entre as várias superfícies, obter a estanqueidade ou vedar os orifícios. Muitas vezes, essas questões surgem no processo de reparação de uma casa de banho, WC e cozinha, porque nestas salas a percentagem de humidade é mais elevada. O método mais confiável e moderno de vedação de fendas e orifícios, mesmo em condições de umidade, é o selante de silicone.

Peculiaridades

Sempre houve a necessidade de rejuntar, tapar orifícios e esmerilhar, mas antes eram usados ​​todos os tipos de massas para esses trabalhos, que não eram muito convenientes de se trabalhar, e o resultado nem sempre era de qualidade satisfatória. É por essas razões que a busca por um remédio universal foi feita até agora e levou ao surgimento de um selante de silicone. Com esta ferramenta, a umidade não atinge a superfície protegida e não permite que ela entre em colapso.

O escopo de aplicação do selante é muito amplo. Com a sua ajuda, pode vedar o caixilho da janela, tapar fendas entre a casa de banho e o ladrilho, e ainda utilizá-lo para eliminar possíveis fugas de água das canalizações de plástico. Tudo isso é possível devido à composição específica do produto. Para fazer um selante adesivo de silicone, você precisa usar borracha de silicone, que é o elemento básico, reforços, que darão resistência ao material acabado após a aplicação. Além disso, você precisa de um vulcanizador que torne a composição líquida e viscosa, um primer de adesão para melhor contato com a superfície de trabalho, um plastificante para conferir propriedades elásticas adicionais e um enchimento que permite obter o volume e a cor desejados do selante.

Os selantes diferem dependendo dos vulcanizadores que contêm.

  • Adesivos ácidos. Uma característica distintiva é o cheiro não convencional que o ácido acético emite. É melhor não usar este selante em superfícies de mármore, alumínio e cimento. Ao trabalhar com ele, é importante o uso de equipamentos de proteção e máscaras, pois os vapores são muito tóxicos e causam tonturas e alergias.
  • Selante neutro. Existem várias opções para essa solução: álcool, amina e amida. Nesse caso, não há cheiro forte. Pode ser usado em vários tipos de superfícies.

Selantes são:

  • componente único - encontre sua aplicação na esfera doméstica;
  • dois componentes - caracterizados pela presença de componentes complexos na composição, são mais usados ​​na produção.

As características do selante de silicone permitem sua aplicação em uma ampla variedade de superfícies que podem apresentar uma estrutura heterogênea.

Suas propriedades incluem:

  • resistência à geada e umidade, facilmente suportar temperaturas extremas;
  • têm maior adesão, estão bem relacionados com vários tipos de detalhes;
  • tolera facilmente os raios ultravioleta;
  • alto nível de plasticidade;
  • alta resistência ao calor, a aplicação é possível em condições de +300 graus a -50.

Você pode usar esta ferramenta tanto em ambientes internos quanto externos.

Se você precisar fazer algo em casa, o selante pode ser usado para:

  • vedação de juntas em paredes, tetos, pisos, especialmente ao trabalhar com drywall;
  • vedação de juntas em bancadas, caixilhos de janelas, onde se utiliza pedra natural ou artificial;
  • vedação de peças com alto estresse térmico;
  • na banheira, pode-se utilizá-lo para montagem de espelho, vedação de canos de esgoto, eliminação de juntas durante a instalação de banheira ou box de chuveiro.

Use selante de silicone para uso ao ar livre:

  • conferindo estanqueidade a tubos de calha;
  • vedação de costuras em caixilhos de janelas e juntas;
  • realização de trabalhos de reparação com ladrilhos de pedra que se afastam da base;
  • vedação das costuras durante o processo de cobertura;
  • no processo de revestimento de vinil.

A tecnologia de produção do selante é bastante complicada e não é tão fácil de conseguir que tenha a aparência de borracha, podendo ser líquido e penetrar facilmente em várias fissuras, eliminando-as, mas permite fazer reparos de muitas qualidade superior e o resultado é muito mais representativo.

Existem muitas opções para esses produtos hoje, e pode ser difícil escolher o tipo mais adequado e de alta qualidade. Você pode comprar um selante universal "Econ" ou comprar uma versão sanitária "Moment", tudo depende do caso específico e da tarefa a que se destina a ferramenta.

Vantagens e desvantagens

Se considerarmos o selante de silicone como uma ferramenta sem a qual agora é difícil fazer em reparos de complexidade variada, então é necessário indicar todas as suas vantagens e desvantagens.

Considere os prós de um selante.

  • Evita que mofo e insetos se espalhem nas superfícies. Isso é possível graças aos aditivos fungicidas que fazem parte de sua composição.
  • Após a secagem completa, não teme os efeitos dos agentes de limpeza, mesmo os químicos.
  • Com a ajuda de um selante, será possível colar diferentes tipos de superfícies. O silicone é a melhor escolha para unir cerâmica, vidro, plástico, madeira e borracha com outros materiais.
  • Alta resistência do material após secagem, mesmo com estrutura líquida e elástica durante a aplicação. Isso é conseguido pela presença de silício na composição.
  • A composição peculiar permite que as superfícies já coladas sejam móveis e elásticas.

Apesar de tantas vantagens, existem desvantagens significativas no selante de silicone.

  • Existem várias superfícies que estão mal conectadas com um selante - são elas cloreto de polivinila, fluoroplástico, polietileno, policarbonato e polipropileno.
  • Para aplicação, a superfície deve estar totalmente limpa, portanto, é limpa, desengordurada e totalmente seca. Quando aplicado a uma superfície úmida, as propriedades do material se deterioram significativamente.

O acrílico e o selante de silicone têm algumas diferenças, e antes de tudo, a diferença está na composição: para a cola de silicone, a borracha é importante na composição, mas para o acrílico é o ácido acrílico. Selantes de silicone são usados ​​para trabalhar com plástico, madeira e cerâmica, e a variedade de acrílico é versátil. Com a opção de acrílico, você pode lixar para obter uma superfície completamente plana que pode ser pintada. Porém, há um encolhimento mais forte e na forma solidificada o material não é tão elástico. Este tipo é utilizado para trabalhos internos, pois com grande amplitude do regime de temperatura, pode se deteriorar.

O selante de silicone proporciona melhor adesão a superfícies planas e lisas, não tem medo de compressão e dobras. Diante disso, o custo dessa opção é mais caro do que o acrílico. Ambas as opções de materiais podem ser transparentes e coloridas, que são utilizadas em diferentes situações.

Uma vez que os selantes de silicone podem ser de um ou dois componentes, é importante entender as diferenças e, neste caso, identificando certas vantagens e desvantagens de cada uma das opções. A composição de um componente é encontrada na maioria das vezes, é ela que é usada para todos os trabalhos de construção, tanto por profissionais como por amadores. A facilidade de trabalhar com ele determina a popularidade deste material.O escopo de uso do selante está em constante expansão. Assim, pode ser utilizado não só na reforma da casa, também é ótimo para trabalhar com a máquina, eliminando eventuais costuras, fissuras e juntas, pode ser utilizado para isolar equipamentos elétricos, e em alguns casos é utilizado como camada protetora da umidade.

O silicone de dois componentes é usado na fabricação e na indústria. A composição é muito mais complexa, pois combina vários elementos. Ele não é usado para tarefas de reparo diárias.

Consumo

Para que o reparo seja feito de forma eficiente e todas as costuras e juntas sejam borradas de maneira bonita e confiável, é importante saber exatamente como ele deve ser aplicado e quanto material usar. Ao calcular o consumo mais correto de selante por 1 m de junta, é necessário conhecer sua espessura e tecnologia de aplicação. Se falamos da soldadura em ângulo entre a casa de banho e o ladrilho, então o melhor seria uma profundidade de 6 mm e uma largura de 3 mm. Usando esses cálculos, 20 ml de material precisarão ser usados ​​por metro quadrado. Muitas vezes em uma embalagem padrão de 310 ml, e para aplicá-la de forma correta e econômica, é melhor se guiar pelos indicadores que a tabela fornece:

Largura da junta em mm

Profundidade da junta em mm

5

7

10

12

15

20

25

5

12

8

6

-

-

-

-

7

-

6

4

3

-

-

-

10

-

-

3

2.5

2

1.5

-

12

-

-

-

2.1

1.7

1.2

1

15

-

-

-

-

1.3

1

0.8

Caso tenha sido escolhida uma embalagem de 600 ml para o trabalho, os cálculos serão diferentes para 1 m de costura:

Largura da costura

Profundidade da costura

5

7

10

12

15

20

25

5

23

15

11

-

-

-

-

7

-

11

7

6

-

-

-

10

-

-

6

5

4

3

-

12

-

-

-

4

3

2.4

2

15

-

-

-

-

2.5

1.9

1.4

Para uma utilização mais econômica do selante, é melhor aplicar uma costura semicircular, o que é possível quando se trabalha com uma espátula com borda de 6 mm, além disso, é muito importante cortar corretamente a bica do próprio tubo, de onde o material virá. Para fazer isso, você precisa colocar uma espátula no bico em um ângulo de quarenta e cinco graus e abrir a embalagem.

Cores

A popularidade do selante de silicone causou a necessidade de expandir seus tipos e o surgimento de uma grande variedade de variações, tanto na composição quanto na cor.

Com base nas características externas, várias podem ser distinguidas.

  • Incolor. É mais frequentemente usado para trabalhar com encanamento, se você precisar remover costuras ou conectar elementos. Você pode usá-lo ao instalar novos móveis na cozinha, tratando superfícies desprotegidas onde a umidade pode entrar.
  • Silicone colorido. Tem uma composição característica, graças à qual não mancha posteriormente, por isso é necessário comprar um produto já com um determinado pigmento. Na maioria das vezes, você pode encontrar opções de branco, cinza, bege, marrom e outras nas prateleiras das lojas.

Além disso, dependendo do escopo de uso, várias opções de selantes são diferenciadas.

  • Betuminoso. Com sua ajuda, você pode lidar com rachaduras no porão e na fundação, erradicar os danos aos ladrilhos e ardósia. Pode ser usado com uma grande variedade de superfícies. Esta é uma opção resistente à umidade que não tem medo de temperaturas extremas e tem boa aderência.
  • Universal. Com sua ajuda, você pode eliminar os rascunhos da janela, usando o vidro durante a instalação em uma moldura de madeira. Para uso externo, é melhor usar um selante incolor para torná-lo menos visível na madeira.
  • Aquário. Não possui elementos tóxicos em sua composição. Flexível e resiliente, altamente adesivo, resistente à água e seca rapidamente. É utilizado para trabalhar com cabines de duche, cerâmicas e produtos em vidro, para fixação de peças do aquário.
  • Sanitário. É utilizado em divisões com elevado nível de humidade. Uma característica distintiva é a presença de componentes antifúngicos e antibacterianos.
  • Resistente ao calor. Usado na indústria. O objetivo principal é a montagem de bombas, motores, fornos, vedação de tubos de aquecimento, durante os trabalhos elétricos.

Como o escopo de uso dos selantes é muito grande, é importante escolher a opção certa para um determinado tipo de trabalho. Se a superfície precisar ser pintada posteriormente, é importante escolher o tipo apropriado de silicone ou adquiri-lo na cor desejada.O resultado do trabalho realizado dependerá totalmente da correta seleção dos fundos.

Como aplicar?

Para começar a trabalhar com o selante de silicone, é importante preparar e adquirir tudo o que você precisa. O primeiro ponto será a roupa de proteção, que deve cobrir completamente a pele das mãos, e, se possível, é melhor usar um macacão de construção e uma jaqueta de manga comprida para proteger todo o corpo. Existem formulações com composição mais agressiva, para as quais é aconselhável o uso de máscara protetora nos olhos e nasofaringe.

A segunda etapa de preparação será a obtenção dos conhecimentos necessários, com a ajuda dos quais será possível realizar de forma rápida e correta todo o trabalho necessário.

Sequência de trabalho.

  • Preparação de roupas de trabalho e materiais necessários.
  • Trabalhar com a superfície a ser aplicada com o selante. É importante que esteja limpo, seco e sem gordura. Se houver elementos decorativos, é melhor escondê-los sob a fita adesiva para evitar que a cola de silicone entre na superfície.
  • Para usar o selante, você precisará de uma pistola de montagem para tornar a aplicação mais fácil. Para instalação e operação corretas, basta ler as instruções da embalagem.
  • A ponta do bico do frasco do selante deve ser cortada obliquamente. Esta opção permite que o material escoe de maneira uniforme e economicamente seja utilizado na obra. Se você cortar uma borda uniforme, a forma da substância fluente será redonda e, com um corte oblíquo, será elíptica, o que minimizará o desperdício de material em excesso.
  • O silicone é aplicado na superfície quando o balão está em um ângulo de 45 graus. A aplicação é feita em tiras finas para permitir que a cola seque mais rápido. Após o término da aplicação, os restos de material desnecessário devem ser removidos com uma espátula.

O tempo de secagem depende do tipo de adesivo selecionado e da espessura da camada aplicada na superfície. Geralmente congela completamente em um dia e os primeiros sinais de endurecimento são visíveis após 20 minutos. Quando aplicado na superfície de aglomerado e de fibra, é melhor usar uma espátula e espremer uma pequena quantidade da substância. Se houver o objetivo de criar uma superfície perfeitamente plana nessas superfícies, é melhor diluir o selante com gasolina ou aguarrás, cuja quantidade deve ser pequena.

Para entender com mais precisão o que exatamente deve ser feito com o selante, a primeira coisa que você deve prestar atenção são as instruções indicadas na embalagem. Na maioria das vezes, os fabricantes indicam tudo o que um trabalhador precisa saber ao interagir com um produto de silicone. Se a qualidade do trabalho é extremamente importante, então antes de comprar um selante é preciso ficar atento ao momento de sua fabricação, e se forem costurados é melhor não comprar o produto.

Se a escolha for feita corretamente, trabalhar com cola de silicone será bastante simples e confortável. Assim que a quantidade necessária do produto for aplicada na superfície, é importante garantir que todo o excesso seja removido rapidamente. Isso pode ser feito facilmente com as próprias mãos, mas é importante saber a sequência de ações. White spirit é melhor para soluções novas, mas você precisa ter certeza de que é seguro para a própria superfície. Se for o caso, então o mais rápido possível é aplicado na área que precisa ser limpa, e todo o excesso é retirado rapidamente.

Existe outra ferramenta muito eficaz que permite lavar o silicone da superfície, é a "Penta 840". Usar esta opção permitirá que você simplesmente dissolva o selante, mesmo se estiver seco. O mais simples, mas não menos eficaz, é o uso de uma solução de sabão. Depois de umedecer um pano nele, é necessário aplicá-lo uniformemente na superfície a ser lavada.

O mais perigoso para o revestimento será o uso de uma faca ou espátula, com a qual o silicone seco é retirado da superfície. Você precisa usar esses fundos com muito cuidado e sem pressa indevida.Com o auxílio de solventes, será possível remover apenas áreas frescas ou finas de silicone e, para as mais densas, será necessário usar uma opção mecânica.

Fabricantes

Quaisquer ferramentas e materiais para trabalhos de reparação podem ter um preço diferente, que depende da sua qualidade e da marca que produzem. Se houver uma oportunidade de comprar uma opção mais cara, então é mais provável que o resultado seja uma ordem de magnitude melhor do que usar a mais barata.

Para navegar entre os selantes de silicone e ajudá-lo a escolher a melhor opção, é necessário fazer um panorama dos mais conhecidos fabricantes que estão no mercado há muito tempo e que estabeleceram seus produtos como de alta qualidade e durabilidade .

Entre os mais populares estão Makroflex, Ceresit, Tytan, Soudal, Krass, Ultima, Penosil e Titan.

Makroflex É um produto da Finlândia, caracteriza-se pela sua utilização nas condições mais difíceis e difíceis. A linha inclui selantes sanitários, neutros e universais.

Selantes Tytan são produzidos por uma empresa polaca que apresenta produtos profissionais de alta qualidade a preços competitivos. Se for necessário trabalhar em ambientes com alta umidade, é necessário usar o selante Ceresit CS 25, onde, entre outros, existe uma grande quantidade de fungicidas que evitam a formação de mofo e bolor.

Se falamos de produtos Krass, então é produzido na Suíça, Finlândia e outros países, onde grande atenção é dada a um produto de qualidade. Esses produtos são comercializados em quatro variedades: acrílico, resistente ao calor, silicone e selante neutro. Esta opção é usada para trabalhar com concreto e pedra, bem como para superfícies de metal. Adequado para trabalhar na cozinha e na casa de banho. Os produtos desta empresa caracterizam-se pela boa aderência, resistência a ambientes agressivos, elasticidade, resistência ao gelo e estabilidade térmica, são utilizados desde -50 a temperaturas superiores a 1000 graus, além disso, o selante é resistente à radiação ultravioleta.

Quando se trata de selante ácido Ultimaentão é adequado para uma ampla variedade de trabalhos de construção. Devido à sua boa adesão, interage bem com vidro, madeira e cerâmica. Pode ser utilizado tanto no interior como no exterior do edifício. É produzido em bisnaga com volume de 280 ml e nas cores preto, cinza, transparente, marrom, branco e bege. As principais características incluem composição elástica, resistência à umidade, resistência aos raios ultravioleta, embalagem econômica que dispensa a compra de pistola.

Penosil é uma substância de um componente que permite vedar e vedar juntas em ambientes internos e externos. Tem boa adesão a superfícies de metal, vidro, cerâmica, madeira tratada com verniz ou tinta, plástico e muito mais. Possui uma estrutura densa, o que permite não se espalhar ou escorregar durante a aplicação na costura. Ele endurece rapidamente e é coberto por um filme. É resistente às mudanças atmosféricas e à radiação ultravioleta.

Cada opção é versátil à sua maneira, o selante permite obter os melhores resultados em todas as áreas de aplicação. Empresas de alta qualidade e confiáveis ​​permitem que você tenha certeza do resultado mesmo na fase de compra de materiais, e o trabalho posterior dependerá da habilidade de usar o selante de silicone.

dicas e truques

Para comprar um bom selante, é importante atentar para algumas características, como:

  • a porcentagem de silicone na composição deve ser 26;
  • a porcentagem de mastique orgânico de borracha pode variar de 4 a 6 por cento;
  • a porcentagem de triokol, poliuretano e mastique acrílico deve estar dentro de 4 por cento;
  • o conteúdo de epóxi não deve exceder 2 por cento;
  • e as misturas de cimento devem ser inferiores a 0,3 por cento.

Se estamos falando sobre a densidade do selante, então ela não deve ser inferior a 0,8 g / cm, caso contrário, a composição é de má qualidade. Se no trabalho você precisar usar um selante para a zona alimentar onde os alimentos estão localizados, então em nenhum caso você deve usar um selante antimicrobiano e antifúngico, isso também se aplica ao trabalho com um aquário ou terrário. Se houver necessidade de fechar pequenas lacunas nas janelas, o melhor é escolher um selante para trabalho externo, que pode ser facilmente aplicado sem enxugar as gotas e sem se preocupar com a qualidade do material se for exposto a luz solar e umidade.

Quando o selante é aplicado na superfície é importante nivelá-lo, para isso pode-se usar tanto materiais improvisados ​​quanto uma solução de sabão. Se você molhar o dedo nele e passar sobre o silicone, poderá obter uma superfície plana e lisa. O selante acrílico pode ser pintado após o endurecimento. Nem todas as opções de silicone estão sujeitas a manchas, portanto, preste atenção a isso ao comprar.

Para madeira, recomenda-se o uso de silicone transparente, que não ficará visível após a secagem. Para trabalhar com piso, opte por opções de cores escuras que não se destaquem quando secas. Para secar rapidamente o selante, é melhor aplicá-lo em camadas finas e não em grandes quantidades. Você pode apagar o excesso tanto com produtos líquidos quanto usinando com uma espátula e uma faca de construção.

Na hora de comprar silicone, é importante olhar a documentação que acompanha o produto, para que você tenha uma ideia da marca, qualidade e tempo de produção.

Caso seja necessário obter uma forma especial para a impressão de um determinado material, pode-se utilizar moldes de silicone. Para fazê-los, você precisará de selante de silicone e amido de batata. Com a mistura adequada, você obtém uma composição que endurece bem e rapidamente e possibilita a obtenção do gesso desejado, o que ajudará em alguns tipos de reparos.

Para obter informações sobre qual selante de silicone escolher, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário