Características do selante de rosca

O selante de roscas é projetado para tornar as juntas de canos de gás, aquecimento ou encanamento o mais apertadas possível. Na hora de escolher uma opção adequada, vale a pena considerar todas as características dos selantes de roscas, navegando entre os mais diversos tipos, tendo em mente tanto os métodos antiquados de selagem quanto o uso dos modernos géis anaeróbios.

Peculiaridades

Ao iniciar uma grande reforma, muitos pensam sobre o aperto dos canos em último lugar, mas em vão. Afinal, depende de quão alta é a probabilidade de que tudo seja arruinado por um vazamento inesperado. Isso é especialmente verdadeiro quando os encanamentos passam perto de equipamentos caros: assim, os danos ao orçamento familiar serão mais do que tangíveis. No entanto, muitos encontram as soluções mais simples, usando meios improvisados ​​para selar o fio: estopa, fios, plasticina. Tudo isso não fornece o isolamento necessário. E é aí que chega a hora de prestar atenção especial aos selantes de roscas profissionais.

Os materiais profissionais incluem fitas adesivas, fios de teflon e géis anaeróbicos. Vale a pena nos determos neste último com mais detalhes. Recentemente, eles têm sido usados ​​com mais frequência do que outros, pois proporcionam um nível ideal de adesão do tubo, vedando completamente a rosca. Um selante anaeróbio aplicado corretamente pode suportar 50 atmosferas de pressão, sem mencionar as cargas de vibração. Em geral, esse selante é a melhor escolha para uso doméstico e, em instalações profissionais, ele funcionará tão bem.

A principal característica do gel anaeróbico é que ele começa a solidificar somente quando a porca ou junta é apertada e o acesso de ar ao selante é bloqueado. Como resultado, a conexão é obtida, pode-se dizer, monolítica, e praticamente nenhum esforço mecânico pode quebrá-la. Apenas as temperaturas ultra-altas ajudam, o que só pode ser obtido usando ferramentas especiais (por exemplo, um secador de cabelo de construção). É seguro dizer que os tubos de aquecimento também podem ser selados com um gel, e a durabilidade das juntas será elevada apesar das quedas de temperatura.

Se você aplicar o gel anaeróbico de acordo com todas as regras, ele durará 5 anos ou mais. Se a tecnologia não for devidamente seguida, a vida útil garantida será de apenas um ano. No entanto, mesmo uma garantia de um ano é mais do que se pode esperar usando ferramentas e materiais não profissionais. Muitas pessoas reclamam que os ligantes anaeróbios são muito caros (o preço médio varia de 1.500 a 2.000 rublos por um tubo de 50 ml), mas a prática mostra que esses selantes valem seu dinheiro, porque os reparos custam muito mais caro. Além disso, o gel é econômico e é bem possível que tal tubo seja suficiente para vedar todos os encanamentos e tubos de comunicação do apartamento.

Assim, é seguro dizer que a popularidade dos selantes anaeróbios se deve justamente às suas características.

Visualizações

Com base nos selantes anaeróbios são divididos naqueles com base na composição do oligômero, e com base em polímeros do grupo acrílico. Esses e outros têm qualidades semelhantes: eles suportam alta pressão, não estão sujeitos à influência negativa de estresse mecânico e assim por diante. A diferença é importante apenas para químicos profissionais, os especialistas em construção não prestam atenção a este parâmetro ao escolher.

É muito mais importante separar os selantes de acordo com o grau de fixação. Existem opções de retenção forte, média (universal) e baixa.

Agentes de baixa retenção são usados ​​quando uma conexão de tubo de pequeno diâmetro deve ser vedada. A braçadeira não tolera bem vibrações e vibrações, e o próprio tubo pode ser facilmente destorcido com a ajuda de ferramentas improvisadas. Isso torna o uso de um selante de retenção baixa uma escolha excelente quando você só precisa conectar os tubos temporariamente e está planejando desmontá-los em breve. Você pode usar esse tipo para uso de longo prazo, mas com a condição de que, durante a operação, a conexão rosqueada não seja exposta a cargas significativas.

As pastas e géis de fixação média são usados ​​com mais frequência na vida cotidiana. São adequados para a vedação de sistemas de aquecimento, gasodutos, sistemas de abastecimento de água e a sua utilização é absolutamente inofensiva e não altera a qualidade da água potável. É por isso que os selantes desse tipo são chamados de universais. Eles fixam firmemente o fio, mas é possível desmontar a junta no futuro, só para isso será necessário o uso de equipamentos especializados. A trava suporta as cargas que são produzidas por baterias, canos de água e encanamentos.

Não é necessária uma fixação forte em um ambiente doméstico. Esses selantes mantêm os tubos unidos para sempre e o desmantelamento posterior é impossível. São, via de regra, utilizados na produção industrial: fábricas, fábricas, no arranjo da rede de esgoto da cidade. Esses grampos são muito mais caros do que os grampos domésticos e exigem conhecimentos e habilidades especiais ao trabalhar com eles, porque você terá que agir com rapidez e precisão. A conexão acaba sendo indissociável e futuramente, se necessário, a junta deverá ser serrada.

Os selantes de retenção média comumente usados ​​também são classificados. Nesse caso, a categoria de classificação é o grau de viscosidade do medicamento. Quanto mais fina e frequente a rosca, mais fino deve ser o selante para que possa preencher de forma ideal todo o espaço de ar da junta. O diâmetro máximo do tubo para o qual os géis e pastas anaeróbicos são produzidos é de 4 cm. Os tubos grandes são vedados de outras maneiras.

Cores

O critério mais importante pelo qual se pode tirar uma conclusão imediata sobre para que o selante é usado e quais propriedades ele possui é a cor. Vedantes anaeróbicos de rosca estão disponíveis em várias cores.

Azul

Normalmente, os selantes anaeróbicos azuis são adequados apenas para tubos e conexões de metal. A junta acaba sendo resistente a todos os tipos de influências, seja água, gás, anticongelante, gasolina e semelhantes. O retentor azul é um selo de alta qualidade que só recentemente foi usado em casa. Anteriormente, só estava disponível na produção industrial, por exemplo, na construção de estruturas de defesa, mísseis, naves espaciais. A aplicação é limitada apenas pelo diâmetro dos tubos: não deve ultrapassar dois centímetros. A desmontagem pode ser feita sem equipamento especial, aplicando forças mecânicas médias.

vermelho

Selantes vermelhos são necessários para selar roscas gastas e gastas. Além disso, selantes vermelhos são usados ​​para vedar juntas de tubos de metal ferroso. Clipes vermelhos são definidos mais rapidamente do que outros, mas isso não afeta suas propriedades de resistência de forma alguma. Eles são resistentes a altas pressões e temperaturas extremas. O diâmetro dos tubos que podem ser selados com este gel anaeróbio não é superior a 3 cm. A desmontagem exigirá definitivamente o aquecimento da junção. Ao reparar, não é necessário remover o excesso de selante de roscas, você pode aplicar uma nova camada diretamente sobre eles.

Verde

O selante verde pertence às variedades de baixa resistência. É adequado para a conexão temporária de tubos de plástico e metal.Ao desmontá-lo, nenhum esforço é necessário: bastará para destorcer a conexão, como de costume. Os fabricantes dizem que há pouca diferença entre o azul e o verde, mas não é o caso. O azul é resistente a todos os tipos de influências, vibrações, o que não se pode dizer do verde. O retentor verde pode ser usado para vedar tubos de até 3,81 cm (1,5 pol.) De diâmetro. O importante é que os fios não sejam danificados.

Âmbito de aplicação

Os selantes anaeróbicos foram inventados na década de 1950 nos Estados Unidos e inicialmente eram usados ​​apenas em áreas industriais. Posteriormente vieram para a URSS e, com o declínio do complexo industrial, os fabricantes de selantes tentaram popularizar seus produtos e encontrar novas aplicações para eles. Assim, os géis e pastas anaeróbicos migraram para a construção.

Foi originalmente proibido usá-los para vedar canos de água., já que se acreditava que seu contato com a água a envenenava, e a água não poderia ser bebida no futuro. No entanto, outros estudos mostraram que os compostos usados ​​em fixadores anaeróbios são completamente seguros.

Atualmente, os selantes de rosca são usados ​​em diversas áreas.

  • Abastecimento de água. As tubulações de água em apartamentos e casas são seladas com um gel anaeróbico. Não são adequados para isolamento de tubos localizados na rua devido à impossibilidade de vedação de grandes diâmetros. As braçadeiras também são adequadas para isolar juntas de canos de esgoto, uma vez que são capazes de suportar a alta pressão da água. Melhor usar selantes azuis.
  • Encanamento. A água é fornecida à canalização por meio de tubos, cuja ligação também deve ser feita de forma hermética. Para isso, é novamente utilizado um selante resistente às oscilações de alta temperatura. Isso é especialmente importante, por exemplo, ao conectar uma máquina de lavar. Deve-se ter cuidado para garantir que a braçadeira seja adequada para vedar tubos de plástico.
  • Aquecimento. Como no caso anterior, o selante deve suportar oscilações de temperatura, bem como ser resistente a anticongelantes de aquecimento e outros compostos químicos. Se os radiadores soviéticos de ferro fundido forem isolados, será necessário usar apenas variedades vermelhas de géis anaeróbios, já que outros não são projetados para trabalhar com metais ferrosos.
  • Conduta de gás. Aqui, a estanqueidade dos tubos é especialmente importante, uma vez que um vazamento de gás causará danos à propriedade por meio de uma explosão. Você também pode perder sua vida. Você não pode usar selante verde, apenas azul. Também não é aconselhável usar vermelho, pois será impossível desmontá-lo se necessário. O melhor é confiar a vedação de gasodutos a profissionais, a fim de evitar possíveis erros.

Vantagens e desvantagens

Depois de revisar as informações teóricas sobre selantes de roscas anaeróbicos, você pode compilar uma lista de suas características positivas e negativas. Como há muitas vezes mais vantagens do que desvantagens, você deve começar pelas primeiras.

As vantagens são várias.

  • Alta capacidade térmica das juntas. O selante não se degradará mesmo quando exposto a fortes flutuações de temperatura. Normalmente, o nível permitido varia entre -200 graus e +300 graus. Tudo isso permite o uso de géis anaeróbios líquidos na conexão de radiadores de aquecimento ou canos de água com água quente.
  • Durabilidade e resistência. A junta não se desintegra, não se rompe sob a influência de cargas mecânicas ou vibrações, por isso fique tranquilo que o cano pode vazar pelo fato de a água ter entrado nos canos com um pouco mais de intensidade.
  • Salvando. No longo prazo, economiza-se no reparo e na renovação do selante nas juntas dos tubos. Além disso, a própria composição também é econômica durante a operação. Literalmente, será necessário um drop para processar um thread inteiro.
  • Resistência química.Essa característica é uma das que mais influenciou na popularização dos selantes anaeróbios. Ao contrário de materiais improvisados ​​e alguns profissionais, géis e pastas com propriedades anaeróbicas toleram facilmente os efeitos de compostos químicos e substâncias como gasolina, anticongelante e semelhantes.
  • Falta de solubilidade em água. Depois de passar pelo processo de polimerização, o selante não se dissolve com a água, não se dissolve nela, por isso pode ser usado com segurança na vedação de canos de água, sem medo de que com o tempo o vedante se dissolva completamente e o cano vaze.
  • Versatilidade. Isso significa que o retentor pode ser usado ao trabalhar com vários materiais, inclusive nos casos em que uma parte é feita de um material e a outra é feita de outro. Portanto, o exemplo mais comum é a conexão de um tubo de plástico com um de metal.
  • Capacidade de suportar alta pressão. A resistência para resistir à pressão deve ser considerada uma característica separada, uma vez que, na maioria das vezes, é do interesse dos compradores. As juntas tratadas com um selante anaeróbio são capazes de suportar uma pressão de 40-50 atmosferas.

Além das vantagens listadas, a ferramenta também tem uma série de desvantagens.

  • Correlação com temperaturas. O ponto de fluidez deve estar entre 15 e 25 graus. Em uma sala muito fria, o tempo de polimerização do selante aumentará muito e suas propriedades podem mudar.
  • Limitação de diâmetro. É impossível encontrar um gel anaeróbio que possa ser aplicado em tubos com diâmetro superior a 4 cm sem perder grande parte de suas características técnicas.
  • Dependência da limpeza da superfície. Antes da aplicação do fixador, a superfície deve ser devidamente preparada: limpar, desengordurar e secar. Caso contrário, não será possível vedar completamente a junta.
  • Dificuldade de desmontagem. Apenas selantes verdes temporários podem ser removidos manualmente. Os azuis precisam de equipamentos especiais, como um secador de cabelo. Geralmente é impossível desmontar os vermelhos: o tubo terá que ser serrado.

Como usar?

Vale a pena mencionar com antecedência que os géis e pastas anaeróbicos estão disponíveis em uma forma pronta para o uso. Não é necessário preparar soluções e composições adicionais. O recipiente em que são vendidos é projetado para que o medicamento seja aplicado diretamente dele, embora você possa usar todos os tipos de pincéis se for mais conveniente.

A ordem de trabalho.

  • A superfície está bem limpa. Quaisquer vestígios de ferrugem e corrosão são removidos. Se houver vestígios de selante antigo no local da aplicação, não é necessário removê-lo completamente: pequenas partículas não afetarão a qualidade do selo de forma alguma. Se o cachimbo for novo, basta percorrer o fio com uma escova de arame para melhorar as propriedades adesivas.
  • A superfície limpa é desengordurada. Para isso, todos os tipos de composições são adequados, por exemplo, white spirit. O desengorduramento deve ser feito minuciosamente, sem perder uma única lacuna. É importante que o gel anaeróbico adira bem. Um ativador especial deve ser aplicado ao fio de plástico.
  • Em seguida, a própria composição é preparada. O tubo balança bem. Só então o pacote pode ser aberto.
  • O selante é aplicado na junta com uma camada espessa ao longo de toda a rosca. Alguns mestres aconselham aplicar a composição apenas em algumas voltas, pois isso não afeta muito a estanqueidade da junta, no entanto, se você estiver processando um tubo que estará sob alta pressão no futuro, é melhor não arriscar . Para uma vedação ideal, o selante é aplicado não apenas do lado de fora da junta, mas também do lado de dentro: desta forma, um efeito ideal pode ser alcançado.
  • Aperte a conexão após aplicar o gel. Para fazer isso, você não precisa exercer força excessiva, apenas aperte com a mão. Se o selante tiver saído, ele é recolhido com um guardanapo.A composição não congela ao ar, portanto, o selante pode ser reutilizado aplicando-se a outro composto.
  • Em seguida, a junta é verificada quanto ao aperto. Para fazer isso, após 15-25 minutos, você precisa criar uma leve pressão de 10-15 atmosferas, deixando entrar água ou gás. Se tudo estiver em ordem, você deve esperar até que endureça completamente.
  • A polimerização completa ocorre em um dia. Após esse tempo, é realizado um segundo teste, mas a pressão já deve ser de 40 atmosferas. Se tudo estiver funcionando corretamente, então os canos podem ser usados. Se não, desmonte e feche novamente.
    • Caso seja necessário desmontar a junta, a ordem de trabalho será a seguinte:
      1. o fluxo de ar quente do secador de cabelo da construção é direcionado para a junção;
      2. aguarda-se o momento em que o retentor vira migalha;
      3. a conexão é desmontada com uma chave;
      4. os restos de gel ou pasta anaeróbica são removidos com um pano.

    Feito todo o trabalho corretamente, você não pode se preocupar com a durabilidade do serviço comum.

    Fabricantes

    Você pode discutir por um longo tempo sobre qual fabricante é melhor, então a coisa mais simples é consultar as análises. Várias marcas recebem as avaliações mais positivas.

    • Loctite. Um adesivo universal de um fabricante chinês, no entanto, muitos usuários notaram que a manutenção constante da tampa é necessária.
    • Selar. Os produtos da Itália são de alta qualidade e fáceis de usar. Existe um selo de garantia, que se destaca como uma vantagem, pois é possível verificar o quão hermeticamente fechada a embalagem está fechada.
    • Abro. Um dos poucos selantes que podem ser usados ​​em temperaturas negativas - até -20 graus.
    • Mannol. Esta opção tem uma das mais longas vidas em prateleira, no entanto, é impossível trabalhar com ela em uma sala fechada devido ao odor pungente.
    • Wurth. Este retentor de fabricação alemã é considerado da mais alta qualidade. Apesar de seu alto custo, é popular.
    • Tangit Uni Lock. Fabricante da Bielorrússia. Géis especializados estão disponíveis para plástico e metal.
    • Siseal. Os géis anaeróbios desta marca são frequentemente usados. Vendido em embalagens de 100 g.

    dicas e truques

    Os artesãos profissionais compartilham várias dicas, como tornar a vedação de conexões roscadas o mais simples e durável possível.

    • Não tenha medo de que o selante não curado saia de dentro do tubo. Não congela e durante o funcionamento do sistema de abastecimento de água será simplesmente lavado com água. Os géis anaeróbios são completamente inofensivos, mas ainda é melhor deixar a torneira aberta por um tempo para que o excesso de selante seja completamente removido.
    • Ao aparafusar conexões tratadas com selante de roscas, não é necessário apertar as roscas com chaves. O esforço máximo das mãos será suficiente, mas você realmente precisa envolvê-lo com força total.
    • Se o tubo for frágil, não é necessário tentar destorcer a junta tratada com selantes. Use aquecimento imediatamente. 170 graus serão suficientes.
    • Se possível, é melhor evitar o uso de selantes temporários. Desmontar as conexões exigirá muito tempo e esforço, o que não compensará totalmente. É melhor recorrer ao uso de selantes de roscas ou linho para uso temporário.

    Para as características do selante de roscas, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário