Selantes de poliuretano para juntas externas: propriedades e características
Mesmo os cálculos e ajustes mais cuidadosos podem levar a lacunas. E também rachaduras e rachaduras aparecem em diferentes períodos de operação de uma estrutura de edifício. Isso pode fazer com que o meio ambiente afete o clima interno. A solução para esses problemas é encontrar um selante com propriedades adequadas. É a variedade de poliuretano que provou repetidamente sua eficácia em trabalhos ao ar livre.
Propriedades
A popularidade do selante de poliuretano é compreensível, pois tem muitas vantagens:
- plasticidade - mesmo após o endurecimento, pode sofrer alterações: expandir ou contrair quando os elementos a serem fixados se movem;
- resistência - apesar da possibilidade de mudar de forma, no estado solidificado proporciona um bom grau de isolamento do frio, da água e de outros fenômenos climáticos;
- durabilidade - não perde suas propriedades com o tempo;
- tem uma gama bastante ampla de aplicações - devido à boa adesão à maioria dos materiais de construção;
- não encolhe;
- seca rapidamente - economiza tempo;
- facilidade de uso - a consistência de densidade média permite preencher as fissuras de maneira econômica e precisa, sem sujar, e também não interromper o trabalho mesmo em temperaturas abaixo de zero;
- facilidade de aplicação graças aos dispositivos existentes;
- resistente à umidade, mudanças significativas de temperatura, luz ultravioleta, produtos químicos;
- pode ser incolor - não se destaca do fundo geral - ou colorido.
O selante de poliuretano tem suas peculiaridades de uso.
- Existem restrições de aplicativos. A adesão a alguns tipos de plástico não será forte o suficiente. É aplicado com cuidado para umedecer materiais de construção, se o material for capaz de reter água por si mesmo. Em ambas as situações, a situação pode ser corrigida aplicando um primer adequado.
- Aplicam-se restrições de temperatura. No estado solidificado, ele perde suas propriedades em temperaturas abaixo de -60 graus e acima de +120 graus Celsius. Em temperaturas abaixo de -10 graus, ele endurece bastante.
- O grau do selante de poliuretano deve ser cuidadosamente selecionado. Por exemplo, se a junta a ser isolada estiver diretamente exposta a impactos constantes, é necessário dar preferência a um selante com alto grau de dureza na forma curada.
Visualizações
A composição isolante pode ser de densidade diferente:
- Densidade baixa (15-25) - para trabalhos gerais: com madeira, plásticos, vidro, concreto;
- Média (40) - para juntas em contato constante com a umidade, bem como para materiais duros como o concreto armado;
- Alto (50-60) - pode trabalhar com telhas de metal, bem como costuras em engenharia mecânica.
Por composição, os selantes de poliuretano são divididos em dois tipos.
- Um componente. São massas prontas. A cura ocorre naturalmente devido à interação com o ar, ou melhor, com a umidade nele contida.
- Dois componentes. A embalagem contém dois recipientes separados com a substância principal e o aditivo, com os quais se inicia o processo de cura.
A vantagem dos dois componentes é que podem ser usados em condições mais severas (em baixas temperaturas) e não dependem da umidade.
O processo de mistura traz complicações adicionais.
- A qualidade do selante depende das proporções em que os dois componentes são misturados.
- Amassar leva tempo.
- Para obter a massa correta, homogênea em consistência e cor, é preciso despender esforço.
A velocidade e a duração da mistura devem ser suficientes, caso contrário, as propriedades positivas do isolamento e da conexão serão parcialmente perdidas. Portanto, é melhor para os iniciantes escolher uma pasta pronta, uma vez que os dois tipos de selantes são praticamente os mesmos no campo de aplicação.
Onde é usado?
O selante de poliuretano é seguro e pode ser usado em ambientes internos. A forma de poliuretano resistente ao gelo e à água é de maior valor em comparação com outros selantes como isolamento e junção de costuras externas.
Selante à base de poliuretano pode ser usado para:
- estruturas de janelas e caixilhos de portas, pois permitem manter o calor no interior da casa e não permite que as correntes de ar e o frio penetrem do exterior;
- fachadas de casas, banhos, gazebos, pois, além do isolamento, cria uma ligação bastante forte;
- telhados - é difícil imaginar outro lugar como esse, que foi influenciado por fatores naturais a cada minuto;
- piscinas, fontes - neste caso, o selante é utilizado para impermeabilização;
- produtos de metal, incluindo automóveis, porque suporta bem as vibrações.
Eles podem colar materiais de diferentes densidades e texturas. Ou seja, combinar cerâmica e metal, plástico e concreto. O material de poliuretano é especialmente valioso ao processar aqueles materiais que são propensos a expansão ou contração (pedra, madeira).
Para esclarecer, vamos dar uma olhada na aplicação de um selante de poliuretano para telhados. Neste caso, a composição trata as juntas entre o material de cobertura (mesmo que seja sobreposto), o perímetro dos fixadores dos tubos de aquecimento, calhas, orifícios para dutos de ventilação e assim por diante. Se falamos de fachada, na maioria das vezes são processadas as costuras longitudinais e transversais entre os materiais de construção de blocos ou ladrilhos, barras de madeira e painéis, sendo também efetuada a sua reparação subsequente.
Métodos de aplicação
A técnica de aplicação de selante de poliuretano na junta é bastante simples.
- É necessário limpar o recesso e a superfície adjacente de poeira, sujeira ou enchimento velho. Em temperaturas abaixo de zero, o gelo e a neve devem ser removidos com cuidado. Para fazer a costura parecer perfeita, você precisa aplicar fita adesiva ao redor das bordas da costura.
- Se você tiver dúvidas de que a composição vai se encaixar bem, tente aplicá-la em um material semelhante. E o treinamento extra na aplicação não fará mal, uma vez que esse selante endurece muito rapidamente. Só será possível corrigir a situação excluindo-o e fazendo todo o trabalho novamente.
- O método de aplicação do selante depende da largura da junta. Você pode precisar de chicotes especiais ou, como também são chamados, juntas, bem como fita isolante. A espuma de poliuretano ou polietileno proporcionará maior isolamento térmico. Eles são colocados na base de uma costura profunda e ampla.
- A massa é aplicada por cima com uma espátula. Você pode usar uma espátula normal ou uma estreita especial. Se necessário, pode haver várias camadas, o principal é que cada uma delas não exceda 4-5 mm. A última camada se alinha bem.
- Costuras profundas e estreitas são preenchidas com uma arma de construção. Dependendo da escala de trabalho, pode ser mecânico, pneumático ou elétrico.
- Após o endurecimento, a costura pode ser pintada.
- Por motivos de segurança ao trabalhar com selante de poliuretano, é necessário ter respirador e luvas de proteção.
Para obter mais informações sobre o uso de um selante para vedar vários tipos de juntas, consulte o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.