Selante: tipos e escopo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Compromisso
  3. Tipos e características
  4. Cores
  5. Consumo
  6. Fabricantes
  7. Como escolher?
  8. Aplicativo
  9. Dicas úteis

Quaisquer que sejam os tipos de trabalhos de construção realizados dentro de casa, mais cedo ou mais tarde chegará o momento em que todos os tipos de juntas entre ladrilhos, placas ou outras estruturas devem ser vedados. Os selantes ajudam a eliminar rachaduras feias, dão à área uma aparência acabada e evitam que líquidos e / ou gotas de ar entrem nas rachaduras. Hoje, o mercado de materiais de construção oferece um grande número e uma grande variedade de selantes, que variam conforme a composição, o aspecto final e o escopo de aplicação.

Peculiaridades

Primeiro você precisa descobrir o que são selantes. Em sua maior parte, trata-se de uma massa pastosa ou heterogênea viscosa, criada a partir de polímeros ou oligômeros.

Os selantes são projetados para proteger uma variedade de superfícies do excesso de umidade, substâncias gasosas e contaminantes domésticos e outros. Eles preenchem os vãos e juntas entre as estruturas: vãos próximos a tubos - aquecimento ou encanamento, vãos em caixilhos de janelas, espaço entre as paredes e o caixilho de portas, sistemas de ventilação - essas são apenas algumas das possibilidades de uso desses produtos em casa.

A maioria dos compostos modernos, dos quais você pode ter certeza, são projetados para criar uma camada de vedação muito forte e durável. Eles interagem perfeitamente com superfícies de madeira, pedra, tijolo, concreto, plástico, vidro e metal, são resistentes a altas condições de umidade e temperaturas extremas. A própria camada de vedação é um revestimento elástico impermeável ao vapor de água e outros vapores.

Essas composições, se você recorrer a produtos de fabricantes confiáveis, são bastante confiáveis. Durante a operação, eles são absolutamente seguros, uma vez que não emitem quaisquer substâncias perigosas.

Compromisso

A principal tarefa dos selantes é garantir a estanqueidade das costuras e juntas entre os elementos das várias estruturas.

Selantes são usados ​​em muitas aplicações. Eles são capazes de isolar seções individuais de água ou canos de aquecimento, a fim de livrar o espaço de vazios ou umidade elevada.

Alguns tipos de compostos de vedação são necessários para o isolamento das instalações. Frequentemente, há casos em que tais composições são utilizadas em trabalhos de construção de fachadas. Eles são capazes de vedar o telhado e a fundação de maneira fácil e eficiente.

Compostos de vedação são aplicados a juntas de fixação aparafusadas, elementos de costura de estruturas para fornecer impermeabilização. Eles são necessários para garantir a vedação nas juntas das juntas flexíveis. Onde outros materiais podem criar vazios, a composição simplesmente os preencherá.

Tipos e características

Existem várias classificações principais de selantes. Além da divisão em composições monocomponentes e multicomponentes, eles podem ser diferenciados pelo tipo de endurecimento.

    • Secando. Eles congelam após a evaporação da água ou do solvente usado neles e também encolhem significativamente após a secagem.
    • Cura. Estas composições tornam-se adequadas para trabalhos posteriores sob a influência de água / solvente ou ar, menos frequentemente após a mistura de todos os componentes. Após o endurecimento, esses compostos parecem borracha.
    • Não endurece. Essas composições assemelham-se à plasticina na aparência.Essa mástique endurece somente após a adição de substâncias especiais.

        A classificação mais comum e importante considera as propriedades de vários compostos, dependendo das substâncias e compostos que eles contêm.

          Silicone

          Os selantes de silicone têm a composição mais versátil. Eles são usados ​​com igual sucesso em reformas internas e externas. Eles têm excelente adesão a uma ampla variedade de substratos - pedra, concreto, metal, vidro, madeira e cerâmica - e curam rapidamente. Além disso, as misturas de silicone são bastante resistentes a produtos químicos agressivos, toleram alta umidade, bem como a exposição ativa aos raios ultravioleta.

          Existem várias outras vantagens indiscutíveis dos selantes de silicone. Em primeiro lugar, é a sua alta elasticidade, devido à qual essa substância é frequentemente utilizada para garantir a estanqueidade das juntas móveis. Em segundo lugar, a vida útil dos selantes de silicone é em média de 15 a 20 anos. Em terceiro lugar, essas substâncias são seguras para a saúde e ecológicas.

          A composição das misturas de silicone pode ser de um ou dois componentes. Em qualquer caso, a substância principal continua a ser um polímero de organossilício, nomeadamente a borracha de silicone. Além disso, tintas (geralmente em variedades decorativas), fungicidas (sua tarefa é evitar o desenvolvimento de mofo), cargas mecânicas (devem contribuir para melhorar a adesão) podem ser encontrados na composição.

          Selantes de borracha de um componente são usados ​​em casa. Eles endurecem devido à umidade do ar. Caso contrário, são utilizadas misturas de dois componentes: são utilizados principalmente na indústria, uma vez que devem ser utilizadas composições especiais para endurecê-los.

          Por sua vez, os selantes de silicone de um componente, dependendo da base, são subdivididos em mais três subtipos.

          • Ácidos, como o nome indica, contêm ácido acético. Portanto, não se assuste se, durante o processo de endurecimento, a substância liberar um odor ácido característico. Apesar disso, tais formulações, como todas as misturas de silicone, são seguras e ecologicamente corretas. Esse tipo de selante de silicone é adequado para trabalhar apenas com materiais resistentes a ácidos, ou seja, madeira, plástico e produtos cerâmicos, mas não pode ser utilizado com produtos de outros materiais, principalmente metal.
          • Um dos componentes do selante neutro pode ser álcool ou cetoxima, o que o torna universalmente aplicável.
          • O terceiro tipo são os selantes alcalinos. Eles são feitos com aminas e raramente são usados ​​em instalações domésticas.

          Existem algumas outras variedades de selantes de silicone. O silicato é resistente ao calor e pode suportar temperaturas de até 1200 graus Celsius. A cola epóxi também é adequada para selar todo tipo de fissuras, fissuras e juntas: é mais difícil de aplicar do que os análogos, o tempo de cura é de cerca de um dia, mas esta cola em si é incolor e transparente.

          Existe também um selante autoexpansível que começa a se expandir algum tempo depois de ser aplicado na superfície. Isso permite preencher as lacunas tanto quanto possível e garantir a vedação completa da costura.

          Além disso, esses selantes são termicamente condutores e permitem isolar um ambiente se forem usados ​​para vedar tubos relacionados a sistemas de aquecimento.

          Infelizmente, este tipo de composto de vedação apresenta alguns inconvenientes. Em primeiro lugar, o selante de silicone (se inicialmente não tiver a cor que o proprietário precisa) não pode ser pintado posteriormente. Em segundo lugar, os compostos de silicone se adaptam muito mal às camadas antigas de outros compostos de vedação: na maioria dos casos, será necessário desmontar completamente a camada antiga, o que pode causar algumas dificuldades.

          Muitos tipos de selantes se tornam permeáveis ​​ao vapor após a cura. O selante permeável ao vapor tem maior resistência, é mais resistente à deformação e às condições climáticas adversas.

          Acrílico

          Este tipo de vedante é utilizado principalmente para trabalhos de interiores, porque não é suficientemente flexível, embora seja bastante barato. Essas formulações são uma mistura de vários polímeros de acrilato.

          Freqüentemente, após a aplicação, os selantes acrílicos são revestidos com tintas acrílicas ou verniz. Além disso, o custo desse tipo de massa de vedação é muito menor do que, por exemplo, o do silicone.

          Todos os selantes à base de polímeros acrílicos são geralmente divididos em impermeáveis ​​e não resistentes à água. Os primeiros são inodoros e absolutamente seguros para a saúde de quem mora no apartamento, mas ao mesmo tempo não toleram muito bem as deformações - seu uso em superfícies que se expandem sob a influência das temperaturas será desastroso. A entrada de umidade também é ruim para esta composição.

          Os compostos à prova d'água são conhecidos por sua alta adesão à maioria dos tipos de superfícies, incluindo concreto, PVC, drywall e até mesmo gesso. Além disso, alguns dos selantes acrílicos são retardadores de chamas.

            Poliuretano

            Muito elástico, mas ao mesmo tempo resistente a vários tipos de deformação, uma variedade de selantes, criados à base de poliuretano e alguns componentes poliméricos. Devido à sua resistência, este material é frequentemente utilizado em trabalhos de telhados ou no reforço de alicerces. Como os selantes de silicone, existem compostos de poliuretano de um componente e, menos comumente, de dois componentes.

            Este material possui excelente aderência ao concreto armado, alumínio, plástico, cerâmica, madeira e pedra. Entre suas vantagens - resistência a condições de alta umidade, temperaturas extremas (de -60 a +80 graus Celsius), exposição ativa à radiação ultravioleta.

            Embora os selantes de uretano curem rapidamente, eles levarão cerca de dez horas para curar completamente. Como a composição é aplicada diretamente do tubo em que foi adquirida, ou com o auxílio de uma pistola especial, ela não se espalha pelas superfícies.

            Betuminoso e borracha

            Este tipo de composto de vedação é uma composição pastosa à base de uma substância betuminosa adstringente e algumas cargas adicionais destinadas a fortalecer a composição e garantir sua resistência a fatores ambientais hostis.

            Essas composições são muito elásticas e resistentes ao calor. Eles não têm medo de alta umidade, exposição à radiação ultravioleta e estresse mecânico médio. São fáceis de trabalhar, e suas características de alta aderência permitem não limpar a superfície antes de aplicar o selante.

            O selante de flange às vezes pode ser diferenciado pelas áreas de aplicação: é usado para fortalecer juntas e vedar superfícies com grandes lacunas. Devido à sua estrutura, não escorre em superfícies verticais, o que o torna vantajoso para utilização em tectos, por exemplo.

            Cores

            Diferentes tipos de selantes, dependendo da composição, possuem cores e tonalidades diferentes. O mais diversificado a esse respeito é o selante de silicone. Uma vez que após a aplicação e endurecimento não pode ser manchado, os fabricantes tentam criar seus produtos em cores diferentes. As cores mais comuns são branco, bege, vermelho, marrom, azul.

            Se a cor não desempenhar um papel decisivo para o consumidor ou se for muito difícil ou completamente impossível escolher a tonalidade desejada, podem ser utilizadas as composições incolores existentes.

            Consumo

            É muito importante calcular a quantidade de selante necessária imediatamente antes de iniciar o trabalho. Isso não só facilitará muito o processo de reparo, mas também economizará dinheiro.

            Para um cálculo preciso do consumo de material, é necessário saber as dimensões exatas da fenda, a abertura, que deverá ser preenchida com um composto de vedação. Os indicadores de largura e profundidade, em milímetros, são multiplicados e o resultado obtido mostra o consumo do selante por 1 m da junta em gramas.

            Se for planejado (ou conhecido de antemão) que a lacuna que precisará ser selada tem uma forma triangular, então o produto de largura e profundidade é adicionalmente dividido por dois, o consumo da mistura, neste caso, é significativamente reduzido. Normalmente, essas costuras são encontradas ao processar superfícies perpendiculares entre si.

            Os selantes (em particular, silicone) são vendidos em recipientes de vários formatos e tamanhos. Para encontrar e selecionar um tubo com o volume correto, você precisa fazer outro cálculo simples. Com base em quantos gramas da composição serão necessários para preencher a lacuna, a opção de peso ideal é selecionada.

            Alguns fabricantes produzem composições que são vendidas imediatamente em tubos criados desta forma, de modo que os reparadores precisam apenas cortar o nariz, depois do que podem começar a preencher convenientemente as fissuras e costuras. Para algumas espécies, você terá que comprar adicionalmente uma seringa de construção especial, que permitirá dosar a quantidade da composição fornecida às ranhuras.

            Também existe um selante em spray pulverizado diretamente sobre a superfície a ser selada, mas é usado com muito menos frequência do que as contrapartes de silicone.

            Fabricantes

            No mercado você pode encontrar um grande número de fábricas que produzem selantes projetados para diferentes áreas de aplicação. A maioria dos fabricantes tenta fazer o mesmo tipo de selante, dependendo de sua composição e finalidade. Vale a pena considerar algumas das empresas mais populares e confiáveis.

            O selante acrílico para madeira é produzido, por exemplo, pela empresa Remmers... O próprio produto é denominado assim - Remmers Acryl... Esta ferramenta, como a maioria dos selantes acrílicos, tem alta elasticidade, é muito plástica, pode suportar baixas temperaturas e resiste bem a alta umidade. Também é importante que o produto fabricado por esta empresa seja uma composição ecologicamente correta, totalmente segura para a saúde humana.

            No coração de Remmers Acryl são polímeros acrílicos, graças aos quais esta composição se distingue pela sua elevada elasticidade, resistência às intempéries. Nenhum solvente ou anti-séptico é adicionado à mistura, o que significa que o produto passa a ser mais universal, seu âmbito de aplicação é significativamente aumentado.

            Este selante pode ser usado para selar fissuras, selar juntas em todos os tipos de estruturas de madeira. Isso irá garantir a preservação do calor no ambiente, evitando a entrada e o acúmulo de umidade e sujeira nas fendas e costuras.

            Selantes suíços Sikaflex são conhecidos por sua qualidade suíça reconhecida mundialmente. Produz diversos tipos de selantes, podendo ser utilizados nas mais diversas áreas. Todos os produtos desta empresa são muito fáceis de reparar: embalagem conveniente, facilidade de uso, propriedades de alta aderência a uma variedade de materiais. Além disso, os produtos Sikaflex são quase inodoros e altamente ecológicos.

            Os principais tipos de adesivos e selantes que a empresa produz Sikasão extremamente diversos. São vedantes universais de poliuretano - são usados ​​para unir peças em locais com altas cargas; selante de juntas betuminoso (permite preencher fissuras e costuras em superfícies de concreto e pedra, é ativamente utilizado em coberturas e trabalhos de reparação de sistemas de abastecimento de água, em particular, calhas), o selante de silicone mais neutro (a opção mais comum e versátil na reparação trabalhar).

            Os compostos de vedação da Sika se diferenciam por uma seleção relativamente ampla, preços favoráveis ​​e produtos de alta qualidade oferecidos no mercado.

            Empresa Permatex é considerada líder insuperável na produção de todos os tipos de adesivos e selantes usados ​​para conserto de automóveis. Apesar do escopo de aplicação bastante restrito, a qualidade desses produtos está em um nível bastante elevado. Selantes semelhantes são usados ​​em fábricas e serviços automotivos em todo o mundo.

            Como escolher?

            Dependendo de sua composição, os selantes diferem tanto em suas propriedades básicas quanto no escopo de aplicação.

            Selantes acrílicos são comumente usados ​​para selar juntas., rachaduras e rachaduras em uma variedade de superfícies de pedra e / ou concreto. Além disso, este tipo de vedante é adequado para madeira: tábuas de chão, caixilhos de portas interiores e aberturas de janelas. Todos os tipos de tubos de comunicação, juntas formadas em banheiros, cozinhas e banheiros também podem ser selados com compostos acrílicos.

            Os selantes de silicone são ainda mais usados. Devido às suas propriedades, são ativamente utilizados tanto em trabalhos internos como externos. Essas composições são usadas durante a instalação da porta. Eles são usados ​​para isolar caixilhos de janelas e varandas. Além disso, os selantes de silicone são utilizados em salas de banho para a vedação de banheiras, pias, chuveiros, vasos sanitários - são indispensáveis ​​para trabalhar com canos de água, pois permitem garantir a estanqueidade total, evitando a penetração de odores, água e ruídos. Selantes de silicone podem ser usados ​​ao trabalhar com prensa-cabos; devido às suas propriedades de alta aderência, também são usados ​​no trabalho com metais.

            Devido à sua ampla faixa de tolerância de temperatura, os selantes de silicone são mais usados ​​para vedar sistemas de aquecimento, chaminés e sistemas de ventilação.

            Para os trabalhos de cobertura e vedação da cobertura, vedação de juntas entre chapas de cartão canelado, menos deformações e densos selantes betuminosos ou de borracha são utilizados: permitem fixar material de cobertura, fixar poliestireno expandido e outros isolantes. Além disso, eles são usados ​​para selar todo tipo de fissuras nas fundações das casas, nas extremidades, bem como nas costuras entre os painéis sanduíche.

            Selantes em spray são usados ​​para cuidar das peças do veículo (por exemplo, cremalheira da direção, reparar rachaduras na carcaça e entre as juntas das juntas fixas).

            Além disso, ao escolher um selante, você deve prestar atenção à sua cor. Afinal, se você planeja usar um composto de vedação em locais escondidos dos olhos dos residentes (em sistemas de encanamento e aquecimento de vedação, por exemplo), então você pode usar um composto incolor - em qualquer caso, a cor não desempenha uma estética especial papel aqui, porque simplesmente não será visível. Outra questão é se o trabalho será realizado em áreas visíveis da superfície: nesses casos, vale a pena atentar e encontrar a tonalidade de selante mais adequada.

            Isso é especialmente verdadeiro para os selantes de silicone, que, após serem aplicados na superfície e endurecidos, não podem ser pintados.

            Aplicativo

            Dependendo do tipo de selante, as características e requisitos individuais de cada uma das composições devem ser levados em consideração. Por exemplo, antes de aplicar qualquer tipo de selante de silicone, será necessário primeiro desengordurar e secar bem a superfície. Os betuminosos, pelo contrário, não requerem uma limpeza minuciosa da superfície de trabalho: são muito elásticos, resistentes à precipitação atmosférica e a outras condições climatéricas desfavoráveis, apresentam elevadas propriedades de aderência, o que os torna indispensáveis ​​nas reparações exteriores.

            Os tempos de secagem também podem variar consideravelmente. Muitos selantes são compostos de secagem que curam e alcançam as propriedades desejadas após a evaporação da água ou do solvente que eles contêm. Algumas formulações requerem um componente especial para ajudar o selante a endurecer.

            Os selantes de silicone são cobertos com uma película dentro de 10-15 minutos após serem aplicados na superfície, e a taxa de endurecimento é em média de 2,5 a 4 mm por dia. Os selantes acrílicos, dependendo dos polímeros constituintes, podem ser recobertos com uma película primária de 5 a 20 minutos, a velocidade de seu endurecimento é muito maior e varia de 2 a 3 mm por hora. Os selantes betuminosos e de borracha endurecem um pouco mais lentamente: quando se forma uma película primária nos primeiros 12-16 minutos após a aplicação, a velocidade de endurecimento é em média 2 mm por hora.

            Seringas e pistolas de construção especial ajudarão a usar o selante, onde a composição acabada é derramada, ou em algumas indústrias, os fabricantes imediatamente liberam compostos de selagem em tubos convenientes, nos quais é suficiente fazer um furo e começar a usá-los em seus trabalhos de reparo .

            Para aplicar corretamente um selante colorido, é preciso lembrar quais deles podem ser aplicados em uma superfície úmida e quais requerem uma cuidadosa secagem preliminar.

            Dicas úteis

            Antes do reparo, é necessário estudar cuidadosamente todos os principais tipos de selantes existentes para adquirir exatamente a composição que será mais adequada para o tipo de trabalho selecionado.

            Não devemos esquecer que não existe um selante totalmente universal para reparo, cada um dos materiais tem suas próprias características únicas e onde um tipo acaba sendo idealmente adequado, o outro não pode suportar as cargas destinadas a ele e irá colapsar por conta própria ou danificar a superfície em que é aplicado.

            Os profissionais recomendam o uso de selantes betuminosos e, com menos frequência, de silicone para vedação de juntas em concreto e pedra (e na fundação como um todo). O acrílico é adequado para casas de madeira ou itens de decoração de interiores (como molduras de portas). Para trabalhos de telhados, selantes de poliuretano ou betuminosos são ideais. Esta será uma solução particularmente boa para um telhado feito de metal.

            Em trabalhos internos, ainda é mais comum o uso de selantes de silicone. - vedam facilmente as costuras entre os encanamentos e as paredes, além de auxiliar na impermeabilização e vedação de tubulações.

            Para eliminar vazamentos em sistemas de encanamento e canos de aquecimento, selantes líquidos especiais são freqüentemente usados. Na vedação de vazamentos em peças metálicas, são utilizados diversos tipos de selantes de silicone, mas apenas as variedades mais neutras, uma vez que o ácido acético contido em sua composição inevitavelmente causará corrosão e destruição do metal. Além disso, esse selante não deve apenas resistir à alta pressão da água, mas também deve ser resistente a altas temperaturas.

            Muitos selantes não são apenas capazes de suportar temperaturas extremas, o que permite que sejam usados ​​em vários campos. Eles também sobrevivem facilmente ao trabalho em temperaturas abaixo de zero - por exemplo, selantes de poliuretano. Eles podem ser aplicados em temperaturas de até -10 graus Celsius.

            É importante atentar para a faixa de temperatura que o fabricante do selante indica na embalagem. Isso afetará as propriedades finais do produto e o local onde será aplicado. Além disso, é importante levar em consideração as características climáticas da região em que o selante é usado, se for usado para trabalho externo.

            Para mais informações sobre os tipos e aplicações dos selantes, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário