Como remover o selante antigo no banheiro?

Contente
  1. Tipos de selante
  2. Quando a remoção é necessária?
  3. Métodos de decapagem
  4. Como se esfregar no banho?
  5. Como lavar os azulejos?
  6. Como faço para colocar uma nova camada?
  7. Dicas úteis dos profissionais

Compostos de vedação são usados ​​no banheiro para rejuntar ladrilhos e vários produtos de encanamento. Com o tempo, esse revestimento perde sua aparência original devido a todos os tipos de sujeira ou formações fúngicas. Como o material tem alta adesão e resistência a produtos químicos, é muito problemático removê-lo da superfície para posterior substituição. Este artigo irá discutir como remover o selante antigo no banheiro.

Tipos de selante

O processo de desmontagem do material de vedação dependerá muito de sua composição. Para banheiros, são utilizadas substâncias com aditivos anti-sépticos, que aumentam a resistência à umidade.

Em salas com alta umidade, os seguintes tipos de selantes são usados ​​principalmente:

  • à base de silicone;
  • poliuretano;
  • à base de acrílico;
  • silicone-acrílico.

Contendo silicone

Selantes de silicone são o tipo de material mais comum usado no banheiro. Este revestimento tem excelentes características de repelência de umidade. Muitas misturas à base de silicone são formuladas com fungicidas para prevenir mofo e bolor na superfície. O material é caracterizado por excelente aderência, resistência a temperaturas extremas em uma ampla faixa e durabilidade.

O produto de silicone tem outro nome - selante sanitário. O material recebeu esse nome devido a sua boa resistência a produtos químicos. Observe que o custo dos compostos de silicone é bastante alto, o que, por sua vez, não torna esse material menos popular.

À base de poliuretano

Este tipo de selante, após a secagem, forma um revestimento altamente durável e ao mesmo tempo flexível. O material é resistente a baixas temperaturas. No entanto, a exposição ao calor afetará adversamente o revestimento.

Selante de poliuretano pode ser usado para acabamento de superfícies verticaispois a mistura adere bem e não escorre durante a aplicação. A composição de um componente não contém substâncias tóxicas, o que a torna segura para a saúde humana. Tintas e vernizes podem ser aplicados ao revestimento de poliuretano para melhorar a aparência do material ou suas características técnicas.

Acrílico

A composição em uma base acrílica não é inferior às misturas de silicone em muitos aspectos. A vida útil do revestimento acrílico também é longa e o nível de adesão não é menor. Além disso, o material é mais barato do que as formulações contendo silicone.

A desvantagem das misturas com componentes acrílicos é sua baixa plasticidade., portanto, esse selante só pode ser usado em áreas que não se deformarão com o tempo. Caso contrário, quando o material secar, podem aparecer rachaduras na superfície.

Não existem solventes orgânicos na composição das misturas acrílicas, o que indica o respeito ao meio ambiente do material e a ausência de odor. Para banheiros, apenas modificações resistentes à umidade de selantes acrílicos são usadas.

Silicone-acrílico

Essas misturas combinam todas as melhores qualidades dos dois tipos de selante. O revestimento deste material é altamente durável, elástico e durável.A mistura pode ser usada como adesivo para a fixação de vários produtos.

Quando a remoção é necessária?

O uso de selante no banheiro deve-se às peculiaridades das condições de temperatura e umidade do ambiente. Todas as fendas, fendas e costuras nas superfícies devem ser vedadas para proteção contra água e umidade e para prevenir o crescimento de fungos.

Após reparos ou em decorrência de operação prolongada do revestimento hermético, em certos casos torna-se necessário retirar a camada antiga de material para sua posterior reposição.

Vamos considerar os casos mais comuns em que ele precisa ser removido da superfície.

  • Ao realizar trabalhos de reparo, você pode aplicar imprecisamente a mistura de selante. Se a solução for aplicada de forma incorreta, então para corrigir esse erro, é necessário limpar completamente a camada antiga e preencher novamente a costura com selante.
  • Qualquer tipo de selante se desgastará e se deteriorará com o tempo. Ele pode mudar de cor devido a sujeira grave ou desgaste. Aparecem fissuras na superfície do material, a partir disso o desempenho do revestimento ficará muito pior. Neste caso, a camada antiga da mistura deve ser removida imediatamente.
  • Mesmo que a composição da solução inclua fungicidas ou outros componentes anti-sépticos, durante o uso prolongado em um ambiente desfavorável, fungos ou mofo podem aparecer na superfície. Quando os microrganismos aparecem e se espalham ativamente, o material também deve ser substituído. É necessário realizar o trabalho o mais rápido possível, pois o fungo se espalha muito rapidamente em condições de alta umidade e às vezes causa graves danos à saúde das famílias.
  • Durante o processo de reparo, o composto selante aparece acidentalmente em superfícies que não deveriam ser tratadas.

Métodos de decapagem

Todos os métodos de remoção da velha camada selante em casa são divididos em dois tipos principais: mecânicos e químicos. O procedimento de stripping completo pode ser denominado método combinado, pois envolve a aplicação sequencial de ambos os métodos.

Para limpar a maior parte do material, é recomendável usar o método mecânico. Restos da mistura ou pequena sujeira da solução em acessórios de encanamento, paredes e pisos podem ser removidos usando produtos químicos especiais. Vestígios recentes de selante não curado são relativamente fáceis de limpar. Basta limpar a área suja com um pano embebido em gasolina, qualquer solvente ou álcool.

Mecânico

O método mecânico de remoção do selante é caracterizado pelo corte e remoção da velha camada de material com ferramentas afiadas. Na maioria das vezes, apenas a parte superior é fisicamente limpa e os restos são removidos por meios químicos.

Para o método de decapagem mecânica, os seguintes dispositivos são usados ​​principalmente:

  • espátula de metal;
  • raspador de construção;
  • faca de papelaria;
  • Chave de fenda;
  • uma faca de cozinha com lâmina fina.

Nem sempre é possível limpar completamente a superfície com ferramentas afiadas. Em muitos casos, é melhor combinar métodos de remoção mecânica e química. Mesmo que acabasse por libertar as costuras do material antigo tanto quanto possível, frequentemente vestígios de gordura permanecem no seu lugar. Essas manchas devem ser removidas antes de aplicar uma nova demão.

As seguintes ferramentas são usadas para decapagem:

  • pedra-pomes;
  • substâncias abrasivas;
  • lixa;
  • agentes de limpeza especiais.

A limpeza mecânica de uma camada velha de composto de vedação não é adequada para todos os tipos de superfícies. Ao trabalhar com banheiras de acrílico, não utilize facas metálicas, raspadores, espátulas e outros objetos que possam riscar o revestimento.

Químico

Para limpar silicone antigo, muitos fabricantes modernos de materiais de construção produzem misturas químicas especiais.Essas composições são capazes de amolecer o selante, o que permite que você remova facilmente a camada velha usando qualquer ferramenta conveniente. Além de soluções especiais, você pode usar produtos familiares como gasolina ou álcool.

Como se esfregar no banho?

O método de remoção do agente de calafetagem depende do tipo de mistura previamente usada, bem como do material da superfície do encanamento. A limpeza mecânica só é adequada para tanques de ferro fundido esmaltado ou aço.

O procedimento para remover a camada antiga de revestimento de silicone, neste caso, inclui uma série de etapas sequenciais.

  • A camada superior do selante é removida com instrumentos afiados. Pode ser uma faca, lâmina, chave de fenda ou qualquer outra ferramenta útil. A limpeza deve ser feita lenta e cuidadosamente, pois há uma grande chance de cortar ou arranhar a cuba.
  • Os restos do material são limpos com pedra-pomes, lixa ou raspador.
  • Mesmo que acabe por limpar completamente o selante antigo das costuras, em seu lugar ainda haverá sujeira na forma de vestígios de gordura. Essas manchas são limpas com produtos químicos domésticos em pó, após o que a superfície é bem lavada com água limpa.
  • Em vez de produtos químicos domésticos, você pode usar sal comum para limpar manchas de gordura. Um pano ou esponja deve ser polvilhado com sal fino, levemente polvilhado com água e, em movimentos circulares, limpar os vestígios do selante na superfície.

Para retirar o selante do banho de acrílico, é aconselhável utilizar produtos especiais para não danificar o revestimento do produto.

É necessário aplicar um composto especial na velha camada de material e aguardar algum tempo para afetar o selante, o intervalo exato estará indicado na embalagem. Na maioria das vezes, a solução é mantida no revestimento por 24 horas.

O material amolecido pode ser removido com espátulas de madeira. Você pode remover vestígios do selante e desengordurar a superfície com vodka ou álcool diluído em água.

Como lavar os azulejos?

Métodos mecânicos e químicos podem ser usados ​​para limpar as costuras dos ladrilhos. O primeiro não difere de um método semelhante de remoção do selante da banheira. O selante de silicone antigo é extremamente resistente, por isso costumam ser usados ​​solventes para removê-lo.

O processo de limpeza da superfície é bastante simples.

  • Com a ajuda de ferramentas afiadas, a camada externa do material é removida.
  • Aplique gasolina, aguarrás ou qualquer solvente orgânico nas juntas com resíduos de selante com uma esponja ou pano.
  • O produto aplicado é deixado nas costuras por várias horas. Com o tempo, o selante amolecerá e assumirá a forma de gelatina.
  • O material é removido usando qualquer ferramenta conveniente.
  • Manchas de gordura podem ser removidas com produtos químicos domésticos, sal ou bicarbonato de sódio.
  • Limpe a superfície limpa novamente com água e sabão ou detergente para louças. Depois disso, as costuras devem ser enxaguadas com água quente.

Como faço para colocar uma nova camada?

Certifique-se de que as juntas estejam bem limpas antes de aplicar uma nova camada de selante. Não apenas pedaços de material antigo não devem permanecer sobre eles, mas também vestígios de gordura.

Se a camada anterior de selante estava coberta com mofo e fungo, é necessário um tratamento adicional da superfície, uma vez que traços de um microrganismo podem permanecer nas próprias costuras. Neste caso, o molde reaparecerá no revestimento após uma nova vedação. O tratamento da costura pode ser feito com vinagre. Essa ferramenta removerá os restos do fungo da superfície e reduzirá a probabilidade de reinfecção.

Após todos os procedimentos de limpeza das juntas, pode-se proceder à nova vedação.

Para realizar a obra, serão necessários os seguintes dispositivos:

  • uma pistola para aplicação de selante;
  • fita adesiva;
  • secador de cabelo de construção ou secador de cabelo;
  • pano limpo.

    Antes de aplicar o selante na superfície limpa, certifique-se de que não haja umidade nas costuras. As áreas úmidas podem ser secadas com um secador de cabelo. Para proteger os azulejos ou acessórios de encanamento da entrada acidental de uma substância vedante, as costuras e as superfícies adjacentes devem ser coladas com fita adesiva.

    As misturas de vedação são produzidas principalmente em um tubo especial, que é inserido em uma arma de construção para aplicar esse material. Na parte da frente do tubo, existe uma ligeira extensão em forma de bica que necessita de ser cortada. O selante é então colocado em uma pistola que pode ser usada para preencher as juntas.

    O excesso de selante na superfície da junta pode ser removido com um dedo embebido em água. Para isso, basta passá-los ao longo da costura, alisando o material de vedação.

    Dicas úteis dos profissionais

    Os métodos mecânicos e químicos de remoção da substância vedante têm características próprias.

          Para lavar o selante com meios especiais, você precisa seguir algumas regras simples.

          • Antes de proceder à remoção do selante por meios especiais, é recomendável testar a composição química em uma área imperceptível da superfície a ser limpa. Assim, será possível verificar se o agente e o material de superfície entram em reação química, e evitar o aparecimento de manchas no produto.
          • Os produtos químicos domésticos são bastante eficazes para ajudar a lidar com a sujeira do antigo composto de vedação. Ao trabalhar com tais substâncias, você deve se lembrar de suas próprias medidas de segurança. A pele das mãos deve ser protegida com luvas. Se as soluções forem usadas na forma de latas de aerossol, o trabalho deve ser realizado com óculos de proteção e um respirador.

          O selante de silicone pode ser removido sem o uso de produtos químicos. Esse material amolece bem sob a influência de altas temperaturas.

          Com a ajuda de um secador de cabelo de construção, a superfície é aquecida a quatrocentos graus Celsius e, em seguida, a camada antiga é facilmente removida.

          Como remover o selante de silicone no banheiro, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário