Selantes de dois componentes: características de seleção e aplicação
A selagem de várias superfícies e a eliminação de fissuras são realizadas usando todos os tipos de misturas. O selante de dois componentes é fundamentalmente diferente das formulações convencionais e possui uma série de características exclusivas.
Peculiaridades
Qualquer selante é formado por substâncias que, durante o processo de endurecimento, se transformam em uma casca durável que não permite a passagem de nenhuma substância. Ar, água e várias outras substâncias não penetram no produto aplicado, que adquiriu dureza.
Uma mistura de dois componentes, ao contrário de uma mistura de um componente, não pode estar imediatamente pronta para uso. Os componentes originais são separados e armazenados em recipientes separados, devendo no início do trabalho ser bem misturados utilizando uma tecnologia especial. Devem ser tomadas medidas especiais para que o ambiente externo não tenha um efeito prejudicial sobre a composição utilizada.
Para preparar um selante, você precisa usar um misturador - um misturador para construção ou uma furadeira elétrica, na qual um bico especial é colocado. Para a aplicação subsequente, você precisará de uma espátula ou de uma arma especial.
Modelos
Ecoroom PU 20
Ecoroom selado PU 20 possui parâmetros técnicos únicos e ajuda a multiplicar o período de operação livre de manutenção da costura entre painéis. Pode ser usado para juntas deformadas, preserva bem fissuras e fissuras. Possui ótima aderência ao concreto, metal e madeira, UV e resistente às intempéries. A mistura pode ser pintada com tintas à base de água ou orgânicas.
O Ecoroom PU 20 é dividido em dois componentes principais - a parte poliol e o endurecedor. A aplicação da pasta é muito fácil e simples, misturada com furadeira elétrica doméstica durante pelo menos 10 minutos. Armazene o selante em condições normais por pelo menos 24 horas antes de misturar. Em sua forma pronta para uso, torna-se o mais elástico e parecido com borracha possível.
O material pode ser aplicado sobre substratos moderadamente úmidos (não molhados!), Os quais são inicialmente limpos de vestígios de sujeira, depósitos de gordura e acúmulos de argamassas de cimento. Em alguns casos, quando é necessário excluir a interação do selante com as superfícies da junta, eles são tratados com espuma de polietileno.
POLIKAD M
POLIKAD M - para vedar janelas com vidros duplos. A composição não requer o uso de solventes. A mistura inclui polissulfeto (também chamado de tiokol), um plastificante e enchimento com outro plastificante, bem como um pigmento. Ao misturar as substâncias iniciais, obtém-se uma mistura de endurecimento lento que, no estado endurecido, quase não deixa passar os vapores e forma uma superfície elástica com propriedades semelhantes às da borracha.
Selante de poliuretano
Selante de poliuretano com a maior elasticidade, adequado para superfícies de metal, cerâmica, tijolo, concreto e plástico. Difere na solidificação rápida, resistência a valores negativos de temperatura (resiste até - 50 ° C), pode ser usado no inverno. Existe a possibilidade de colorir a composição. O selante perde suas propriedades em temperaturas acima de + 100 ° C.
Este tipo de material permite que você:
- fechar de forma confiável as juntas térmicas e de dilatação de concreto, áreas cegas feitas a partir dele;
- bloquear as juntas de concreto e espuma de produtos de concreto, painéis de parede;
- bloquear o encharcamento da fundação;
- cobrir um reservatório artificial, piscina, reservatório e estruturas circundantes.
"Germotex"
Esta mistura é projetada para vedar juntas de dilatação e rachaduras que aparecem em pisos de concreto, lajes, para dar-lhes maior estanqueidade. A base é em borracha sintética, devido a que o material é muito elástico e possui maior aderência. A base para isso pode ser qualquer tipo de cobertura de edifício. A superfície criada é fracamente suscetível a rasgos, fricção e mal perfurada mecanicamente. A superfície do piso é sólida e muito estável.
Para uma composição de dois componentes do tipo "Germotex", você precisa preparar a superfície: as costuras e rachaduras podem ser bem grandes, mas devem estar livres de sujeira e poeira. O substrato é verificado para estar seco ou apenas ligeiramente úmido. Quando a temperatura do ar cai para menos de 10 graus Celsius, é inaceitável usar a composição.
Para o pré-tratamento, os substratos de cimento e areia são pré-tratados com um primer de poliuretano para reduzir a poeira e melhorar a adesão. A pasta para aplicação deve ser homogênea. Um solvente (white spirit ou gasolina) ajuda a eliminar a fluidez insuficiente da mistura criada, à qual se adiciona 8% em peso do material.
Para 16 kg de selante, use 1,28 kg de solventes. Costuras e fissuras podem ser fechadas com espátula se a profundidade for de 70-80% em relação à largura. A vida útil após a mistura não é superior a 40 minutos à temperatura ambiente, a força total é alcançada em 5-7 dias.
"Neftezol"
Este é o nome da marca do selante polissulfeto. Em aparência e estrutura, a droga é semelhante à borracha. Sua base química é uma combinação de polímero e tiocol líquido. O material se distingue não só por sua grande elasticidade, mas também por sua excelente resistência a diversos ácidos. Mas você precisa aplicar a combinação preparada em no máximo 120 minutos.
Variando a composição, você pode alterar o tempo de cura de algumas horas para um dia. As misturas à base de Thiokol ajudam a vedar as juntas de concreto e concreto armado, cujo nível de deformação não excede ¼. Os requisitos para a limpeza da superfície não são diferentes da preparação para o uso de outros materiais.
Selante com propriedades adesivas
Um selante adesivo é quimicamente caracterizado como uma combinação de polímeros e impurezas modificadoras; usado como base:
- silicatos;
- borracha;
- betume;
- poliuretano;
- silicone;
- acrílico.
Em salas úmidas e em superfícies lisas, selantes adesivos à base de silicone resistentes à água são mais frequentemente necessários. É esta solução que se aconselha a escolher para a maioria das obras de construção em instalações sanitárias, para vedação e junção de superfícies. É necessário focar nas nuances da composição química. Assim, pelo número e variedade de substâncias individuais, pode-se avaliar o nível de viscosidade, adesão, proteção contra fungos e o tipo de coloração. Quando os fungicidas são formulados, o material é classificado como “sanitário”.
O adesivo com propriedades selantes é permissível para operar em temperaturas de -50 a +150 graus, mas algumas opções, devido a aditivos especiais, podem suportar um aquecimento mais significativo. Resumindo, podemos dizer que a escolha de compostos de vedação de dois componentes é enorme, e cada um deles possui certas propriedades específicas que precisam ser cuidadosamente estudadas.
O uso de um selante de dois componentes para vedar costuras interpainéis é descrito em detalhes no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.