Características do uso de selante de vidro
Todos os produtos de vidro devem ser não apenas duráveis e confiáveis no uso, mas também lacrados. Isso se aplica principalmente a janelas comuns, aquários, faróis de carros, lanternas e vidros. Com o tempo, podem aparecer cavacos e rachaduras em sua superfície, o que, com o prosseguimento da operação, provoca danos mecânicos. Para evitar isso, basta selar com selantes de vidro especiais. Este produto de construção é fácil de usar e permite resolver simultaneamente dois problemas: sela os pontos de ligação e protege o vidro dos efeitos negativos dos fatores externos.
Peculiaridades
O selante de vidro é um material exclusivo baseado em polímeros líquidos e borrachas. Devido aos componentes especiais incluídos na composição, o produto, ao ser exposto ao ar, começa a interagir com o meio ambiente e torna-se elástico ou sólido (polimeriza). No processo de fabricação de um selante, são utilizadas tecnologias especiais que fornecem uma combinação molecular de substâncias orgânicas e polímeros. Com isso, obtém-se um material durável, que forma uma estrutura de malha na superfície do vidro resistente à umidade e aos danos mecânicos.
As principais vantagens do selante de vidro incluem.
- Vedação confiável. Este indicador é considerado importante, pois não só depende dele a resistência à carga na superfície do vidro, mas também o obstáculo à entrada de poeira e umidade entre as juntas.
- Elasticidade. O material possui uma estrutura especial, graças à qual é fácil de aplicar na base e cria conexões flexíveis entre a superfície e o vidro. Isso é importante para o acabamento de vidros de automóveis, pois eles costumam estar sujeitos a vibrações e vibrações, após as quais uma carga mecânica é formada e o vidro pode deformar e rachar. Graças às propriedades do selante de vidro, a superfície externa é durável e protegida, enquanto a interna permanece elástica.
- Resistência a danos mecânicos. Independentemente do escopo de aplicação do vidro, ele pode ser exposto à entrada de água, soluções químicas, poeira e pequenas partículas de detritos. Como resultado, a base perde sua força e começa a entrar em colapso. O selante de vidro, por outro lado, não reage com fontes de influência externa e cria um filme confiável, proporcionando assim uma conexão permanente.
- Capacidade de uso em qualquer regime de temperatura. Podem ocorrer várias situações fora do padrão, quando o vidro pode primeiro aquecer e depois esfriar bruscamente. Se a vedação for feita corretamente, o selante será capaz de suportar a faixa de temperatura de -40C a + 150C.
Este material possui outras características, mas estas, via de regra, dependem do tipo de produto e de sua composição.
Visualizações
Hoje o mercado de construção é representado por uma grande variedade de selantes de vidro. Cada um deles é caracterizado por características e escopo individuais.
Dependendo da base na qual o material é feito, dois grupos de produtos são distinguidos:
- Acetato.
- Neutro.
Os vedantes pertencentes ao primeiro grupo são mais frequentemente usados para vedação estrutural de unidades de vidro isolante ou para janelas de vidro. Já o segundo tipo possui alta aderência, podendo ser utilizado não só para vedação de vidros, mas também para vedação de costuras externas de fachadas, sustentando estruturas metálicas.
O selante pode diferir nos componentes que compõem sua composição e pode ser variado.
- Acrílico. Este material é considerado ideal para vedação de janelas. Eles podem cobrir as duas unidades de vidro novas e usá-las para selar as antigas. O selante cria uma camada forte entre o vidro e a moldura e impede a entrada de ar. O resultado é uma conexão firme que é resistente à umidade e baixas temperaturas. A maioria dos construtores considera este selante um selante de vidro versátil.
- Butilo. É um produto de construção que se destina ao acabamento de janelas com vidros duplos. É usado principalmente quando vários vidros precisam ser unidos. Tal selante é caracterizado por excelente proteção e resiste bem à penetração de vapor úmido e ar no espaço entre as vidraças. Deve ser aplicado na superfície de trabalho em temperaturas acima de 100C.
- Poliuretano. O material tem uma excelente estrutura de vedação e, portanto, é frequentemente escolhido para vedar plástico e vidro. Além disso, pode também desempenhar o papel de isolamento térmico. A superfície após a selagem com tal selante adquire resistência e aumenta sua vida útil. Os artesãos costumam usar este material para unir arestas. O vidro reforçado com um selante não "tem medo" de mudanças de temperatura, ácidos e óleos.
- Silicone. É o tipo de selante mais comum e exigido. É utilizado em quase todas as etapas da obra. O material também é adequado para vedação de vidros de fachada, pois possui indicadores de alto desempenho. A popularidade deste produto se deve ao fato de ser barato e caracterizado pela excelente qualidade.
Graças às suas características únicas e composição especial, o selante de silicone para vidro permite selar juntas e materiais de cola de maneira confiável. Além disso, o produto encontrou aplicação na reparação de automóveis, uma vez que pode funcionar como juntas. Freqüentemente, é necessário lidar com o problema de vedação das juntas entre o vidro e revestimentos como metal, cerâmica ou tijolo. Muitos adesivos não conseguem lidar com isso, mas o selante de silicone para vidro cola idealmente todos os objetos, incluindo polímeros elásticos, plásticos, aquários e peças automotivas.
Além disso, o produto de construção é usado para vedar juntas entre vários objetos de vidro. Em um carro, pode ser usado para reforçar faróis, janelas fixas e tetos solares. No entanto, ao usar este selante, deve-se lembrar que não é adequado para trabalhos em que o vidro deva ser combinado com polímeros. Ao interagir com o fluoroplástico, o policarbonato e o polietileno, ocorre uma reação química e o material perde suas propriedades. Além disso, esse selante pode se degradar quando exposto à gasolina, óleo sintético e etilenoglicol.
Recentemente, um novo produto como o selante polissulfeto pode ser encontrado no mercado de construção. Não contém solventes em sua composição, não é produzido em tubos, mas em grandes latas e é utilizado, via de regra, na fabricação de vidros isolantes. Este selante é obtido pela mistura de polímeros com pigmentos e um agente estruturante, resultando em um material vedante com alta resistência à penetração de gás, vapor e água. Normalmente, este produto é usado como um selante secundário. O selante é aplicado de forma simples, não faz mal à saúde humana e não requer cuidados adicionais.
Vedação faça você mesmo
Você mesmo pode lacrar o vidro com as próprias mãos, pois para esse tipo de trabalho são usados selantes fáceis de usar. Antes de iniciar o processo, você deve preparar cuidadosamente a base.Para fazer isso, sua superfície é limpa de poeira e sujeira, se necessário, e depois lavada e seca. Ao mesmo tempo, vale atentar para o fato de que a aplicação do selante pode ser realizada apenas em um determinado regime de temperatura, que não deve ultrapassar + 40C e não deve ser inferior a + 5C.
Para trabalhar com selante de vidro, é necessário o uso de uma pistola de construção especial, que permite um aproveitamento econômico da mistura e simplifica a selagem da vedação, uniformizando as costuras. Antes de colocar a lata com a mistura adesiva na pistola, corte a ponta. Aplicar o selante em uma pequena camada, deve ser feito de maneira uniforme e uniforme. É aconselhável aplicar o material em movimento contínuo, isso proporcionará um resultado de alta qualidade. Caso contrário, a mistura será distribuída em camadas de diferentes espessuras e após a secagem deverá ser cortada o excesso.
Caso, ao selar, a mistura caia acidentalmente sobre a superfície do vidro ou outro material, deve-se removê-la imediatamente com um pano embebido em gasolina, caso contrário o selante irá secar rapidamente e dificultar sua limpeza. Além disso, a selagem deve ser realizada com roupas de proteção especiais e luvas.
Adendo
A chave para um reparo de vidro de alta qualidade é considerada não apenas a escolha correta do selante, mas também a tecnologia de trabalho.
Para um selo bem-sucedido, é importante considerar as seguintes diretrizes.
- Antes de comprar um selante, você deve determinar o nível de dano ao vidro e a necessidade de elementos adicionais como fixadores, plugues ou placas. Também é importante considerar de que material são feitas as partes em contato com o vidro, uma vez que alguns selantes têm limitações para trabalhar com polímeros.
- Para evitar o consumo desnecessário da mistura, deve-se calcular com antecedência a área da superfície que precisa ser colada.
- O tipo de selante corretamente selecionado permitirá aumentar a resistência de vedação, portanto é necessário levar em consideração em quais condições ele irá "funcionar", se será afetado por vibrações, pressão, umidade e temperatura. Além disso, o meio ambiente terá um papel importante. A presença de água, gasolina e óleos podem afetar negativamente o funcionamento da mistura e ela não durará muito.
- Ao adquirir um selante, é aconselhável prestar atenção na forma de aplicá-lo. Muitas misturas são usadas sozinhas e algumas requerem um primer ou ativador adicional. Além disso, ao aplicar o selante, pode ser necessário usar fita adesiva, lixa e detergentes. Tudo isso deve ser comprado com antecedência.
- Antes de trabalhar com o selante, você precisará preparar ferramentas como arma de construção, espátulas e pincéis.
- Na hora de selar, deve-se atentar para o fato de que cada tipo de material é caracterizado por um determinado preparo de superfície e tempo de secagem. O acabamento posterior do vidro só é possível depois que o selante estiver completamente seco. Também é importante levar em consideração que ao utilizar a mistura não se pode evitar a formação de seu excedente, portanto, é necessário esclarecer como retirá-los.
- É indesejável adquirir produtos baratos, pois um preço acessível nem sempre se caracteriza pela alta qualidade. O melhor é dar preferência a fabricantes comprovados, conhecidos no mercado e que tenham avaliações positivas. Um selante de baixa qualidade escurece rapidamente, torna-se quebradiço e começa a descascar, como resultado do qual a superfície exigirá reparos repetidos. Portanto, você não pode economizar em qualidade. Além disso, produtos mais caros têm melhor textura e são aplicados de forma rápida e fácil.
- Antes de comprar o selante para vidros, é necessário estudar cuidadosamente as instruções e prestar atenção às suas propriedades físicas e químicas. Para alguns tipos, o regime de temperatura de aplicação é de + 20 ° C a -70 ° C, mas se a embalagem indicar a faixa de + 20 ° C a -5 ° C, então é melhor recusar tal produto,uma vez que não durará muito e não será capaz de fornecer proteção confiável aos óculos.
- No momento da compra de um selante, a data de emissão e o prazo de validade permitido são considerados importantes. Como regra, os produtos vencidos não secam no vidro e não colam bem as peças. Além disso, um produto com prazo de validade vencido não terá uma cor transparente, mas sim preta. Se todos os itens acima estiverem presentes, a compra não poderá ser realizada.
- A selagem, selagem e colagem devem ser feitas com luvas e ao final do trabalho o ambiente deve ser ventilado.
Para obter mais informações sobre o uso de selante de vidro, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.