Selantes para radiadores de aquecimento: tipos e características de escolha

Selantes para radiadores de aquecimento: tipos e características de escolha
  1. Requisitos
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Aplicativo

Todo sistema de aquecimento, independente da qualidade, um dia quebra e precisa ser consertado. Um dos motivos mais comuns para seu fracasso é a despressurização, que leva a vazamentos. Para eliminar esses defeitos, um material especial para comunicações de aquecimento, chamado selante, é popular.

Requisitos

Um material como um selante é necessário não apenas para eliminar vazamentos nos sistemas instalados. É usado para montagem após a compra ou seções de anteparo, ou para reparos. Essa substância garante o aperto das articulações de todas as articulações. É resistente a altas temperaturas e o aperto não será quebrado em altas temperaturas de aquecimento.

Existem muitos tipos de selantes disponíveis comercialmente nos mercados hoje em dia. Todos eles podem ser usados ​​para uma finalidade separada. E isso só pode significar uma coisa: escolher um tipo adequado de aquecimento é bastante complicado. Se você não quer se enganar ao escolher o tipo de substância, então deve estudar os requisitos básicos de um selante para aquecimento.

Um isolante que será usado para selar as juntas ou para eliminar vazamentos nos sistemas de aquecimento, deve atender aos seguintes requisitos:

  • Deve ter uma alta resistência a altas temperaturas.
  • Também resistente a possíveis cargas do tipo deformação.
  • Eles não têm medo da exposição à umidade e a transferem facilmente.
  • E é obrigado a suportar possíveis mudanças de temperatura no sistema.

É um material com tamanha conformidade com os requisitos que é a opção ideal para eliminar vazamentos e vedar o sistema.

Variedades

Os selantes são divididos em variedades de acordo com o escopo de aplicação, pois possuem composições diferentes.

Eles são dos seguintes tipos:

  • Para uso externo, é aplicado no local do vazamento e após o endurecimento, o vazamento é eliminado e o sistema de aquecimento volta a ser hermeticamente fechado.
  • Para uso interno, na maioria das vezes na forma líquida, eles são despejados no sistema, e ele encontra o local do defeito sob pressão e o elimina por dentro.
  • Um tipo de vedação, que é utilizado para fortalecer as juntas do sistema e assim obter a estanqueidade.

O tipo de vedante é produzido em função do grau de avaria, da disponibilidade do local da avaria para trabalhos de reparação.

Os selantes para uso externo estão disponíveis com um ou dois componentes. E como o líquido no sistema pode estar não só quente, mas também sob pressão, é necessário eliminar o vazamento com alta qualidade. O selante externo deve ser resistente a altas temperaturas. Esse índice pode ser lido na embalagem da substância.

Além disso, os selantes são divididos em componentes.

Os selantes à base de tais substâncias são populares:

  • silicone;
  • cola acrílica;
  • borracha e aeróbios.

Para tal, não é recomendado o uso de selante externo na base., que é acrílico, pois é usado e destinado ao uso em sistemas de água fria. E a cola acrílica não é adequada para sistemas de aquecimento ou abastecimento de água quente. E não é adequado porque depois de aplicado na superfície vira pedra e, portanto, não é plástico e começa a desmoronar com o aumento da temperatura.

Para sistemas de aquecimento e água quente, um selante externo à base de silicone ou borracha é o ideal.

Esses compostos podem ser de diferentes tipos de silicone, mas para o sistema de aquecimento é recomendado o uso de um selante com tipos neutros de silicone. E se um selante de silicone com ácidos for usado, depois que endurecer, ele começará a reagir com o metal.

Se este material atende totalmente a todos os requisitos necessários, então ainda é melhor usá-lo com o uso de meios herméticos adicionais. Basicamente, esses selantes são feitos para preencher rachaduras e buracos. E se a embalagem indicar uma área de uso diferente, mas atender a todos os requisitos do sistema de aquecimento, então também pode ser usada para o sistema.

Por exemplo, o tipo de vedante projetado para vedar motores de automóveis é ideal para vedar o aquecimento.

Ao aplicar uma composição do tipo exigido no local de vazamento, é recomendado o uso de uma malha de reforço especial.

Como escolher?

É importante não apenas escolher um selante para o radiador, mas opções resistentes ao calor para eliminar o vazamento. Se você notar que uma junta está vazando em algum lugar perto das baterias, você precisa decidir qual selante ajudará e as revisões podem ajudar neste assunto.

A escolha do selante é feita a partir das tarefas que ele deve resolver para eliminar um vazamento no sistema de aquecimento. Se for para vedar as juntas do sistema de aquecimento, o selante de silicone tipo pasta é perfeito para esses casos.

Pode ser seco ou não seco.

As diferenças entre os selantes podem ser as seguintes:

  1. Compostos de secagem. Depois que a composição aplicada na superfície seca, ela tem a capacidade de encolher, mas isso acontece se a tecnologia de secagem for violada. Assim, pode ocorrer deformação da composição, aparecerão rachaduras e estrias.
  2. Formulações não secantes. Ideal para remover pequenas fissuras e também pode ser usado para selar conexões de sistemas de aquecimento. Mas esses compostos podem ser eliminados se a pressão no sistema exceder o valor normal.

Compostos aeróbios, que são considerados um tipo de selante acrílico, são usados ​​em algumas situações para reparar defeitos de aquecimento e vazamentos. Este tipo de selante é capaz de suportar mudanças de temperatura, é resistente a tensões mecânicas e é resistente a soluções alcalinas e ácidas. Se for aplicado no local do defeito, então rapidamente preenche o defeito e seca.

Ele pode ser usado para vedar a conexão roscada do sistema de aquecimento, mas se uma ou outra seção dos radiadores for posteriormente desmontada, será difícil.

Aplicativo

Todos entendem que se o sistema de aquecimento for do tipo oculto e ficar atrás da camada de acabamento, em caso de vazamento nem sempre é possível usar um selante para uso externo. Para esses casos, foi inventado um selante interno, que deve ser despejado no sistema de tubulação de aquecimento.

Existem situações em que, inesperadamente, ocorre um vazamento no sistema de aquecimento, e precisa ser corrigido em um curto período de tempo, mas não há selante com as características adequadas à mão. Selante automotivo pode ser usado nesta situação. Ou um selante para radiadores de automóveis.

Mas, para aplicá-lo à superfície, é necessário realizar um trabalho preparatório. Eles incluem a escolha da composição, e são realizados de acordo com o tipo de uso do refrigerante. Se você escolher uma composição inadequada, isso pode levar ao bloqueio de tubos em alguns lugares.

Hoje em dia, os selantes internos são divididos nos seguintes tipos no local de uso:

  • Composições para sistemas de aquecimento em que o portador de calor é água ou anticongelante.
  • Misturas para vedação de juntas do sistema de aquecimento.
  • Fundos para caldeiras que funcionam com combustíveis sólidos ou gás.

As composições de um fabricante alemão são populares entre os selantes líquidos hoje. Tal composição realiza uma vedação de alta qualidade do sistema de aquecimento e não afeta a caldeira de aquecimento de forma alguma.

Para a utilização de um selante líquido para uso interno, é necessário determinar a concentração adequada da composição, pois disso depende a parada e a eliminação do vazamento. Caso cerca de 80 litros de líquido tenham vazado do sistema durante o dia, então 1 litro da mistura é suficiente para eliminar qualitativamente a causa.

Para determinar o volume total do refrigerante em todo o sistema, é necessário calcular a metragem de todos os tubos e seus diâmetros, mas você pode fazer de outra forma. Basta drenar o líquido para um recipiente cujo volume você conheça.

Para eliminar possíveis vazamentos do sistema durante a operação de aquecimento, o selante líquido deve ser despejado no sistema regularmente. Portanto, seu sistema não irá falhar, mas se o tanque de expansão vazar, você não conseguirá eliminar o defeito desta forma.

Para usar a composição na tubulação de aquecimento, você deve primeiro sangrar o ar do sistema. Se isso não for feito, então, sob alta pressão, o selante começará a obstruir não apenas o vazamento, mas também poderá interromper a circulação do líquido refrigerante em certas áreas.

Para que o selante circule livremente pelo sistema, é necessário abrir todas as torneiras. No primeiro radiador, a torneira deve ser totalmente desatarraxada. Após o processo ter passado, é necessário instalar a bomba, aquecer o sistema a 60 graus e bombear uma pressão de 2 bar.

É importante não se esquecer de remover todos os filtros de limpeza mecânica antes de despejar o selante líquido, se isso não for feito, o selante irá desativá-los.

O próprio preenchimento da composição deve ocorrer de acordo com o esquema:

  1. Recolhemos 1,5 baldes de líquido aquecido, sacudimos a composição do selante e adicionamos aos baldes e rapidamente bombeamos para o sistema.
  2. Em seguida, removemos todo o ar do sistema de aquecimento e a solução começará a circular pelo sistema.

Demora cerca de 3 dias para selar todas as áreas danificadas. Depois disso, é preciso pressurizar o sistema e verificar a qualidade da vedação.

Para obter informações sobre como eliminar um vazamento no sistema de aquecimento com um selante, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário