Como remover rapidamente o selante de silicone?
O selante de silicone é um material de vedação confiável. Este material é utilizado em trabalhos de reparo para vedar fissuras, fendas, juntas. O selante pode ser utilizado na cozinha, banheiro, lavabo, varanda e demais cômodos. Esta é uma ferramenta versátil que irá facilitar o trabalho de reparo e ajudar a corrigir deficiências. Durante o trabalho, surgem situações em que o silicone pode entrar na superfície a ser tratada, roupas ou mãos. Como se proteger contra isso e a melhor maneira de remover o selante de diferentes superfícies, vamos lhe contar neste artigo.
Peculiaridades
O selante à base de silicone é adequado para uma variedade de superfícies. Melhorou a adesão a muitos materiais. Devido às suas propriedades, o selante é frequentemente utilizado para pequenos trabalhos ou grandes reparos.
O silicone endurece ao ar rapidamente. Se o selante entrar em contato com a superfície, é melhor removê-lo imediatamente. Depois que o silicone estiver endurecido, será muito mais difícil removê-lo. O silicone em superfícies tratadas por muito tempo é difícil de remover, é especialmente difícil removê-lo de superfícies porosas ou ladrilhos, uma vez que já está profundamente embutido no material.
O selante de silicone é difícil de limpar, mesmo com um removedor especial. Para a limpeza, você pode usar a limpeza mecânica e tentar remover a sujeira. É difícil remover mecanicamente o selante até o final, também é necessário aplicar lavagem a seco e tentar lavar o silicone com aguarrás, acetona ou outro meio.
Na hora da limpeza, lembre-se sempre que isso deve ser feito com cuidado, tomando cuidado para não danificar a superfície a ser tratada.
O método mecânico é adequado para superfícies que não são visíveis à primeira vista. Caso contrário, no caso de pequenos arranhões, a aparência deste material pode se deteriorar.
Regras de limpeza
Ao selar costuras ou fissuras, ao proteger as superfícies dos efeitos adversos de substâncias agressivas, muitas vezes é utilizado um selante para colar a estrutura. Este material substituiu com sucesso massas e rejuntes obsoletos, graças às suas propriedades e excelente adesão, tornou-se muito mais fácil processar emendas ou reparar fissuras.
Pias, banheiras, chuveiros - esta não é uma lista completa onde o selante de silicone é usado. Este material pode ser utilizado para selar as juntas entre a casa de banho e a parede, colar as paredes do aquário ou selar as juntas da cabina de duche.
Ao trabalhar com o material, você deve saber como limpá-lo rapidamente de qualquer superfície. Durante o trabalho, é melhor limpar o excesso de silicone imediatamente, caso contrário, o selante endurecerá muito rapidamente e será problemático remover o excesso.
Ao selar as costuras, a cola pode entrar na roupa e manchar. Em primeiro lugar, você deve se proteger dessa contaminação e trabalhar com roupas de trabalho especiais. Se o selante entrar em contato com o tecido, você deve saber como removê-lo da superfície.
Se a contaminação for recente, coloque a área contaminada sob água quente e remova-a. Caso o selante já tenha endurecido, tal tratamento não dará resultado.
O selante de silicone é usado para consertar o motor de um carro. Freqüentemente, o silicone fica nas capas do carro. Para limpar a capa, como em qualquer superfície de tecido, é melhor remover imediatamente a sujeira nova.Se forem usados produtos químicos agressivos, há uma chance de danificar o tecido. Um solvente é aplicado à área contaminada e deixado de molho por 30-40 minutos. O material impregnado é limpo com pincel. Depois disso, o tecido é lavado à mão ou na máquina de lavar.
Se não for desejável usar um solvente, você pode usar outro método para remover o selante:
- roupas ou outro tecido é colocado na superfície;
- o tecido deve ser esticado um pouco;
- pegue um raspador ou uma faca não afiada e limpe o silicone da superfície;
- um traço de óleo é limpo com uma solução de álcool ou vinagre;
- o tecido é embebido por 3 horas e depois lavado à mão ou na máquina.
Ao escolher um selante de silicone para reparos, leve em consideração para quais superfícies ele é adequado. Você pode encontrar selantes alcalinos, ácidos e neutros na loja. Ao comprar um selante ácido, você deve estar ciente de que eles não devem processar superfícies de metal. A letra "A" estará escrita em sua embalagem, o que significa que contém ácido acético, que pode levar à corrosão do metal.
Além disso, não o use ao trabalhar com superfícies de mármore, cimento. Para esses materiais, é melhor escolher um selante neutro. Combina com qualquer superfície.
Meios adequados
O silicone não deve ser removido apenas durante a aplicação.
Ele é removido no caso de:
- quando o selante antigo já se tornou inutilizável, ele perdeu sua vedação completa;
- durante a obra, constatou-se que, por violação das normas, não ocorreu a vedação completa;
- mofo, fungo apareceu;
- se a superfície foi manchada acidentalmente.
O selante penetra profundamente na profundidade do material, por isso é muito difícil retirá-lo da superfície, principalmente quando já está em contato com o mesmo por um longo período.
Existem muitas maneiras de remover o silicone. Para algumas superfícies, é melhor escolher o método mecânico. Este método não deve ser usado para limpar superfícies de vidro, ladrilhos, banheiras de acrílico ou esmalte, caso contrário, podem ser facilmente danificados. O método mecânico é adequado para limpar uma superfície não visível, pois existe a possibilidade de danificar a superfície durante a limpeza, podendo permanecer riscos.
Para remover a velha camada de selante, deve-se pegar uma faca e fazer uma costura com ela. Após o corte da camada superior de silicone, remova os restos dela com a ponta afiada de uma faca e limpe a superfície a ser tratada. Você pode usar lixa ou pedra-pomes para a limpeza. Lixe a superfície com cuidado para não arranhar ou danificar.
Remova o silicone com produtos especiais. Você pode comprar o selante na forma de pasta, creme, spray ou solução. Vamos nos deter em alguns deles.
Lugato Silicon Entferner - esta é uma pasta especial, com a qual pode facilmente eliminar a sujidade de muitos tipos de superfícies. A pasta limpa bem o selante em vidro, plástico, azulejos, remove a sujeira de superfícies de acrílico e esmalte. Adequado para superfícies de metal, concreto, pedra, gesso, remove bem a cola de superfícies de madeira. Para remover o selante, remova a camada de silicone com uma faca afiada, sua espessura não deve ser superior a 2 mm. A pasta é aplicada na superfície por 1,5 horas. Remova os resíduos de silicone com uma espátula de madeira. A superfície é lavada com detergentes.
Sili-kill remove a sujeira de superfícies de tijolo e concreto, cerâmica, metal, vidro. Na utilização, a camada superior do selante é cortada e este agente é aplicado na superfície por meia hora. Em seguida, você deve lavá-lo com água e sabão.
Penta-840 É um removedor para limpar o selante de superfícies de metal, concreto, vidro, pedra. Este produto pode ser utilizado no tratamento de banheiras e ladrilhos de ferro fundido. Esta ferramenta é testada em uma pequena área. Para isso, é aplicado por alguns minutos em uma parte da superfície e inspecionado para ver se tudo está em ordem. Após a verificação, aplique um removedor do selante. Depois de meia hora, o silicone incha e é removido com uma esponja.
Dow Corning OS-2 serve para limpar silicone de vidro, metal, plástico, cerâmica. A camada superior do selante é removida. Este produto é aplicado por 10 minutos. Usando um pano úmido ou esponja, remova os resíduos.
Se esses fundos não forem adequados, use outros métodos. O mais fácil é com sal de mesa comum.
Este método é usado para remover delicadamente silicone ou manchas de gordura. Deve-se pegar um pedaço de gaze ou tampão, umedecer levemente e colocar sal dentro. Você deve esfregar a superfície com um saco de sal, e não deve esfregar muito, os movimentos devem ser circulares. Quando o silicone é removido, um resíduo gorduroso permanece na superfície, que pode ser removido com um detergente de louça.
Você pode limpar o silicone do produto e qualquer superfície com produtos químicos. Esses produtos ajudam a eliminar o silicone de forma rápida e fácil. Você pode usar o espírito branco para tais fins. Com a ajuda dele, o adesivo é removido de azulejos, cerâmicas, ferro fundido, vidro.
White spirit não é usado em superfícies pintadas. Na utilização deste produto, é aplicado sobre algodão hidrófilo ou gaze e limpeza da área contaminada. Após alguns minutos, quando o silicone ficar macio, ele é removido com uma faca ou lâmina.
Você pode remover a contaminação com acetona. Aplique-o em uma pequena área antes de usar. Se a superfície permanecer inalterada, a acetona pode ser aplicada em toda a junta. A acetona é mais agressiva do que o destilado e tem um odor forte. O líquido é aplicado na costura e espera 15-20 minutos até que amoleça e perca a forma. Os restos mortais devem ser removidos com um pano.
Não use limpador de plástico, caso contrário, a acetona pode dissolver a superfície de plástico. É utilizado para produtos de telhas, vidro, ferro fundido.
Após o processamento, uma mancha de óleo permanece na superfície, que também pode ser removida com acetona ou álcool em vinagre de mesa. Ele tem um cheiro forte e específico, então você deve usá-lo em uma máscara respiratória e ventilar bem o ambiente.
Outros solventes como querosene e gasolina também podem ser usados. Às vezes, esses produtos podem lidar com a poluição e também com produtos caros comprados.
Instrumentos
Use as ferramentas necessárias para remover o selante de silicone.
Você pode limpar o silicone de uma superfície dura usando:
- esponjas de cozinha;
- escovas;
- faca, para este trabalho você deve escolher uma faca especial, pode levar um sapato ou escritório;
- chaves de fenda;
- lixa;
- Esfregão de ferro de cozinha;
- raspador de plástico;
- bastão de madeira para remoção de resíduos de silicone.
Prepare detergente para a louça, encontre trapos velhos, trapos para remover a sujeira da superfície.
Usando as ferramentas listadas, você pode facilmente se livrar do selante em qualquer superfície, seja ela de vidro, plástico, madeira, metal, bem como remover a velha camada de selante dos ladrilhos.
Um secador de cabelo de construção é útil no trabalho. Com ele, o silicone é aquecido e posteriormente removido facilmente com um raspador de madeira ou plástico. Desta forma, é conveniente remover a sujeira de superfícies de vidro, espelhos, superfícies de alumínio.
Como limpar?
Ao tratar as juntas e costuras no banheiro com selante, deve-se entender que depois de um tempo a camada velha de silicone pode ficar inutilizável. Nas juntas e costuras surge bolor, que já não é possível remover, por isso deve-se retirar a velha camada de selante e preencher as juntas com uma nova argamassa. Para remover a camada antiga do ladrilho, você deve pegar uma faca e cortar a camada superior de silicone. Uma chave de fenda pode ser usada para limpar as lacunas entre os ladrilhos. Após a limpeza mecânica das costuras, é recomendável limpar as fissuras com aspirador de pó. Na superfície tratada é aplicado solvente, após amolecimento o silicone ficará mais fácil de limpar com espátula de madeira ou plástico. O silicone leva de duas a doze horas para amolecer.Mais precisamente, deve ser indicado na embalagem.
Você pode remover o silicone congelado com gasolina ou querosene. O produto é aplicado na superfície e esfregado um pouco, então deve-se esperar até que o adesivo amoleça. Para remover silicone, você pode tentar Penta 840. Antes de usar, você deve pré-tratar uma pequena parte do ladrilho com ele. Se você não testar o medicamento em uma área pequena, os ladrilhos podem rachar, pois os ladrilhos nem sempre são resistentes ao medicamento. Se o selante tiver que ser removido da borda da cuba, é importante considerar o material do qual ele é feito. Banheiras de acrílico precisam de tratamento especial. É necessário remover a sujeira de um banho de acrílico apenas com solventes especiais de fábrica. Não é recomendado o uso de lixa, esfregão de ferro, escovas para limpeza de paletes e box de chuveiro.
Além disso, não use solventes orgânicos. Todo trabalho de remoção de contaminação deve ser realizado com cuidado para não danificar a superfície a ser tratada. Se o banho for de aço ou ferro fundido, você pode limpá-lo usando materiais abrasivos e produtos químicos. Ao tentar limpar o silicone das juntas no banheiro, é importante não exagerar para não arranhar a superfície.
Se você precisar remover o selante de silicone das superfícies de vidro, escolha álcool branco ou gasolina. Isso pode ser feito de forma muito rápida e fácil em casa. O pano deve ser umedecido com solvente e aplicado no vidro, após alguns minutos, o silicone remanescente pode ser facilmente removido. Ao trabalhar com um selante, não é incomum que o silicone entre na roupa ou permaneça nas suas mãos. Enquanto a cola ainda não endureceu, o tecido é puxado e, pegando com uma espátula, retira-se o silicone. Se a cola for absorvida pelo tecido, use vinagre, álcool industrial e medicinal para removê-la. O líquido selecionado é despejado na sujeira, a mancha com a mancha é enxugada com uma escova de dente, enquanto a cola começa a rolar, formando caroços. Após o processamento, é necessário lavar as roupas à mão ou na máquina de lavar.
Se o silicone entrar em contato com a pele, você pode tentar lavá-la com sal comum. Um pouco de sal é colocado em uma jarra com água morna, nesta solução você deve segurar um pouco a mão e depois tentar limpar a sujeira com uma pedra-pomes. Nem sempre é possível se livrar da cola imediatamente, por isso esse procedimento é realizado várias vezes ao dia. Você pode tentar ensaboar bem as mãos com sabão em pó e depois esfregá-las com uma pedra-pomes. Com este produto sanitário, você pode remover o selante de áreas muito pequenas em suas mãos. Você pode se livrar do selante usando óleo vegetal. É aquecido e aplicado na pele, depois ensaboado com sabão em pó e bem lavado. Se todos esses métodos não funcionarem, você pode usar produtos químicos.
dicas e truques
Hoje a loja tem uma grande seleção de ferramentas para remover o selante com sucesso, mas você pode usar as tradicionais: vinagre, gasolina, aguarrás, etc. Antes de escolher qualquer uma delas, você deve verificar a eficácia da mesma em uma pequena superfície . Se o resultado for positivo, você pode optar por ele com segurança.
Se quiser retirar o selante seco da bancada, os mestres aconselham você a descobrir quais produtos, além do silicone, estão no selante. Se a composição contém derivados de petróleo, você pode remover o selante da bancada usando gasolina refinada. Aplique o diluente com um pano macio por 5 a 30 minutos, em seguida remova a sujeira com uma espátula de madeira ou espátula.
Desta forma, o selante não curado pode ser limpo da bancada. Se a cola já secou, a camada superior deve ser cortada imediatamente e, em seguida, o solvente deve ser aplicado. Após o processamento, a superfície é tratada com detergente.
Ao limpar superfícies de acrílico, não use objetos pontiagudos ou escovas duras.
Para remover o selante de superfícies de cerâmica, vidro ou espelhos, você pode usar um secador de cabelo para edifícios. Deve ser aquecido a uma temperatura de 350 graus e direcionado para a superfície a ser tratada. O selante começará a aquecer e fluir, com o auxílio de uma esponja a contaminação residual é removida.
Se sujar a mão durante o trabalho, remova a poluição com polietileno. O silicone adere bem ao filme plástico. Lavando as mãos com água e enxugando com filme plástico, você pode remover o silicone da pele de forma rápida e fácil.
A sujeira do tecido pode ser removida com um ferro. Um solvente é aplicado na superfície, papel é colocado em cima e passado por cima com um ferro aquecido.
Você pode remover o silicone da superfície do tecido de uma forma não convencional, usando o frio. Coloque as roupas na sacola e leve ao freezer por três ou mais horas. Após esse congelamento, o silicone pode ser facilmente removido da superfície do tecido. Você também pode usar peróxido de hidrogênio para remover o selante das roupas.
Para não perder muito tempo removendo manchas e sujeira, é melhor prevenir o seu aparecimento.
Os construtores recomendam durante o trabalho:
- usar luvas, avental ou outra roupa adequada;
- assim que o selante se espalhar na superfície, deve-se enxugar com pano embebido em vinagre até que o silicone seque;
- para facilitar os reparos, você pode usar fita adesiva. É colado na superfície para vedação das juntas, após o trabalho, a fita adesiva deve ser removida até que o silicone esteja seco;
- os construtores aconselham não deitar fora o rótulo do selante para simplificar a seleção do solvente certo no armazém.
O selante de silicone é difícil de remover de muitas superfícies. Ao trabalhar com este material, deve-se preparar roupas de trabalho, trabalhar com luvas de borracha. A fita adesiva durante o trabalho com o selante facilitará muito o trabalho e eliminará a necessidade de remover a cola da superfície.
Para obter informações sobre como remover o selante de superfícies, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.