Gerberas: variedades e cultivo em casa

Gerberas: variedades e cultivo em casa
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Composições com gérbera

Gerberas são plantas ornamentais populares da família Compositae. Eles são criados em vasos e ao ar livre. O cultivo dessas plantas possui características próprias.

Descrição

Gerberas são encontrados no sul da África e regiões tropicais da Ásia. Até recentemente, eles eram cultivados apenas em estufas. Espécies em vasos e variedades reais estão surgindo agora. Estas flores têm as seguintes propriedades, características e características.

  • Os caules não têm folhas e as folhas estão direcionadas para baixo. As flores são coletadas em cestos. As pétalas são estreitas, longas e tubulares. As flores têm cores diferentes, mas na maioria das vezes são amarelas.
  • Gérbera é uma planta bulbosa. Uma flor que lembra uma enorme camomila desabrocha em uma haste alta. Geralmente tem um diâmetro de cerca de 10 cm, sob seu peso, o caule dobra fortemente. Existem também variedades que produzem flores menores - cerca de 5 cm de diâmetro.
  • O meio de uma flor (chamado de loop) - amarelo, preto ou marrom escuro. As pétalas da gerbera são brancas, creme, com tons de amarelo, laranja e vermelho. O caule se projeta acima de uma densa roseta de folhas e é coberto por uma delicada pilha de baixo.
  • Os caules das flores sem folhas são ocos. As inflorescências crescem no topo do caule. O cesto de flores é composto por flores multicoloridas que preenchem o centro da inflorescência. A duração do dia não afeta o florescimento da gérbera. Flores de espécies em vasos aparecem do início da primavera ao final do outono.
  • As gerberas em um vaso de flores adoram lugares bem iluminados. No entanto, a flor não deve ser exposta à luz solar direta. Além disso, não tolera temperaturas muito altas. No verão, as temperaturas de 20 graus durante o dia e 17 graus à noite são as mais adequadas, e no inverno, respectivamente, 12 e 10 graus acima de zero. Essas condições permitirão que a gérbera cresça de maneira estável e bonita.
  • Estas flores são muito exigentes quanto à composição do solo envasado. O terreno deve ser leve, bem permeável e ventilado. As gérberas de interior não toleram solo pesado, o que retarda seu crescimento. A mistura do solo deve ser ligeiramente ácida - pH cerca de 5,5-6,5.
  • As gérberas devidamente cultivadas e cultivadas florescem por seis meses (abril a outubro) e ainda muito mais - do início da primavera ao final do outono. Portanto, as plantas podem se tornar uma decoração muito graciosa e bonita para qualquer interior. No verão, também podem ser exibidos com sucesso em uma varanda, terraço ou jardim, escolhendo para eles locais bem iluminados, mas protegidos da luz solar direta e de fortes rajadas de vento.
  • Gerberas são perenes por natureza.mas em vasos são frequentemente considerados plantas anuais que jogamos fora após a floração. No entanto, se for possível fornecer uma flor no inverno com uma sala iluminada com uma temperatura de 10-15 graus, então a planta pode florescer novamente e revelar totalmente sua beleza na próxima estação.
  • Interessante que além das gérberas em vasos, existem variedades no mercado que são adequadas para a jardinagem sazonal... Isso pode deliciar todos os amantes dessas belas flores.
  • Os gerberas em vasos são comprados na forma de mudas ou plantas já com flores. Em casa, as gérberas florescem de abril a outubro.Podem ser cultivadas em peitoris de janelas ensolaradas, em terraços e varandas abertas, onde podem crescer sozinhas ou em composição com outra vegetação. No entanto, deve-se ter em mente que devido a requisitos especiais, eles devem crescer em recipientes separados.
  • Gerberas ajudam a purificar o ar. Folhas de gérbera bastante grandes são um excelente filtro de ar natural. A planta efetivamente limpa o ar de toxinas e produtos químicos de móveis, carpetes, tintas, fumaça de cigarro ou agentes de limpeza (incluindo benzeno, formaldeído, tricloroetileno). As folhas de Gérbera também hidratam bem o ar, pois apresentam uma alta taxa de transpiração.

Tipos e variedades

As gerberas são encontradas em toda a paleta de cores, são decorativas e duráveis. Por várias décadas, essas plantas estiveram entre as flores mais populares. Como já observado, anteriormente era possível que se reproduzissem apenas em estufas, pois exigiam condições de estufa (a planta é originária de regiões quentes do mundo) e os caules altos precisavam ser protegidos do vento e das correntes de ar. Mas como as variedades anãs também foram criadas, elas são cultivadas em vasos ou diretamente no campo aberto. As gerberas são geralmente classificadas em dois grupos principais, que foram criados respectivamente a partir das duas principais espécies sul-africanas:

  • gérbera de folhas verdes;
  • Gerbera Jameson.

Além disso, a partir dessas espécies, há uma divisão das plantas de acordo com o tamanho das flores, cor e outras propriedades. No total, são mais de 80 variedades. As variedades de folhas verdes diferem por apresentarem uma superfície de folha rugosa. As flores têm pétalas estreitas e grandes.

Gerberas são geralmente considerados anuais. Mas se as variedades de interior após a floração e murchamento forem deixadas sem regar por um mês e depois retomada a irrigação e fertilização, a gérbera irá libertar novamente o caule, as folhas e a floração. Embora as minigérberas em vasos não tenham flores tão grandes (2-4 cm de diâmetro)como seus primos de estufa, mas isso não significa que sejam menos atraentes e adoráveis. Além disso, podemos escolher entre uma série de variedades extremamente belas de flores de diferentes cores, incluindo branco, rosa, creme, bordô, vermelho, azul, azul, roxo, amarelo, mix, bem como com diferentes inflorescências: simples, duplas, completo, em forma de agulha, híbrido.

A Gerbera Jameson é uma planta ideal, embora um pouco esquecida. Após o corte, suas flores duram até 14 dias. Gerbera tem inflorescências, típicas de Astera, - cestos. É uma planta perene que produz numerosas raízes aleatórias que crescem na base ou na lateral do broto. As folhas são lobadas, densamente pubescentes abaixo. As flores - típicas da família Asteraceae - são coletadas em uma inflorescência tipo cesta. As pétalas são longas e ligeiramente dobradas, formando um ou mais cachos. A cor é muito diversa, mas prevalecem os tons pastéis.

A altura das plantas com flores depende da variedade. O diâmetro da roseta é de cerca de 30-35 cm, o comprimento das folhas é de 15-30 cm em média. O caule da inflorescência pode ter até 50-60 cm de comprimento. Várias inflorescências aparecem em uma planta ao mesmo tempo .

Aterrissagem

Uma quantidade relativamente grande de material de plantio pode ser obtida em um tempo relativamente curto por meio da reprodução generativa de gérberas. Claro, temos plantas que são ligeiramente diferentes umas das outras e requerem uma seleção intensa. Freqüentemente, esse método é usado para criar variedades de interior. Para obter sementes, as flores devem ser polinizadas artificialmente. As sementes de gérbera são bastante grandes (220-400 sementes / 1 g) e germinam melhor imediatamente após serem colhidas. As sementes tratadas germinam no escuro a 20 graus por 7 a 10 dias e, após cerca de 3 semanas (o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras), as mudas devem ser cortadas separadamente em vasos. Quando 2-3 folhas aparecem na planta, você pode transplantar para um local permanente.A data de semeadura depende do método de cultivo e da data de colheita planejada. O período de crescimento das mudas dura cerca de 12-15 semanas.

O método mais comum é a propagação vegetativa dessas flores.

  • Atualmente, in vitro (atrás de um vidro, em um tubo de ensaio) é um método importante para a criação de plantas de estufa. O método permite obter um grande número de plantas idênticas sem doenças, mas isso requer equipamentos especiais e um laboratório.
  • Processo de trabalho - remova as plantas-mãe do solo e enxágue bem o bulbo da raiz. Em seguida, é necessário cortar as lâminas das folhas, encurtar as raízes e retirar os brotos da inflorescência. É necessário cortar a raiz em fragmentos com uma faca. Após a descontaminação em uma solução como uma base, as plantas devem ser transplantadas diretamente para a área de cultivo alvo.
  • Depois de arrancar cuidadosamente todas as folhas e flores, as plantas-mãe são colocadas lado a lado em um multiplicador de modo que o colar da raiz esteja 2-3 cm acima do solo. O solo deve ser ligeiramente calcário e rico em nutrientes de turfa. É necessário manter a temperatura do ar em pelo menos 25 graus e alta umidade do solo (80-90%). Após cerca de 7 a 10 dias, novos brotos começam a crescer a partir dos botões. E depois de cerca de 3 semanas, quando a terceira folha aparecer, você pode coletar as mudas.

As plantas-mãe são usadas por cerca de 3 meses, colhendo mudas três vezes. De uma dessas plantas, você pode obter uma média de 20-50 mudas. As mudas são colocadas em substrato permeável e estéril e proporcionam condições semelhantes às necessárias para a obtenção dos brotos. Após 2-3 semanas, começa a formação da raiz. O período de produção das mudas antes do plantio em local permanente leva cerca de 5 a 7 semanas.

As gerberas podem ser cultivadas em um ciclo de um ou dois anos. As plantas são plantadas em caixas, contêineres (cerca de 10 litros), sacos plásticos ou diretamente nas canteiras. Ao plantar em um canteiro de jardim, prepare uma camada de solo com cerca de 30 cm de espessura.

A plantação realiza-se em dois períodos: no verão (junho-julho) para a floração outono-inverno e em março para a floração no verão. O intervalo de plantio é de 20x30 cm para cultivo de um ano, 30x30 cm para cultivo de dois anos Após o plantio, são aplicados os cuidados típicos - regar, proteger e manter a temperatura e umidade adequadas. Os procedimentos especiais para cultivo são reduzidos às seguintes operações.

  • Remoção de brotos de inflorescência - é realizada principalmente após o plantio da gérbera em local permanente, a fim de fortalecer a parte vegetativa da planta. Isso retarda a floração, mas afeta a quantidade e a qualidade das flores. As flores também são removidas antes do período de descanso.
  • Plantas de limpeza - remoção das folhas velhas, que gradualmente ficam amarelas e secas, o que limita o desenvolvimento de doenças fúngicas. É necessário repetir o tratamento a cada 2-3 semanas.
  • Resto - usado para cultivo de dois anos. Isso implica uma limitação gradual da irrigação e fertilização (em novembro-dezembro) e uma diminuição da temperatura para cerca de 15 graus acima de zero.

Quando plantadas em junho, os maiores rendimentos de flores são obtidos no outono e no inverno. De uma planta, obtêm-se em média 20 flores por estação. A colheita é feita à mão, torcendo suavemente os caules na base.

Cuidado

Cultivar gerberas em vasos não é fácil porque as plantas são bastante exigentes.

  • Em primeiro lugar, eles adoram luz muito forte, mas sem exposição à luz solar direta, que pode queimar suas delicadas folhas e flores. Eles não toleram bem a sombra e, portanto, não são adequados para crescer em parapeitos de janela voltados para o norte.
  • As gerberas também requerem um substrato fértil, permeável e ligeiramente úmido que nunca deve estar seco ou muito úmido. As flores não toleram o ressecamento e são muito sensíveis a transbordamentos, pois em ambos os casos começam a perder rapidamente o seu belo aspecto.Suas folhas secam e ficam amarelas, e a planta pode até morrer.
  • É aconselhável cuidar da planta para que não surjam correntes de ar, que prejudicam seu desenvolvimento.
  • É aconselhável usar fertilizante, pois dá uma floração longa. É especialmente importante que contenha fósforo.
  • Para facilitar a absorção de micronutrientes pela planta, a água utilizada na irrigação das gérberas pode ser acidificada com ácido cítrico.
  • As gerberas que crescem no jardim devem ser protegidas do vento. Eles requerem rega intensiva.
  • Depois de compradas, as flores podem ser armazenadas por vários dias em água em temperatura ambiente ou secas por 2 semanas bem embrulhadas em papel alumínio em uma sala fria a 1-2 graus acima de zero.

Doenças e pragas

As gerberas devem ser protegidas de pragas e doenças. Vamos considerar os principais tipos desses perigos.

Podridão de açúcar

Sinais:

  • na estufa onde as gérberas são cultivadas, há um cheiro doce característico;
  • brotos individuais, e às vezes plantas inteiras, murcham e morrem;
  • na base das folhas há uma secreção espumosa branca característica que muda de cor para marrom;
  • um grande número de moscas-das-frutas flutua sobre as plantas doentes e em torno das secreções.

As moscas se alimentam de secreções doces e, ao mesmo tempo, promovem a disseminação de microorganismos patogênicos para as plantas vizinhas.

Phytophthora

Esta é uma das doenças gerbera mais comuns e perigosas. A perda pode ser superior a 60% das plantas. Os sintomas vão desde o início do plantio até a liquidação da plantação.

  • As plantas doentes, apesar da quantidade necessária de água no substrato, perdem o brilho natural, ficam amarelas, ficam pretas e morrem. Em temperaturas do ar abaixo de 18 ° C, as folhas mudam de cor para vermelho. O patógeno se desenvolve no substrato, de onde infecta a base do broto. Ele torce e morre. Geralmente, leva de 2 a 6 semanas desde a infecção até o início dos sintomas, dependendo da idade das plantas, do tipo de substrato e das condições ambientais.
  • A folha ainda parece saudável, mas separa-se facilmente do sistema radicular quando arrancada. O desenvolvimento do patógeno é facilitado por um substrato orgânico com alto teor de turfa, além de alta umidade e temperatura de 25-28 graus.
  • O patógeno é espalhado pela água durante a irrigação ou por imersão em recipientes. A propagação do patógeno também pode ocorrer quando há poeira nas correntes de ar. A fonte do patógeno pode ser um substrato infectado usado para o plantio de plantas.

Míldio

As folhas mais velhas têm pequenas manchas ovais aquosas. Com o tempo, as manchas aumentam rapidamente de tamanho, mudando de cor para amarelo-marrom. Folhas fortemente infestadas ficam amarelas e morrem. Uma fina camada de esporos do patógeno é visível na parte inferior da lâmina da folha. Os esporos liberados são transmitidos por correntes de ar ou insetos às plantas vizinhas, infectando-as. O desenvolvimento do patógeno é facilitado pela alta umidade, umedecimento das folhas durante a rega e uma temperatura de 12-22 graus (idealmente 15 graus). Os esporos se formam alguns dias após a infecção.

Oídio

Os sintomas aparecem na parte superior das folhas como manchas ou floração pulverulenta branca. Logo as manchas se juntam, cobrindo toda a superfície da chapa. Os sintomas da doença na forma da placa descrita podem aparecer nos pedúnculos e áreas da tigela. A placa é formada por micélio e esporos de fungos. Os esporos secretados são transportados por correntes de ar para as plantas vizinhas e as infectam. O desenvolvimento do fungo é facilitado pela hidratação das folhas durante a rega, oscilações da umidade do ar na estufa e luz insuficiente. Normalmente, leva de 5 a 7 dias desde o momento da infecção até a formação de esporos.Com alto grau de severidade dos sintomas da doença, as plantas têm crescimento lento, os caules das flores não se alongam, mas muitas vezes se rompem no local da infecção.

Manchas foliares

Na superfície das folhas aparecem manchas únicas, castanhas escuras e redondas ou ovais. Esporos de fungos pretos se formam na superfície das manchas. Durante a irrigação das plantas, os esporos são transmitidos por correntes de ar ou insetos às plantas vizinhas, disseminando ainda mais a doença. O desenvolvimento de fungos é facilitado por: alta umidade do ar, alta densidade de plantas e umedecimento durante a rega. Os principais métodos de tratamento da gérbera são remover o excesso de folhas, inflorescências danificadas e pulverizar as plantas com agentes antifúngicos e anti-infecciosos.

É necessário remover amplamente as folhas. Os cultivadores de gérbera em ambientes internos recomendam a remoção de até um terço de todas as folhas. Este tratamento estimula o crescimento de novas folhas e flores jovens.

Carrapatos e pulgões

Condições de temperatura seca e favorável favorecem o rápido surgimento de pragas, como ácaros-aranha e pulgões. Portanto, é recomendável fazer irrigação de ar intensiva no verão. Isso é necessário para manter a umidade elevada. Mas tente não borrifar água diretamente na planta. Patógenos de mofo e outras doenças podem começar a crescer nas folhas úmidas da gérbera.

Composições com gérbera

A grande vantagem das gérberas é que não estão associadas a um determinado evento ou simbolismo. Estas são flores de uso universal. Eles podem aparecer em todos os eventos - de buquês de casamento a composições fúnebres. E ninguém vai nos culpar por usar esta flor. Também vale a pena mencionar que variedades com grandes inflorescências são ideais para grandes composições (por exemplo, em um canteiro de flores), pois um número relativamente pequeno de plantas é suficiente para preencher um grande espaço.

Buquê de gérberas

As rosas vermelhas nos falam sobre nossos sentimentos profundos, os lírios do vale são um símbolo de inocência e timidez. Gerber é difícil de comparar com uma rosa, mas sua beleza não pode ser negada. Além disso, a própria flor é um sinal do mais alto respeito e admiração. Isso faz com que os buquês de gerbera sejam solicitados como um presente para os professores no final do ano letivo ou para os médicos por sua ajuda. Em geral, são um presente muito valioso para todos aqueles que merecem nosso especial reconhecimento. É por isso que essas flores aparentemente imperceptíveis são escolhidas com tanta boa vontade para os buquês que damos a alguém em ocasiões especiais.

Flores perfeitas para um casamento

Respeito e admiração também é o significado exclusivo de que as gérberas são muitas vezes escolhidas como buquê de casamento. Além disso, mesmo que um jovem casal não conheça a linguagem secreta das flores, a beleza das gérberas dará muita alegria aos noivos. Lindas flores e frutas frescas em uma cesta são uma ideia fantástica se você quer causar uma grande impressão e surpreender. Lírios e gérberas são uma mistura aromática que, graças aos frutos frescos, vai adquirir um carácter único e realçar a sua beleza. Você não pode apenas admirar este presente, mas também prová-lo (é claro, a parte comestível dele). Fique à vontade para escolher um arranjo floral com frutas.

Composição tropical

Esta é uma cesta com gérberas, ramos de rosa, cravos e hera. Encante seus entes queridos com o belo significado das flores e esteja com eles de todo o coração. Eles definitivamente entenderão e aceitarão seu buquê com alegria.

Gerberas em uma panela

Típicas para flores em vasos são as folhas que crescem do solo, que são cobertas por pequenas vilosidades na parte inferior. A coroa de flores fecha à noite e abre pela manhã quando as gérberas sentem a luz do dia.

Para informações sobre como cuidar adequadamente de uma gérbera em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário