Cultivo de gérberas a partir de sementes em casa

Contente
  1. Preparação para crescer
  2. Aterrissagem
  3. Como crescer?
  4. Características do crescimento de diferentes variedades

A Gérbera é uma planta muito bonita que agrada seus proprietários com flores grandes e brilhantes. Parece ótimo em buquês, mas ficará tão bom quanto em uma panela, especialmente se você escolher a variedade certa. Cultivar uma gérbera Jameson em casa é simples, o principal é seguir algumas regras.

Preparação para crescer

Nenhuma manipulação particularmente complexa é necessária para preparar a semeadura e o cultivo de margaridas gerbera. Esta planta não é muito exigente, pelo que é bastante fácil fornecer todas as condições necessárias.

Nós selecionamos sementes

O primeiro passo é selecionar o material de semente de qualidade. Se já houver uma gérbera em casa, pode-se fazer a polinização (essa planta não é polinizada sozinha) e depois coletar as sementes. Você pode fazer isso quando o meio ficar fofo. As sementes parecem pequenas sementes oblongas com um pincel na ponta. Se o cultivo da gérbera for feito pela primeira vez, você terá que ir ao armazém de sementes.

O principal é prestar atenção em quando as sementes foram colhidas, pois elas permanecem viáveis ​​apenas por seis meses.

Preparando o solo

O solo de gerbera deve ser leve e poroso. Você pode comprar na loja ou preparar a mistura sozinho. Para isso, é tomado folha húmus, turfa e areia na proporção de 2: 2: 1. Você pode adicionar casca de pinheiro.

Um dos principais requisitos é a acidez do solo. Deve ser baixo. Uma reação neutra também funcionará, mas em solo ácido a planta morrerá.

Além disso, a mistura caseira deve ser desinfetada antes do plantio. Isso é feito com uma solução quente de manganês, que é regada ao solo pelo menos 2 horas antes do plantio.

Nós fornecemos condições

O vaso de mudas é colocado em um local sombreado até que os brotos apareçam. Em seguida, as mudas precisam fornecer um nível suficiente de iluminação e calor, mas a exposição à luz solar direta deve ser evitada.

Aterrissagem

A semeadura pode ser feita do outono à primavera. No entanto, o plantio na primavera é preferível - ele atende aos ritmos biológicos naturais das plantas. Se no outono todos os seres vivos da natureza se preparam para o inverno, para a hibernação, na primavera, ao contrário, os processos vitais são acelerados e os "instintos" das sementes "falam" que é hora de crescer.

O pouso é realizado de acordo com certas regras. As sementes de gérbera são espalhadas na superfície do solo preparado e polvilhadas um pouco. Você pode colocar vidro em cima das mudas ou cobri-las com um filme - isso vai acelerar a germinação.

No entanto, ao usar vidro ou filme, você deve se lembrar de removê-los diariamente para fornecer acesso ao oxigênio.

Depois que os brotos aparecem (geralmente isso acontece uma semana e meia após o plantio), as mudas são totalmente abertas.

As gerberas podem ser plantadas em pequenos recipientes ou potes de turfa. Neste último caso, o transplante subsequente será mais rápido e seguro para as plantas. Eles contêm mudas em uma sala escura, mantendo um regime de temperatura de +18,20 graus Celsius.

O cumprimento dessas regras simples permitirá uma abordagem correta do cultivo de gérbera e garantirá a germinação rápida das sementes.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

Como crescer?

É muito simples cultivar uma gérbera a partir de sementes em casa, basta criar as condições necessárias para isso, observar a temperatura, o regime climático e não se esquecer de se alimentar. Esta é uma planta bastante despretensiosa, não requer cuidados complicados, brota facilmente e floresce lindamente. Até um florista novato pode lidar com isso.

Top curativo

É preciso alimentar a gérbera no momento em que ela está ganhando massa verde e durante o período de floração. Nenhuma fertilização é necessária durante o período de dormência.

O principal é lembrar que esta planta não tolera húmus e compostos orgânicos semelhantes.

Mais adequado para alimentar gerberas compostos minerais. Em diferentes períodos da vida de uma flor, essas devem ser substâncias diferentes.

Então, ao ganhar massa verde, a planta precisa de fertilizantes complexos, que contém nitrogênio. Este elemento contribui para a correta formação das folhas, o pleno desenvolvimento da planta.

Quando a gérbera começa a florescer, é necessário alterar o tipo de alimentação. Durante este período, é melhor aplicar fertilizantes à base de potássio. O potássio acelera os processos metabólicos nas células, ajuda a planta a resistir à seca com mais facilidade, acelera a fotossíntese, a planta se adapta mais facilmente às baixas temperaturas.

Rega

Gérbera não gosta de rega abundante, mas também não tolera bem o solo seco. É necessário observar o "meio áureo" e garantir que o solo esteja sempre moderadamente úmido.

Ao regar, em nenhum caso a água deve entrar na planta.

A melhor opção seria um palete. Então, a própria planta será capaz de receber água suficiente quando precisar. Também é necessário monitorar a temperatura da água. Deve ser espaçoso, nem muito frio nem quente.

Condições climáticas

Para a gérbera, os níveis de temperatura e umidade são importantes. Ela se sente confortável a uma temperatura de +18,22 graus, em valores mais altos ou mais baixos, pode começar a doer, murchar e pode parar de florescer. Na estação fria, quando a planta está dormente, ela precisa fornecer uma temperatura de +16 a +14 graus, é possível e ligeiramente inferior, mas não menos do que +12.

Quanto à umidade, também existem algumas nuances que devem ser observadas. Em primeiro lugar, você precisa se lembrar que não se deve borrifar a gérbera de um borrifador, é melhor borrifar água perto da planta, sem entrar em contato com as folhas. Outra opção é colocar um recipiente com água próximo ao vaso. A umidade irá evaporar gradualmente e a flor receberá a umidade necessária.

Doenças e pragas

Se todas as condições necessárias forem satisfeitas, a gérbera não está sujeita a doenças. Mas em caso de violação do regime de temperatura, rega ou pulverização inadequada, a planta pode começar a apodrecer, ou então aparecerá o oídio. É fácil entender que algo está errado com a flor - suas folhas ficarão amarelas ou ficarão cobertas de manchas.

O oídio é uma mancha branca nas folhas que você pode limpar simplesmente com as mãos. Se manchas forem visíveis nas folhas mortas, elas serão removidas.

Um remédio como "Fitosporin" - eles são borrifados com uma planta.

É melhor escolher um produto líquido ou pastoso para facilitar a dispensação.

As pragas de gerbera incluem pulgões, moscas brancas, cochonilhas e ácaros. Os métodos para lidar com eles são usuais - é preciso desinfetar o solo, examinar cuidadosamente a gérbera, retirar as peças insalubres ou danificadas a tempo, seguir as regras do cuidado.

Os pulgões podem ser combatidos com sulfato de anabasina, sulfato de nicotina ou semelhantes.

Para se livrar do ácaro, você precisa limpar as folhas da planta com água e sabão (mas depois deve ser lavado) ou com um inseticida. Depois de uma semana, repita o tratamento.

Whitefly tem medo de drogas que contenham permetrina. A planta é pulverizada com esses compostos a cada 3 dias até que as pragas desapareçam.

E você também precisa saber como e quando transplantar uma gérbera. Ao longo da vida da planta, isso não deve ser feito mais do que 2 a 3 vezes.... Cada recipiente seguinte deve ter alguns centímetros a mais de diâmetro do que o anterior, para que você possa colocar as raízes livremente e despejar terra fresca ao redor delas.

Características do crescimento de diferentes variedades

A Gérbera Jameson é a espécie mais popular para o cultivo doméstico, especialmente suas variedades anãs.

Uma gerbera adulta deve ser colocada nas janelas voltadas para oeste ou leste. Se a planta for colocada nos peitoris das janelas ao sul, é imperativo fechá-los ao meio-dia.

Na hora de escolher uma mistura, preste atenção na data de coleta das sementes - sua vida é limitada, e depois de seis meses não germinarão mais. Além disso, é importante saber que existem variedades masculinas e femininas de gérberas. Para manter a variedade limpa, você precisa se certificar de que ambas as plantas são da mesma espécie.

As sementes de gérbera são mais frequentemente vendidas em misturas: "Raios", "Chardonnay" e assim por diante, por isso é muito difícil adivinhar qual será a cor e o tipo de planta. Mas em qualquer caso, a gérbera de interior é uma planta despretensiosa e pouco exigente, germina com bastante rapidez e facilidade, as sementes não precisam de nenhum preparo adicional para a semeadura. Não há diferenças especiais no cultivo de diferentes variedades de gérbera de interior.

Basta seguir as regras básicas de atendimento: regime de temperatura, volume e frequência de rega, nível de umidade, composição do solo.

Devido à sua despretensão, a gérbera ganhou popularidade até entre floristas iniciantes. Mas esse não é o único motivo. Flores lindas e brilhantes que aparecem no final de agosto e encantam os proprietários até o final de setembro imediatamente chamam a atenção e dispõem o coração das pessoas para esta planta.

O regime de temperatura correto, irrigação moderada e oportuna, fertilização atempada, nível de humidade e iluminação necessários - estes são todos os requisitos simples que devem ser observados para cultivar uma gérbera. Esta linda flor, amada por muitos, fica linda não só em um buquê, mas também em um vaso.

É melhor escolher produtos de argila - nesse pote, as raízes da planta respirarão.

No fundo, é imperativo colocar argila expandida como escoamento. Se o recipiente for de plástico, deve-se mergulhar em água fervente antes de colocar a flor.

2 comentários

Obrigado pela informação útil.

Obrigado pela informação.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário