Tudo sobre gerânio

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e variedades populares
  3. Características de pouso
  4. Regras de cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Um favorito de muitos jardineiros e jardineiros, o gerânio é uma planta bastante despretensiosa e perfeita para o cultivo no clima da zona intermediária. Com a ajuda de seus exuberantes arbustos com tampas de espalhamento, você pode preencher grandes áreas de terrenos vazios em pouco tempo e melhorar o local. Para que os gerânios tenham uma floração abundante, floresçam com o tempo, você deve se familiarizar com as regras importantes para cuidar deles.

O que é isso?

O gerânio é uma planta perene (em casos raros, anual ou bienal) da família Geraniev. O gerânio de jardim é frequentemente confundido com o gerânio de ambiente. Mas o pelargônio é um tipo diferente de gerânio. Esta confusão apareceu devido ao fato de que Karl Linnaeus fez uma descrição errônea das plantas, combinando-as em um gênero.

Existe um grande número de espécies desta flor (cerca de 400). O berço dos gerânios perenes é a Inglaterra. As regiões do Mar Mediterrâneo, Bielo-Rússia, as montanhas do Cáucaso e da Ásia Central, Sibéria e Extremo Oriente são os locais onde esta flor é encontrada em estado selvagem. Os gerânios de rua são pouco exigentes e crescem em regiões temperadas. Devido à sua despretensão, seu cultivo não causa muitos problemas. Invernos gelados e verões quentes não são terríveis para ela. Graças a tudo isso, o gerânio de rua cresce em qualquer solo e fica lindo por muito tempo.

O gerânio de jardim é um pequeno arbusto exuberante com folhagem delicada. O principal valor do gerânio são suas folhas. As flores resultantes são caracterizadas pela forma correta e pela ausência de cor vermelha.

Tipos e variedades populares

Anteriormente, os jardineiros não gostavam muito dos gerânios de jardim por causa de suas flores pequenas e folhas muito delicadas. Mas graças à resistência às geadas, à despretensão e à beleza que parece entre outros representantes da flora, começaram a utilizá-la na melhoria paisagística da trama pessoal.

Como observado acima, o gerânio perene comum tem cerca de 400 espécies. Mas vamos considerar apenas os mais comuns deles.

  • Maravilhoso. Arbusto luxuoso com flores azuis sólidas, que tem uma altura de 40-60 cm. As folhas ficam vermelhas no outono. Graças a isso, mesmo depois do final da floração, essa variedade fica linda, majestosa.
  • Pântano... Arbusto com cerca de 30–70 cm de altura com flores roxas. Pode ser encontrado em prados úmidos, florestas, áreas pantanosas. Na medicina, é valorizado por normalizar a frequência cardíaca, ajudando a melhorar a audição. Também ajuda com reumatismo, urolitíase, várias cólicas e outras doenças.
  • Himalaia... Cresce no Himalaia, Afeganistão, Tajiquistão, Tibete. Um belo arbusto com flores azuis ou roxas e uma altura de 60 cm. As folhas ficam laranja no outono. A peculiaridade da variedade é que ela cresce lentamente.
  • Cinza... Muitas vezes é chamado de cinza por causa da cor das folhas. É uma folha perene muito compacta (não mais de 15 cm) com pequenas flores e pétalas rosa, nas quais você pode ver veios escuros.
  • Prado... Difere em alto crescimento. Planta fotófila com muitas flores grandes de cor púrpura azulada. As abelhas especialmente a amam.
  • Lesnaya... Arbusto alto (cerca de 80 cm) com grandes flores rosa-púrpura. Adora sombra parcial.
  • Georgiano... Não é à toa que é considerada a variedade mais bela e perfumada. É comum nos prados do Cáucaso. Uma planta com flores roxas pode ter até 70-80 cm de altura.No outono, as folhas mudam de cor, ficam avermelhadas. Você não pode replantar esta variedade com segurança por 10-12 anos e desfrutar da decoração espetacular de um canteiro de flores ou gramado, mixborder.
  • Vermelho-Castanho... Na Inglaterra, essa variedade é popularmente chamada de "viúva de luto". Possui pequenas flores marrom-avermelhadas escuras com uma borda ondulada e impressionantes folhas cinza, nas quais no meio do verão você pode ver um belo padrão de veios roxos incomumente manifestados.
  • Vermelho sangrento. Durante todo o verão, você pode apreciar as flores vermelhas em um pequeno arbusto esférico. Os britânicos deram outro nome - "cegonha vermelha". Infusões, decocções, extratos e extratos de gerânio vermelho-sangue são amplamente usados ​​na medicina popular para o tratamento de várias doenças.
  • Armênio... Planta alta (1,20 m) vigorosa com folhas que mudam de cor regularmente (isso é determinado pela estação) e flores de framboesa de tamanho médio.
  • Balcânica... Possui forma semelhante a uma bola, grandes folhas verdes (que, na ausência de frio intenso, mantêm a cor verde) e flores rosadas com matizes roxos ou vermelhos. Ela cresce em qualquer condição climática, mesmo nas mais difíceis. As raízes do gerânio são utilizadas na culinária.

Características de pouso

O gerânio é a decoração e a proteção de sua casa de verão contra as ervas daninhas que secam do solo. Não é difícil cultivar ao ar livre, o principal é seguir algumas regras que vão ajudar a evitar doenças e criar um jardim de flores espetacular.

Tempo

O início da primavera (após o fim do frio) e o início do outono são as épocas ideais para plantar lindas flores. É aconselhável transplantar de manhã ou à noite para evitar luz solar intensa.

Um lugar

Os gerânios são plantados em solo fértil sem água estagnada, pois isso pode levar a uma doença perigosa - o apodrecimento das raízes. Se o solo tiver alto teor de argila, deve-se usar drenagem no momento do plantio.

A cova de plantio é bastante grande devido ao comprimento dos rizomas. A planta prefere lugares claros, mas o sol escaldante com os raios diretos do meio-dia é destrutivo para ela. Um lugar claro com um pouco de sombra parcial durante o dia é o que uma cultura despretensiosa como um todo precisa.

Material

A melhor opção são mudas. Mas para o plantio, você também pode usar sementes e até rizomas.

Poços de pouso

Para o sucesso da reprodução, é importante plantar adequadamente a cultura em um local permanente inicialmente. O gerânio cultivado é caracterizado por rizomas alongados e brotos periféricos. Por isso, no momento do plantio, é necessário preparar uma cova com profundidade suficiente.

A drenagem deve ser colocada no fundo da fossa.... Uma mistura de turfa, composto e resíduos é colocada em cima dela. Quando a flor é plantada como resultado, ela deve ser bem derramada e um torrão de terra deve ser coberto com cobertura morta. Como a planta é caracterizada por um crescimento rápido e significativo, durante o plantio as covas devem ser colocadas a uma distância considerável umas das outras.

Regras de cuidado

Para que o gerânio que cresce na rua faça as suas delícias por muito tempo, floresça perfeitamente, é preciso cuidar bem dele. Os segredos de jardineiros experientes irão ajudá-lo nisso.

  1. A planta precisa ser regada com freqüência, mas não muito abundantemente. Se as folhas começaram a cair de repente, isso significa que a flor precisa de líquido. Muita rega pode levar ao apodrecimento das raízes e até mesmo interromper a floração. Não hidrate as flores durante os tempos de sol. É melhor fazer isso de manhã ou depois das 17:00.
  2. A cobertura morta e o afrouxamento ajudam a cultivar lindos gerânios. Isso permitirá que o ar e os nutrientes fluam melhor para as raízes.
  3. Adicionando solo. Quando o arbusto começar a crescer gradualmente, será necessário atualizar o solo sob ele. É melhor fazer isso no outono, após a floração.
  4. Poda... Tem um efeito rejuvenescedor na planta e prolonga a floração. Você precisa cortar folhas secas amareladas, caules quebrados, botões secos. Assim, a planta economiza energia para descartar peças doentes ou obsoletas.
  5. Top curativo... O gerânio não precisa de fertilização constante. Na primavera, você pode alimentá-lo com misturas de nitrogênio, e suplementos de potássio-fósforo são necessários para uma floração mais exuberante e a duração da estação. Os fertilizantes são aplicados ao solo na forma de grânulos ou solução. A flor também adora se cinza for adicionada ao enfeite de cima.
  6. Transferir... Os gerânios são perfeitamente capazes de sobreviver a um transplante, mas muitas vezes não vale a pena fazer isso. Crescer em um local permanente sem transplante é normal para ela.

Reprodução

Dividir um arbusto, enxertia, sementes e auto-semeadura são quatro maneiras de aumentar o número de plantios de sua planta preferida no país. Vale a pena se familiarizar com eles com mais detalhes.

  1. Auto-semeadura - as sementes da planta se espalham dos frutos de gerânio abertos independentemente. O vento e as formigas ajudam a espalhar as sementes por longas distâncias. A única desvantagem é que, devido à auto-propagação, o site irá adquirir um design diferente do que você desejava. Curiosamente, as sementes de gerânio parecem o nariz de um guindaste.
  2. Estacas É a forma mais popular. É necessário cortar os processos superiores, colocá-los em um recipiente com água e esperar que as raízes apareçam. Para acelerar o processo, você pode usar um ativador de crescimento. Uma estaca tratada pode ser plantada imediatamente no solo, e estacas não processadas podem ser plantadas em pelo menos duas semanas.
  3. Sementes os gerânios são muito pequenos. Para coletá-los com alta qualidade, você precisa encontrar botões que desbotam, embrulhe-os em um pano grosso ou papel. Após o plantio no solo, os primeiros brotos aparecerão em duas semanas.
  4. Divisão do mato. É bom passar na primeira década do outono. Você precisa pegar uma pequena parte da planta, plantar no solo, regar e cobrir. Este método de reprodução tem um efeito rejuvenescedor na planta.

Doenças e pragas

O gerânio tem uma propriedade maravilhosa - repele insetos que podem prejudicá-lo. Mas às vezes esse "lutador" verde ainda está exposto a doenças e pragas.

  • Podridão cinzenta. Toda a planta é coberta com manchas cinza-acinzentadas e flores. Isso ocorre devido à alta umidade, falta de iluminação e falta de aquecimento. Para o tratamento, você precisa usar fungicidas.
  • Oídio... É caracterizada por uma flor branca. É necessário remover as áreas afetadas e tratar com um fungicida (líquido bordalês).
  • Ferrugem... Manchas marrom-enferrujadas aparecem nas folhas. No futuro, as folhas secam. Os fungicidas ajudam a eliminar a ferrugem.
  • Alternaria... Manchas marrons aparecem nas folhas dos gerânios com um centro claro e uma flor aveludada. Você pode se livrar dele tratando a planta com fungicidas.
  • Ponto do anel. Os pontos claros na forma de um anel são formados na fábrica. Em seguida, as folhas se enrolam e ficam penduradas como guarda-chuvas.
  • Murcha vertical. As folhas começam a amarelar por baixo, depois ficam completamente amarelas e murcham. Caules e inflorescências também podem ser afetados. A doença aparece se o solo estiver sobresecado.
  • Pinta-preta da raiz e do caule. Devido a esta doença, a planta seca e apodrece. É necessário reduzir a quantidade de rega e tratar a flor com meios especiais.
  • Edema... É caracterizada pelo aparecimento de bolhas nas folhas. É necessário remover imediatamente o doente para que a doença não se espalhe por toda a planta. Para evitar o aparecimento de tal doença, a flor é plantada em solo quente e drenado. Vizinhos amantes da umidade não são adequados para gerânios.

    As principais pragas da flor são:

    • pulgões (infusão de cinzas - 1 colher de cinza de madeira por 1 litro de água - usada para combatê-la);
    • mosca branca;
    • tripes;
    • lagartas (são coletadas manualmente);
    • ácaro-aranha (parece que se o gerânio crescer em clima seco e quente, para se livrar do ácaro-aranha, a planta é tratada com água e sabão).

      Você pode se livrar de pragas com a ajuda de inseticidas. Você também pode usar aspirina na luta contra insetos.

      O gerânio pode adoecer devido a cuidados inadequados:

      • as folhas ficaram amarelas e murcharam - isso é facilitado pela violação do regime de irrigação;
      • as hastes estão nuas - a planta não tem luz suficiente;
      • manchas aparecem e a flor começa a apodrecer - devido a uma infecção fúngica.

      Uso em paisagismo

      Esta linda flor é utilizada com sucesso na decoração de parcelas, não necessitando de nenhum esforço especial para crescer. Mais frequentemente usado para emoldurar ou criar um cenário deslumbrante. O gerânio preencherá de forma rápida e bonita os espaços vazios no jardim de flores, decorará a alvenaria decorativa e terá um lugar de destaque em um escorregador alpino. Dá para fazer uma cerca viva, fica bem entre os arbustos. Devido à sua resistência, a flor pode crescer em todas as áreas problemáticas da casa de verão. Se o seu site for com declive, o gerânio vai ajudar aqui, pois tem raízes muito fortes.

      Onde plantar gerânios no país? Primeiro você precisa decidir sobre o local e os vizinhos no canteiro de flores. Ao escolher vizinhos, é importante considerar como eles serão combinados em cor e estrutura. Devido ao grande número de folhagens perfuradas, a cultura fica ótima com flores grandes (peônias, rosas).

      E se você plantar gerânios perto de pervinca, cordeiro ou hospedeiros, então este arbusto verde com flores desabrochando parecerá novo.

      Se você quiser ver a orla da floresta em uma área suburbana - plante seu animal de estimação na companhia de tomilho, erva-dos-gatos ou cereais. Em áreas semi-sombreadas, o Horny Goat Weed e o heléboro serão bons vizinhos, e em áreas com abundância de sol - Veronica e sálvia.

      Você gostaria de ter um belo acabamento floral? Você será ajudado por:

      • dálmata;
      • Wallich;
      • cantábrica.

      Gerânios para rochedos:

      • vermelho sangue (variedades subdimensionadas);
      • Himalaia;
      • Balkan.

      Combina bem com pedras cinzentas, amarelas e marrons.

      Gerânios para a área natural do jardim:

      • floresta;
      • Oxford (exceto variedades de terry);
      • gerânio Andrews.

      Gerânios para canteiros de flores mistos:

      • Wallich;
      • Himalaia;
      • cantábrico;
      • Georgiano;
      • gerânio da Armênia;
      • pântano;
      • Oxford.

      Gerânios, rosas e lírios criarão uma atmosfera agradável e sonhadora. Eles vão decorar idealmente um terraço aberto, um gazebo ou uma área de entrada de uma casa privada.

      Gerânios para áreas ensolaradas (na maioria dos casos, gerânios de baixo crescimento):

      • Dálmata;
      • gerânio de cinza;
      • gerânio St Ola Cambridge;
      • gerânio do Himalaia;
      • Valikha (vai se deliciar com floração abundante);
      • Renard;
      • Farrera.

      Gerânios para áreas semi-sombreadas:

      • maravilhoso;
      • floresta;
      • sangrento.

      Existem muitas variedades de gerânios. Você pode encontrar os melhores para uma variedade de características: altura, cor, cor das folhas, duração e época de floração. O gerânio é bom porque pode ter uma aparência ótima, mesmo se for plantado individualmente no local, e também enfatizar com eficácia uma variedade de combinações de cores e composições de escorregadores alpinos, lagos, terrenos.

      Cada espécie é boa em sua própria maneira. Escolha um tipo não apenas com base em seu componente decorativo, mas também com base nas características de criação. Portanto, para um lago, selecione variedades que gostam de umidade, para um gramado - aquelas flores que são mais capazes de resistir ao sol forte.

                Experimente misturas de cores e texturas de cores. Você pode obter as combinações mais incomuns. A principal vantagem da planta é o longo período de floração.... Geranium irá deliciá-lo com seu esplendor, mesmo quando os canteiros e canteiros de flores já estão desesperadamente vazios no final do verão.

                Tudo sobre a criação de gerânios em casa, veja o vídeo abaixo.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário