Tipos e variedades de gerânio

Contente
  1. Descrição
  2. Grandes variedades
  3. Visualizações baixas
  4. Variedades híbridas

Em nosso planeta, existe um grande número de plantas de várias formas, tamanhos e propriedades. Algumas espécies selvagens foram adaptadas com sucesso pelos esforços dos criadores às condições de cultivo em um espaço limitado: um apartamento, uma casa, um jardim, uma estufa. Algumas espécies são cultivadas para consumo humano, outras são utilizadas em produtos farmacêuticos e ainda outras servem apenas como decoração. Mas existem espécies com características universais, que incluem o gerânio.

Descrição

Gerânio ou grua, do ponto de vista da classificação científica, é o nome do gênero (Gerânio) pertencente à família do gerânio. Este é um gênero bastante numeroso, inclui mais de 400 espécies de várias formas que crescem em muitas partes do mundo. As plantas do gênero gerânio são caracterizadas por folhas pecioladas com uma forma de folha muito diversa.

Para um grupo de espécies, a dissecção da lâmina foliar por um dedo é característica, para o outro, é lobulada e, no terceiro grupo, a folhagem tem uma estrutura de penas.

O gerânio tem flores muito bonitas e razoavelmente grandes, cada uma delas composta por 5 sépalas e 5 pétalas. A corola de cinco lóbulos, que forma um círculo quase perfeito quando aberta, pode ser branca, roxa, azul ou violeta, dependendo da espécie. Cada pedúnculo pode ter de uma a três flores. O fruto, que se forma após uma floração rápida, lembra o formato de um bico de garça (daí o segundo nome).

Esta família inclui outro gêneroPelargonium (Pelargonium), que é encontrado na África do Sul. O gênero inclui cerca de 250 espécies e é ele o ancestral da maioria das variedades de interior conhecidas. As plantas pertencentes ao gênero Pelargonium têm caules eretos ou rastejantes bem ramificados. As folhas do pecíolo podem ter uma lâmina simples, palmada ou dissecada. A maioria das espécies de pelargônio são fotófilas e se distinguem por inflorescências muito bonitas e exuberantes que lembram a forma de guarda-chuvas.

O gerânio e o pelargônio se confundem muitas vezes, o que não é surpreendente, porque são plantas intimamente relacionadas pertencentes à mesma família, mas, no entanto, de acordo com a classificação científica, são dois gêneros diferentes, cada um com sua própria espécie.

Altas variedades

As grandes variedades de gerânios ou pelargônios incluem espécies que, em boas condições, podem atingir certa altura. Para cada espécie, variedade ou híbrido, a altura tem seus próprios valores máximos, mas, via de regra, ultrapassam a marca de 50 cm.

Prado ou campo de gerânio (G. pratense)

Prefere solos moderadamente úmidos, tem um rizoma bastante espesso, mas curto (até 10 cm), dando origem a alguns caules eretos e às vezes completamente únicos. A sua altura não ultrapassa os 80 cm. A parte apical da planta é ramificada, a superfície é sulcada por vilosidades.

As folhas, dependendo da localização no caule, variam em tamanho e forma. A folhagem peri-raiz peciolizada atinge um comprimento de 6-12 cm e se distingue por um arranjo oposto, sua lâmina foliar em forma de folha é dividida em 7 lobos ovóides. As folhas localizadas na parte média do caule têm formato de cinco lóbulos, enquanto as da parte apical são compostas por três lóbulos.

A planta é caracterizada por flores grandes com pétalas ovóides bem abertas, cujo comprimento varia de 16 a 23 mm, e sua largura não excede 10 a 17 mm. As pétalas são pintadas principalmente em tons frios: azul-violeta, lilás, lilás-azul, violeta com matiz azulado. A superfície dos pedicelos é glandular felpuda, devido ao qual o pólen está bem protegido de pequenos insetos. O gerânio de prado é muito usado na medicina.

Gerânio do pântano (G. palustre)

Outro representante deste gênero. Uma planta que prefere solos úmidos é caracterizada por um caule ereto com superfície felpuda, atingindo a altura de 70 cm. As folhas, dependendo de sua localização, apresentam a mesma separação em placas que no gerânio dos prados.

A planta tem grandes flores roxas, o diâmetro da corola é de cerca de 3 cm, o formato das pétalas é ovóide, com bordas externas rombas e bordas internas pontiagudas. As sépalas que cobrem a superfície das pétalas têm uma superfície felpuda.

Gerânio florestal (G. sylvaticum)

Prefere crescer em solos úmidos e possui caules altos (até 80 cm), retos e ramificados na parte superior. A raiz da planta na parte superior tem um espessamento e é circundada por folhagem basal, cresce estritamente verticalmente ou ligeiramente obliquamente. A folhagem de pecíolo longo com uma divisão da lâmina da placa na parte da raiz forma uma roseta.

Pedúnculos com disposição vertical, em contraste com o gerânio do prado. A corola da flor é formada por grandes pétalas ovóides (até 20 mm), recobertas na parte inferior por sépalas mais curtas. As flores vêm em cores diferentes.

Existem exemplares com rosa-lilás, azul, menos frequentemente branco.

Gerânio georgiano perene de jardim (G. ibericum)

É um representante proeminente de variedades de plantas altas deste gênero. Os caules atingem uma altura de 60-80 cm. A platina folhosa verde é arredondada, com uma bonita orla recortada e uma flor azulada devido à pilosidade, no outono a sombra torna-se gradualmente vermelha. A planta é caracterizada por flores roxas bastante grandes, com cerca de 5 cm de diâmetro, com listras roxas. A floração dura cerca de 1,5 meses.

Gerânio siberiano (G. sibiricum)

Ao contrário de outras espécies, possui flores únicas, não coletadas nas inflorescências, de cor branca com pinceladas roxas, localizadas em pedúnculos longos (até 4 cm). A planta não é muito alta, seus ramos ramificados não ultrapassam 50 cm de comprimento, a lâmina foliar é dissecada com os dedos, os lóbulos se assemelham a um losango com bordas lisas.

Gerânio balcânico

Uma das variedades mais altas. Seus caules atingem 1,5 metros de altura. Não é por acaso que o gerânio dos Balcãs recebeu este nome, porque o habitat das espécies selvagens é o território dos Balcãs, dos Alpes e dos Cárpatos. Uma característica distintiva da planta é sua raiz maciça.

Na base do rizoma, há folhas pecioladas, alongadas, estendendo-se da parte central por 18 a 20 cm, sendo a lâmina foliar de cor verde brilhante e com divisão lobada. As flores têm até 3 cm de diâmetro e a cor das pétalas varia do rosa claro ao vermelho intenso.

O início da floração depende do clima: no sul é maio e nas latitudes temperadas é junho.

Gerânio rosa "Endress" (G. endressii)

Amada por muitos produtores por sua resistência ao frio, ela pertence a plantas perenes de jardim. A altura do arbusto é cerca de 45-50 cm. As flores são grandes (até 4 cm), as pétalas são rosa brilhante. A planta tem uma floração muito bonita e bastante longa (de maio a julho). As folhas são grandes, lobadas, com bordas recortadas.

Geranium brown "Samobor"

Atinge 50-60 cm de altura, e sua largura (diâmetro) não ultrapassa a marca de 30 cm, caules levemente ramificados com pedúnculos poliflorados na parte apical. Na parte da raiz dos caules, as folhas são largas (10 cm), com rebordo verde e centro castanho. As flores, embora pequenas (o diâmetro da corola é de apenas 2 cm), têm uma cor bordô muito bonita. A variedade começa a florescer em junho e termina no início do outono.

Geranium "Philippe Vappelle" (G. hybridum Philippe Vappelle)

Refere-se a variedades de floração precoce. A altura do caule não excede 45-50 cm. Para folhas verdes com uma tonalidade cinza, as folhas ligeiramente pubescentes são caracterizadas por uma bela dissecção lobulada. A corola consiste em pétalas lilases com nervuras escuras, cada uma das quais com um entalhe expressivo ao longo da borda.

Pelargonium grau "brilhante"

Espécies altas também são encontradas entre o gênero Pelargonium. Refere-se às variedades perfumadas de pelargônio... Suas folhas exalam um agradável aroma de abacaxi ao toque. As pétalas das flores são pintadas em uma cor rosa brilhante, a planta floresce no final da primavera. O mato da variedade pode atingir a altura de 1,5 metros.

Visualizações baixas

O grupo subdimensionado de gerânios e pelargônios inclui espécies com uma altura de rebento inferior a 50 cm.

  • Um representante proeminente deste grupo é Gerânio do Himalaia (G. himalayense) ou flor grande... Ela tem esse nome por um motivo: a planta é famosa por suas flores grandes (de até 5 cm de diâmetro). A corola da flor consiste em pétalas púrpura-azuladas com nervuras vermelho-escuras, três das quais se destacam em cada pétala um pouco mais brilhantes que as outras. As folhas são arredondadas com uma dissecção lobada. A floração da espécie dura todo o verão.
  • Gerânio dálmata (G. dalmaticum) refere-se a espécies em miniatura, sua altura é de cerca de 15 cm. Mas o arbusto cresce bem em largura: o diâmetro da planta pode chegar a 50 cm. A corola de cinco pétalas é de cor rosa e atinge um diâmetro de 2-3,5 cm. Verde as folhas mudam de tom original no outono e ficam vermelho rosado.
  • Gerânio rizoma grande ou balcânico (G. macrorrhizum) pertence a espécies altas e os cultivares criados por criadores têm rebentos muito baixos.
  • Variedade Lohfelden atinge 25 cm de altura, suas flores são predominantemente brancas, destacando-se na superfície das pétalas estrias rosa claro.
  • A variedade Spessart a altura dos rebentos não ultrapassa a marca de 30 cm, e o diâmetro do próprio arbusto, em regra, é de 40 cm A corola da flor é constituída por pétalas esbranquiçadas de base rosada.
  • A altura das hastes da variedade Variedade de Bevan - cerca de 30 cm Flores de cor rosa púrpura e nervuras claras. A floração ocorre de maio a julho.
  • Gerânio de cinza (G. cinereum) refere-se a espécies em miniatura, a planta atinge uma altura de apenas 10-15 cm. A variedade é caracterizada por um sistema radicular tipo torneira. Esta espécie resistente à seca e amante da luz tem uma bela cor lilás-rosa das flores. A variedade distingue-se pela floração abundante, que vai de julho a agosto.

Graças a esta espécie surgiram vários cultivares, que se diferenciam na tonalidade das flores, na duração da floração e no grau de resistência às condições de cultivo.

  • Gerânio de jardim "Ballerina" refere-se a plantas despretensiosas e tem um período de floração bastante longo. A lâmina foliar é pequena, arredondada, com uma borda dentada romba. As pétalas têm uma delicada tonalidade lilás com nervuras e olhos cor de ameixa. O diâmetro da corola é de 2 a 4 cm e a altura da planta não é superior a 15 cm.
  • Variedade em miniatura Jolie Jewel Lilac de criadores holandeses pertence às mais belas variedades de plantas deste grupo. O arbusto é muito compacto, sua altura não ultrapassa 15 cm e seu diâmetro é de apenas 25 cm. Uma característica distintiva da variedade são, naturalmente, as flores. Listras roxas escuras adornam o fundo lilás das pétalas, e listras brancas vão do centro da corola até a borda de cada pétala. A floração vai de junho a agosto.
  • Geranium "Roberta" (G. robertianum) É uma erva anual com hastes lisas e peludas de 20 a 30 cm de altura A espécie é caracterizada por flores isoladas não muito grandes, de cor rosa pálido e pétalas arredondadas. A floração é curta e dura apenas 2 meses (junho e julho).

Esta espécie não possui cultivares.

  • Gerânio vermelho sangue (G.sanguineum) refere-se a plantas perenes. A altura do arbusto varia de 10-50 cm. Em hastes bifurcadas rígidas, as folhas de hastes longas estão localizadas bem próximas umas das outras. A folha verde brilhante, que muda de cor para vermelho brilhante no outono, tem uma estrutura semelhante a um dedo. As flores são grandes, o diâmetro da corola é de cerca de 4 cm, as pétalas têm cores diferentes: há variedades tanto com um tom rosa claro e espécimes com a cor vermelha das pétalas.
  • Variedade "Striatum" é um representante proeminente da espécie vermelho-sangue. A corola é constituída por pétalas predominantemente rosa, em cujo fundo se traçam veios mais escuros. As placas de folhas de cinco lóbulos, pintadas com uma cor verde suculenta durante o período de floração, adquirem uma tonalidade carmesim brilhante próximo ao outono. A floração vai de junho a agosto.
  • Geranium "Renard" (G. renardii Trautv) - é uma planta bastante compacta, a sua altura não ultrapassa os 30 cm, as folhas são de cor verde azeitona com uma flor acinzentada. Na parte apical, formam-se inflorescências umbeladas bastante exuberantes, consistindo em grandes flores (até 5 cm de diâmetro) de alfazema pálido. Riscos violetas são claramente traçados em cada pétala. Esta espécie tolerante à seca e amante da luz floresce de julho a agosto.

Entre os pelargoniums existem espécies e cultivares pertencentes às variedades subdimensionadas. Pelargônio amarelo foi criada há relativamente pouco tempo, a variedade é chamada de Primeira Amarela. Este é um verdadeiro avanço na criação de pelargonium. A planta é caracterizada por pedúnculos altos e flores semi-duplas pequenas (até 2-3 cm de diâmetro) de cor limão suave com um tom ligeiramente cremoso.

Uma característica distintiva da planta são os estames com anteras vermelhas. O arbusto é pequeno, compacto, com hastes fortemente ramificadas. A lâmina foliar tem cinco lóbulos, a superfície é brilhante, com cerdas grossas esparsas.

Variedades híbridas

Existem conceitos de variedade e híbrido. O termo "variedade" deve ser entendido como plantas que são selecionadas pelos criadores para reprodução posterior.

Um híbrido é obtido pelo cruzamento de várias variedades para criar novos espécimes com características melhoradas, mas incapazes de reprodução posterior.

Hoje existe um grande número de vários híbridos de gerânio e pelargônio, é impossível listar todos eles, mas existem dois representantes bastante brilhantes deste grupo que são mais procurados entre os produtores de flores.

  • Híbrido "Blue Blood" bastante resistente à geada. Com os devidos cuidados, os caules da planta crescem bem e chegam a atingir 50 cm de altura.A planta começa a florir em junho e termina em agosto. As flores são grandes, as pétalas têm uma coloração lilás escura com matizes azulados e veios roxos bem distintos.
  • Outro híbrido resistente à geada é "Fay Anna"... A altura deste híbrido raramente ultrapassa os 20 cm .A planta é caracterizada por flores de cor rosa pálido, onde na parte central da corola as pontas cônicas do meio são pintadas de branco. A floração vai de julho a agosto, durante este período, as folhas antes verdes mudam de cor para vermelho, mas não completamente: as bordas da lâmina foliar permanecem inalteradas.

Você pode aprender mais sobre os tipos de pelargônio assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário