O gerânio é magnífico: variedades, regras de plantio e características de cuidado
Gerânio, ou grua - assim a planta é chamada pelo aspecto da caixa de sementes, que lembra o bico de uma grua, pertence às plantas perenes da família Geraniev. O gerânio é magnífico - uma planta despretensiosa que pode crescer em quase todas as condições, graças à qual é a favorita de muitos cultivadores de flores e muitas vezes decora jardins, jardins frontais e canteiros de flores. Ela cresce em um local até 15 anos sem perder seu efeito decorativo.
Descrição
O lindo gerânio tem algumas variedades que crescem em diferentes partes da Europa, Ásia e América. As variedades diferem na cor das flores e folhas, bem como nos seus tamanhos, mas ao mesmo tempo também apresentam características semelhantes: todas as variedades são bastante resistentes às condições climáticas negativas.
As placas das folhas são aveludadas, de textura macia, com bordas recortadas que dividem a folha em cinco lóbulos. Eles podem ter até 10 centímetros de comprimento. Com o início do outono, mudam de cor de tons verdes para tons avermelhados: do marrom-avermelhado ao âmbar.
As flores têm cerca de 3 centímetros de diâmetro, com 5 pétalas arredondadas, formam grandes inflorescências-guarda-chuvas principalmente de vários tons de azul, embora sejam roxas, carmesins e até brancas.
A floração das variedades tem períodos diferentes, mas começa principalmente em junho e pode durar um mês e todo o verão. O sistema radicular é bastante forte e de crescimento rápido, razão pela qual a planta se espalha bem e cobre toda a área distribuída com um tapete grosso. Os arbustos arredondados mantêm-se em forma até ao final do outono, sem perder o brilho.
Variedades populares
As variedades mais famosas de lindos gerânios incluem: As variedades mais famosas de lindos gerânios são:
- Alan mayer - é um arbusto hemisférico de tamanho compacto, flores com grandes botões azuis com finas veias roxas nas pétalas;
- Sangue azul - parece um pequeno arbusto esférico com flores pintadas em um tom azul claro e coberto com veios escuros, quase pretos;
- Sra. Kendall Clark - uma planta arbustiva exuberante, atingindo 60 cm de altura, flores azuis com um delicado brilho rosado;
- "Rosemur" - um arbusto de tamanho médio, cresce até 45 cm, as inflorescências são grandes, de cor lilás agradável com linhas azuis escuras
Reprodução e transplante
O lindo gerânio só é cultivado de uma maneira - dividindo o rizoma, porque é uma cultura estéril e não forma frutos e sementes.
O procedimento de separação é realizado para plantas adultas que atingiram 5-7 anos de idade. Pode ser realizado de março a agosto da seguinte forma:
- desenterrar uma planta;
- com uma faca afiada, divida em várias partes junto com a raiz, mas de forma que cada uma tenha pelo menos um ponto de crescimento;
- cavar buracos com 20 cm de profundidade, colocar um pouco de composto e uma mistura de turfa e areia no fundo;
- plante as mudas ordenadamente no buraco, cubra com terra, compactando ligeiramente;
- umedeça o solo, coloque uma camada de cobertura morta de serragem;
- a distância entre as plantas no momento do plantio deve ser de pelo menos 40 cm.
O gerânio não se sente bem quando exposto à luz solar direta, portanto, um local à sombra é adequado para o desembarque. O solo deve ser neutro ou ligeiramente ácido.
Basicamente, os gerânios de jardim são plantados em campo aberto em forma de plantio único, em pequenas ilhas, constituídas por vários arbustos. Seus arbustos exuberantes e arredondados darão uma bela aparência a qualquer gramado, canteiro de flores ou canteiro. Além disso, o plantio não requer conhecimentos ou habilidades especiais, é fácil de realizar, mesmo para um jardineiro iniciante.
Para obter informações sobre como aparar e plantar gerânios adequadamente, consulte o próximo vídeo.
Recursos de cuidados
Cuidar de lindos gerânios não é difícil, não requer condições especiais ou preocupações. A rega deve ser feita com moderação, mas deve ser feita regularmente. Em particular, esta regra deve ser seguida cuidadosamente durante os primeiros meses após o plantio, para que a planta tenha força para criar raízes. Umedecimento é realizado quando a superfície do solo seca; no verão, portanto, a frequência de rega é aumentada. A flor deve ser regada com água morna e estável.
Depois que a planta foi plantada, adubo - este processo permite que você afrouxe o solo com muito menos frequência.
Para fazer sem cobertura morta, culturas de cobertura do solo podem ser plantadas entre as plantas.
Mesmo assim, o lindo gerânio adora solo leve e solto, portanto, uma vez a cada 2-3 semanas, após a irrigação, o solo é tratado com uma enxada. De vez em quando acrescentam palha fresca, que, além de tudo, também retém bem a umidade.
O curativo de cobertura é aplicado aproximadamente duas vezes por mês, começando em março e terminando em novembro. Uma mistura de nutrientes de gerânio pronta, que pode ser comprada em floriculturas, é um bom fertilizante. Remédios populares também são usados: solução de iodo (1 gota por 1 litro de água, use apenas 50 ml de cada vez); uma mistura de 20 g de cinza e terra, diluída em 1 litro de água; vitaminas B1 e B6, dissolvidas em 2 litros de água, que são adicionadas sequencialmente em duas semanas e meia. Para fertilizar gerânios, não é utilizada matéria orgânica.
A poda de arbustos é realizada no início do outono. Durante a sua execução, são retirados todos os caules desnecessários, principalmente os que não nascem da raiz, bem como as partes secas e flores murchas. As folhas são removidas, deixando 7 placas de folhas na parte aérea. Se surgirem muitas folhas novas durante o inverno, a poda também é realizada no início da primavera. No início da estação de crescimento, após a formação da quarta folha, os brotos são pinçados. O gerânio hiberna em campo aberto, mas requer abrigo, especialmente as plantas jovens.
Para obter informações sobre como podar gerânios adequadamente, consulte abaixo.
Doenças e pragas
A planta é bastante resistente a doenças, mas às vezes pode ser afetada podridão ou murcha do tomate.
No primeiro caso, a doença é decorrente de umidade inadequada. Seus sintomas são a presença de manchas acastanhadas nas lâminas das folhas. Ao tratar uma flor, as folhas afetadas são removidas e o próprio gerânio é tratado com preparações fungicidas.
A murcha do tomate pode ser identificada pela formação de manchas em forma de anel. Nesse caso, as partes doentes também são removidas e o tratamento com "Fundazol" é realizado.
Se a doença afetou a maior parte da planta, é melhor destruí-la e desinfetar o solo com uma solução de permanganato de potássio.
Devido a condições inadequadas de conservação, a flor em casos raros pode sofrer de oídio (cinzeiros) ou Alternaria.
O tratamento consiste na remoção das partes infectadas e tratamento da planta com água bordalesa e fungicidas. A principal tarefa é estabelecer um regime de irrigação.
Dentre as pragas, os lindos gerânios podem ser danificados por alguns tipos de insetos.
- Pulgão, que se alimenta da seiva das folhas, das quais elas se enrolam e ficam amarelas. Em um exame mais atento, você pode ver vestígios de perfurações e pequenos insetos brancos ou esverdeados nas folhas. A luta consiste no uso de inseticidas ou remédios populares: tinturas de cebola, celidônia ou tabaco.
- Mosca branca - uma micose em miniatura com asas brancas que, junto com as larvas, suga o suco das folhas.Como resultado de sua atividade, desenvolve-se uma doença fúngica - um fungo fuliginoso, que praticamente não tem cura. Livrando-se desse inseto, a flor é tratada com preparações inseticidas, e da medicina tradicional - com tintura de alho ou dente-de-leão.
- Lagartas eles também adoram se banquetear com folhas de gerânio. Os insetos são removidos por coleta manual e uso de preparações inseticidas.
Onde eles estão plantados?
O gerânio é lindo em canteiros de flores e em gramados parece excepcionalmente bonito. Ele é usado para formar bordas em torno de canteiros de flores ou ao longo de caminhos de jardim. A flor cresce bem tanto em plantações individuais quanto em combinação com outras plantas:
- peônias;
- punho macio;
- rosas claras;
- ankhuza azure;
- linho perene.
Sob as copas ramificadas dos arbustos, os gerânios criam composições harmoniosas com astilbe, sinos ou samambaias.
Depois de plantar lindos gerânios no jardim, você obtém, em primeiro lugar, uma planta com lindas flores, que não precisa ser replantada com frequência. A flor é robusta, suficientemente resistente a doenças e condições climáticas negativas, não requer manutenção significativa e, o mais importante, tem um aspecto espetacular e elegante. Mesmo um iniciante em floricultura pode facilmente lidar com o cultivo de gerânios, sem fazer esforços significativos.
O comentário foi enviado com sucesso.