Tulipa gerânio: descrição das variedades, plantio, cuidado e reprodução
A tulipa gerânio ganhou popularidade entre os jardineiros devido à sua aparência incomum. Suas flores parecem botões não totalmente abertos de tulipas em miniatura.
Descrição
A tulipa de gerânio, também é pelargônio, difere de outras variedades de gerânio com suas cores incomuns... O comprimento dos botões, semelhante a pequenas tulipas fechadas, é de cerca de um centímetro. Uma flor semi-dupla consiste em 8 pétalas. Cada haste contém uma inflorescência composta por 50 flores. A cor varia do rosa claro ao vinho. O interior das pétalas, via de regra, parece mais escuro do que o exterior, mas o segundo é coberto de veias.
As folhas brilhantes são resistentes ao toque. O cultivo do pelargônio não é particularmente difícil. Algumas variedades podem crescer até 30 centímetros de altura e outras até 70 centímetros.
Variedades populares
A tulipa gerânio é bastante difícil de selecionar por causa de flores complexas, então existem algumas variedades dela. Sua característica comum é a incapacidade de tolerar baixas temperaturas, portanto, no inverno, os potes devem ser transferidos para uma sala bem aquecida.
- Patricia andrea pode ser chamado de ancestral desta variedade de flores. Um arbusto pequeno e robusto que cresce até um tamanho médio. No caso de pouso em terreno aberto, sua altura é de 50 centímetros. As inflorescências desse gerânio são muito exuberantes, com a forma clássica de tulipas fechadas.
- Pandora Vermelha é considerada uma cultura bastante caprichosa. O arbusto fica menor e um tanto fraco. As inflorescências são as mesmas exuberantes que as do ancestral, mas pintadas em tons muito mais brilhantes. Às vezes, os botões se abrem, o que simplifica muito o processo de criação.
- Conny é um anão representante do gerânio tulipa. Um pequeno arbusto é coberto com folhas esculpidas e flores oblongas que formam inflorescências. As flores crescem em uma bela tonalidade vermelha.
- Emma fran bengtsbo caracterizada pela presença de folhas brilhantes, pintadas em um belo tom de verde e ligeiramente onduladas para cima. As flores alongadas têm pétalas rosa pálido. O próprio arbusto da variedade "Emma" cresce em altura até 80 centímetros.
- Herma refere-se a variedades anãs. O arbusto é coberto por inflorescências exuberantes, pintadas em um tom laranja-avermelhado brilhante. As folhas verdes claras têm uma borda entalhada.
- Marbacka Tulpan possui flores de um belo tom de creme com rosa. Os botões lembram uma rosa, já que as pétalas internas duplas se enrolam fortemente. Na "Tulipa Marbaska" as folhas são ligeiramente enroladas, com uma pequena penugem e um prato entalhado. Esta variedade é extravagante: não tolera estar ao ar livre, mesmo durante os meses quentes.
Regras de pouso
Na hora de escolher o local para o plantio do pelargônio, é importante garantir que não haja correntes de ar.
Se a janela abrir e fechar a janela com frequência, é melhor remover os vasos do peitoril da janela e reorganizá-los em um rack localizado nas proximidades.
Além do mais, o local deve ser ligeiramente sombreado para que os gerânios fiquem sob a luz direta do sol por no máximo duas horas... Em geral, o dia de uma flor deve ser de 10 horas, portanto, nas regiões norte, será necessária iluminação adicional, realizada com lâmpadas fluorescentes.
A temperatura ótima para o pelargônio está na faixa de 22 a 26 graus Celsius no verão. A partir de setembro, a planta deve ser preparada gradativamente para as temperaturas do inverno, para que não sofra picos repentinos e, por isso, não adoeça. No inverno, a fronteira de temperaturas ideais muda para 13-17 graus.
Você pode comprar mistura de solo para pelargônio na loja ou pode fazer você mesmo. No primeiro caso, 2 partes do terreno do jardim representam 2 partes de turfa e parte de areia grossa. No segundo caso, 2 partes de turfa são misturadas com 2 partes de húmus, 2 partes de relva e parte de areia.
Recursos de cuidados
O principal componente do cuidado com os gerânios tulipa em casa é a proteção oportuna na estação fria.
Se a planta não for fornecida no inverno em uma sala bem aquecida, ela pode simplesmente morrer. Caso contrário, as medidas de cuidado não são particularmente difíceis.
Enquanto a vegetação e o florescimento do gerânio ocorrem, a irrigação é freqüente e abundante. A necessidade de rega é melhor determinada pelo estado da camada superficial do solo - assim que seca, o líquido é imediatamente necessário. A falta de rega é determinada pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas inferiores.
Usualmente, da primavera ao final do verão, o pelargônio precisa de irrigação a cada dois ou três dias. No caso de o recipiente ser pequeno, a rega é ainda mais frequente.
A rega deve ser reduzida gradualmente após a floração. No inverno, a planta é regada apenas uma vez por semana.
Ao organizar o sistema de irrigação, é importante não se esquecer da bandeja na qual o excesso de líquido será drenado. Pulverizar gerânios de tulipa não é agradável - eles podem ser realizados apenas em caso de emergência, por exemplo, uma doença.
Entre os fertilizantes, os especialistas recomendam dar preferência às formulações que contenham potássio e fósforo. Em pequenas quantidades, os complexos contendo nitrogênio também podem ser usados durante a estação de crescimento. Nesse caso, não se deve zelar, senão todas as forças da planta irão para a formação da massa verde, e não para o florescimento. O mesmo se aplica à aplicação de fertilizantes orgânicos.
O gerânio tulipa não tolera muito bem o transplante, portanto, esse procedimento só é permitido em situações de emergência.... Isso é feito no caso em que o tamanho do vaso não acomoda a flor crescida, a planta está doente com mofo, foi atingida por pragas, bem como em caso de força maior.
É melhor aparar e pinçar o pelargônio na junção de fevereiro e março, enquanto o pelargônio ainda não emergiu de seu estado dormente.
A pinça é realizada sobre a oitava folha do rebento. Vale a pena podar os gerânios de modo que restem cerca de cinco botões da raiz ao corte. Todos os instrumentos devem ser pré-tratados com uma solução anti-séptica, por exemplo, permanganato de potássio ou álcool. Após a realização do procedimento, todas as feridas devem ser esfregadas com verde brilhante ou carvão amassado. Também é aconselhável remover todas as inflorescências secas.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar gerânios de tulipa.
- Ao usar sementes, você deve estar preparado para que as plantas jovens não repitam completamente as qualidades varietais dos adultos. Até a cor das pétalas pode ficar menos brilhante e bonita. O plantio de sementes ocorre no inverno. Não é necessário aprofundar a semente - basta borrifar levemente com terra.
O desenvolvimento futuro deve continuar em condições de estufa, que podem ser recriadas usando vidro ou filme plástico. Assim que as mudas estiverem cobertas com algumas folhas, é hora de dar um mergulho. Alguns meses depois, o gerânio tulipa é transferido para seu habitat permanente.
- No caso de seleção de estacas, o material deverá ser colhido no outono. O caule é retirado de cima, de forma que já haja duas ou três folhas sobre ele e pelo menos um entrenó na parte inferior do caule, e as inflorescências são retiradas. A maneira mais conveniente de obter mudas é cortando o kuta. O corte acabado é colocado em água até que apareçam as raízes. Um estimulante especial pode ser adicionado ao líquido. Em seguida, o gerânio deve ser enraizado em solo úmido contendo areia e, após aguardar o aparecimento de novas folhas, pinça.
- Existe a oportunidade de propagar o pelargônio por divisão, especialmente quando ele cresce por muito tempo no mesmo lugar, e como resultado, filhos são formados. Os brotos são destacados da planta-mãe durante o transplante. A divisão é feita para que a planta jovem tenha raízes saudáveis e maduras. A separação é realizada com uma faca processada e as feridas são desinfetadas com carvão amassado após a conclusão. As plantas resultantes podem ser plantadas imediatamente em vasos separados.
Doenças e pragas
Tanto as doenças quanto as pragas de que o gerânio de tulipa sofre são características de qualquer outro membro da família do gerânio. Estamos falando de ácaros-aranha, podridão cinzenta, cochonilha, ferrugem e mosca-branca.
Para salvar a planta, medidas devem ser tomadas prontamente. Pelargonium é necessariamente liberado de partes danificadas e, idealmente, transplantado para solo fresco.
O fato de a planta estar doente pode ser determinado pelo estado das folhas e do caule. Se círculos brancos aparecem nas placas, estamos falando de ferrugem. As formações cinzentas na parte inferior da folha são características do bolor cinzento. No caso em que a cor das folhas e caules muda para avermelhada, o mais provável é que o gerânio esteja simplesmente congelado.
O ataque da mosca-branca é acompanhado pelo amarelecimento e queda das folhas. Será possível combatê-lo com a ajuda de inseticidas, por exemplo, o medicamento Fitoverm ou Aktara. O mesmo meio ajudará a combater o ácaro-aranha, cujo efeito é acompanhado pelo aparecimento de uma fina teia de aranha nas folhas. Flor branca e secreção açucarada são características de cochonilhas. Você pode se livrar dele apenas limpando as folhas de gerânio com um algodão embebido em água com sabão.
Para evitar o desenvolvimento de doenças e o aparecimento de pragas, recomenda-se aderir a regas moderadas, especialmente no inverno.
Também é importante não criar estresse adicional para o pelargônio transplantando de um vaso para um canteiro de flores. Claro, a inspeção regular do arbusto, bem como o uso de um substrato esterilizado, ajudará. Este último pode ser garantido pela calcinação da terra no forno, despejando-a sobre água fervente ou tratando-a com uma solução de permanganato de potássio. Não devemos esquecer a criação de uma camada de drenagem, por exemplo, de argila expandida ou pedaços de um recipiente de cerâmica.
Os resultados dos cortes de gerânios, as regras de transplante e cuidados, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.