Gerânio de prado: descrição de variedades e características de cultivo

Contente
  1. Informação geral
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Em branco

O gerânio de prado é uma planta delicada e refinada com flores azuis, violetas, azuis, lilases e rosas. Tendo encontrado uma clareira com gerânios em um prado, é impossível desviar o olhar dela com entusiasmo. Não apenas inflorescências frágeis são boas, mas também folhas esculpidas com padrões em caules graciosos. A planta adora muita luz, exceto nos campos e prados, ela pode ser encontrada nas clareiras da floresta ensolarada, bordas da floresta, na imensidão das paisagens rurais.

O gerânio de prado é inferior em esplendor e brilho às variedades ornamentais, mas os jardineiros ainda o cultivam em suas parcelas, avaliando as propriedades medicinais da cultura.

Informação geral

A planta pertence à família do gerânio, adora solos úmidos e moderadamente úmidos. Dependendo da saturação da cobertura do solo, ela cresce em altura de 20 a 80 centímetros. O sistema radicular é forte, os caules são eretos, polinização cruzada. O gerânio floresce em junho e julho e frutifica em agosto e setembro. Seus frutos contêm sementes e se parecem com o bico de uma garça, por isso a grama é popularmente chamada de garça. Gerânio é traduzido do grego - "guindaste", mas os búlgaros deram à planta o nome de "resort de saúde" por suas propriedades curativas.

O gerânio como medicamento tem sido usado ativamente desde o século XVI. A grama colhida durante a floração e os rizomas colhidos no outono são usados ​​como matéria-prima. Os químicos modernos descobriram vários oligoelementos úteis na composição da planta, vitamina K, queratina, óleos essenciais, ácido ascórbico.

O conteúdo de tanino em rizomas secos é de 30%, em grama - 15%. É esse ácido tânico que dá ao chá, que estamos tão acostumados a beber, adstringência e aroma. O tanino é valioso por suas propriedades antibacterianas, antiinflamatórias e hemostáticas; remove sais de metais pesados ​​e toxinas do corpo. Assim, a flor frágil e graciosa acabou por ser um verdadeiro "médico" por natureza.

Variedades

Com base no gerânio do prado, foram cultivadas variedades de jardim dessa planta, cuja descrição é dada no texto. Plantar e cuidar é a mesma coisa, você pode escolher qualquer variedade que quiser e plantá-la com segurança em seu local.

  • "Pássaros roxos". Uma planta bonita e totalmente despretensiosa, resistente ao gelo, cuja altura chega a um metro. Possui uma flor grande e exuberante de 7 a 10 centímetros de diâmetro. Forma arbustos volumosos. Ela pode ser plantada como uma única planta ou ser plantada com outras flores no canteiro de flores como companhia. Em qualquer caso, ela vai se deliciar com suas inflorescências azuis e roxas brilhantes durante todo o verão - de junho a setembro.
  • "Hocus Pocus". Planta perene fotófila e amante da umidade com um rizoma encurtado. As flores são roxas com um tom de lavanda, a parte herbácea da planta é um rico tom roxo escuro. O gerânio atinge 40 centímetros de altura, floresce de junho a julho em um arbusto exuberante, mas nem sempre estável. Propagado pela divisão do arbusto após a floração.
  • "Laura". Uma planta perene muito bonita com inflorescências totalmente brancas e folhas perfuradas. Com seu charme delicado, os gerânios são completamente despretensiosos. Na natureza, pode ser encontrada em prados, nas montanhas, ao longo das margens de reservatórios e rios. A planta forma pequenos arbustos limpos.
  • Splish Splash. Perene espesso com um rizoma encurtado.Possui grandes inflorescências bem abertas de branco-lilás ou branco-azulado intercaladas nas pétalas. Usado em mixborders e para plantio único.
  • "Gostinho roxo". O nome se traduz em fantasma roxo. É uma variedade rara e surpreendente, com folhas roxas chocolate lindamente esculpidas que contrastam com as delicadas flores brancas. O gerânio chega a atingir 50 centímetros de altura, agrada-se com floração de junho a outubro.

Aterrissagem

Ao escolher um local para gerânios, você deve saber que ele precisa de espaço e cresce bem. A planta adora solos férteis e ligeiramente ácidos. A maioria das variedades prefere locais ensolarados, permitem pouca sombra e umidade moderada, e apenas algumas vivem em condições secas e sombreadas.

Ao plantar gerânios, deve-se levar em consideração uma boa drenagem do solo para que não haja estagnação da água sedimentar. Não exagere em regar durante o cuidado.

As flores são plantadas após a geada, no início da primavera, em solo bem solto. Com os devidos cuidados, a planta florescerá até o outono.

Considere cada etapa do cultivo de gerânios:

  • primeiro escolha um local adequado, e são determinados ao longo do tempo;
  • o canteiro é desenterrado e solto junto com o composto;
  • a uma distância de 30-50 cm, faça tantos recuos quanto as mudas preparadas;
  • cada muda é plantada verticalmente, coberta com terra e levemente pisada;
  • gerânios regados suavemente, tentando chegar sob o caule, e não na parte herbácea da planta.

Cuidado

A planta é despretensiosa, mas se você cuidar dela, ela agradecerá com uma floração exuberante e longa.

Não há nada de novo a acrescentar à rega. O guindaste adora umidade moderada, o que significa que você precisa se certificar de que a terra não seque, mas água estagnada não deve ser permitida... É melhor não pulverizar gerânio interno com pulverizadores, mas regar suavemente as raízes.

Fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados ao solo a cada primavera. O revestimento superior estimulará o crescimento da planta e afetará a densidade do arbusto.

Apesar do gerânio dos prados ser uma beleza selvagem, a vizinhança com ervas daninhas não o fará bem. Deve ser eliminado, como qualquer outra cultura de jardim. É melhor fazer isso em maio, quando as plantas ainda não estão cobertas de folhagem ativa.

Após a estação de crescimento, os brotos secos devem ser removidos para permitir que os brotos novos surjam na primavera. O gerânio pode passar bem no inverno e não precisa de abrigo. Mas alguns jardineiros ainda o retiram em terreno aberto e penduram para o inverno, escolhendo locais em varandas ou em galpões onde a temperatura do ar não ultrapasse + 8,15 graus. No inverno, cuidam para que as raízes não sequem, são umedecidas periodicamente.

Três anos depois, a planta crescida deve ser dividida e transplantada para um novo local. Este também é o caso dos gerânios decorativos para ambientes.

Reprodução

Você pode plantar gerânios de diferentes maneiras: usando estacas, sementes ou brotos. Mas é mais conveniente dividir a planta. Este método é usado quando o guindaste cresce e é hora de replantá-lo. O solo no novo local é preparado com antecedência, desenterrado, solto e alimentado.

As sementes são mais difíceis de cultivar, devem ser embebidas com antecedência em um pano úmido. Quando começam a eclodir, são colocados em copos de turfa, areia e húmus são adicionados ao solo. Nem todas as sementes podem brotar, então elas são colocadas em um copo de 2 a 5 peças. Os recipientes plantados são colocados no lado ensolarado e cobertos com papel celofane.

É necessário garantir que a terra não seque. Quando os brotos saem do solo, o celofane é removido. Brotos já bastante fortes são transplantados para o solo.

Para plantar gerânios com brotos, cortes circulares são feitos com antecedência, com várias semanas de antecedência. Separados do arbusto-mãe, os brotos criam raízes bem e começam a crescer por conta própria.

O guindaste é plantado com mudas na primavera ou no outono, ao mesmo tempo em que a planta é podada. Para o plantio de mudas, o local deve ser ensolarado, bem aquecido. Os fertilizantes à base de potássio ajudarão a planta a criar raízes rapidamente e a agradar com uma floração ativa no futuro.

Doenças e pragas

A causa mais comum de doenças em plantas é a umidade excessiva; se a temperatura do ar estiver bastante quente, micróbios patogênicos e outros parasitas começam a se multiplicar. O guindaste é suscetível a vários tipos de doenças.

  1. Podridão. Esta é uma doença fúngica que afeta o sistema radicular. A planta afetada está coberta com uma flor leve e parece que está coberta com teias de aranha.
  2. Mushroom Botrytis. O gerânio enfraquece e murcha, manchas marrons se formam nos caules e se observa morte parcial da capa nas folhas.
  3. Infecções bacterianas... O motivo é a multiplicação de micróbios em condições de umidade quente. As folhas ficam manchadas e começam a secar pela borda. Quando os processos estão em andamento, a planta perde toda a folhagem e murcha.
  4. Doenças virais... O guindaste infecta a flora viral. A planta fica manchada, para de crescer e eventualmente murcha.
  5. Edema... As bolhas que aparecem com líquido na parte herbácea do gerânio lembram edema. Quando estoura, a área afetada fica com uma tonalidade marrom. A planta doente fica amarela e murcha. A doença pode afetá-lo enquanto permanece em condições de alta umidade e baixas temperaturas.
  6. As pragas que atacam os gerânios incluem pulgões, moscas-brancas e ácaros-aranha. O calor persistente pode levar a infestações de parasitas. Uma planta doente deve ser lavada ativamente com uma solução de aspirina (um comprimido por 8 litros de líquido) e, em seguida, tratada com preparações inseticidas.

Cuidar bem de uma planta pode ser considerado a prevenção de suas doenças.

Em branco

Como matéria-prima medicinal em um guindaste, tudo é valioso: grama junto com flores e rizoma. Mas eles devem ser coletados em momentos diferentes. A parte do solo é cortada durante o período de floração, quando a planta envia todas as suas propriedades úteis para as flores e folhas jovens.

Os rizomas são colhidos na primavera ou no outono, quando o gerânio murcha e não gasta mais energia na manutenção de uma folhagem fresca, mas concentra todas as suas propriedades benéficas no sistema radicular.

Como você pode ver, o gerânio dos prados pode nos deliciar não apenas na natureza, mas também nos jardins. Suas incríveis propriedades medicinais podem ser uma razão para criar esta bela planta em seu jardim.

Para a aplicação, métodos alternativos de tratamento e contra-indicações ao uso de gerânio de prado, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário