Gerânio real: variedades, cultivo, reprodução
O gerânio real é um dos mais brilhantes representantes do gênero Pelargonium, que faz parte da família Geraniev. No entanto, entre as pessoas, a flor é mais frequentemente chamada de gerânio, o que do ponto de vista da botânica é fundamentalmente errado. O gerânio real pertence ao gênero dos gerânios e é uma planta totalmente independente.
Descrição
Royal Pelargonium (lat.Pelargonium grandiflorum) é o resultado do trabalho de seleção do botânico Liberty Hyde Bale e foi criado e descrito por ele em 1901. Os pais eram originários da África do Sul, que pode ser considerada o berço da flor. A partir daí, a planta foi introduzida pela primeira vez na Inglaterra e, em seguida, rapidamente se espalhou pela Europa. Hoje, o pelargonium real é cultivado em muitos países do mundo, decorando canteiros de flores, varandas e jardins de inverno com esta planta linda. No entanto, junto com a alta decoratividade, a espécie é uma das mais exigentes e caprichosas de cuidar.
E se, por exemplo, pelargoniums zonais ou em forma de tulipa são absolutamente pouco exigentes para cuidar, então cultivar um real requer alguma experiência e muita paciência.
Externamente, a flor parece muito impressionante: inflorescências brilhantes e bastante grandes cobrem densamente um arbusto exuberante que pode crescer até 1,5 metros. No entanto, na maioria dos casos, a planta não é levada a esse tamanho e é cortada em tempo hábil. O tamanho ideal do pelargônio real da sala é considerado entre 40-60 cm. Esses arbustos parecem bem limpos, mas, ao mesmo tempo, volumosos e grossos.
As inflorescências do Pelargonium atingem 15 cm de diâmetro e, devido à floração abundante e prolongada, formam uma capa de floração contínua. É por causa do enorme tamanho e do grande número de flores que a espécie passou a ser chamada de régia. A floração é muito longa e, se forem criadas condições favoráveis, pode durar de março até o início de outubro. King geranium tem hastes herbáceas eretas com folhas inteiras lobadas de crescimento denso. A superfície das placas foliares é freqüentemente coberta por vilosidades macias e as bordas podem ter uma estrutura ondulada ou finamente serrilhada.
O sistema radicular da flor é fibroso, muito delicado e vulnerável.
No processo de floração, o pelargônio libera no meio ambiente óleos essenciais e fitoncidas, que têm um efeito benéfico no estado psicoemocional de uma pessoa, aliviam a irritabilidade e melhoram o sono. No entanto, os indivíduos propensos a reações alérgicas devem ter cuidado: Apesar de seu cheiro fraco, o gerânio rei pode causar dores de cabeça, dor de garganta e uma série de outros sintomas desagradáveis. Segundo a crença popular, a flor ajuda a harmonizar as relações familiares, atrai dinheiro e felicidade para a casa e protege os proprietários de maus-olhados e danos.
Variedades populares
A variedade varietal do pelargônio real é incrível. A espécie é representada por um grande número de plantas grandes e pequenas com tons de vermelho, branco, roxo, rosa, violeta e laranja. Abaixo estão as variedades mais populares, que, de acordo com especialistas, não são muito difíceis de cuidar e são adequadas para floristas iniciantes.
- "Mandarim" (lat. Pelargonium grandiflorum Mandarim), como o nome sugere, tem lindas flores de laranja. A superfície interna das pétalas, branca como a neve, e uma borda branca ao longo de sua borda externa conferem grande decoratividade aos botões.A planta responde bem à poda e facilita a obtenção da forma desejada. Uma característica distintiva da variedade é a longa duração da floração: os primeiros buquês florescem na primeira década de março e os últimos terminam de florir apenas no final de setembro.
Para aumentar as suas propriedades decorativas, a flor necessita de um descanso invernal, que lhe é organizado desde o início de Dezembro até ao final de Janeiro.
- "Mona Lisa" (lat. Pelargonium grandiflorum Mona Lisa) Parece muito impressionante: contra o fundo de uma folhagem verde exuberante, há grandes flores semi-duplas brancas como a neve com estames vermelhos. A parte interna dos botões ondulados às vezes é coberta por sutis pinceladas rosa, o que lhes confere ainda mais charme. As folhas da planta são grandes, verde-escuras, atingindo o tamanho de uma flor. A variedade cresce bem em casa, é uma das menos exigentes e é adequada para iniciantes.
- "Morvena" (lat. Pelargonium grandiflorum Morwenna) é uma planta compacta com flores pretas e cor de vinho muito grandes. As inflorescências ficam lindas contra o fundo da folhagem verde e permanecem no arbusto por muito tempo. A planta cresce muito rapidamente e se arbustiva bem, mantendo altas propriedades decorativas mesmo durante a dormência na completa ausência de flores.
- "Elegance Jeanette" (lat. Pelargonium grandiflorum Elegance Jeanette) caracterizada por uma floração muito precoce e longa. As inflorescências são representadas por grandes flores bicolores, cujas pétalas superiores são cor de vinho e as inferiores rosa pálido. A flor é compacta o suficiente e adequada para o cultivo interno.
A principal condição para a cor abundante é a organização de um período de dormência da planta, que deve começar no início de dezembro e durar pelo menos 4 a 6 semanas.
- Pelargonium grandiflorum Clarion BrightRed caracteriza-se por uma floração longa e intensa, necessitando também de um bom descanso no inverno. Flores vermelhas brilhantes e não muito grandes cobrem o arbusto com uma tampa exuberante, combinando-se efetivamente com a folhagem verde brilhante. Existem manchas escuras na parte central das pétalas, o que torna a flor muito nobre.
As nuances do crescimento
Cuidar de gerânios reais em casa não é muito diferente do cultivo de outros membros da família Geraniev. Consiste em criar condições ótimas de temperatura, iluminação e umidade, bem como regar, podar e alimentar as plantas em tempo hábil.
Iluminação
Na hora de escolher um local para o pelargônio real, é necessário dar preferência aos locais ensolarados e sem correntes de ar. A planta adora luz difusa brilhante e vai se sentir muito bem no parapeito da janela ao sul. Para criar uma iluminação difusa, use gaze colada na janela com fita adesiva ou cortinas de tule. Se não forem tomadas medidas para dispersar a luz, aumenta o risco de queimaduras pelas folhas, o que vai piorar o estado da flor e afetar negativamente as suas propriedades decorativas.
mas também é impossível colocar a planta em sombra constante... A falta de luz solar leva a uma floração fraca e passageira e, em alguns casos, até à sua ausência. Portanto, ao cultivar pelargônio, é importante escolher o equilíbrio certo de luz e sombra para não prejudicar a planta. A melhor opção para colocar uma flor serão os peitoris das janelas leste ou oeste, onde a planta ficará ao sol metade do dia e à sombra na outra.
No inverno, os gerânios reais devem ser iluminados com um fitolampo. Se isso não for feito, devido à curta duração das horas do dia, os caules começarão a se esticar para cima e as folhas irão desbotar visivelmente. Durante este período, o sol não está tão ativo e a planta pode ser colocada com segurança nas janelas do sul sem uma tela de dispersão.
Temperatura e umidade
O gerânio real pertence a uma espécie bastante termofílica e no verão é agradável a 22-27 graus. A planta também tolera temperaturas mais altas, mas requer regas mais frequentes. Ao manter o pelargônio ao ar livre, é necessário monitorar cuidadosamente as leituras do termômetro, pois temperaturas noturnas muito baixas podem causar o avermelhamento das folhas e afetar negativamente o efeito decorativo da flor.
No inverno, o gerânio cai em um estado de dormência e precisa de uma diminuição perceptível nas temperaturas. O regime de temperatura ideal no período de novembro a fevereiro é de 12-15 graus. Para fazer isso, a flor é transferida para uma loggia aquecida ou uma estufa, fornecendo-lhe luz suficiente para que o processo de fotossíntese prossiga. A temperatura mais baixa vai ajudar a flor a formar novos botões, dar-lhe a oportunidade de descansar e começar a florir com renovado vigor. O principal durante este período é proteger os gerânios das correntes de ar e do forte aquecimento, caso contrário não se pode contar com uma floração oportuna e abundante.
Quanto à umidade, o gerânio rei parece bom em valores ambientes normais de 50-60% e não precisa de pulverização adicional.
Modo de rega
Pelargonium é uma planta que ama a umidade e requer rega regular. No entanto, a frequência de umidificação é selecionada individualmente e depende da temperatura do ar e da localização da flor. Portanto, as plantas ao ar livre em dias especialmente quentes de verão são regadas duas vezes ao dia. O procedimento é realizado antes das 10h e após as 18h: nesse horário, o sol não está muito ativo e não será capaz de queimar as folhas molhadas. Aliás, os gerânios realmente não gostam de água nas flores e folhas, por isso a rega deve ser feita o mais próximo possível da raiz.
Para o cultivo interno, duas regas por semana serão suficientes. desde que a temperatura ambiente seja superior a 22 graus. Em verões frios e nublados, a rega é reduzida para uma vez por semana, sendo realizada somente quando 1/3 do substrato secar. Se o solo não estiver seco e permanecer úmido, é impossível regar a planta, principalmente se a temperatura estiver abaixo de 20 graus. Isso se deve ao fato de que o gerânio real não suporta a umidade fria e, em caso de condições desfavoráveis, pode adoecer com podridão radicular ou oídio.
Top curativo
King geranium é muito sensível à alimentação e muda notavelmente com a fertilização regular. Os aditivos são aplicados durante todo o período de cultivo - de abril a setembro. Quaisquer fertilizantes complexos minerais contendo nitrogênio, fósforo e potássio são usados como aditivos. Em que no início da primavera, a ênfase principal é em compostos contendo nitrogênio: neste momento, a planta está aumentando ativamente sua massa verde e a presença deste oligoelemento é extremamente importante para ela.
Imediatamente antes da floração, o nitrogênio é interrompido e trocado por fósforo.
Os cultivadores de flores experientes aconselham alimentar o pelargônio com iodo. Para isso, uma gota de iodo é diluída em um litro de água morna e o substrato é derramado suavemente ao longo das paredes da panela. Para cada flor, não mais do que 50 ml de solução são consumidos. Ao adicionar suplementos, o principal é observar o sentido de proporção e não alimentar gerânios caseiros mais de duas vezes por mês. Caso contrário, pode ocorrer um desequilíbrio de substâncias minerais, devido ao qual as folhas e caules do pelargônio ficam amarelos. Para o cultivo ao ar livre, os aditivos são aplicados a cada 10 dias, o que se deve a regas mais frequentes, em que uma parte significativa dos oligoelementos é lavada. Em setembro, a fertilização é interrompida e os gerânios são preparados para a dormência.
Transferir
King geranium cresce rápido o suficiente e precisa de replantio periódico. Isso é feito a cada dois a três anos, com foco principalmente no volume das raízes. Para o transplante, escolha um vaso 2 cm mais largo que o anterior, pois recipientes maiores inibem o desenvolvimento da flor.Nesses casos, a floração pode parar e não recomeçar até que o sistema radicular cresça e preencha todo o volume do vaso. A melhor opção para gerânios reais seria um vaso de cerâmica não muito profundo.
O uso de recipientes plásticos também não é proibido, porém, requer cuidados especiais na rega devido ao risco de mofo. O Pelargonium é transplantado no início da primavera, imediatamente após a planta deixar o estado de hibernação. O mais importante é chegar a tempo antes da floração, pois depois que o gerânio florescer não será mais possível perturbá-lo com um transplante. O pelargônio recém-adquirido também precisa de um transplante, que é realizado apenas se a planta não florescer. Mas, primeiro, permite-se que a planta se adapte um pouco em um novo local e seja transplantada 2-3 semanas após a compra. Em seguida, é regado com "Heteroauxin" ou "Epin" e retirado para um local bem iluminado, não esquecendo de construir uma tela de espalhamento.
Para transplantar adequadamente o gerânio real para outro recipiente, é necessário preparar solo fresco. Para fazer isso, você pode usar um substrato pronto comprado e um caseiro. Para fazer isso, eles pegam areia de rio, húmus de folhas, turfa e os misturam na proporção de 1: 2: 2. O gerânio real prefere solos levemente ácidos e neutros, então um pouco de cinza de madeira é adicionado à mistura. Em seguida, a partir da mistura resultante, são selecionados pequenos entulhos mecânicos e resíduos de vegetação, após os quais são enviados ao forno para desinfecção. O calcário do solo é feito em 20 minutos, aquecendo o forno a 220 graus.
Enquanto o solo esfria, a drenagem é colocada no fundo do vaso, usando argila expandida ou seixos de rio para isso. Um tecido fino e respirável é colocado em cima da drenagem, o que não permite que as partículas de sujeira sejam removidas. Em seguida, uma pequena mistura de terra é derramada sobre o tecido e os gerânios são cuidadosamente removidos junto com um pedaço de terra do pote antigo. Para isso, o solo nele é pré-umedecido e separado das paredes do vaso com um fino pedaço de madeira. A flor é cuidadosamente colocada em um novo recipiente, terra fresca é derramada e levemente compactada.
Em seguida, o gerânio é regado em abundância, se necessário, o substrato é adicionado novamente e a flor é colocada em seu lugar original.
Poda
Os gerânios reais respondem muito bem à poda e rapidamente assumem as formas desejadas. O procedimento geralmente é realizado após a última floração de outono, antes que a flor saia para descansar. Não há requisitos claros sobre como encurtar os brotos. No entanto, os produtores experientes preferem cortar de 1/3 a 2/3 do comprimento. Os especialistas aconselham a poda em duas etapas com intervalo de um mês e meio. Isso ajudará a reduzir os níveis de estresse na planta e permitirá que ela sobreviva à poda da forma mais indolor possível.
O encurtamento oportuno das hastes promove a livre circulação de ar dentro do arbusto, protegendo-o contra apodrecimento e pragas. No início da primavera, antes que o gerânio comece a formar ativamente sua massa verde, ele é examinado cuidadosamente e os brotos finos que são muito longos durante o inverno são cortados. No entanto, isso deve ser feito com muito cuidado, certifique-se de deixar pelo menos 3-4 entrenós em cada haste.
Além dos caules compridos e crescidos, os brotos enfraquecidos, danificados e crescendo dentro do arbusto são removidos cortando-se em ângulo.
As feridas são tratadas com carvão amassado ou carvão ativado ou polvilhado com pó de canela. Imediatamente após a poda, recomenda-se verter o pelargônio com composição nitrogenada, o que facilitará a saída do estresse. A poda deve ser feita com faca ou lâmina afiada, desinfetada com álcool ou água fervente. Os cortes remanescentes após a poda podem ser usados para propagação ou enxertia.
Reprodução
Existem duas maneiras de criar gerânios reais: usando sementes e estacas.Para floristas novatos, o segundo método será mais preferível, pois permite que você obtenha uma nova planta com rapidez e sem esforço.
Estacas
Este método é o mais eficaz e muito popular entre os melhoristas de plantas. Como material de plantio, você pode usar as partes restantes dos brotos após a poda da primavera. As estacas de outono também podem ser usadas, mas sua taxa de sobrevivência é muito menor do que a de estacas de primavera. Pode levar até 8 semanas para que os brotos de inverno criem raízes, enquanto os brotos da primavera criam raízes em apenas 4. Isso se deve ao fluxo de seiva da primavera e uma aceleração natural dos processos de sobrevivência e formação de raízes.
Um pré-requisito para a escolha de uma estaca deve ser a presença de 2-3 entrenós e pelo menos três folhas fortes. Se o pedúnculo for cortado no verão, todas as inflorescências devem ser removidas dele. Caso contrário, os botões retardarão visivelmente a formação de raízes e puxarão todas as forças do broto para si. O local do corte no cabo deve ser polvilhado com carvão picado e secar um pouco. Em seguida, em um copo de água morna, dilua 2 tabletes de carvão ativado e cubra com um círculo de papelão com uma fenda para a alça. O broto é cuidadosamente fixado em papelão para que 1/3 dele fique na água. Em breve, o corte dará início a raízes jovens e, assim que atingirem os 3 cm, o broto é transplantado para o substrato.
No entanto, ao criar raízes na água, existe sempre o risco de apodrecimento. Portanto, os especialistas em cultivo de plantas recomendam enraizar o broto imediatamente em um solo nutritivo. Para isso, são adquiridos óculos descartáveis e feitos alguns orifícios na parte inferior. Em seguida, a drenagem é feita no fundo e o substrato é vertido, adicionando-se um pouco de vermiculita. A mistura do solo é derramada com água fervente ou uma solução fraca de permanganato de potássio e deixada esfriar.
Antes do plantio, o corte da estaca é mergulhado em qualquer estimulador de enraizamento seco, por exemplo, em "Kornevin", e aprofundada em 2 cm. Nos primeiros 5-7 dias, a estaca é colocada em local sombreado para melhor enraizamento, e depois coberta com um frasco de vidro e colocada no parapeito da janela. A rega do corte é feita através de uma bandeja, enchendo-a com água e imergindo brevemente um copo com um corte.
Após o aparecimento das primeiras folhas, a mini-estufa é desmontada e começam a cuidar da brotação, como se fosse uma planta adulta.
Sementes
O método de propagação por sementes do gerânio real é muito longo e ineficaz, portanto, não é usado com muita frequência pelos produtores de flores. Para a semeadura, apenas sementes compradas em lojas são levadas, uma vez que quando variedades híbridas são propagadas com sementes, há um alto risco de perda de características maternas. O solo de semeadura deve ser ligeiramente ácido e solto, para o qual é adicionada pelo menos metade da areia ou perlita. A mistura de solo deve ser desinfetada por qualquer um dos métodos discutidos acima e despejada em um recipiente.
As sementes são espalhadas sobre a superfície do solo e polvilhadas com uma fina camada de areia úmida. Em seguida, o recipiente é coberto com vidro ou polietileno e colocado em local aquecido e bem iluminado. A temperatura dentro da estufa deve estar entre 21-25 graus. Todos os dias, o substrato é ventilado e, se necessário, umedecido com borrifador. Depois que os primeiros brotos aparecem, o vidro pode ser removido e os brotos podem ser plantados em recipientes separados.
Quando a quinta folha aparece, os brotos são beliscados, estimulando-os a se ramificar ativamente.
Combater a doença
King geranium é uma espécie bastante forte e está sujeita a doenças apenas devido a cuidados inadequados. Abaixo estão os problemas mais comuns, bem como suas causas e soluções.
- Se manchas marrons se formaram nas folhas do gerânio, o motivo provavelmente é a umidade excessiva do substrato e um maior teor de nitrogênio. Esses sinais também são característicos da podridão cinzenta, que é tratada com sucesso transplantando uma planta para um novo solo e tratando-a com Fundazol ou Vitaros.
- Um caule escurecido na base em combinação com folhas amareladas e cadentes indica podridão da raiz. O motivo costuma ser a alta acidez do substrato, combinada com o excesso de umidade. Como medida para salvar a flor, recomenda-se transplantá-la para um solo mais adequado e processá-la com "Bioporama" ou "Fitolavin".
- Pelargoniums, que são transplantados para terreno aberto durante o período de verão, freqüentemente desenvolvem a requeima. Os primeiros sinais da doença são o aparecimento de manchas brancas com uma pequena penugem e uma desaceleração perceptível no crescimento dos rebentos. Para eliminar o problema, áreas infectadas são cortadas da planta, os locais de corte são tratados com pó de carvão e o arbusto é transplantado para solo desinfetado. Após o transplante, a flor é regada com o líquido bordalês e continuam a monitorar o estado geral. Na maioria dos casos, a planta está se recuperando bem e se recuperando rapidamente do retardo de crescimento.
- Se as protuberâncias e protuberâncias começaram a aparecer no pelargônio, então provavelmente estamos falando de uma doença do Éden. O motivo é a rega excessiva, fazendo com que as folhas não tenham tempo de evaporar o líquido absorvido pelas raízes. Para eliminar o problema, melhore a drenagem do vaso e forneça uma boa circulação de ar ao redor da planta.
A rega é bastante reduzida e não permite umidade fria no substrato.
Quanto à infestação de pragas, a infecção mais comum do pelargonium real são os pulgões, ácaros-aranha e moscas-brancas. É muito fácil notar sua presença no arbusto: as folhas estão cobertas por uma teia de aranha, começam a amarelar e murchar. Neste caso, quaisquer inseticidas modernos como "Aktara", "Monterey" ou "Marathon" virão em seu socorro.
Dicas de florista
Royal Pelargonium é a espécie mais caprichosa e exigente, e frequentemente se recusa a florescer. Um dos motivos pelos quais os especialistas dizem que o pote é muito grande. A planta começa a ter uma massa verde abundante e gasta toda a sua energia na formação de novas folhas e no desenvolvimento de raízes. Uma razão igualmente comum para a recusa dos gerânios do florescimento é a falta de um período de dormência.
É muito simples consertar essa situação. Para fazer isso, você precisa parar completamente toda a fertilização, a partir de setembro, e no início de novembro, levar a planta para uma sala fria e reduzir a irrigação. Outro motivo para a recusa dos gerânios na floração pode ser a presença de doenças fúngicas. Uma planta doente gasta muita energia lutando contra infecções e é incapaz de formar novos botões.
A cessação da floração também pode ser causada por frequentes transplantes do arbusto. Os gerânios reais não gostam de mudar de lugar, por isso podem reagir dessa forma. Se a planta ainda floresceu, mas os botões e pedúnculos caíram muito rapidamente, então o assunto provavelmente está no ar seco da sala.... Para aumentar a umidade, recomenda-se o uso de umidificadores elétricos ou colocação de paletes com seixos úmidos nas proximidades da flor. Se todas as condições forem estritamente observadas e o pelargônio ainda se recusar a florescer, a razão pode estar na composição química do substrato. Assim, um teor excessivo de nitrogênio leva à formação de um arbusto bonito e forte, mas ao mesmo tempo mal florido, e a acidez excessiva geralmente priva a planta de cor.
Portanto, para cultivar adequadamente um gerânio real, você precisa trabalhar muito. Mas, no futuro, a planta irá deliciar outras pessoas com sua magnífica floração e brilho de cores.
Para dicas sobre como cuidar dos gerânios reais, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.