Gerânio perfumado: descrição, variedades, plantio e cuidados
Como você sabe, até hoje há confusão entre os nomes pelargonium e geranium. Inicialmente, o gênero de pelargonium foi separado do gênero de gerânio. Carl Linnaeus, um botânico da Suécia, discordou fortemente disso. As razões desse descontentamento permaneceram desconhecidas para ninguém. Em seu trabalho, publicado em meados do século 18, ele combinou dois gêneros de plantas chamados pelargonium. Houve outros representantes da ciência que se opuseram fortemente a essa ideia, mas era impossível quebrar o estereótipo estabelecido de sociedade. Portanto, hoje o pelargônio é freqüentemente chamado de gerânio nas pessoas comuns.
Descrição
Pelargonium (gerânio perfumado) - família Geraniev, planta perene. O nome significa "guindaste" quando traduzido do grego. Depois que as folhas do pedúnculo caem, seus frutos se assemelham a um longo bico de garça. A pátria das belas flores é a América do Sul. Hoje em dia, esta flor é muito popular para cultivo doméstico e decoração decorativa de canteiros de flores. Devido à variedade de cores brilhantes das flores e ao cuidado despretensioso, o gerânio perfumado continua sendo uma das plantas favoritas dos cultivadores de flores. Suas características distintivas são o aroma e as propriedades medicinais. A variedade de aromas desta flor surpreende a imaginação: entre os aromas encontram-se aromas de rosa e laranja, lima, noz-moscada, cedro, ananás e até chocolate.
Variedades populares
Existem muitas variedades de gerânios e cada um deles tem uma característica distinta, mesmo no cheiro. Um tipo de gerânio que não floresce também é conhecido, mas não é encontrado com tanta frequência na coleção de floristas.
- Gerânio limão, um gerânio comum e querido por todos. Este é o maior representante, pois a altura da planta, em condições favoráveis, chega a um metro e meio de altura. As folhas deste gerânio têm cheiro de limão. Ao partir, o gerânio-limão, como a maioria dos parentes, é despretensioso. Adequado para uso ao ar livre. Suas folhas são muito bonitas, visualmente divididas em setores, como os flocos de neve, possuem uma rica cor verde, o vetor de crescimento é direcionado para baixo. Esse gerânio não tolera bem as fontes de calor.
- Dançarino de doces de gerânio - outro representante deste gênero, cujo aroma está associado ao perfume de limão. Mas muitos produtores dirão que as folhas exalam o cheiro de uma iguaria oriental - a delícia turca. Ao menor toque da folha, o perfume irá preencher todo o ambiente. Não admira que a tradução do nome desta planta seja “doce dançarina”. Este gerânio floresce com flores rosa com manchas escuras.
- Variedade de gerânio - "Chocolate" marcante em sua personalidade. A folhagem desta planta tem uma cor que varia de castanho chocolate a verde menta nas bordas. As flores, via de regra, são de tonalidades claras, coletadas em inflorescências com tampa de até 10 cm, hoje esse tipo de flores é ativamente utilizado para decorar edifícios, canteiros suspensos e varandas.
- Geranium Ardwick Canela - um arbusto muito compacto. O perfume das folhas lembra o cheiro da canela. Devido à floração constante de pequenas inflorescências brancas, esta variedade é muito apreciada pelos floricultores. A inclinação descendente das folhas dá-lhes uma cor prateada com um tom de framboesa.
- Geranium Charity difere no aroma, que lembra uma mistura de perfume de laranja e rosa. Esta é uma flor muito simples, com pequenas pétalas de botões rosa intercaladas com a cor de Marsala. Via de regra, as folhas são verdes claras com bordas brancas.
- Gemstone é um tipo de gerânio com flores rosadas grandes e simples. As inflorescências desta espécie distinguem-se pela floração exuberante. As folhas têm um forte aroma cítrico. Altura da planta acima de 50 cm.
Aterrissagem
Muitos produtores concordam que o gerânio é uma planta despretensiosa e não requer nenhum cuidado especial. Para a floração abundante e o crescimento saudável dos gerânios, são necessárias condições adequadas. O solo para o plantio deve ser ácido ou neutro, e a composição geral deve ser solta, arejada, com adição de turfa e areia. Nesta composição, a planta se sentirá mais confortável. Você pode fertilizar a planta com uma composição mineral. A rega abundante de gerânios é contra-indicada, mas a planta pode resistir à seca.
O gerânio adora uma temperatura de + 15ºC, mas é quase impossível criar tal regime de temperatura, por exemplo, em casa. É lógico que o gerânio não tolera bem a luz solar aberta e requer sombreamento. A melhor opção para a localização da usina seria o lado não ensolarado. O princípio do plantio de gerânios, como todas as plantas, é semelhante e não requer nenhum dispositivo especial. Para o plantio de jardim, as mudas são enraizadas na turfa ou na areia e, em casa, você pode usar perlita.
Cuidado
Os gerânios são frequentemente cultivados em apartamentos. Existem muitos tipos de gerânio de interior hoje. Em casa, a flor é muito despretensiosa para cuidar, mas para conseguir uma floração saudável e abundante da planta, é necessário criar condições aceitáveis de detenção. Além disso, cada variedade de planta tem certos requisitos. Existem regras básicas de manutenção, sujeitas às quais a flor se sentirá confortável: condições ideais de luz, umidade suficiente, temperatura do ar correta e composição do solo fértil.
- Geranium adora quartos iluminados, mas a luz solar direta deve ser evitada. Se a folhagem da flor ficar verde claro, a planta está passando por uma falta de luz.
- Como qualquer planta de casa, o gerânio não gosta de correntes de ar e ar frio. A temperatura ideal do ar quando mantido em casa é de + 20C.
- O gerânio não exige umidade, mas deve-se lembrar que o solo no vaso não deve secar.
- O período de dormência dos gerânios no inverno. Neste momento, algumas variedades desprendem todos os caules das flores. Em março-abril, o período de floração recomeça e continua, sujeito a confortáveis condições de detenção, até agosto.
- O solo para a planta pode ser adquirido como substrato pronto, que já contém areia, terra e turfa. É desejável que seja arejado em sua consistência. Ao plantar no fundo do vaso, é necessário dispor a argila expandida - isso evitará a estagnação da água.
Métodos de reprodução
O gerânio se multiplica de várias maneiras disponíveis: dividindo o arbusto, por sementes e dividindo-se em estacas. O período ideal para a reprodução do pelargônio é a primavera. Cortar é a maneira mais fácil e econômica de criar gerânios, até mesmo um amador pode lidar com isso. Para isso, é preciso cortar um pedaço do caule de uma planta adulta, secar um pouco e fortalecer no solo preparado. Não é necessário regar e pulverizar com frequência.
Como regra, a estaca cria raízes muito rapidamente. É preparado cortando o rebento da planta, embora seja necessário seguir as regras da circuncisão: a parte superior corta-se acima do botão, a parte inferior - por baixo. A parte superior do corte é feita horizontalmente, a parte inferior em um ângulo agudo. Os cultivadores de flores experientes aconselham a preparação de mudas com antecedência. Para isso, são feitos cortes profundos na planta adulta, no local da qual, depois de algum tempo, aparecerão os rudimentos das futuras raízes. Nesse caso, o processo de enraizamento das estacas será muito mais rápido.
A propagação do gerânio pela semente é um processo muito trabalhoso e muitas vezes, infelizmente, não dá nenhum resultado. As sementes são melhor semeadas na primavera, quando há luz solar suficiente.Para a germinação das sementes, o solo é desinfetado para evitar doenças, disposto em pequenos recipientes. As sementes são colocadas em cima do solo e polvilhadas um pouco. Para manter a umidade ideal, você pode cobrir o plantio com plástico e colocar o recipiente em um local aquecido. Conforme as mudas aparecem, o filme é removido e, quando as folhas aparecem, a planta pode ser plantada em um vaso grande.
Muitas vezes acontece que a semente começa a apodrecer. Para evitar isso, você deve monitorar cuidadosamente o teor de umidade do solo. É muito importante não perder a hora de replantar os brotos em vasos. Caso contrário, eles podem simplesmente se entrelaçar. 2 semanas após o transplante do broto, o solo é fertilizado com compostos minerais. O gerânio dará folhas cheias apenas 5-6 meses após o transplante.
O gerânio também pode ser propagado por brotos se a planta adulta for grande. A flor deve ser derramada com antecedência. A planta deve ser cuidadosamente retirada do vaso, dividida em partes junto com o sistema radicular e plantada em vasos com substrato. O solo deve ser preparado para o enraizamento. A melhor opção seria misturar areia, terra e turfa. Não devemos esquecer a drenagem.
Doenças e pragas
Apesar de toda a despretensão do gerânio, existem doenças e pragas que podem prejudicar a planta, até a sua morte. Se seguir regras simples, o gerânio irá deliciá-lo com a sua floração. Existem principais sinais que sinalizam o início de uma doença:
- O aparecimento de manchas nas folhas de uma planta é um indicador de que ela foi afetada por um fungo ou vírus. Para evitar uma maior reprodução da doença, as folhas devem ser removidas e os caules tratados com uma preparação especial.
- A queda abundante da folhagem é um sinal de dano às plantas por um fungo.
- O escurecimento do caule é causado por bactérias. O tratamento neste caso é semelhante ao anterior - é necessário borrifar a planta com um preparado adequado.
- A placa indica uma lesão com podridão cinzenta. Muitas vezes aparece em salas úmidas e frias. Nesse caso, é necessário fornecer uma boa ventilação.
- Um parasita comum que destrói as raízes e leva à morte da planta é o nematóide. No caso de tal doença, o gerânio terá simplesmente de ser jogado fora, pois o tratamento provavelmente será ineficaz.
- Quando parece que a folhagem de uma flor tem influxos, isso também é um sinal de doença. Alta umidade e falta de luz são as razões para o desenvolvimento desta situação. Para fazer isso, você precisa secar o solo ou simplesmente substituí-lo. Ao transplantar, é importante adicionar drenagem.
As pragas de gerânio mais comuns são lagartas, pulgões, cupins.
- Se as folhas da planta se enrolam e os brotos param de crescer, ficam cobertos de crostas, então, muito provavelmente, a planta é afetada por carrapatos. Calor e alta umidade são condições ideais para sua aparência e reprodução. Para combater os insetos, é necessário tratar as folhas da planta com água e sabão ou preparações. Além disso, a derrota da planta pelos carrapatos é caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas e ilhas secas nas folhas.
- A podridão na base do caule é um sinal do aparecimento de larvas de mosquito. As plantas semeadas e as estacas estão mais frequentemente infectadas com eles. Imediatamente após o aparecimento desse parasita, a planta deve ser tratada com preparações especializadas.
- Deformações foliares, placa, aparecimento de manchas marrons indicam a derrota dos gerânios por tripes ou pulgões. As lagartas, quando a planta é danificada, deixam áreas de sulco nas folhas ou no caule. A mosca-branca pode ser vista a olho nu. É um inseto com asas brancas. Ele deixa uma flor pegajosa desagradável na planta.
Todas as preparações e métodos de controle oferecidos no mercado são muito eficazes hoje, e sua qualidade é confirmada por muitos produtores. Uma variedade de produtos para controle de insetos permitirá que você supere até mesmo as pestes mais cruéis.Sujeito às devidas condições de detenção, o gerânio deliciar-se-á com uma floração abundante e encherá a sala com um aroma agradável durante todo o ano.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de gerânios perfumados, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.